Enfermagem

O profissional de Enfermagem se dedica a promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas. O enfermeiro atua na proteção contra doenças e na recuperação da saúde, bem como na prevenção. Sua atuação é indispensável em todos os setores de um hospital. Ele é responsável por coletar os dados relativos ao estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas.

A educação contemporânea tem exigido esforços coletivos capazes de reunir ciência, humanidade e ética, rompendo com a oposição entre natureza e cultura. Em consonância com essa exigência, o Curso de Enfermagem da UNIFACS foi estruturado com uma matriz curricular formada por disciplinas integradas que buscam favorecer a articulação teoria/prática e trabalho/ensino, utilizando como principal estratégia metodológica a problematização, ancorada numa concepção crítico-reflexiva.

Esse modelo pedagógico considera o estudante como um sujeito ativo e participativo no processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração seu conhecimento prévio e promovendo condições para o “aprender a aprender”, o “aprender a ser” e o “aprender a fazer”. Dessa forma, busca-se uma construção processual e significtiva do conhecimento, que capacite o futuro profissional para um exercício profissional que efetivamente contribua com a transformação social.

Por isso o projeto pedagógico do curso não envolve apenas aspectos técnicos e procedimentos didáticos; ele é entendido como um instrumento social, político, ético, cultural e histórico, conduzindo o futuro profissional a mobilizar múltiplos recursos para responder às diferentes demandas das situações de trabalho, sejam em ações de prevenção, promoção ou reabilitação da saúde.

Diferenciais

O curso possibilita a inserção precoce do estudante em ambiente profissional, desenvolvendo atividades de atenção à saúde na comunidade nas quais ele desempenha funções compatíveis com o período que estiver cursando. Essas atividades começam já no 2º semestre do curso, através do Programa de Integração Saúde e Comunidade (PISCO);

Possui disciplinas integradas, evitando repetições e/ou dicotomias nos conteúdos temáticos;
A metodologia é, prioritariamente, problematizadora, visando ação critico-reflexiva e investigativa;

Ações acadêmicas pautadas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;

Estágios supervisionados em cenários reais do trabalho em enfermagem, o que favorece a vivência e a materialização do processo do cuidar entre estudantes e usuários dos serviços de saúde;

Garantia de campos de atuação na rede básica e na rede hospitalar de Salvador, através de convênios de integração docente-assistencial.

SALVADOR

FEIRA DE SANTANA

Segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), nos últimos 10 anos vem ocorrendo um processo de desconcentração espacial da atividade produtiva baiana, fato percebido na análise do Produto Interno Bruto (PIB) que revelou um ganho de participação para os municípios fora da Região Metropolitana de Salvador (BAHIA, 2009).

Em 2007 a economia baiana apresentou um crescimento de 5,3% no seu PIB, em função do bom desempenho dos setores industriais e de serviços, que juntos representam 91% da estrutura produtiva do Estado.

Esse crescimento do setor saúde ocorreu como resultante do seu dinamismo empregatício e guardou estreita relação com a descentralização da gestão financeira dos serviços, com a implantação de programas especiais vinculados à Estratégia de Saúde da Família (ESF) e também à ampliação de novas unidades de saúde no âmbito da atenção secundária e terciária.

É na esfera pública, a partir da implantação da ESF, que se observa, além de provocar mudanças substantivas no modelo de atenção à saúde, um importante incremento na oferta de postos de trabalho das profissões do setor.

Esta expansão do mercado não pode acontecer descolada da exigência por um novo perfil profissional, com assunção aos cargos de direção e gestão inseridos em novos padrões de autonomia profissional e, especialmente, preparados para assumir os postos de trabalho atrelados à ESF.

Nesta perspectiva, o Curso de Enfermagem da UNIFACS se implanta em consonância com as diretrizes curriculares dos cursos de graduação em Saúde/Enfermagem e se consolida no projeto pedagógico amparado no arcabouço teórico do SUS, insculpido no cuidado à saúde nos ciclos vitais do homem. O compromisso com a realidade de saúde nacional, regional, estadual, e especialmente, municipal e local, propulsionou a programação de inserção precoce dos estudantes nas comunidades, objetivando contribuir com mudanças no cenário da saúde apresentado.

Estudos

Mercado de Trabalho do Enfermeiro no Brasil: configuração do emprego e tendências no campo do trabalho (Rede Unida 2006/ABRES 2006/ABEn 2006/ ABRASCO 2007/Coimbra 2007/Simpósio BH 2007) VARELLA; PIERANTONI; FERNANDES; MATSUMOTO. Trata-se de um estudo que analisa o mercado de trabalho dos enfermeiros, tendo em vista as transformações que vêm ocorrendo no trabalho em geral na sociedade contemporânea e, em particular, no trabalho em saúde. Leia mais.

A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à Revista Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Nesse sentido “Trabalho, Educação e Saúde”, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas para esse campo. Leia mais

Filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros em Genebra, o COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) existe pra normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, zelando pela qualidade dos serviços prestados pelos participantes da categoria e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional. Leia mais.

Interface – Comunicação, Saúde, Educação é uma publicação  interdisciplinar trimestral, editada pela Fundação UNI e UNESP (Laboratório de Educação e Comunicação em Saúde, Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu e Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu), dirigida para as Ciências da Saúde em sua articulação com a Filosofia, as Ciências Sociais e Humanas; a Educação e Comunicação em Saúde; e a formação de profissionais de saúde (formação universitária e educação continuada). Leia mais.

Biblioteca Virtual em Saúde: banco de dados das ciências da saúde em geral (LILACS, MEDLINE, SCIELO, BDENF) vinculado a Orgãos Internacionais (OMS, OPAS, PAHO, WHOLIS) com publicações de várias nações. Leia mais.

Profa. Marlú de Rezende Rios (Salvador)   

  • Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia;
  • Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo;
  • Pós-graduanda em Nutrição Esportiva e Estética pela UNIFACS;
  • Mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal da Bahia;
  • Experiência nas áreas de Ensino Superior, Nutrição Clínica e Gerência em Unidades de Alimentação e Nutrição;
  • Atualmente é coordenadora de Grande Área na UNIFACS.

Email: [email protected]

 

Profa. Daniele de Oliveira (Feira de Santana)  

  • Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2010);
  • Pós-graduada em Gestão Hospitalar e Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2012);
  • Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Pública, Gestão pública, Docência do Ensino Superior, Imunização e Assistência ao Paciente.

Email: [email protected]

Em breve…

Inscreva-se

Duração: 4 anos (Matutino e Vespertino), 4 anos e meio (Noturno)

Turnos e Valores:

Salvador – Campus Professor Barros
Campus Prof. Barros – Prédio de Aulas 09
Av. Luiz Viana Filho 3146 – Paralela.
E-mail: [email protected]

  • (71) 3273-8557
  • (71) 3273-8536
  • (71) 3273-9546
  • (71) 3273-8554
  • (71) 3273-2744
  • (71) 3273-8444
+ Ver todos

Matutino – R$ 1.589,00
(PRESENCIAL)

Noturno – R$ 1.589,00
(PRESENCIAL)

Feira de Santana – Campus Getúlio Vargas
Av. Getúlio Vargas, 2.734, Parque Getúlio Vargas, Feira de Santana – BA. CEP 44075-525
E-mail: [email protected]
Tel: (75) 4009-9119

Matutino – R$ 1.309,00
(PRESENCIAL)

Noturno – R$ 1.309,00
(PRESENCIAL)

PROJETO PEDAGÓGICO 2020.2

Salvador
Feira de Santana

  • Graduação Tecnológica
  • Graduação Semipresencial
  • EAD
  • Pós-Graduação
  • Cursos Técnicos
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