“Projeto CienciArt V – A cidade pelo avesso”: Ilumina as vidas nas favelas de Salvador

14 / Março / 2024

A nova proposta documental, “Projeto CienciArt V – A Cidade Pelo Avesso: Territorialidade e Resistência nas Favelas de Salvador”, recebeu aprovação para financiamento pelo Edital da Lei Paulo Gustavo, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Este projeto visa explorar as realidades das áreas urbanas marginalizadas de Salvador, dando voz às histórias muitas vezes ignoradas que residem nos becos e vielas das favelas da cidade.

O projeto se baseia em uma série de ações prévias realizadas pela Universidade Salvador (UNIFACS), através do programa Stricto Sensu e do Grupo de Pesquisa “Políticas e Epistemes da Cidadania”, na comunidade do Calabar, evidenciando um compromisso duradouro com o empoderamento e a transformação social nas favelas de Salvador.

A concepção é fruto de um esforço colaborativo entre o Grupo de Pesquisa, artistas locais e movimentos sociais, particularmente na comunidade do Calabar em Salvador. Através de intervenções locais, produção acadêmica e diálogos com líderes comunitários, foi possível consolidar uma base sólida para o desenvolvimento do documentário e de outras iniciativas que visam fortalecer a cidadania em áreas marginalizadas.

Através das lentes cinematográficas, o documentário se propõe a mergulhar nos territórios esquecidos pelas narrativas mainstream, os quais, apesar de sua marginalização, formam a espinha dorsal da identidade urbana de Salvador. A iniciativa busca desvendar a riqueza cultural, as manifestações simbólicas e as criações artísticas emergentes dessas áreas, evidenciando a resiliente tapeçaria social tecida pela população local como forma de resistência e autodeterminação.

Este empreendimento não se limita a expor as adversidades enfrentadas pelos habitantes dessas comunidades; ele também visa celebrar e documentar as práticas inovadoras e inspiradoras de recriação dos espaços urbanos periféricos. Convocando uma ampla gama de vozes – de artistas a ativistas, de acadêmicos a moradores – o documentário pretende ser uma plataforma de mobilização em torno dos direitos humanos, estimulando um diálogo inclusivo que reconhece a diversidade de experiências e aspirações presentes nas favelas.

Além de ser uma continuação das atividades anteriores do Grupo de Pesquisa, este projeto de documentário, previsto para ser produzido em 2024, reforça o compromisso contínuo com a promoção dos direitos humanos e a integração social em contextos de vulnerabilidade. Ele enfatiza a importância do direito como instrumento de reivindicação dos direitos humanos para as populações marginalizadas e demonstra o potencial da parceria entre a universidade e as comunidades locais para gerar mudanças positivas.

Com a produção deste documentário, espera-se não apenas lançar luz sobre as complexidades dessas comunidades, mas também inspirar ações futuras que promovam uma sociedade mais justa e inclusiva.