Em Produção: “A Cidade pelo avesso” Explora a vida nas Favelas de Salvador
 

Matéria

Em Produção: “A Cidade pelo avesso” Explora a vida nas Favelas de Salvador

14 / Março / 2024

O segundo documentário em destaque do GEPPEC, ainda em produção, é “A Cidade pelo Avesso: Territorialidade e Resistência nas Favelas de Salvador”. Este projeto inovador recebeu a classificação para financiamento pela Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e se propõe a mergulhar nas realidades das favelas de Salvador.

Com o intuito de dar voz às narrativas freqüentemente ignoradas, o documentário focará nas experiências e na resistência dos moradores das periferias urbanas. “A Cidade pelo Avesso” busca revelar as “cidades invisíveis” dentro de Salvador, aquelas excluídas do olhar público, mas que compõem a maior parte do território da cidade. O filme promete ser uma janela para as complexidades, beleza e lutas diárias dessas comunidades, desafiando percepções e convidando à reflexão sobre inclusão, territorialidade e resiliência.

Ambos os projetos do GEPPEC, sob a liderança do Prof. Menezes, destacam o compromisso do grupo com a exploração e documentação de temas sociais urgentes através da lente acadêmica e cinematográfica. Enquanto “Rumores do Cárcere” já está disponível para o público, “A Cidade pelo Avesso” é um dos trabalhos mais antecipados, prometendo contribuições significativas para o entendimento e apreciação da complexidade social nas favelas de Salvador.