Índice

Apresentação
  • Apresentação
  • Missão
  • Objetivos
  • Público-alvo
  • Financiamentos Recebidos
  • Revista (Journal) G&P
  • Blog do PPGA
  • Contato
  • Endereço
  • Redes sociais
  • E-book
Sobre o Programa
  • Área de concentração
  • Linhas de Pesquisa
  • Estrutura Curricular
  • Coordenação
  • Secretaria Acadêmica
  • Corpo Docente
  • Dissertações
  • Regimento e Regulamento
Núcleos de Pesquisa
  • Núcleos de Pesquisa
Processo seletivo
  • Confira o nosso processo seletivo de acordo com a classificação
Edital de Bolsas para Docentes Ânima
  • Edital 01/2026
Alumni
  • Discentes
  • Egressos
Notícias e Eventos
  • Notícias e Eventos
Publicações
  • Conheça as nossas publicações
Projetos
  • Conheça os nossos projetos
Área do Estudante
  • Área do Estudante
Área do Professor
  • Área do Professor

Apresentação

Nasceu com uma orientação de Mestrado Acadêmico a partir do resultado de esforços próprios da UNIFACS em atividades de pesquisa. Apesar de sua orientação acadêmica, o Mestrado acolhe alunos com diversidade de interesses, com formação variada e grande parte já com larga experiência profissional. Ainda assim, há uma tendência de muitos desses alunos de se dedicarem ao campo acadêmico, ao ensino de graduação e à pesquisa, estimulados por uma demanda regional por docentes na área da Administração. Dentre as ações do mestrado que têm relevância, impacto e repercussão local e regional, cabe, então, destacar a formação de mestres, que têm tido atuação relevante, tanto em organizações privadas quanto em instituições públicas e do terceiro setor. 

O programa vem atendendo aos que querem ingressar ou prosseguir na carreira docente, mas o curso também tem ampla inserção local e regional. Os mestres formados têm tido atuação relevante, tanto em organizações privadas quanto nas do governo do estado e dos municípios baianos. O curso hoje está centrado em uma área de concentração que é a Administração Contemporânea das Organizações e se desenvolve através de três linhas de pesquisa. Esta área de concentração em Administração Contemporânea das Organizações trata de estudos de teorias que apoiam os processos de gestão das organizações, de forma reflexiva, com objetivo de entender os fenômenos que afetam o funcionamento e o desempenho dessas organizações na contemporaneidade, em contextos públicos, privados e sociais. 

Nesta área desenvolvem-se pesquisas e conhecimentos práticos e críticos sobre os processos cada vez mais complexo que constituem as organizações. Globalização, mudanças tecnológicas, ampliação de competitividade e aprendizagem organizacional são algumas das dimensões que afetam as organizações e seus processos de gestão, e perpassam a construção do conhecimento nesta área de concentração. 

As linhas de pesquisa desenvolvem-se em torno de estudos mais amplos acerca de questões sistêmicas das organizações e suas relações com a sociedade; com estudos focados nas funções e instrumentos gerenciais no âmbito organizacional, tanto privado quanto público; e em uma linha que trata especificamente da gestão do ensino e aprendizagem em administração. Essas linhas de pesquisa são atuais, coerentes e consistentes, e expressam a especificidade da produção do conhecimento realizada no âmbito do programa e acolhem os projetos, dissertações e artigos publicados relacionados a cada uma delas.

Missão

O PPGA/UNIFACS tem por missão a formação de pesquisadores, professores e gestores empresariais e públicos, visando contribuir para o desenvolvimento, no contexto local e regional.

Objetivos

• Formar e capacitar profissionais para atuarem como docentes e pesquisadores na produção crítica e na difusão de conhecimentos em Administração, em instituições de ensino superior e em centros de pesquisa. 

• Atualizar e capacitar profissionais com formação científica para gerar e aplicar novos conhecimentos e tecnologias inovadoras em administração, atuando como gestores em organizações públicas, privadas e sociais, visando o desenvolvimento local e regional.

Público-alvo

O público-alvo do Mestrado em Administração é bastante diversificado. O curso atua tanto na formação e capacitação de profissionais para atuarem como docentes e pesquisadores na produção crítica e na difusão de conhecimentos em Administração, em instituições de ensino superior e em centros de pesquisa, como também, trabalha no sentido de atualizar e capacitar profissionais com formação científica para gerar e aplicar novos conhecimentos e tecnologias inovadoras em administração, atuando como gestores em organizações públicas, privadas e sociais, visando o desenvolvimento local e regional. 

Desse modo, o Mestrado direciona a formação dos seus alunos para dois segmentos principais: 

1) professores que já exercem atividades em IES e que buscam aperfeiçoamento, ou para aqueles que desejam ingressar em uma carreira acadêmica; 

2) profissionais que atuam na gestão de organizações, cuja perspectiva é a de crescimento profissional, ampliação das suas possibilidades de trabalho, de inserção no mercado e fortalecimento de suas competências profissionais. 

Financiamentos Recebidos

Desde 2023, o mestrado em Administração da UNIFACS conta com financiamento da FAPESB-CAPES, após aprovação em edital de Apoio a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Acadêmicos. O projeto é intitulado “Infraestrutura e Desenvolvimento Regional: cadeias de valor e sistemas estruturantes da Logística de Transportes”, conta com participação de diversos professores e mestrandos do PPGA e possui como Objetivo Geral “Desenvolver pesquisas sobre instrumentos de financiamento para o Desenvolvimento Sustentável de Organizações Internacionais (OIs) combinadas com o mercado que possam ser aplicadas para o contexto da Bahia no âmbito do fortalecimento da Economia Verde e da prioridade da agenda temática no direcionamento dos investimentos.

Revista (Journal) G&P

A Revista (Journal) Gestão & Planejamento (G&P) é uma publicação contínua do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Salvador – UNIFACS, que se constitui como um espaço editorial aberto para toda a comunidade científica nacional e internacional, com publicação de artigos em todos os campos da Administração: Finanças, Marketing, Produção, Recursos Humanos, Estudos Organizacionais, Sistema de Informação, Administração Pública, Turismo e Contabilidade, sempre com o foco na gestão. Como orientação geral, a revista busca, pelos critérios de qualidade e rigor, publicar ensaios, pensatas, resenhas e artigos científicos decorrentes de pesquisas empíricas.  

Classificada em estrato superior no antigo Qualis CAPES (A4), a revista (Journal) oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.  

Acesse: https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/index 

Contato

Telefone: (71) 98157-8672 / 3203 3909 

E-mail: [email protected] 

Endereço

Av. Tancredo Neves, 2131 - Caminho das Árvores, Salvador - BA, 41820-021 (1º andar - Ao lado da sala 203)

Redes sociais

E-book

Confira o e-book do PPGA UNIFACS.

Índice

Apresentação
  • Apresentação
  • Missão
  • Objetivos
  • Público-alvo
  • Financiamentos Recebidos
  • Revista (Journal) G&P
  • Blog do PPGA
  • Contato
  • Endereço
  • Redes sociais
  • E-book
Sobre o Programa
  • Área de concentração
  • Linhas de Pesquisa
  • Estrutura Curricular
  • Coordenação
  • Secretaria Acadêmica
  • Corpo Docente
  • Dissertações
  • Regimento e Regulamento
Núcleos de Pesquisa
  • Núcleos de Pesquisa
Processo seletivo
  • Confira o nosso processo seletivo de acordo com a classificação
Edital de Bolsas para Docentes Ânima
  • Edital 01/2026
Alumni
  • Discentes
  • Egressos
Notícias e Eventos
  • Notícias e Eventos
Publicações
  • Conheça as nossas publicações
Projetos
  • Conheça os nossos projetos
Área do Estudante
  • Área do Estudante
Área do Professor
  • Área do Professor

Área de concentração

Administração Contemporânea das Organizações.

Linhas de Pesquisa

  • Esta linha de pesquisa é voltada para fenômenos organizacionais e suas conexões com as transformações econômicas, tecnológicas, culturais, políticas e sociais contemporâneas, abrangendo o campo das Organizações Públicas, Privadas e Sociais e suas relações com o Estado e a Sociedade. Compreende os estudos críticos e as novas teorias organizacionais com foco na transformação das estruturas de gestão, da cultura e das inovações tecnológicas no âmbito das organizações. Agregam-se a esta linha de pesquisa os estudos específicos sobre administração pública e suas instituições, incluindo o processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

  • Esta linha de pesquisa abrange áreas importantes da Administração como finanças, marketing, estratégia, operações, competitividade, sistemas de informação, gestão de pessoas, gestão da inovação e comunicação organizacional. O escopo desta linha compreende estudos tanto voltados para o setor privado, quanto para o setor público e organizações sociais. Assim, esta linha de pesquisa tem o objetivo de compreender as políticas e diretrizes organizacionais destas áreas, bem como os processos administrativos que operacionalizam essas políticas e diretrizes.

Estrutura Curricular

  • Disciplinas Obrigatórias

     

    M/D DE ÁREA – TÓPICOS AVANÇADOS EM ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

    Ementa
    Primeiras sistematizações teóricas da administração. Escopo da teoria das organizações. Visão paradigmática da teoria das organizações. Paradigma funcionalista: teorias clássicas, relações humanas, sociologia das organizações, teoria comportamental, abordagens sistêmicas. Paradigma crítico: o poder e a influência nas organizações, psicopatologia do trabalho, ideologia gerencial. Novas abordagens na teoria das organizações.

     

    MASTER/DOCTORAL CORE – CIÊNCIA E PESQUISA

    Ementa
    Ciência, teoria e método. Pesquisa e construção do conhecimento. Campo de conhecimento: a pesquisa e a produção científica em Administração. O papel da teoria na pesquisa: a teoria no campo da administração. Métodos de investigação científica e mudança de paradigmas. Abordagens científicas relevantes. Delineamento da pesquisa: o tema e o problema, os objetivos, a revisão da literatura. Estratégia metodológica para a construção do projeto.

     

    MÉTODOS QUALITATIVOS DE PESQUISA

    Ementa
    Construção do projeto de pesquisa: componentes, fases e etapas do processo. Tipos de pesquisa. Elaboração da abordagem teórica: conceitos; argumentos; referencial teórico e modelo de análise. Elaboração do estudo empírico: questão de pesquisa; técnicas de pesquisa; pesquisas qualitativas e quantitativas. Elaboração das categorias de análise e a interpretação. Execução da pesquisa de campo, análise de dados e conclusão. A elaboração da dissertação.

     

    MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ADMINISTRAÇÃO

    Ementa
    Estatística descritiva. Modelo de regressão linear simples: introdução e estimação. Modelo de regressão clássico linear: definição. Modelo de regressão linear: inferência. Extensões do modelo de regressão clássico linear. Regressão linear múltipla: estimação e inferência. Multicolinearidade. Heterocedasticidade. Autocorrelação. Regressão com variáveis independentes qualitativas.

     

    Disciplinas Optativas

     

    COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

    Ementa

    A Comunicação Social. Pressupostos históricos e contribuições interdisciplinares para a constituição do campo científico da comunicação. As principais correntes e linhas teóricas da Comunicação Social e da Imagem. Imagem de marca e logo. Comunicação nas organizações. Imagem, reputação e identidade. Relações das organizações com os públicos.

     

    ECONOMIA E FINANÇAS

    Ementa

    A disciplina tem por objetivo fornecer uma visão abrangente das principais questões econômicas atuais. O foco é a economia contemporânea que dá ênfase a uma análise dos problemas econômicos fundamentais com uma explicação dos conceitos para facilitar uma melhor compreensão dos impactos da realidade econômica sobre a competitividade das empresas. Orçamento de capital. Ponto de equilíbrio, alavancagem operacional e financeira. Risco e retorno. Valor em Risco. Custo do capital. Análise de desempenho operacional e financeiro de empresas.

     

    ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE

    Ementa

    Visão histórica de estratégia. Conceitos básicos de estratégia. Principais interpretações da gestão e planejamento estratégicos. Crítica e contradição entre as principais escolas. Dinâmica econômica e planejamento estratégico. Estratégias Competitivas. Sustentabilidade de Vantagens Competitivas. Globalização e Vantagens Regionais. Informação, Conhecimento e Estratégia. Planejamento Estratégico versus Administração Estratégica. Estratégia e aprendizagem. A estratégia como processo complexo.

     

    ESTRATÉGIA GLOBAL E GESTÃO INTERNACIONAL

    Ementa

    A disciplina tem como foco os estudos sobre estratégia de inserção global de empresas e Estados a partir da evolução histórica e do contexto atual da globalização. Serão abordados estudos sobre estratégias de internacionalização de empresas; geopolítica internacional e os principais desafios para os países emergentes; organizações internacionais e agendas para o desenvolvimento internacional; o imperativo da agenda da sustentabilidade; Comércio Internacional e sua regulação.

     

    GESTÃO E INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO

    Ementa

    Ciência, Tecnologia e Economia: a Dinâmica Social da Inovação. Conceitos Básicos em Inovação e em Teoria da Firma. A Firma e a Inovação: Difusão e Fontes da Inovação, Estratégias Tecnológicas e Competitividade. Inovações Organizacionais, Setores Econômicos e Redes de Firmas. Economia da Aprendizagem. Conceito de Sistema de Inovação: dimensões nacional, setorial e regional. Modelos de Análise de Sistemas de Inovação. Sistemas de Inovação e países em desenvolvimento. Políticas Públicas para a Inovação.

     

    GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

    Ementa

    Dados, informação e conhecimento. Gestão e Transformação estratégica; Inteligência Empresarial: Gestão do Conhecimento; Inteligência Competitiva; Gestão Estratégica visando a competitividade organizacional; Agregação de valor aos dados, informação e conhecimento; Disseminação e transferência de dados, informação e conhecimento. Principais ferramentas Estratégicas para gestão da informação.

     

    GESTÃO DA INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

    Ementa

    Discussões acerca de modelos que buscam incentivar a inovação e a criatividade nas empresas, tratando de temas como propriedade intelectual, gestão estratégica da inovação, competitividade e geração de valor. Empreendedorismo, características, oportunidades x necessidade, resiliência, desenvolvimento de atitudes empreendedoras. Flexibilidade e capacidade de adaptação às mudanças de cenários. Novos paradigmas. Administração do crescimento da empresa. Prospecção Empresarial. Plano de Negócios. Inovação e Criatividade. Modelagem Organizacional.

     

    GESTÃO DE PESSOAS

    Ementa

    As contribuições da Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos (ARH) ao contexto organizacional. Refletir sobre o modo de pesquisar na área. Os desafios da área na contemporaneidade. Cenários futuros da área. O fator humano no processo de gestão. Aspectos políticos e operativos no contexto organizacional. Análise e síntese das estratégias organizacionais na área. Gestão participativa e desempenho organizacional. A perspectiva da contribuição da área para a competitividade organizacional. As imposições de modismos organizacionais na área. Abordagem crítica da Gestão de Pessoas.

     

    GESTÃO PÚBLICA

    Ementa

    Administração Pública, fundamentos e conceitos. Configuração de uma esfera pública. Modelos de gestão pública. O estudo da burocracia. Atores, processos e relações entre Estado, administração pública, mercado e sociedade: privatização e regulação. Reforma do Estado. O novo gestor público. Descentralização e Participação. Transparência, accountability e controle social. Governabilidade, governança e capital social. Novos desenhos organizacionais na gestão pública.

     

    GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

    Ementa

    A disciplina aborda os conceitos de Gestão Ambiental e Sustentabilidade como campo de estudo da Administração, objetivando a discussão/reflexão sobre temas contemporâneos das gestões públicas e privadas. O foco consiste na discussão e compreensão sobre como as questões ambientais se relacionam com a gestão moderna e como se integram às tendências de desenvolvimento de empreendimentos, de negócios, de setores e/ou de políticas públicas. A Transição energética, a transformação digital, a economia circular, o ESG (Environmental, Social and Governance), as mudanças climáticas, os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), todas essas e outras questões recentes têm norteado as atuais gestões.

    MARKETING

    Ementa

    Avaliar o contexto atual de Marketing e Consumo e sua relação com a sociedade, bem como entender seus desafios e perspectivas. Discutir estratégias e teorias que visem reduzir a assimetria entre fornecedor e consumidor. Compreender quais são as Possibilidades de desenvolvimento teórico e prático do conhecimento de Marketing.

     

    MÉTODOS QUANTITATIVOS AVANÇADOS

    Ementa

    Introduzir os alunos na metodologia de pesquisa computacional quantitativa aplicada às ciências sociais com uso de software livre, utilizando as ferramentas oferecidas pela estatística para a pesquisa social aplicada às diversas áreas de atuação do cientista social. Desenvolver capacidades para a produção e interpretação de instrumentos estatísticos quantitativos utilizados no cotidiano da pesquisa acadêmica

     

    TÓPICOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

    Ementa

    Novas abordagens e conhecimentos a respeito das teorias contemporâneas da Administração e do Desenvolvimento, destacando processos gerencias atuais e tendências futuras.

     

    SEMINÁRIO DE PROJETO

    Seminário de Dissertação

     

    Projetos

    Inserção Social – (30 h)
    Objetivo: Ampliar os impactos nas comunidades onde os estudantes e os docentes atuam; Fomentar a aplicação do conhecimento gerado para a resolução de problemas reais; Contribuir para a ampliação dos impactos econômico e social (saúde, ensino, aprendizagem, cultural, ambiental, científico e outros) dos PPGs, em âmbito local, regional, nacional e/ou internacional.

     

    Internacionalidade (30h)
    Objetivo: Fomentar a consciência de uma cidadania global e promover uma cultura institucional de internacionalização; Consolidar a internacionalização do ensino do PPDRU; Ampliar as parcerias internacionais e os convênios de cooperação com instituições estrangeiras, com o propósito de ofertar programas acadêmicos em prol da excelência, da inovação e do desenvolvimento de competências interculturais; Proporcionar experiências internacionais, a partir do currículo acadêmico do Programa.

     

    Vida e Carreira (30h)
    Objetivo: O componente Vida e Carreira tem como objetivo auxiliar e apoiar a vida acadêmica dos mestrandos e doutorandos, bem como acompanhar a evolução acadêmica e a trajetória profissional do estudante durante todo o seu percurso formativo, por meio de experiências de aprendizagem que levem ao desenvolvimento de competências socioemocionais, ao autoconhecimento e à capacidade de aprender ao longo da vida.

     

    Dual (30h) – Metodologia e didática do ensino superior e Prática de Ensino
    Objetivo: Integrar a universidade com o mercado de trabalho; Potencializar a atuação de mestres e doutores no mercado de trabalho; Formar pesquisadores mais capacitados a interagir com o mundo do trabalho; Promover a aplicação dos conhecimentos adquiridos na pesquisa em experiências práticas de aprendizagem.

Coordenação

Profa. Dra. Maria Elisa Huber Pessina 

E-mail: [email protected]

Secretaria Acadêmica

Cíntia Almeida 

Tel: (71) 3203-3909 

E-mail: [email protected]

Corpo Docente

Dissertações

Catálogo de Dissertações 

Clique aqui e acesse o Catálogo de Dissertações

Banco de Dissertações

Clique aqui e acesse o Banco de Dissertações

Regimento e Regulamento

Regimento

Regimento Interno do Programa de Mestrado em Administração

 

Regulamento

Acesse o nosso regulamento.

Índice

Apresentação
  • Apresentação
  • Missão
  • Objetivos
  • Público-alvo
  • Financiamentos Recebidos
  • Revista (Journal) G&P
  • Blog do PPGA
  • Contato
  • Endereço
  • Redes sociais
  • E-book
Sobre o Programa
  • Área de concentração
  • Linhas de Pesquisa
  • Estrutura Curricular
  • Coordenação
  • Secretaria Acadêmica
  • Corpo Docente
  • Dissertações
  • Regimento e Regulamento
Núcleos de Pesquisa
  • Núcleos de Pesquisa
Processo seletivo
  • Confira o nosso processo seletivo de acordo com a classificação
Edital de Bolsas para Docentes Ânima
  • Edital 01/2026
Alumni
  • Discentes
  • Egressos
Notícias e Eventos
  • Notícias e Eventos
Publicações
  • Conheça as nossas publicações
Projetos
  • Conheça os nossos projetos
Área do Estudante
  • Área do Estudante
Área do Professor
  • Área do Professor
Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

  • Gestão em Organizações e Sociedade

    Esta linha de pesquisa é voltada para fenômenos organizacionais e suas conexões com as transformações econômicas, tecnológicas, culturais, políticas e sociais contemporâneas, abrangendo o campo das Organizações Públicas, Privadas e Sociais e suas relações com o Estado e a Sociedade. Compreende os estudos críticos e as novas teorias organizacionais com foco na transformação das estruturas de gestão, da cultura e das inovações tecnológicas no âmbito das organizações. Agregam-se a esta linha de pesquisa os estudos específicos sobre administração pública e suas instituições, incluindo o processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Aqui foi incorporada também a antiga a Linha de Pesquisa Gestão do Ensino e Aprendizagem em Administração.

     

    Gestão de Áreas da Administração e de Processos Administrativos

    Esta linha de pesquisa abrange áreas importantes da Administração como finanças, marketing, estratégia, operações, competitividade, sistemas de informação, gestão de pessoas, gestão da inovação e comunicação organizacional. O escopo desta linha compreende estudos tanto voltados para o setor privado, quanto para o setor público e organizações sociais. Assim, esta linha de pesquisa tem o objetivo de compreender as políticas e diretrizes organizacionais destas áreas, bem como os processos administrativos que operacionalizam essas políticas e diretrizes.

  • Centro de Estudos em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – CECID

    Líder: Profa. Dra. Maria Elisa Huber Pessina 

    Endereço no DGP: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/816628  

     

    O Centro de Estudos em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CECID) foi fundado em 2023, pela professora Maria Elisa Huber Pessina. É fruto de experiências em outros grupos de pesquisa e de extensão nos quais docente atuou, como o grupo de pesquisa Labmundo (UFBA) - do qual foi membro por 10 anos - ou o projeto de extensão Organizações Internacionais e Gestão do Desenvolvimento - OIGD (UNIFACS), fundado pela pesquisadora em 2022.  

     

    O CECID foi criado com o objetivo de abraçar projetos de pesquisa em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento que vem sendo realizados pela professora no âmbito do Mestrado em Administração da UNIFACS e divulgar bancos de dados sobre programas de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento que vem sendo montados pelo grupo há algum tempo. Assim, o CECID pretende popularizar no Brasil as informações sobre Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e ampliar a agenda de pesquisa sobre o tema no país. 

     

    Atualmente é formado por 03 professores doutores, 06 mestrandos do PPGA e 08 alunos de iniciação científica dos cursos de relações internacionais e direito. 

     

    Seu principal projeto de pesquisa é “Agendas, arquiteturas e práxis do Sistema de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (SCID) e repercussões para a Gestão pública, social e privada no contexto local”. 

     

    Grupo de Estudos em Comunicação, Organizações e Sociedade – GECOS 

    Líder: Prof. Dr. Fábio Campos Aguiar 

     

    Criado em 2024 por iniciativa do Prof. Fábio Campos Aguiar, o GECOS surge com a proposta de explorar a comunicação como eixo de centralidade nas organizações, responsável por viabilizar todo e qualquer processo produtivo. Dessa forma, discutem-se neste ambiente as possibilidades em mediação comunicacional nas relações entre as organizações (públicas e privadas), governos e sociedade, a influência da comunicação (sobretudo digital) nos novos arranjos e formatos organizacionais e nas novas configurações de tempo e espaço oferecidas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), bem como as possibilidades e limites dessas nas estruturas contemporâneas de governança organizacional. 

     

    De natureza interdisciplinar e multi-institucional, o GECOS atualmente encontra-se em processo de registro junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e conta com a participação de três professores doutores, quatro alunos de mestrado e três de graduação (áreas de gestão e comunicação). Seu principal projeto de pesquisa ativo intitula-se "Comunicação Organizacional e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Hospitais: Proposta de um framework para a adoção de TIC em serviços de saúde". 

     

    Grupo de Pesquisa em Relações Internacionais, Políticas Públicas e Governo (GP-RIPPG) 

    Líder: Prof. Dr. Henrique Campos de Oliveira 

    Endereço no DGP: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/690094  

     

    Criado em 2012 pelo professor Henrique Campos e certificado pela UNIFACS, o GP-RIPPG está devidamente registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. O grupo é composto por uma equipe multidisciplinar, incluindo aproximadamente 5 doutores, 4 mestres, 7 graduados e 10 alunos de graduação, dedicados à pesquisa e ao debate acadêmico. 

     

    O GP-RIPPG foi estabelecido com o objetivo de promover a interdisciplinaridade entre as Relações Internacionais e a dinâmica política nacional e subnacional, por meio de quatro linhas temáticas de pesquisa: Comércio Internacional e Políticas para o Desenvolvimento; Democracia, Populismo e Crises Políticas e Constitucionais; Direitos Humanos e Migrações; Segurança, Defesa e Guerras Irregulares. 

     

    Além de suas atividades acadêmicas, o grupo desempenha um papel fundamental na criação e organização do Fórum Baiano de Estudos Estratégicos (FBEE), consolidando-se como um espaço de referência para discussões estratégicas no estado da Bahia. 

     

    No âmbito estadual, o GP-RIPPG mantém parcerias e colaborações com instituições de destaque, como: 

     

    A UFBA, por meio do Centro de Estudos e Pesquisa em Humanidades (CRH); O Mestrado em Cidadania, Direito e Justiça do CIAGS; O Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). 

     

    Adicionalmente, o grupo conta com a participação da Profa. Sara Fadigas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), reforçando sua rede de colaborações. 

     

    No âmbito nacional, os membros do grupo estabeleceram relações com: O Ipol da Universidade de Brasília (UnB); O Departamento de Relações Internacionais e o Laboppi da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

     

    Internacionalmente, o GP-RIPPG amplia seu impacto por meio de pesquisas colaborativas. Os professores Henrique Campos de Oliveira e André Coelho estão desenvolvendo um estudo comparado sobre políticas portuárias em cinco países da América Latina (Brasil, México, Colômbia, Argentina e Chile), em parceria com a Profa. Dra. Mahruk Doctor, da Hull University (Reino Unido), e Jongeun You, da Northern Michigan University (EUA).  

     

    O grupo realiza reuniões periódicas para discussão de textos e temas relevantes, além de participar ativamente de eventos nacionais e internacionais relacionados às suas áreas de atuação. Sua produção científica é amplamente divulgada, tanto em publicações acadêmicas quanto por meio de uma forte presença nas mídias tradicionais, onde os professores líderes das linhas de pesquisa contribuem para a disseminação do conhecimento científico. 

     

    O GP-RIPPG também mantém uma forte conexão com atividades de extensão universitária, promovendo a integração entre teoria e prática e reforçando seu compromisso com a excelência acadêmica e o impacto social. 

     

    Núcleo de Pesquisas em Administração Pública e Regulação – NAPR 

    Foi criado em 2010, certificado pela instituição e devidamente registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. 

     

    Este núcleo nasceu do acúmulo de trabalhos desenvolvidos no projeto de pesquisa sobre Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, que veio sendo gradativamente ampliado com subprojetos, que têm contemplado análises de estruturas e desenhos organizacionais do setor público, acompanhando tendências de mudança, e inovações organizacionais e gerenciais para a melhoria do desempenho das organizações públicas locais e para o desenvolvimento regional. 

     

    Os estudos realizados pelo Núcleo referem-se à política de desenvolvimento de pessoas em organizações públicas, à gestão municipal de recursos públicos, aos estudos sobre parcerias público/privadas, aos estudos sobre planos diretores e gestão de cidades, à modernização dos processos de gestão do Poder judiciário sob a influência do Conselho Nacional de Justiça, aos estudos que discutem as agências reguladoras no processo de reforma do Estado, contratos de gestão e organizações sociais. 

     

    O Núcleo prioriza estudos de iniciativas inovadoras e de estratégias de gestão ocorridas nas várias esferas de governo, no plano nacional e, também, internacional, constituindo-se em um fórum permanente de reflexão sobre as novas tendências em gestão pública, contribuindo para a proposição de novos modelos e práticas de gestão pública. 

     

    A perspectiva atual do NAPR é discutir a governança das águas, envolvendo participação e descentralização na gestão de recursos hídricos. O foco desses estudos é a utilização de conhecimentos científicos na formulação de políticas públicas relacionadas aos recursos hídricos e as condições de participação dos usuários e população nesse campo, seus efeitos sobre os atores públicos envolvidos e sobre a gestão das águas. 

     

    A partir de 2019 o Núcleo passou a abrigar também discussões acerca de Inovação em Gestão Pública. 

     

    No NAPR há articulações individuais da Coordenação do Núcleo com a professora Maria Elisabete dos Santos do CIAGS/NEPOL/NPGA/UFBA.  

     

    O grupo foi encerrado com a saída da profa. Elvia Fadul do quadro de Docentes Permanentes do Mestrado, ao final de 2022. 

     

    Núcleo de Estudos Avançados em Comunicação Empresarial - NAVE

    Foi criado em 2010 objetivando explorar a comunicação como aspecto constitutivo das organizações e refletir sobre como a comunicação social influencia a dinâmica organizacional. Dedicar maior atenção para as novas formas organizacionais sejam elas oriundas das novas configurações de tempo e espaço possibilitadas por novas tecnologias, ou consequência de novos padrões de engajamento com os objetivos organizacionais. 

     

    Outros temas de pesquisa são os estudos sobre redes organizacionais; cooperação interorganizacional; globalização e internacionalização; diversidade, identidade e processos de identificação, imagem de marca e estudos aprofundados nos diversos níveis da imagem. Temas como a relação entre comunicação e mudança, relações com a mídia, com o governo, entre públicos externos e internos, com a liderança; processos de socialização, os decisórios, apoiando-se nos pilares da cultura, antropologia, história e estrutura das organizações, também merecem constante reflexão. 

     

    O NAVE desenvolveu os seguintes projetos: 

    • Comunicação, Imagem e Marketing; 
    • Estudo da Imagem das organizações; 
    • Estudos avançados em semiótica e cultura; 
    • Cinema, publicidade e empresas: interferências e saberes; 
    • Simbolismos, Culturas e Identidades em Organizações; 
    • Novas ferramentas tecnológicas na comunicação organizacional; 
    • Estudo da Comunicação, Imagem e da Marca das organizações; 
    • Cultura e consumo do vinho. 

    O NAVE foi descontinuado, em 2024, com o falecimento da professora Vanessa Brasil Campos Rodriguez. 

     

    Núcleo de Pesquisa em Gestão da Educação, Aprendizagem Organizacional e Inovação – GEDAI
    Líderes: Prof. Dr. Hélder Uzêda Castro e Manoel Joaquim Fernandes de Barros 

    Endereço no DGP: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/18969  

     

    Desde sua criação em 2008, o GEDAI vem se consolidando como um centro de excelência em pesquisa aplicada à gestão educacional, aprendizagem organizacional e inovação. No período de 2021 a 2024, suas atividades foram significativamente ampliadas, com um enfoque estruturado na interseção entre tecnologia educacional, formação de gestores e avaliação da qualidade do ensino superior. 

     

    1. Aprimoramento da Capacitação Organizacional e Regional para a Inovação - O GEDAI consolidou sua posição como um polo de referência no estudo de inovação organizacional no setor educacional e corporativo, por meio de projetos que investigam a relação entre regulação educacional e percepção discente da qualidade do serviço prestado pelas IES privadas. O projeto “Dissonância Cognitiva na Percepção da Qualidade do Serviço Educacional” resultou em uma modelagem robusta das diferenças entre os critérios regulatórios e a expectativa dos estudantes, influenciando diretrizes de avaliação institucional. 

     

    2. Desenvolvimento de Ferramentas e Metodologias para Educação a Distância e Gestão de Redes Interorganizacionais - A integração entre tecnologia e educação superior foi um dos focos centrais do grupo, com avanços em sistemas de informação para suporte à tomada de decisão em IES. O estudo “O uso de Sistemas de Informações como Suporte ao Processo de Tomada de Decisão em Instituições de Ensino Superior” evidenciou o impacto positivo das plataformas digitais na gestão estratégica e operacional das universidades, consolidando um modelo de análise de eficiência informacional. 

     

    3. Processos de Aprendizagem Organizacional e Formação de Gestores - No campo da aprendizagem organizacional, o GEDAI manteve sua vocação de contribuir com a evolução das práticas gerenciais e metodologias pedagógicas, promovendo estudos sobre o impacto das metodologias ativas na formação de gestores e docentes. A investigação “Impacto da Aplicação das Metodologias Ativas na Formação de Capital Humano” reforçou o papel das metodologias centradas no estudante na formação de profissionais mais adaptáveis ao mercado de trabalho contemporâneo. 

     

    4. Sistemas de Informação e Tecnologias Educacionais - O GEDAI seguiu ampliando seu escopo de investigação em sistemas de informação aplicados à educação, aprofundando-se na análise do impacto da Inteligência Artificial na empregabilidade docente. A pesquisa “Inteligência Artificial e seus Efeitos na Empregabilidade do Docente do Ensino Superior” forneceu evidências empíricas sobre a transição do papel do professor no ecossistema educacional digitalizado, subsidiando formulação de políticas institucionais para a capacitação docente. 

     

    5. Expansão da Atuação Internacional e Parcerias Interinstitucionais - O GEDAI fortaleceu seu vínculo com a Rede Colaborativa de Aprendizagem e expandiu sua colaboração internacional através do Programa Internacional de Pesquisa em Educação e Tecnologia (PIPE), promovendo intercâmbio de conhecimento entre grupos de pesquisa no Brasil, Portugal e Chile.  

     

    6. Consolidação de Impacto na Política Educacional - O grupo participou ativamente de iniciativas voltadas para a melhoria da gestão educacional em nível estadual, por meio do projeto de “Avaliação Contínua da Gestão das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino”, financiado pela FAPESB. Este estudo tem proporcionado insights estratégicos para formulação de políticas públicas na Bahia, consolidando a relevância do GEDAI como um ator de influência na gestão educacional. 

     

    No período de 2021 a 2024, o GEDAI ampliou significativamente seu escopo de pesquisa e impacto acadêmico, consolidando-se como um núcleo de referência no estudo da gestão educacional, inovação e aprendizagem organizacional. Com um olhar voltado para o futuro, o grupo segue comprometido com a produção e disseminação do conhecimento, contribuindo para o aprimoramento do ensino superior e para a formação de gestores aptos a enfrentar os desafios da contemporaneidade. 

     

    Núcleo de Pesquisa em Gestão e Planejamento Estratégico – NGPE
    Líder: Prof. Dr. Jair Nascimento Santos 

    Endereço no DGP: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/662427  

     

    Núcleo de Estudos Organizações e Tecnologias de Gestão – NEOTEG, foi criado em 2003, sob a coordenação do Prof. Jair Nascimento Santos, que permanece até o momento. 

     

    O Núcleo trata de Estudos Organizacionais e da Gestão em Ambientes Competitivos, visando contribuir para a produção e a difusão de conhecimento sobre organização, criação, desenvolvimento e mudança organizacional, implicações gerenciais, inovações tecnológicas em gestão e impactos sociais. 

     

    Foram desenvolvidas pesquisas sobre: Estudos organizacionais; Gestão em Ambientes Competitivos (Arranjos Produtivos Locais; Gestão da mudança; Estudos Logísticos; Gestão da Tecnologia Aplicada ao Desenvolvimento Limpo); Organizações de saúde e hospitalares; Gestão Participativa na Educação Básica, e entre outras. 

     

    As pesquisas sobre Arranjos Produtivos Locais e Gestão Participativa na Educação geraram repercussões sociais, educacionais e técnicas, no sentido de mobilizar políticas organizacionais e públicas com impactos na geração de emprego e renda.  

     

    Em seguida, as pesquisas no NEOTEG têm focado na Gestão de Pessoas e racismo nas organizações, majoritariamente, gerando dissertações que refletem as realidades e tendências da área. 

     

    O NEOTEG tem as seguintes parcerias, Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS/UFMG), Núcleo de Estudos de Comportamento Organizacional (NECOP/UFMG). 

     

    O Neoteg tem estabelecido acordos de cooperação com a Associação Brasileira de Recursos Humanos da Bahia (ABRH-BA) e com a Secretaria Municipal da Reparação Racial (SEMUR) da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS). 

     

    Núcleo de Estudos Organizacionais e Tecnologias de Gestão – NEOTEG
    Líder: Prof. Dr. Augusto de Oliveira Monteiro 

    Endereço no DGP: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/13507  

     

    Instituído no ano 2000, junto com o Programa de Pós-graduação em Administração – PGA, é coordenado pelo Prof. Augusto Monteiro e vem ampliando e fortalecendo as iniciativas de pesquisa no campo da Gestão Estratégica, da Competitividade e da Modernização do Planejamento e da Gestão nos setores público e privado. 

     

    Comporta os seguintes projetos: 

     

    a) Estratégia e Competitividade Empresarial no Estado da Bahia, que contempla setores relevantes de atividade econômica no Estado da Bahia, como o setor da construção civil e o seu recente processo de internacionalização, a produção e distribuição de derivados de petróleo, o comércio varejista, a gestão de shopping centers, a atividade hoteleira, o setor automotivo e o setor de supermercados, além da articulação da política industrial do Estado a cargo da Federação das Indústrias do Estado da Bahia. Em 2023, alcançou também o financiamento das estratégias empresariais de pequenas e médias empresas e a gestão de redes de franquias comerciais como uma alternativa para a ampliação da atividade empresarial no Estado, em condições favoráveis de competitividade. 

     

    b) Reforma do Estado e Modernização do Setor Público no Estado da Bahia, buscando retratar e interpretar as principais inovações em gestão estratégica observadas no setor, com atenção especial para os programas de qualidade, otimização de serviços públicos e políticas de responsabilidade fiscal, como também a modernização e a efetividade dos serviços judiciários (no âmbito do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral), dos órgãos de controle externo (Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios) e interno (Auditoria Geral do Estado), assim como no Ministério Público do Estado da Bahia. 

     

    c) Gestão Estratégica Empresarial e Pública no Estado da Bahia. Este projeto, iniciado em 2023, sob o patrocínio financeiro do Instituto Ânima, consolida iniciativas de pesquisa contidas nos dois projetos anteriores e foca no estudo aprofundado da evolução das práticas de gestão empresarial e pública adotadas no Estado da Bahia, buscando apontar as suas inovações, lacunas, resultados e desafios mais significativos. Apresenta como objetivos específicos avaliar as condições de competitividade vigentes em setores relevantes da economia baiana, como também identificar as principais estratégias empresariais adotadas por empresas sediadas no Estado da Bahia, de modo a permitir uma melhor compreensão dos diversos fatores que as determinam, assim como oferecer uma contribuição objetiva para o seu posterior aperfeiçoamento 

     

    O núcleo, contempla pesquisas e intercâmbios institucionais com as seguintes empresas e instituições: Petrobrás, Vibra Energia, Eletrobrás, Neoenergia/Coelba, Odebrecht/Novonor, Braskem, Indústria de Bebidas São Miguel, Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Instituto Euvaldo Lodi, Governo do Estado da Bahia, Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público do Estado da Bahia, Tribunais de Contas do Estado da Bahia e dos Municípios da Bahia, Prefeitura de Salvador, Câmara Municipal de Salvador e Prefeitura de Camaçari, dentre outros. 

     

    Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados às Ciências Sociais – QUANTAC
    Líder: Dr. Miguel Angel Rivera Castro 

    Endereço no DGP: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/689793  

     

    Criado e certificado em 2014, o QUANTAC busca integrar conceitos, tendências e metodologias inovadoras em pesquisas nas áreas de Administração de Empresas e Administração Pública, Educação, Finanças e Economia. 

     

    O principal objetivo do grupo é o desenvolvimento e a aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas e computacionais para análise de dados e tomada de decisão em diversas áreas do conhecimento. A interseção entre teoria e prática permite a construção de modelos robustos, capazes de solucionar problemas complexos em diferentes contextos. O escopo de estudo abrange uma ampla gama de temas, incluindo modelagem estatística, otimização, inteligência artificial, aprendizado de máquina, análise preditiva e econometria. Esses métodos são aplicados a diversas áreas, como economia, administração, engenharia, ciências da saúde e ciências sociais, proporcionando análises mais precisas e fundamentadas em dados concretos. 

     

    Um aspecto fundamental do QUANTAC é a aplicação de seus métodos na resolução de problemas reais, como previsão de demanda em mercados financeiros, otimização de processos produtivos, análise de impacto de políticas públicas e monitoramento de indicadores socioeconômicos. Dessa forma, o grupo desempenha um papel essencial na inovação científica e tecnológica, auxiliando empresas, governos e instituições acadêmicas na tomada de decisões baseadas em evidências. 

     

    A interdisciplinaridade é uma característica marcante do grupo, promovendo a colaboração entre especialistas de diferentes áreas para a criação de soluções mais eficazes e adaptáveis às necessidades específicas de cada campo de atuação. Dessa maneira, o QUANTAC contribui significativamente para o avanço do conhecimento e para a solução de desafios contemporâneos por meio de técnicas quantitativas avançadas. 

     

    Temas de Pesquisa 

    1. Gastos Públicos e Desenvolvimento Municipal 

    Esta linha de pesquisa investiga a relevância dos gastos públicos municipais nas funções orçamentárias de trabalho, agricultura, indústria, comércio e serviço, transporte, energia, educação, saúde, saneamento e lazer para o nível de desenvolvimento humano municipal, medido pelo Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Os resultados indicam que os gastos em educação, agricultura e transporte têm uma associação positiva com o IFDM, sugerindo que maiores investimentos nessas áreas tendem a promover um maior desenvolvimento municipal. Por outro lado, embora a área da saúde também seja estatisticamente significativa, o impacto é negativo, indicando que maiores despesas podem estar associadas a desafios na eficácia desses investimentos. 

     

    2. Desempenho Escolar e Fatores Ambientais e Organizacionais 

    Esta linha de pesquisa busca identificar os fatores organizacionais e ambientais que influenciam o desempenho dos estudantes no Enade, analisando diferenças entre instituições públicas e privadas. Utilizando a Sociologia da Educação de Bourdieu como referencial teórico, o estudo aplica modelos de regressão hierárquica (multinível) para examinar a influência do PIB per capita, do IFDM nas dimensões educacional e de saúde, bem como da infraestrutura institucional, da organização didático-pedagógica, da qualificação docente e do regime de trabalho. Os achados ressaltam a necessidade de investimentos estratégicos para qualificar o ensino superior, promovendo não apenas acesso, mas também a formação de capital cultural e social. 

     

    3. Finanças Quantitativas 

    Nesta linha de pesquisa, investigamos os principais fatores macroeconômicos que influenciam o risco sistêmico das principais instituições financeiras brasileiras. Utilizamos a abordagem da dependência do quantil condicional para calcular o risco sistêmico ao longo do tempo e identificar variáveis macroeconômicas determinantes. Os resultados fornecem subsídios para formulação de políticas econômicas voltadas à mitigação de riscos no setor financeiro. 

     

    Além disso, analisamos a propagação da volatilidade entre os países da América do Sul e os impactos dos eventos extremos sobre o risco-país, com base no Emerging Markets Bonds Index (EMBI). A pesquisa adota a metodologia de Diebold e Yilmaz (2009, 2012, 2014, 2015), incorporando o conceito de cópulas para uma melhor modelagem da dependência entre as economias. Também utilizamos diversas técnicas estatísticas para avaliar os impactos desses eventos sobre as economias emergentes. 

     

    Com essa abordagem quantitativa e aplicada, o QUANTAC reafirma seu compromisso com o avanço do conhecimento e a geração de soluções inovadoras para desafios contemporâneos. 

Índice

Apresentação
  • Apresentação
  • Missão
  • Objetivos
  • Público-alvo
  • Financiamentos Recebidos
  • Revista (Journal) G&P
  • Blog do PPGA
  • Contato
  • Endereço
  • Redes sociais
  • E-book
Sobre o Programa
  • Área de concentração
  • Linhas de Pesquisa
  • Estrutura Curricular
  • Coordenação
  • Secretaria Acadêmica
  • Corpo Docente
  • Dissertações
  • Regimento e Regulamento
Núcleos de Pesquisa
  • Núcleos de Pesquisa
Processo seletivo
  • Confira o nosso processo seletivo de acordo com a classificação
Edital de Bolsas para Docentes Ânima
  • Edital 01/2026
Alumni
  • Discentes
  • Egressos
Notícias e Eventos
  • Notícias e Eventos
Publicações
  • Conheça as nossas publicações
Projetos
  • Conheça os nossos projetos
Área do Estudante
  • Área do Estudante
Área do Professor
  • Área do Professor
Processo seletivo

Veja as etapas para ingresso no mestrado em Administração

O processo de seleção inclui o envio do projeto conforme a linha de pesquisa.

  • Processo Seletivo Docente 007/2026.2

    • Acesse aqui o Resultado Processo Seletivo Docente

    • Acesse aqui o edital

     

    Processo Seletivo Docente 006/2026.2

    • Acesse aqui o Resultado Processo Seletivo Docente

    • Acesse aqui o edital

     

    Processo Seletivo Docente 005/2026.2

    • Acesse aqui o Resultado Processo Seletivo Docente

    • Acesse aqui o edital

     

    Processo Seletivo Docente 004/2026

    • Acesse aqui o edital

     

    Processo Seletivo Docente 001/2026

    • Acesse aqui a Errata 

    • Acesse aqui o edital

    • Acesse aqui Resultado para Admissão Docente

     

    Processo Seletivo Docente 002/2026

    • Acesse aqui o Resultado para Admissão Docente

    • Acesse aqui o edital

     

    Processo Seletivo Docente 003/2026

    • Acesse aqui o edital

     

    Errata para Editais de Processos Seletivos Docentes

    • Acesse aqui o edital

     

    Processo Seletivo para Admissão Docente

    • Acesse aqui o edital

     

    Edital Projeto Cadeias Globais de Valor

    • Acesse aqui o edital

  • 2º semestre de 2026

    • Confira aqui o Resultado do Processo Seletivo PPGA

    • Confira aqui o Edital de Seleção PPGA

     

    Projeto de Pesquisa

    • Confira aqui o Projeto de Pesquisa

     

    1º semestre de 2026

    • Confira aqui a Errata 

    • Confira aqui o Edital de Seleção PPGA

    • Resultado do Processo Seletivo Aluno Regular

     

    2º semestre de 2025
    • Confira aqui o Edital de Seleção PPGA

     

    1º semestre de 2025
    • Confira aqui o Resultado do Processo Seletivo Aluno Regular

    • Confira aqui o Edital de Seleção PPGA

     

    2º semestre de 2024

    • Confira aqui o Resultado do Processo Seletivo Aluno Regular

     

  • Os interessados em cursar até duas disciplinas, poderão ingressar como aluno Especial sem passar por processo seletivo. As disciplinas cursadas nesta modalidade poderão ser convalidadas, mediante análise e aprovação da coordenação do curso, e o valor pago poderá ser abatido nas mensalidades conforme regra vigente no semestre, caso o aluno especial ingresse posteriormente, via processo seletivo no curso de mestrado. 

     

    2º semestre de 2026 Alunos Especiais

    • Acesse aqui o edital

     

    1º semestre de 2026 Alunos Especiais

    • Acesse aqui o edital

     

    2º semestre de 2025 Alunos Especiais

    • Acesse aqui o edital

  • Conforme o Ofício CAPES Nº. 011/2002, que autorizou a UNIFACS a conceder Bolsas Capes - PROSUP (Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares) e a Portaria nº 155, de 10 de agosto de 2022, que institui o quantitativo de bolsas adicionais concedidas aos cursos de Stricto sensu, o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) concede um número de bolsas CAPES a cada processo seletivo. Entretanto, a implementação destas bolsas está condicionada à liberação das respectivas cotas no Portal SCBA pela CAPES conforme disposto na regulamentação citada. 

    O Ofício FAPESB nº 14, de 15 de janeiro de 2025, também estabelece as cotas institucionais da  UNIFACS para a concessão de bolsas de Mestrado. A Resolução nº 02, de 4 de fevereiro de 2020, do Conselho Curador da mesma entidade, estabelece as normas específicas para a referida concessão. O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) concede assim bolsas de Mestrado FAPESB para os candidatos aprovados em processo seletivo, mediante libração das respectivas cotas. 

    Após o término do processo seletivo do mestrado, que ocorre semestralmente, abre-se edital para seleção de bolsas conforme liberação por outros mestrandos que finalizaram o curso. 

     

    Processo Seletivo de Bolsas FAPESB 2026.2

    • Acesse aqui o edital - Resultado da Concessão da Bolsa

    • Acesse aqui o edital

     

    Processo Seletivo de Bolsas FAPESB 2026

    • Acesse aqui o edital - Resultado da Concessão da Bolsa

    • Acesse aqui o edital

     

    Processo Seletivo de Bolsas CAPES 2026

    • Acesse aqui o edital - Resultado da Concessão da Bolsa

    • Acesse aqui o edital

     

    Processo Seletivo de Bolsas CAPES 2025

    • Confira aqui o Resultado

    • Acesse aqui o edital

     

    Processo Seletivo de Bolsas FAPESB 2025

    • Confira aqui o Resultado

    • Acesse aqui o edital

     

    2º semestre de 2024
    • Confira aqui o Resultado bolsa CNPq

    • Confira aqui o Edital de bolsa CNPq 24.2

    • Confira aqui o Edital de Seleção PPGA

  • Aluno Especial 2025.1 

    • Confira aqui o edital

Índice

Apresentação
  • Apresentação
  • Missão
  • Objetivos
  • Público-alvo
  • Financiamentos Recebidos
  • Revista (Journal) G&P
  • Blog do PPGA
  • Contato
  • Endereço
  • Redes sociais
  • E-book
Sobre o Programa
  • Área de concentração
  • Linhas de Pesquisa
  • Estrutura Curricular
  • Coordenação
  • Secretaria Acadêmica
  • Corpo Docente
  • Dissertações
  • Regimento e Regulamento
Núcleos de Pesquisa
  • Núcleos de Pesquisa
Processo seletivo
  • Confira o nosso processo seletivo de acordo com a classificação
Edital de Bolsas para Docentes Ânima
  • Edital 01/2026
Alumni
  • Discentes
  • Egressos
Notícias e Eventos
  • Notícias e Eventos
Publicações
  • Conheça as nossas publicações
Projetos
  • Conheça os nossos projetos
Área do Estudante
  • Área do Estudante
Área do Professor
  • Área do Professor

Edital 01/2026

• Clique aqui para consultar o Resultado 

• Clique aqui para consultar o Termo Aditivo

• Clique aqui para consultar o Edital

Índice

Apresentação
  • Apresentação
  • Missão
  • Objetivos
  • Público-alvo
  • Financiamentos Recebidos
  • Revista (Journal) G&P
  • Blog do PPGA
  • Contato
  • Endereço
  • Redes sociais
  • E-book
Sobre o Programa
  • Área de concentração
  • Linhas de Pesquisa
  • Estrutura Curricular
  • Coordenação
  • Secretaria Acadêmica
  • Corpo Docente
  • Dissertações
  • Regimento e Regulamento
Núcleos de Pesquisa
  • Núcleos de Pesquisa
Processo seletivo
  • Confira o nosso processo seletivo de acordo com a classificação
Edital de Bolsas para Docentes Ânima
  • Edital 01/2026
Alumni
  • Discentes
  • Egressos
Notícias e Eventos
  • Notícias e Eventos
Publicações
  • Conheça as nossas publicações
Projetos
  • Conheça os nossos projetos
Área do Estudante
  • Área do Estudante
Área do Professor
  • Área do Professor

Discentes

Em breve.

Alumni

Alumni

  • Em breve.

  • DAISY LIMA DE SOUZA SANTOS (2018)
    "Minha motivação para cursar este mestrado foi por ser uma Instituição reconhecida no mercado e no meio acadêmico, pela qualificação dos professores, estrutura, qualidade de ensino e oportunidade de participar em projetos de pesquisa, extensão e intercâmbios. Esperava dar uma guinada na minha carreira e este mestrado superou minhas expectativas. Foi um divisor de águas na minha vida profissional. Após o mestrado minha carreira profissional mudou completamente. Me tornei docente e pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia.
    Antes do mestrado atuava no setor financeiro e no setor de Administração de Contratos. Após o mestrado, me tornei docente do curso de Graduação em Administração, Serviço Social e cursos tecnológicos, além de dar aulas na Especialização. Me tornei pesquisadora e participei de vários congressos da área das Ciências Sociais Aplicadas. O mestrado contribuiu 100% para que eu assumisse posições de liderança e favoreceu minha ascensão profissional. Atualmente, além de exercer a docência na graduação e pós-graduação, estou Conselheira Suplente do Conselho Regional de Administração da Bahia e, também, estou Coordenadora do Núcleo de Estudos em Governança Pública do CRA-BA. Implantei e fui Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em uma Universidade particular, na qual era professora e nessa fase também exerci uma posição de liderança. Após o mestrado fiz uma especialização em Tecnologia e Educação Aberta e Digital e tenho cursado disciplinas como aluna especial do doutorado. Pretendo ainda em 2021 fazer a seleção para o doutorado. A rede que criei, as publicações com colegas de turma, com os professores e a rica experiência que tive como auxiliar do editor na Revista científica Gestão & Planejamento enquanto bolsista CAPES, são alguns pontos que considero extremamente relevantes na minha passagem pelo mestrado."

  • FLÁVIA GUIMARÃES MENEZES SILVA (2017) 

    "Aperfeiçoar-me nas áreas que atuo profissionalmente sempre foi minha busca prioritária desde quando iniciei o mestrado. Sou enfermeira de formação, minha primeira experiência profissional foi como enfermeira assistencialista em hospital, em Unidade de Terapia Intensiva. Busquei aprender mais sobre essa área administrativa e, para tal realizei um MBA com ênfase em gestão hospitalar. Ingressei na área de Educação em Saúde e comecei a trabalhar em uma IES na formação de profissionais de saúde. Entre dar aulas e gerir os laboratórios de saúde, fui buscando me desenvolver, inicialmente, na parte pedagógica e no uso de metodologias ativas, em especial, no estudo da Simulação como metodologia para o aprendizado ativo dos estudantes. Mantendo minha busca prioritária citada nessa narrativa, o próximo passo que me requeri foi realizar um Mestrado, e na área de Administração dada à parte de gestão que eu exercia no trabalho, na Unifacs. Daí, o local de escolha para a realização dessa pós-graduação. Conhecia o curso, os professores e a qualidade de ambos. Teria oportunidade não somente de buscar um aperfeiçoamento, mas de ter isso em um local que eu já tinha as melhores referências. Antes de ingressar no mestrado atuava na área de gestão de laboratórios de saúde em uma instituição de ensino superior. Quase seis meses após eu finalizar o Mestrado, assumi a gerência da escola de Ciências da Saúde dessa mesma instituição. Após o mestrado, como assumi, pouco tempo depois, uma nova posição na instituição em que eu trabalhava, de gestão da escola de saúde, me dediquei a realizar cursos de gestão, disponibilizados em plataforma online, pela própria instituição, de modo a me aperfeiçoar nos processos de gestão da empresa, tanto no nível da educação quanto no nível do negócio. Agora, o doutorado é o meu próximo plano de estudo, que espero iniciar em breve, e dar continuidade ao aprofundamento dos estudos que desenvolvi no mestrado. O programa possui um rol de disciplina obrigatórias e optativas que possibilita que o aluno amplie sua visão, não pelo acesso a informações em si, pois essa não é uma barreira nos tempos atuais, mas principalmente pela possibilidade de correlação entre as disciplinas e conteúdos bem como desenvolvimento ou aperfeiçoamento da criticidade facilitada pelos Professores do Programa."

  • LUCIANA COSTA FREITAS DIAS (2016) 

    "Minha motivação para cursar este mestrado foi por ele me possibilitar continuar estudando e, também, poder ingressar na docência, tendo em vista vocação pessoal e ainda flexibilidade de horário de trabalho, podendo conciliar vida profissional e particular. Também fui motivada por ter ingressado em um grupo de pesquisa ainda na graduação, o que viabilizou o ingresso no Mestrado. O título também tem sido fundamental para o acesso as vagas de ensino e docência na área de administração, bem como para atuar em empresas na área de consultoria e desenvolvimento de pessoas. Desenvolvi consideravelmente o meu raciocínio crítico reflexivo e argumentativo, pois tive acesso a muitas teorias e ideias antes não acessadas; conheci de forma mais aprofundada o contexto de pesquisa científica, o qual me identifiquei muito. O mestrado foi um dos fatores que contribuiu para o meu retorno ao mercado de trabalho e viabilizou a consolidação da minha profissão como acadêmica. Atualmente atuo na área da docência no ensino superior e, em alguns momentos, na área de treinamento e desenvolvimento de pessoas."

  • LUCIANA BORGES LOUREIRO BUCK (2013) 

    "A principal motivação que me levou a cursar este mestrado se deu porque eu havia começado a carreira docente há pouco tempo e a titulação era importante em função da regulação do MEC. Meu objetivo era ser desejável por instituições de ensino superior. Neste sentido o mestrado atendeu 100% das minhas expectativas, pois ter o título de mestre aliado com ser uma profissional que vai além pela empresa e tem uma ótima entrega, garantiu minha constante atuação como docente, engajada em projetos especiais da IES. Antes do mestrado eu era empreendedora no ramo de eventos e atuava como professora por prazer e complementação de renda. O envolvimento com a academia e a entrega efetiva de bons serviços me tornou docente em tempo integral, que segui dividindo com a gestão das minhas empresas que passou a ter gerentes contratados. Durante a crise que afetou o segmento de eventos, esta inversão foi estratégica e importante para mim e a realização do mestrado aumentou minha empregabilidade no mercado acadêmico. Atualmente atuo como docente e coordenadora de curso na UNIFACS. Sem dúvida a titulação de mestrado foi fundamental para a minha empregabilidade na área acadêmica. Tenho assumido posições de liderança, o mestrado me tornou empregável no setor educacional como professora. Após a realização do mestrado não dei sequência aos estudos em doutorado. Faço cursos em áreas de interesse pontual, sem a preocupação com a titulação, mas sim com o conhecimento. Como pontos positivos aponto a relação com desenvolvimento do pensamento em pesquisa acadêmica, maior familiaridade com a linguagem acadêmica e empregabilidade pela titulação bem pontuada pela CAPES. Durante o curso mudei de orientador, fato que foi fundamental para a sinergia do trabalho que demanda sacrifício pessoal quando se faz concomitante com todas as outras atribuições da vida – família, trabalho, renda."

  • MARCELO ANDRADE FERREIRA (2011) 

    "Minha motivação para ingressar neste mestrado se deu além do nome de peso da instituição. As aulas noturnas me permitiram conciliar trabalho e estudo. Esperava encontrar oportunidades de inserção acadêmica e de mercado a partir do mestrado, o que, em grande parte, se confirmou. Na carreira corporativa, como mestrados e doutorados contam pontos extras, cheguei a assumir a função de gerente de agência durante 7 anos nas cidades de Senhor do Bonfim e Candeias e, apesar de não estar mais na função atualmente, frequentemente sou entrevistado para cargos executivos, como o de Superintendente, muito em função do diferencial de pontuação que um mestrado traz e poucos colaboradores do Banco do Nordeste possuem. Houve uma melhoria da minha empregabilidade dentro do Banco do Nordeste e na área acadêmica, principalmente publicando livros. Como pontos positivos do programa cito as oportunidades acadêmicas e corporativas que surgiram, o aprendizado do vasto conteúdo que compunha o curso na época e um networking muito qualificado, sendo que ainda mantenho contato e desenvolvo trabalhos com colegas daquela época e com o meu orientador."

     

    ANTONIO OLIVEIRA DE CARVALHO (2011) 

    "Minha maior motivação para cursar este mestrado foi me habilitar para atuação como docente de ensino superior, pesquisador e me aperfeiçoar como profissional para o mercado e para a sociedade a partir de maior base teórica e conhecimentos estruturados. Ao ingressar no curso esperava obter maior capacidade de inserção profissional como docente, aquisição de capacidade de pesquisa científica e ampliação do meu potencial de inserção profissional como gestor/consultor de negócios e, consequentemente, ampliação da geração de renda. Antes do mestrado atuava como docente de graduação, como gestor de uma organização social e, pontualmente, como consultor de organizações sociais e microempresas. A realização do mestrado melhorou minha atuação profissional, que foi ampliada nas duas áreas (docência e consultoria) ambas foram ampliadas em volume, frequência e tamanho/porte das organizações. Além disso, me permitiu assumir posições de liderança. A base teórica, informacional e a ampliação da minha capacidade de análise e interpretação do ambiente organizacional me conferiram maior capacidade de atuação e maior reconhecimento nos trabalhos desenvolvidos junto às organizações que trabalho ou presto serviços. Após a realização do mestrado realizei duas especializações, realizei estudos fora do Brasil e estou em fase de conclusão de doutorado em ciências econômicas. O programa contribui fortemente com a qualificação e o crescimento de seus egressos, pois, apresenta uma proposta e uma estrutura bem elaborada, com excelente funcionamento e com qualidade de ensino e construção dos conhecimentos elevados."

Índice

Apresentação
  • Apresentação
  • Missão
  • Objetivos
  • Público-alvo
  • Financiamentos Recebidos
  • Revista (Journal) G&P
  • Blog do PPGA
  • Contato
  • Endereço
  • Redes sociais
  • E-book
Sobre o Programa
  • Área de concentração
  • Linhas de Pesquisa
  • Estrutura Curricular
  • Coordenação
  • Secretaria Acadêmica
  • Corpo Docente
  • Dissertações
  • Regimento e Regulamento
Núcleos de Pesquisa
  • Núcleos de Pesquisa
Processo seletivo
  • Confira o nosso processo seletivo de acordo com a classificação
Edital de Bolsas para Docentes Ânima
  • Edital 01/2026
Alumni
  • Discentes
  • Egressos
Notícias e Eventos
  • Notícias e Eventos
Publicações
  • Conheça as nossas publicações
Projetos
  • Conheça os nossos projetos
Área do Estudante
  • Área do Estudante
Área do Professor
  • Área do Professor
Notícias e Eventos

Saiba tudo sobre as notícias e eventos que acontecem na UNIFACS

Os eventos têm como objetivo de reunir pesquisadores e profissionais para discutir os principais assuntos pertinentes à administração.

  • Inscrições para o XIII Seminário de Pesquisa em Administração UNIFACS: https://www.even3.com.br/xiii-sempad-603209/ 

     

    O Seminário de Pesquisa em Administração (SEMPAD) da Universidade Salvador (UNIFACS), é um evento organizado pelos docentes e discentes do programa, com inscrições gratuitas, recebendo também, desde a edição de 2022, trabalhos de pesquisadores externos.  

     

    As divulgações do SemPAd são realizadas por meio de sua página no Instagram https://www.instagram.com/sempad.UNIFACS?igsh=YWRnYWt1M2syNzVp 

     

    O evento tem ocorrido de forma híbrida, possibilitando a participação de pesquisadores de diversas localidades. 

     

    O SemPAd acontece desde 2013, quando foi criado para ser um espaço de compartilhamento, entre os docentes do PPGA e mestrandos, dos trabalhos publicados em periódicos e congressos ao longo do ano. Em 2022, o evento evoluiu, passando a aceitar também submissão de trabalhos externos, apresentados nas sessões temáticas do evento. Ademais, o SEMPAD passou também a contar com palestras de renomados especialistas, práticos e acadêmicos, relacionados ao tema do evento. 

     

    XIII SemPAd (2025) - temática: Contribuições à ciência e ao desenvolvimento do Estado da Bahia 

    Data: 18/11/2025 – 19/11/2025

    Presencial: Campus Tancredo Neves - Salvador - Bahia - Brasil - com transmissão online

    Inscrição no link www.even3.com.br/xiii-sempad-603209

     

    O XII SemPAd (2024) teve como temática: A crise climática no Brasil: desafios gerenciais e estratégicos. 

     

    O XI SemPAd (2023) teve como temática: Desafios para a promoção do desenvolvimento sustentável: contribuições da Administração para a Agenda 2030. 

     

    O X SemPAd (2022) teve como temática: Organizações, mercado e diversidade: a Administração e a multidisciplinaridade me seus diversos níveis. 

     

    O IX SemPAd (2021) teve como temática: Gestão e Sociedade: pesquisas que transcendem incertezas. 

  • Os Seminários Anuais, iniciados em 2013, são apresentações sobre áreas específicas do PPGA, contando com apresentação do professor responsável no mestrado pela área escolhida naquele ano, assim como, apresentações de trabalhos de pesquisa realizados por  egressos que foram seus orientandos.  

     

    É um momento importante para o PPGA divulgar suas pesquisas, as dissertações concluídas sobre determinado tema e, também, uma modalidade de socialização dos conhecimentos com a comunidade e de escuta sobre curiosidades e sugestões para o Programa. 

     

    Desde 2021, como parte dos esforços básicos para internacionalização do programa, O Seminário tem contado também com a palestra de algum especialista da área vinculado a universidade estrangeira. Desta forma, é possível para os participantes estabeleceram pontos de convergência e divergência entre as pesquisas realizadas em nosso programa e as pesquisas realizadas no exterior naquela área. 

     

    O IX Seminário Anual do PPGA (2021) teve o debate voltado para a área de marketing, com apresentação dos resultados das pesquisas de dois mestres do Programa, e a conferência de um palestrante internacional sobre dados e analytics. O evento foi aberto ao público, com foco em disseminar as pesquisas para alunos de graduação e público externo. 

     

    O X Seminário Anual do PPGA (2022) voltou a ser presencial e foi aberto aos estudantes de graduação e público em geral objetivando a socialização do que faz o PPGA e do conhecimento lá construído. Teve como tema “Sociologia da Educação e Organizações Alternativas: ampliando as fronteiras dos Estudos Organizacionais”, através de quatro apresentações, realizadas por palestrante internacional, docente da área de Estudos Organizacionais no PPGA e mestres egressos do Programa. 

     

    O XI Seminário Anual do PPGA (2023) teve com temática: Energia e Estratégia: reflexões sobre as mudanças e desafios enfrentados pelo setor energético. Dois egressos apresentaram suas pesquisas desenvolvidas no PPGA na área de planejamento estratégico. O Prof. Dr. Emanuel Rebouças conduziu o tema "O que vem pela frente? Reflexões, desafios e estratégias da Indústria do Petróleo no cenário de transição energética."   

     

    O XII Seminário Anual do PPGA (2024) teve como tema Valorização cultural: Estratégias de comunicação na era contemporânea. Constituiu-se de três apresentações de egressos sobre pesquisas desenvolvidas no PPGA na área de comunicação. 

  • Para saber notícias do Programa de Pós-Graduação em Administração, acesse o nosso Instagram: @ppga.unifacs

Índice

Apresentação
  • Apresentação
  • Missão
  • Objetivos
  • Público-alvo
  • Financiamentos Recebidos
  • Revista (Journal) G&P
  • Blog do PPGA
  • Contato
  • Endereço
  • Redes sociais
  • E-book
Sobre o Programa
  • Área de concentração
  • Linhas de Pesquisa
  • Estrutura Curricular
  • Coordenação
  • Secretaria Acadêmica
  • Corpo Docente
  • Dissertações
  • Regimento e Regulamento
Núcleos de Pesquisa
  • Núcleos de Pesquisa
Processo seletivo
  • Confira o nosso processo seletivo de acordo com a classificação
Edital de Bolsas para Docentes Ânima
  • Edital 01/2026
Alumni
  • Discentes
  • Egressos
Notícias e Eventos
  • Notícias e Eventos
Publicações
  • Conheça as nossas publicações
Projetos
  • Conheça os nossos projetos
Área do Estudante
  • Área do Estudante
Área do Professor
  • Área do Professor
Publicações

Publicações

Conheça as publicações que aconteceram referente ao Mestrado de Administração na UNIFACS.

  • Em breve.

  • Todos os exemplares são de autoria do corpo docente e discente do Programa

     

    AUGUSTO DE OLIVEIRA MONTEIRO

    Desafios e Tendências da Gestão Fiscal dos Estados Brasileiros

Índice

Apresentação
  • Apresentação
  • Missão
  • Objetivos
  • Público-alvo
  • Financiamentos Recebidos
  • Revista (Journal) G&P
  • Blog do PPGA
  • Contato
  • Endereço
  • Redes sociais
  • E-book
Sobre o Programa
  • Área de concentração
  • Linhas de Pesquisa
  • Estrutura Curricular
  • Coordenação
  • Secretaria Acadêmica
  • Corpo Docente
  • Dissertações
  • Regimento e Regulamento
Núcleos de Pesquisa
  • Núcleos de Pesquisa
Processo seletivo
  • Confira o nosso processo seletivo de acordo com a classificação
Edital de Bolsas para Docentes Ânima
  • Edital 01/2026
Alumni
  • Discentes
  • Egressos
Notícias e Eventos
  • Notícias e Eventos
Publicações
  • Conheça as nossas publicações
Projetos
  • Conheça os nossos projetos
Área do Estudante
  • Área do Estudante
Área do Professor
  • Área do Professor
Projetos

Projetos, Parcerias, Ações de Impacto e Visibilidade

Conheça os projetos que impactam a sociedade com o apoio e contribuição de discentes e docentes da UNIFACS.

  • Em breve.

  • Em breve.

  • Em breve.

  • O Prof. Dr. Henrique Oliveira alcança ampla visibilidade midiática por meio da atuação junto ao Consórcio Cabruca, destacando o protagonismo do PPGA-UNIFACS e da AIEX nessa iniciativa de alcance internacional. Consulte: 

     

    https://atarde.com.br/fenagro/coordenador-de-agencia-de-exportacao-enaltece-a-fenagro-muito-importante-1298725  

     

    https://correiobaiano.com.br/2024/12/08/fenagro-e-elogiada-por-coordenador-da-aiex-como-uma-plataforma-vital-para-exportacao/  

     

    https://bpmoney.com.br/economia/alem-da-pascoa-alta-do-cacau-ainda-vai-pesar-mais-no-bolso/ https://www.correio24horas.com.br/minha-bahia/artigo-de-luxo-entenda-o-que-esta-por-tras-da-alta-do-preco-do-cacau-0324  

     

    A Profa. Dra. Marluce Lodi foi convidada pela TV Bahia (retransmissora local da Rede Globo) para falar sobre sua atuação enquanto docente, e a importância da atividade física para os educadores, em matéria especial do Dia do Professor para o Globo Esporte: https://globoplay.globo.com/v/13015307/  

     

    A Profa. Dra. Maria Elisa Huber Pessina teve matéria publicada no site do Governo do Estado do Piauí em razão da participação na mesa redonda “Cooperação Internacional para o Desenvolvimento na perspectiva lusófona: Cooperação Norte-Sul e Cooperação Sul-Sul no contexto pós 2015”: https://www.pi.gov.br/secretarios-da-fazenda-e-planejamento-participam-de-conferencia-em-lisboa-sobre-administracao-publica/  

     

    Destacam-se, ainda, matérias publicadas em razão da autoria da Profa. Dra. Maria Elisa H. Pessina em capítulo publicado no livro intitulado “Política Externa Brasileira e Combate à Fome: Lições do passado, perspectivas para o futuro”. Consulte: 

     

    https://ifz.org.br/politica-externa-brasileira-e-combate-a-fome-licoes-do-passado-perspectivas-para-o-futuro/  

     

    https://publications.cirad.fr/une_notice.php?dk=608859 

Índice

Apresentação
  • Apresentação
  • Missão
  • Objetivos
  • Público-alvo
  • Financiamentos Recebidos
  • Revista (Journal) G&P
  • Blog do PPGA
  • Contato
  • Endereço
  • Redes sociais
  • E-book
Sobre o Programa
  • Área de concentração
  • Linhas de Pesquisa
  • Estrutura Curricular
  • Coordenação
  • Secretaria Acadêmica
  • Corpo Docente
  • Dissertações
  • Regimento e Regulamento
Núcleos de Pesquisa
  • Núcleos de Pesquisa
Processo seletivo
  • Confira o nosso processo seletivo de acordo com a classificação
Edital de Bolsas para Docentes Ânima
  • Edital 01/2026
Alumni
  • Discentes
  • Egressos
Notícias e Eventos
  • Notícias e Eventos
Publicações
  • Conheça as nossas publicações
Projetos
  • Conheça os nossos projetos
Área do Estudante
  • Área do Estudante
Área do Professor
  • Área do Professor

Área do Estudante

Índice

Apresentação
  • Apresentação
  • Missão
  • Objetivos
  • Público-alvo
  • Financiamentos Recebidos
  • Revista (Journal) G&P
  • Blog do PPGA
  • Contato
  • Endereço
  • Redes sociais
  • E-book
Sobre o Programa
  • Área de concentração
  • Linhas de Pesquisa
  • Estrutura Curricular
  • Coordenação
  • Secretaria Acadêmica
  • Corpo Docente
  • Dissertações
  • Regimento e Regulamento
Núcleos de Pesquisa
  • Núcleos de Pesquisa
Processo seletivo
  • Confira o nosso processo seletivo de acordo com a classificação
Edital de Bolsas para Docentes Ânima
  • Edital 01/2026
Alumni
  • Discentes
  • Egressos
Notícias e Eventos
  • Notícias e Eventos
Publicações
  • Conheça as nossas publicações
Projetos
  • Conheça os nossos projetos
Área do Estudante
  • Área do Estudante
Área do Professor
  • Área do Professor

Área do Professor