UNIFACS promove Curso de Português e Cultura Brasileira para imigrantes e refugiados

Curso segue em formato online e já atingiu mais de 300 pessoas

Já pensou estar em um lugar onde você não consegue se comunicar para pedir um copo de água? Muitas vezes, isso é o que acontece com migrantes e refugiados, obrigados a deixar seu território e língua materna para recomeçar a vida em outro país.

Para tornar esse recomeço mais fácil, o Centro de Serviços ao Migrante da UNIFACS realiza o curso de Português e Cultura Brasileira para imigrantes e refugiados(as). As inscrições para o semestre 2021.2 vão até o dia 18 de agosto e podem ser feitas pelo link: encurtador.com.br/xCL02

De acordo com a Profa. Rafaela Ludolf, Coordenadora da Graduação em Relações Internacionais da UNIFACS, o curso é ministrado desde 2017, já tendo atingido mais de 300 pessoas. “Este não é um curso de gramática nos ‘moldes da escola’. Ele mistura os elementos da Língua Portuguesa com aspectos do cotidiano e cultura brasileira. Chamamos de ‘empoderamento da fala’, ou seja, ele vai permitir a esse estrangeiro uma comunicação cotidiana: como pegar um ônibus, saber as direções, os meios de transporte, cumprimentos”, explica.

“Desde que ficamos online, o curso quadruplicou de tamanho. Antes, funcionávamos presencialmente, dentro da UNIFACS, com turmas pequenas entre 20 e 30 alunos por semestre. No ambiente online, temos ministrado essas aulas para pessoas no mundo inteiro. Já temos 20 pessoas da Venezuela inscritas. Já demos aula para pessoas que estão no Egito, na Síria e em outros locais do Brasil. Semestre passado tivemos 13 turmas montadas e aproximadamente 200 migrantes concluíram o curso”. Conta a Profa. Rafaela.