Orgulho LGBTQIA+: live sobre Direitos Humanos acontece nesta quinta (1º)
 

Matéria

Orgulho LGBTQIA+: live sobre Direitos Humanos acontece nesta quinta (1º)

17 / Maio / 2022

“Orgulho de quê?”, diversos criadores de conteúdo se posicionaram em seus perfis de redes sociais no último dia 28 de outubro, quando se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, se referindo aos altos índices de violência contra essa parcela da população. No entanto, ainda é preciso avançar bastante nesse tema. Por isso, nesta quinta (1º), a UNIFACS promove a live Orgulho LGBTQIA+: um bate-papo sobre Direitos Humanos.

Participam a coordenadora do curso de Serviço Social e Presidenta do Conselho de Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos da UNIFACS, Suzana Coelho (@szcoelho) e Gustavo Soares (@gutosoaresf), formado em administração pela universidade, empreendedor e homem trans. A transmissão acontece às 18h no perfil oficial da UNIFACS no Instagram (@universidadesalvador).

Tem se discutido bastante sobre a questão da diversidade e do respeito, porém Suzana Coelho acredita que esse debate ainda está numa fase muito inicial. “Nós viemos de uma sociedade muito conservadora, preconceituosa e excludente. Atualmente, vivemos um momento em que alguns grupos minoritários estão conseguindo pautar suas demandas, mas por mais que a gente fale que o debate sobre diversidade está ampliando, me parece que na prática isso não acontece muito. O que podemos comprovar através das notícias na imprensa”, afirma.

“Precisamos entender que esse compromisso como uma demanda coletiva da sociedade com a garantia dos Direitos Humanos, com a defesa dos direitos das pessoas LGBT, das mulheres, dos negros, das populações quilombolas e indígenas. Essas lutas são extremamente importantes para construir uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais inclusiva”, garante Suzana. “Como educadora, acredito que devemos trazer essas conversas mais para a escola, desde as séries iniciais, trabalhando a questão do respeito, das diferenças que existem na nossa sociedade. Somente através da educação vamos conseguir chegar próximo à sociedade que a gente almeja”, completa.