<strong>Lançamento do documentário “Rumores do Cárcere”: Uma Luz na Penitenciária Lemos de Brito</strong>

14 / Março / 2024

O Grupo de Pesquisa Políticas e Epistemes da Cidadania (GEPPEC), liderado pelo renomado Prof. José Menezes, realizou o lançamento de seu mais recente documentário, “Rumores do Cárcere”. Este filme é o resultado de um profundo trabalho de extensão universitária realizado na Penitenciária Lemos de Brito, no ano de 2022. Através de oficinas percussivas com os detentos, o documentário captura momentos de alegria, esperança e orgulho, iluminando as sombras do sistema prisional com cores vivas de humanidade.

O projeto não apenas oferece um vislumbre dos talentos ocultos atrás das grades, mas também se destaca como uma investigação significativa sobre os direitos humanos no ambiente carcerário. Alunos de graduação, mestrado e doutorado da Universidade Salvador (Unifacs) participaram ativamente da iniciativa, que foi realizada em parceria com o Ministério Público e a Secretaria de Administração Penitenciária. O documentário já está disponível para visualização no YouTube, prometendo emocionar e provocar reflexões profundas sobre a condição humana dentro do sistema prisional.