Ranking Universitário aponta UNIFACS com o 5º melhor curso de Medicina da Bahia e 18º do Brasil 
 

Matéria

Ranking Universitário aponta UNIFACS com o 5º melhor curso de Medicina da Bahia e 18º do Brasil 

21 / Novembro / 2023

Foram usados cinco critérios de avaliação: Pesquisa, Ensino, Mercado, Internacionalização e Inovação

O curso de Medicina da Universidade Salvador (UNIFACS), parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país,  está em 18° lugar comparando com as escolas privadas de Medicina do Brasil. Na Bahia, entre as instituições públicas e privadas, é o 5° curso melhor avaliado, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023, elaborado pelo jornal Folha de São Paulo. O RUF é uma avaliação anual de todas as universidades ativas do país e usa cinco critérios de avaliação: Pesquisa, Ensino, Mercado, Internacionalização e Inovação. 

De acordo com professor Paulo Jesuíno, diretor Regional da Inspirali, vertical de ensino de Medicina do Ecossistema Ânima, da qual a UNIFACS faz parte, os dados reafirmam o compromisso da universidade com a excelência no ensino médico, na Bahia.  “A UNIFACS, além de ter um time de professores renomados no mercado de saúde e de excelência na docência, tem uma infraestrutura diferenciada, projeto pedagógico inovador, disruptivo e vivo, que passa por reestruturações frequentes, embasadas sempre no que há de mais comprovado cientificamente na literatura da educação médica mundial”, avalia Paulo Jesuíno, ao destacar que entre os itens de peso na avaliação está a vida acadêmica ativa, sobretudo no que diz respeito à pesquisa. 

Para a diretora da UNIFACS, Annita Souza, além do projeto pedagógico inovador e do uso intensivo de metodologias ativas, entre os diferenciais do curso também estão o estímulo à participação dos estudantes em atividades práticas, projetos e pesquisas; disponibilidade de recursos adequados para o ensino da Medicina, como laboratórios bem equipados, bibliotecas atualizadas e espaços de aprendizagem práticos, a exemplo da Clínica Integrada de Saúde (CIS); a integração dos estudantes com a comunidade em ações que possibilitam o contato direto com pacientes e a vivência de situações reais de atendimento médico; além de investimento em inovação e atualização do conhecimento na área médica, por exemplo.

Sobre o curso 

O curso de Medicina da UNIFACS é o único da Bahia com conceito máximo pelo MEC. Oferece infraestrutura e laboratórios modernos, os alunos contam com professores renomados e atuantes no mercado, com ampla experiência, e podem vivenciar a prática profissional desde os primeiros semestres, em atividades como visitas técnicas e simulações, além de parcerias que garantem uma forte atuação no atendimento à comunidade.  

Além de possuir o único curso de Medicina da Bahia com nota máxima pelo MEC, a Universidade Salvador também oferece um Centro Integrado de Saúde moderno, que possibilita a prática profissional ainda na universidade, e presta atendimento de qualidade à população, participando de diversas ações comunitárias, como Campanha de Combate ao Racismo; Projeto de Dignidade Menstrual; Ação de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes; Programa de Cuidado com a Saúde Mental; Programa de Combate à Violência contra a Mulher; Programa Academia vai ao Cárcere; Oficina Formativa “Marias da Construção”; Programa Sábado de Saúde do Homem; participação no Programa “Mulheres de Favela” e Ação de Educação em Saúde para População em Situação de Rua, por exemplo.