Desenvolvimento Regional e Urbano

curso-de-letras-ead-na-unifacs

Histórico

Desde que foi criado, na segunda metade dos anos 1990, o PPDRU vem se empenhando para manter o compromisso de não desviar da direção que lhe permite alcançar a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro da UNIFACS. Como não poderia deixar de ser, o planejamento e a operacionalização de tais atividades são sempre pensados sob a ótica da compreensão dos desafios e possibilidades que as realidades baiana e regional oferecem em termos de desenvolvimento, nas diferentes concepções que se possa atribuir a essa categoria de análise.

Enfatize-se que tudo isso é feito, evidentemente, procurando-se não se descuidar de atentar para as alterações que surgem e se manifestam no contexto mais amplo de uma sociedade marcada pela influência do fenômeno da globalização, e que se fazem refletir naquelas duas escalas espaciais referidas anteriormente, alterando, por via de consequência, as relações que se estabelecem nos seus respectivos planos econômicos, sociais, culturais, políticos, religiosos, etc.

A partir de 2006, com a instalação da sua primeira turma de Doutorado e o aprofundamento dos estudos que daí decorreram, o PPDRU passou a assumir, definitivamente, um papel de destaque, em termos acadêmicos, nos planos estadual e regional, convertendo-se, por assim dizer, em um espaço de excelência para se identificar, pensar e propor questões/alternativas que viabilizem o desenvolvimento, em sentido lato, das referidas escalas espaciais. Prova maior dessa sua faceta é revelada, por exemplo, ao se constatar que têm afluído para o PPDRU alunos, seja do nível de doutorado ou mestrado, dos mais distantes rincões do interior do estado da Bahia, assim como aqueles que são estabelecidos residencial e/ou profissionalmente em outros estados da Federação.

Com efeito, temos tido, por exemplo, a oportunidade de acolher alunos dos seguintes municípios baianos: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Paulo Afonso, Juazeiro, Jequié, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Camaçari (esses dois últimos localizados na Região Metropolitana de Salvador), dentre outros. Dos outros estados da Federação, já recebemos alunos originários de Sergipe, Alagoas, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Para usar uma linguagem afeita à área do planejamento regional e urbano, nesses seus anos de labor acadêmico, o PPDRU tem expandido, sobremaneira, a sua área de influência, alcançado distâncias, desbravando territórios que, logo no começo de suas operações, pareciam pouco prováveis de serem atingidos, seja porque a questão da distância física jogava um peso deveras importante, dificultando o processo de atração de alunos cujos contextos de vida se davam em esferas muito afastadas espacialmente da sede do Programa, ou então porque àquela altura seria talvez precipitado, descabido e/ou pretencioso imaginar que os estudos, elaborados dentro das diferentes linhas de pesquisas que foram instaladas, pudessem despertar o interesse desse público oriundo de lugares tão afastados e diversificados.

Desse modo, em função de uma conjunção múltipla de fatores, motivada por elementos e circunstâncias de toda ordem, tal Programa passou a congregar, no seu corpo discente, indivíduos provenientes dos quatro cantos do território baiano, assim como de outras localidades do nordeste brasileiro.

Por certo, essa ocorrência tem ajudado, mesmo que de modo diminuto e circunscrito, a atenuar o déficit de indivíduos com melhores e mais elevadas credenciais educacionais na Bahia e no Nordeste, vis a vis aqueles que se observam em outros estados e regiões do país”.

Objetivo

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano – Mestrado e Doutorado – de natureza acadêmica, através das suas áreas de concentração e linhas de pesquisa, visa promover a formação de mestres e doutores em desenvolvimento regional e urbano com o objetivo de formar e capacitar profissionais para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão, assessoria e consultoria em instituições públicas e privadas e da sociedade civil.

Área de Concentração

Processos Urbanos e Regionais do Desenvolvimento

As transformações em curso na sociedade e na economia hoje, que se identificam com a substituição de formas modernas de produção e de consumo por modos internacionalizados de movimentos do capital e do trabalho, têm desdobramentos progressivos e cumulativos na concentração do capital, na mobilidade do trabalho, na territorialidade do sistema produtivo e na degradação ambiental.

Os aspectos econômicos, sociais, políticos, institucionais, culturais, ambientais e ideológicos desses movimentos, interagem nos planos internacionais, nacionais e regionais, tendo a urbanização como uma referência dos modos de vida, incerteza de renda, exclusão social e insegurança. Neste contexto, os estudos regionais e urbanos são revitalizados e ganham atualidade, enquanto oferecem ferramentas valiosas para análise das políticas econômicas, sociais, ambientais, culturais e do turismo. Surgem assim novas instâncias para as políticas públicas, nas escalas macro, meso e microeconômicas, onde a dimensão regional e a urbana se complementam.

Linhas de Pesquisa

1. Desenvolvimento e Políticas Regionais

Aborda o desenvolvimento e as políticas regionais através de um conjunto de matérias que ligam o ensino da teoria do desenvolvimento regional aos problemas práticos da atualidade a uma atividade de pesquisa voltada para o contexto regional atual do país. Trata da leitura crítica das teorias econômicas e sociais da dimensão regional, com análise de sua aplicação contrastando a problemática dos países e das regiões subdesenvolvidas com a dos países e regiões que sustentaram as formações dessas teorias. Abrange a territorialidade das políticas públicas em geral. Trata de políticas públicas dos serviços essenciais como saúde, educação, logística e segurança, tanto como compreende políticas específicas para a transformação de regiões baseadas em projetos agrícolas ou industriais. Contempla ainda a mecânica do turismo na região e as ligações entre a atividade do turismo, a valorização cultural, os impactos socioambientais, seu planejamento e implementação como vetor de desenvolvimento local.

2. Desenvolvimento Urbano, Políticas Urbanas e Redes de Cidades

Trata do estudo da história e teoria das cidades, do planejamento urbano e de seus serviços básicos, assim como do funcionamento e gestão dos serviços de fornecimento de água, de energia, de transporte, de saúde, de assistência social, da coleta de resíduos sólidos ou líquidos e o de segurança social. Visa o estudo de Cidades e Rede de Cidades, dos processos de transformação e crescimento urbano, suas causas e consequências. Envolve o estudo da violência urbana das diferentes formas de prevenção ou redução. Abarca também o estudo das tecnologias sociais para a redução das desigualdades socioeconômicas e culturais, além da problemática ambiental urbana e a preservação do meio ambiente.

Público Alvo

O público alvo do Programa é constituído por profissionais dos setores público e privado, lideranças políticas e de governos, gestores públicos e empresariais, membros de organizações não governamentais, professores, técnicos e pesquisadores que, no exercício de suas funções no âmbito macro e micro, lidam e/ou se interessam por questões relativas ao desenvolvimento socioeconômico, deparando-se, por via de consequência, com os desafios de compreender e intervir nas complexas realidades econômicas, sociais, políticas e ambientais.

Coordenação

Prof. Laumar Neves de Souza

Tel: 55 (71) 3271-8780

laumar.souza@unifacs.br

Secretária Acadêmica

Francisca Gilsa Costa Silva Batista

Tel: 55 (71) 3273-8528

gilsa.batista@unifacs.br

Outras informações

Edifício Civil Empresarial, Rua Doutor José Peroba, n. 251, STIEP, CEP: 41.770-235, Salvador/Ba

ppdru@unifacs.br

Doutorado

Inaugurado em 2006. Foi o primeiro curso com essa designação a funcionar em uma universidade privada no Norte/Nordeste do país. Essa foi uma conquista que trouxe implicações no sentido de cobrir uma lacuna existente na área de Planejamento Urbano e RFegional, na região Nordeste do Brasil, carente de estudos que contribuíssem para o desenvolvimento equilibrado do seu território.

Mestrado

Desde 1999, o curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano vem se convertendo em um ponto de referência para obtenção de dados e informações sobre a dinâmica de desenvolvimento regional com ênfase na Região Nordeste, buscando: 1) construir um embasamento teórico para reconstrução crítica do processo histórico do desenvolvimento regional; 2) apontar novas propostas para o desenvolvimento sócio/econômico regional; 3) promover intervenções objetivas nas organizações e nas diversas esferas governamentais; e 4) definir novas formas de viabilização econômica, fornecendo ainda o suporte tecnológico indispensável à agilização do processo de desenvolvimento regional.

Lato Sensu Acadêmico

É uma Pós-Graduação especial, com possibilidade de ser continuada, na qual o aluno inicia seus estudos no nível “Lato Sensu” e é direcionado ao nível “Stricto Sensu”. Ou seja, todo o conteúdo programático cursado orienta os alunos para o processo seletivo específico do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano.

Pesquisa

No âmbito das suas linhas de pesquisa, o Programa tem especial interesse em temáticas que envolvam:

  • Economia Regional
  • Economia Urbana
  • Macroeconomia do Desenvolvimento
  • Eco-Urbanismo Participativo e Solidário (Urbanismo Sustentável);
  • História Econômica
  • Economia do Trabalho
  • Economia Solidária e Microcrédito
  • Turismo
  • Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
  • Economia Cultural e de Serviços
  • Economia do Meio-Ambiente
  • Semi-árido e Vale do São Francisco
  • Geografia Agrária
  • Educação e Desenvolvimento
  • Políticas para o Desenvolvimento de Serviços Públicos Essenciais

Ana Licks Almeida Silva

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2006)
Professora Adjunta da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação: Na área interdisciplinar, conjugando aspectos relativos a qualidade de vida, meio ambiente urbano, políticas públicas,controle social, responsabilização e risco.

Telefone:           (71) 32738528

E-mail: aalmeida.ssa@gmail.com

Lattes/CNPq:    http://lattes.cnpq.br/0835021665181833

 

Carolina de Andrade Spinola

Doutorado em Geografia pelo Universitat de Barcelona, Espanha (2005)
Pró-Reitora da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação: Empreendedorismo, Desenvolvimento Local, Ecoturismo, Planejamento Turístico e Competitividade.

Telefone:           (71) 32718780

E-mail: carolina.spinola@unifacs.br

Lattes/CNPq:    http://lattes.cnpq.br/7682554262842320

 

Carlos Alberto da Costa Gomes

Doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército(2000)
Professor titular da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação: Direitos Humanos e Cidadania aplicada aos Serviços Regionais e Urbanos, Segurança Pública, Desenvolvimento Sustentável, Planejamento Regional e Urbano.

Telefone:           (71) 32738528

E-mail: carlos.gomes@unifacs.br

Lattes/CNPq:    http://lattes.cnpq.br/8714842360803219

 

Edivaldo Machado Boaventura

Doutorado em Administração Educacional pela The Pennsylvania State University, Estados Unidos (1981)
Professor titular da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação: Na área de ensino e pesquisa em Educação Superior, dos Afrodescendentes e História da Educação, e Metodologia da Pesquisa.

Telefone:       (71) 32738528

E-mail:           edivaldoboaventura@gmail.com

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/6025485838331204

 

Icaro Thiago Andrade Moreira

Doutorado em Geologia Ambiental e dos Recursos Hídricos (NEA/Departamento de Oceanografia/IGEO/UFBA)
Professor da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação: Ecourbanismo e tecnologias ambientais relacionadas

Telefone:       (71) 32738528

E-mail:           icaro.moreira@unifacs.br

Lattes/CNPq: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753234Z4

 

João Apolinário da Silva

Pós-Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2014),
Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade Salvador (2010),
Professor Titular da Universidade Salvador

Atuação: Matemática Aplicada, Estatística, Análise Regional e Planejamento de Serviço Público de Segurança Pública.

Telefone:       (71) 32738528

E-mail:            joao.apolinario@pro.unifacs.br

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/2523155589325089

 

José Euclimar Xavier de Menezes 

Pós-Doutor em Filosofia Contemporânea pela Pontifícia Università Lateranensi/Roma (2006).
Professor Adjunto da Universidade Salvador.

Atuação: Filosofia, psicologia e direito, atuando principlamente com os seguintes temas: cidadania, direitos humanos, políticas públicas, subjetividade, sociabilidade, sujeição, epistemologia e saúde mental.

Telefone:       (71) 32718780

E-mail: jose.menezes@unifacs.br

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/5194408237403794

 

Laumar Neves de Souza

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007)
Professor Titular da Universidade Salvador

Atuação: Em questões relativas ao desenvolvimento regional, notadamente aquelas que guardam intima correlação com o mundo do trabalho.

Telefone:       (71) 32718780

E-mail: laumar.souza@unifacs.br

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/5346746386335834

 

Márcia Maria Couto Mello

Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2001)
Professora Adjunto I da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação: Arquitetura e Urbanismo, Linguagem das Representações Iconográficas, Imagem das Cidades, Moda, Paisagens Culturais e Artes.

Telefone:       (71) 32718780

E-mail: mellomarcia@uol.com.br

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/6676449118410506

 

Noélio Dantaslé Spinola

Doutorado em Análise Geográfica Regional pelo Universitat de Barcelona, Espanha (2001)
Professor titular da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação: Economia Regional; Desenvolvimento Regional, Economia Baiana, Economia Cultural, Desenvolvimento Industrial e Estudos Organizacionais.

Telefone:       (71) 32718780

E-mail: noelio.spinola@unifacs.br

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/4644643123613083

 

Paulo Sérgio Rodrigues de Araújo

Doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Brasil(2000)
Professor Titular da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação: Manejo e Tratos Culturais, Agricultura Familiar, Cooperativismo, Administração, Agronegócio e Metodologia de Pesquisa.

Telefone:       (71) 32718780

E-mail: paulo.araujo@unifacs.br

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/2222338074646959

 

Regina Celeste de Almeida Souza

Doutorado em Doutorado Em Geografia pela Universidade de Rouen, França(1981)
Professora Titular da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação: Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional.

Telefone:       (71) 32718780

E-mail: regina.souza@unifacs.br

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/2734402659226505

 

Renato Barbosa Reis

Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pelo Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz -Fundação Oswaldo Cruz (2014)
Professor da Universidade Salvador

Atuação: Sistema de Informações Geográficas, Análise Espacial e Saúde Pública.

Telefone:       (71) 32718780

E-mail: georeis@gmail.com

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/8140072430479193

 

Thiago Henrique Carneiro Rios Lopes

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Professor da Universidade Salvador – UNIFACS.

Atuação: Crescimento Econômico e Economia Regional.

Telefone:       (71) 32718780

E-mail: thiago.lopes@unifacs.br

Lattes/CNPq: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256088A3

 

COORDENAÇÃO

Laumar Neves de Souza

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007)
Professor Titular da Universidade Salvador

Atuação: Em questões relativas ao desenvolvimento regional, notadamente aquelas que guardam intima correlação com o mundo do trabalho.

Telefone:       (71) 32718780

E-mail: laumar.souza@unifacs.br

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/5346746386335834

21 SET 2017 , REDAÇÃO PPDRU

I Seminário Interdisciplinar de Acessibilidade e Mobilidade acontecerá no dia 27 de setembro na UNIFACS

O Grupo de Pesquisa Cidades, Urbanismo e Urbanidades realiza o I Seminário Interdisciplinar de Acessibilidade e Mobilidade (SIAM), no dia 27 de setembro, auditório do Campus Tancredo Neves – CTN. O evento contará com a presença de professores pesquisadores da casa e convidados, além de integrantes do setor público, conforme programação a seguir:

WhatsApp Image 2017-09-19 at 16.07.36

Para os interessados em participar, as inscrições serão realizadas na entrada do evento e os certificados encaminhados por e-mail.


13 SET 2017 , REDAÇÃO PPDRU

V Expedição ao Rio São Francisco intitulada, “(Re) conhecendo a Foz”, percorre cidades do Baixo São Francisco

Foto: GPTURIS/UNIFACS

O Grupo de Pesquisa em Turismo e Meio Ambiente (GPTURIS), realizou a V Expedição ao Rio São Francisco no período de 03 à 09 de setembro. Intitulada “(Re) conhecendo a Foz”, a quinta expedição percorreu o baixo São Francisco, passando por cidades localizadas nos estados de Sergipe e Alagoas.

A realização de expedições ao rio São Francisco, foi uma estratégia de estudo utilizada pelo Projeto Rio São Francisco: Cultura, Identidade e Desenvolvimento (Convênio UNIFACS/Albright College (EUA)/ Companheiros das Américas – Comitê Bahia – Pennsylvania), com o objetivo de levantar informações e dados sobre o Vale do São Francisco, buscando com o trabalho de campo o preenchimento de lacunas e informações inéditas, além do vivenciamento de situações únicas para os pesquisadores.

Enfocou-se primeiramente a cultura regional, sobretudo a cultura popular, nos itens: religiosidade, gastronomia e artesanato, vendo-se ainda a educação, as energias alternativas, o potencial turístico e as questões ambientais, tendo como referencial a obra de Teodoro Sampaio (1905) e os conceitos da Geografia Cultural, numa proposta multidisciplinar.

P_20170904_082757_vHDR_Auto

Foto: GPTURIS/UNIFACS

Em 2017, a expedição percorreu as localidades, Canindé do São Francisco-SE, Xingó-SE/AL, Piranhas-AL, Propriá-SE, Porto Real do Colégio-AL, Ilha das Flores-SE, Ilha do Ferro-AL, Santana do São Francisco-SE, Penedo-AL e Piaçabuçú-AL, com o objetivo específico de analisar as mudanças verificadas no trecho do Baixo São Francisco e as repercussões socioambientais sobre a população ribeirinha.


11 AGO 2017 , REDAÇÃO PPDRU

Seminário Internacional “Criminalidade Comparada entre Brasil e México” ocorre no dia 14 de agosto, no auditório da Pós-graduação da UNIFACS

 

O Seminário “Criminalidade Comparada entre Brasil e México”,  será conduzido pelo pesquisador Michael Wolf, da Western Washington University – Department of Political Science, no dia 14/08/2017, das 17 às 19:20, no auditório da pós-graduação, Stiep.

A organização deste evento está a cargo dos professores doutores: João Apolinário, coordenador do Observatório de Segurança Pública da Bahia (OSPB), e José Menezes.

Essa é uma oportunidade para discussão de um tema de imensa relevância para os países propostos, a partir de uma perspectiva comparada.  O Seminário conferirá certificação de evento internacional de 3 horas aos participantes.

Para maiores informações e inscrever-se entre em contato com a secretaria do PPDRU, em: ppdru@unifacs.br.


26 JUL 2017 , REDAÇÃO PPDRU

XVII Curso Internacional “Epidemiologia Molecular em Doenças Infecciosas e Parasitárias Emergentes”  e o curso “Geografia Médica de Doenças Tropicais 2017″contará com participação de Professor do PPDRU

NOVO-Fiocruz-Bahia-LOGO-IGM

Foto: FIOCRUZ/Instituto Gonçalo Moniz

O Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz e a Comissão Organizadora do XVII Curso Internacional em Epidemiologia Molecular em Doenças Infecciosas e Parasitárias Emergentes (EPIMOL) recebem pesquisadores brasileiros e de outros países para tratar do tema “Epidemiologia Molecular em Doenças Infecciosas e Parasitárias Emergentes”, que associa ferramentas moleculares para a resolução de problemas epidemiológicos.

O XVII EPIMOL será composto de dois pré-cursos (Introdução ao R Studio/REDCap e Demonstração laboratorial de técnicas moleculares), vinte e nove aulas teóricas divididas em cinco grandes áreas (Conceitos Básicos em Epidemiologia, Princípios e Práticas em Epidemiologia Molecular, Investigações de Surtos, Vigilância, e Doenças Parasitárias), além de cinco módulos de exercícios. Ao todo serão 47 horas de atividades divididas nos seis dias de curso, e ocorrerá do dia 30 de julho a 4 de agosto de 2017.

Dentre os cursos ministrados destaca-se o “Basic Epidemiological Concepts Part 4: The use of GIS in epidemiology”  (Conceitos Básicos de Epidemiologia parte 4: O uso do GIS em epidemiologia), que terá a instrução do professor Renato Barbosa Reis, Ph.D.

Renato possui curso de aperfeiçoamento em Analise espacial e Geoprocessamento em Saúde (FIOCRUZ, 2005), Curso de Epidemiologia Molecular (Fiocruz, 2009), Harvard-Brazil Collaborative Public Health Field Course (HARVARD-FIOCRUZ, 2010), além de Professor titular do Programa de Pós-Gradução em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU/UNIFACS).


07 JUL 2017 , REDAÇÃO PPDRU

“Invasão Brasileira em Portugal”: Comitiva do PPDRU participa do 24th APDR Congress

IMG-20170707-WA0025

Foto: UNIFACS

Por iniciativa do professor Noelio Dantaslé Spinola e do seu orientando de doutorado, e professor da UESB,  Josias Alves de Jesus, bem como dos professores Carlos Alberto da Costa Gomes e João Apolinário da Silva, que propuseram, respectivamente, duas seções especiais (“Cultura e Desenvolvimento Regional: as Contribuições da Arte, do Folclore e de outras Manifestações Artísticas para o Progresso Regional”; e “Segurança e Desenvolvimento Regional: Correlações Econômicas, Culturais e Políticas com o Progresso Regional”) no 24th APDR Congress, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) realiza um esforço efetivo de internacionalização.

Nele estará nos representando uma comitiva composta por nossos professores e alunos de pós-doutorado, doutorado e mestrado. No total, esse grupo é formado por 17 pessoas, que apresentarão 28 artigos cientificos. Esta edição do evento explora o tema “Intellectual Capital and Regional Development: New Landscapes and Challenges for Space Planning) e acontece nos dias 6 e 7 de julho, em Covilhã/Portugal.

Além das duas seções que foram referidas, tivemos também trabalhos aprovados em duas outras seções desse evento, a saber: na que discute as questões relativas a “Educação, inovação e território” e na que trata da interação entre “Mercado de trabalho e desenvolvimento”.


26 JUN 2017 , REDAÇÃO PPDRU

Professores e alunos do PPDRU realizam viagem de campo ao recôncavo baiano

IMG-20170617-WA0043

Foto: UNIFACS

A professora Regina Souza e o professor Renato Reis propuseram aos alunos de mestrado e doutorado do PPDRU uma visita técnica à cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, a fim de estudar aspectos relacionado à paisagem, cultura e desenvolvimento. A inciativa partiu da necessidade de aplicar os conhecimentos teóricos da disciplina “Geografia do Desenvolvimento”, ministrada pelos professores. A atividade extraclasse, ocorrida no sábado (17 de junho) contou ainda com a participação da professora Ana Licks, que pode contribuir  trazendo a perspectiva antropológica ao estudo.


16 JUN 2017 , REDAÇÃO PPDRU

Professor da Universidade de Lisboa ministra palestra no PPDRU

IMG-20170616-WA0003

Foto: UNIFACS/Divulgação

O professor português Miguel Corrêa Monteiro, da Universidade de Lisboa, Portugal, ministra palestra no Programa  de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da UNIFACS, no dia 16 de junho, às 17h00. A convite do professor Edivaldo Boaventura, Monteiro traz discussões acerca das suas experiências em Portugal, com a palestra intitulada “O Ensino na Escola Multicultural”.


14 JUN 2017 , REDAÇÃO PPDRU

Professor Edivaldo Boaventura lança o livro “Exercícios de Metodologia da Pesquisa”

IMG-20170614-WA0001

Foto: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia/Divulgação

Professor Edivaldo Boaventura lança hoje, 14 de junho, seu livro “Exercícios de Metodologia da Pesquisa”. O evento ocorrerá no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia às 17h00, entrada gratuita.


12 JUN 2017 , REDAÇÃO PPDRU

Está aberta a submissão de trabalhos para a XIV SARU, tendo como tema central:Cultura, Criatividade e Desafios Contemporâneos”

XIV SARU | Unifacs - Universidade Salvador

Na sua XIV edição, a Semana de Análise Regional e Urbana (SARU) da UNIFACS, abre seu espaço para o público e para a comunidade acadêmica das áreas afins às questões urbanas e regionais. Estudantes, professores e pesquisadores em geral têm a oportunidade de submeter artigos e resumos expandidos para apresentação e discussão. O período para submissão de trabalhos, cuja abordagem deverá se enquadrar no eixo temático do evento: “Cultura, Criatividade e Desafios Contemporâneos”, será do dia 12 de junho a 31 de julho de 2017.

A SARU é um evento acadêmico reconhecido pela CAPES realizado há 13 anos pelo corpo discente/docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU),  com a finalidade de divulgar e registrar trabalhos dos alunos e professores e pesquisadores no transcurso da elaboração de suas atividades acadêmicas.

Para mais informações: XIV SARU UNIFACS


09 JUN 2017 , REDAÇÃO PPDRU

Professores do PPDRU propuseram duas seções especiais no Congresso Internacional “24th APDR Congress – Intellectual Capital and Regional Development”

http://www.apdr.pt/congresso/2017/uploads/1/7/2/5/17254170/published/630_3.png?1486725102

O professor Noelio Spinola junto com o doutorando Josias Alves, e o professor Carlos Costa Gomes associado ao professor João Apolinário propuseram duas seções especiais no “24th APDR Congress – Intellectual Capital and Regional Development: New landscapes and challenges for space planning”, que ocorrerá no mês de julho em Covilhã/Portugal.

As linhas foram “Cultura e Desenvolvimento Regional: As contribuições da arte, do folclore, e de outras manifestações artísticas para o progresso regional”, a proposta desta seção é abordar aspectos relacionados com as contribuições da cultura em suas diversas manifestações com o desenvolvimento regional e urbano,  e “Segurança e Desenvolvimento Regional: Correlações econômicas, culturais e políticas com progresso regional”, cuja intenção é examinar os diferentes aspectos relacionados com a questão da segurança pública em suas diversas abordagens, reflexos ou correlações com a formação do capital humano e do desenvolvimento regional e urbano.

Os autores interessados em submeter seus trabalhos deverão entrar em contato com a coordenação do PPDRU através do E-mail: ppdru@unifacs.br

Para mais informações: 24th APDR Congress


08 JUN 2017 , REDAÇÃO PPDRU

PPDRU realiza o II “Colóquio Internacional: Desafios aos Direitos Humanos hoje na perspectiva da ONU”

v2_coloquio_news

Foto: UNIFACS/Divulgação

A UNIFACS, em parceria com a Universidade Portucalense (UPT), realizou, no dia 30 de maio, o II Colóquio Internacional, cujo tema foi “Desafios aos Direitos Humanos hoje na perspectiva da ONU”. O evento aconteceu no auditório do Ministério Público, localizado no Centro Administrativo da Bahia, às 15h30.

Organizado pelo PPDRU e pelo Programa de Pós-graduação em Direito, Governança e Políticas Públicas, o Colóquio contou com a participação da conferencista professora doutora Esther Quinteiro (UPT), que abordou o tema proposto pelo evento.

Saiba mais em: II Colóquio Internacional UNIFACS/UPT


08 JUN 2017 , REDAÇÃO PPDRU

OSPB realiza Seminário “Direito à Informação versus Direito à Imagem”

O Observatório de Segurança Pública da Bahia (OSPB) realizou o Seminário intitulado “Direito à Informação versus Direito à Imagem”, no dia 24 de maio. O evento aconteceu no auditório do campus de Pós-graduação da UNIFACS, onde promoveu uma discussão sobre os limites da prestação dos serviços de informação transmitidos pelos veículos de comunicação – por meio das reportagens policiais – retratando as ocorrências criminais, e os limites da legislação que regula o direito da imagem dos atores sociais envolvidos nas situações quotidianas de crime.

O Observatório é vinculado aos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano e em Direito, Governança e Políticas Públicas da UNIFACS.

Saiba mais em: Observatório de Segurança Pública da Bahia


07 JUN 2017 , REDAÇÃO PPDRU

PPDRU recebe visita do Secretário Municipal da Cidade Sustentável e Inovação da Prefeitura Municipal de Salvador, André Fraga.

SEI - Card para Whatsapp - André Fraga

Foto: UNIFACS/Divulgação

O Secretário André Fraga participou da IV Semana de Empreendedorismo e Inovação  da UNIFACS (SEI), evento este que contou com o apoio do PPDRU, ocorrido no auditório do prédio da pós-graduação no dia 26 de maio. Na ocasião, Fraga se apresentou com a palestra “Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade: Demandas Urbanas”, cuja abordagem transcorreu sobre as medidas adotadas pela Secretaria em prol do desenvolvimento sustentável da cidade do Salvador, bem como suas conquistas.

A SEI é uma oportunidade para debates e troca de experiências sobre empreendedorismo, inovação e cultura de negócios. O evento é organizado pelo Centro de Empreendedorismo e Inovação UNIFACS e aconteceu entre os dias 22 e 26 de maio – nos turnos manhã, tarde e noite – em todos os campi da Universidade. Durante a semana foram realizadas palestras, oficinas e mesas redondas com participação de professores e especialistas nos temas.

Saiba mais em: Semana de Empreendedorismo e Inovação UNIFACS


20 MAI 2017 , REDAÇÃO PPDRU

CIDURB realiza Seminários, “Urbanização no Brasil” e “Tendências Urbanas”, com participação de professores e alunos do PPDRU

Capturar

Ocorrido nos dias 02 e 05 de maio, o Seminário “Urbanização no Brasil” foi a primeira reunião científica concebida e realizada pelo Grupo de Pesquisa Cidades, Urbanismo e Urbanidades (PPDRU/UNIFACS) junto ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Salvador.

O evento foi dedicado aos alunos do curso a partir da disciplina Teoria e História do Urbanismo, ministrada pela Prof. Dra. Márcia Couto Mello. Nesta ocasião foi explicitado e discutido, pela Professora e as mestres Raissa da Matta e Lays Britto, o processo de transformação das cidades brasileiras, destacando as reformas urbanas e os planos urbanísticos marcantes ao longo do século XX, além de fatos históricos relevantes ao contexto, com um enfoque especial sobre a cidade de Salvador.

tendenciasurbanas - grande

Foto: UNIFACS/Divulgação

O Seminário “Tendências Urbanas foi a segunda reunião científica concebida e realizada pelo Grupo. Este evento foi pensado pelas integrantes Profa. Dra Márcia Couto Mello, Profa. Dra Ana Licks, MSc. Raissa da Mata, MSc. Lays Brito, MSc. Lígia Moreira e a mestranda Joanna Milanez, especificamente para os alunos do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, buscando demonstrar que a compreensão de questões urbanas é fundamental no processo de planejamento urbano. Em paralelo, teve por objetivo fortalecer a ideia de que a atividade do arquiteto e do urbanista é multidisciplinar, e exige que os profissionais da área tenham uma visão ampliada sobre a cidade, sem desprezar os fatores econômicos, sociais e ambientais.

Na oportunidade, foi ressaltada a importância da pesquisa científica como uma ferramenta de investigação e fomentado o engajamento dos alunos da graduação no projeto de Iniciação Científica da IES, além de conscientizá-los sobre a possibilidade de dar continuidade à formação acadêmica dos futuros arquitetos e urbanistas no PPDRU.


26 ABR 2017 , REDAÇÃO PPDRU

Alunos do PPDRU marcam presença no Seminário “felizCIDADE”, com apresentação do Projeto “Cidades Internas”

fdvdO PPDRU marcou presença no Projeto Integrado de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, intitulado “felizCIDADE”, no evento os alunos do Programa apresentaram as conclusões do Projeto Interdisciplinar Cidades Internas.

DSC_0871

Foto: UNIFACS

O felizCIDADE  foi desenvolvido a partir  do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFACS em parceria com profissionais e órgãos da administração municipal e estadual em comemoração ao aniversário da cidade. Ocorreu no auditório do CTN e espaços de convivência, no dia 29 de março às 08h, na ocasião foram apresentados os resultados do Projeto “Cidades Internas” por alunos do PPDRU.

Para mais informações: Projeto felizCIDADE e Programação


25 ABR 2017 , REDAÇÃO PPDRU

UNIFACS e a UNIVERSIDADE PORTUCALENSE convidam a todos para o “COLÓQUIO: Direitos humanos e subjetividade”

O evento contará com a participação da Profª. Dra Ana Campina da Universidade Portucalense/UPT/Porto, através de videoconferência, e do Prof. Dr. José Menezes da Universidade Salvador/UNIFACS/Salvador. Para mais informações vide convite abaixo:

Sem título

01 MAR 2017 , REDAÇÃO UNIFACS

UNIFACS convida a todos para o V Fórum Acadêmico Docente Discente de Integração (FADDI)

V FADDI_2017=PROGRAMAÇÃO
SARU XII ampliada
18 OUT 2016 , REDAÇÃO UNIFACS

UNIFACS realiza XIII Semana de Análise Regional e Urbana – SARU

Estudantes, professores e pesquisadores da área de Desenvolvimento Regional e Urbano tem um encontro marcado de 24/10 a 28/10 na 13ª edição da Semana de Análise Regional e Urbana (SARU), promovida pela UNIFACS, no Campus Tancredo Neves, em Salvador. Esse ano, o evento abordará o tema “Dinâmicas Urbanas e Qualidade de Vida” e discutirá assuntos eixos: Questões Urbanas no Brasil Contemporâneo, Dimensões e Impactos do Desenvolvimento e Qualidade de Vida nas Cidades.

A palestra Magna de abertura contará com a presença do Chanceler da UNIFACS, Prof. Manoel Joaquim Fernandes de Barros Sobrinho, a Reitora Prof.ª Marcia Barros, Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Prof.ª Dra. Carolina de Andrade Spinola e do Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano Prof. Dr. Laumar Neves de Souza.

Realizado há 12 anos pelos doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano – PPDRU da UNIFACS, a Semana de Análise Regional e Urbana é aberta a toda comunidade acadêmica das áreas afins às questões urbanas e regionais. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento local, regional e nacional e, ao mesmo tempo, desenvolver atividades de pesquisa comprometidas com a solução de problemas globais.

A programação completa da Semana já está disponível no endereço saruunifacs.blogspot.com.br.

Cláudio-Silva
01 SET 2016 , REDAÇÃO UNIFACS

Candidato Cláudio Silva participa do Encontro com Prefeituráveis de Salvador no CTN

O candidato Cláudio Silva (PP) é o terceiro convidado do Encontro com os Prefeituráveis na UNIFACS 2016, evento promovido pela instituição que tem auxiliado os alunos na escolha do voto. O encontro acontece amanhã (2/09), a partir das 19h, no auditório do Campus Tancredo Neves. Na oportunidade, os alunos poderão bater um papo com o candidato e conhecer suas intensões e propostas.

O encontro já recebeu a vice-prefeita da cidade e candidata à prefeitura de Salvador, Celia Sacramento (PPL) e, na última quarta-feira, o candidato Rogério Tadeu da Luz (PRTB). Organizado pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU), receberá ainda os candidatos: Fábio Nogueira, do PSOL (12/09); Alice Portugal, do PC do B (14/09); Pastor Sargento Isidório, do PDT (20/09) e ACM Neto, do DEM, além do candidato (data a confirmar).

*As datas podem sofrer alterações de acordo com a agenda de cada candidato.

ppdru-e-gpturis-marcam-presenca-no-i-simposio-da-bacia-hidrografica-do-rio-sao-francisco1
14 JUN 2016 , REDAÇÃO UNIFACS ,

PPDRU e GPTURIS marcam presença no I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

A Prof.ª Dr.ª Regina Souza, titular do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da UNIFACS e Líder do Grupo de Pesquisa em Turismo e Meio Ambiente (GPTURIS), esteve presente no I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realizado no dia 06/06 na Sede da UNIVASF em Juazeiro/Petrolina.

O Encontro de grande importância congregou professores pesquisadores de toda a Bacia do São Francisco, onde foram apresentados os trabalhos de pesquisas que estão sendo realizados sobre a região. Além da UNIFACS, estiveram presentes representantes de outras Instituições tais como a COOPE, o INPE, a EMBRAPA, o Ministério do Interior.

A Profa. Dra. Regina Souza foi especialmente convidada pelo Fórum de Pesquisadores da Bacia Hidrográfica do São Francisco, que juntamente com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e a UNIVASF realizaram o evento. Na ocasião a Prof.ª palestrou sobre a “Dimensão Social e Saúde” juntamente com os professores Lúcia Marisy Oliveira (UNIVASF) e Juracy Marques (UNEB).

Foram apresentados cerca de 90 títulos de trabalhos publicados através de artigos, livros, resumos, resumos expandidos e banners apresentados em eventos pelo grupo durante estes nove anos, bem como dissertações de mestrado concluídas neste programa, que versaram sobre a problemática do Rio São Francisco.

UNIFACS realiza primeira edição do Seminário Interinstitucional Diálogos em Turismo e Desenvolvimento

Dialogos em Turismo e Desenvolvimento

A UNIFACS em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus Arapiraca (Polo Penedo), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Valença, realiza no dia 4 de maio, de 8h às 18h a primeira edição do Seminário Interinstitucional “Diálogos em Turismo e Desenvolvimento”.

“É um evento interinstitucional e um momento importante para reunir instituições que trabalham com turismo, consolidar parcerias e ampliar a participação dos estudantes em atividades de pesquisa e extensão”, afirmou a professora Regina Celeste, que também é coordenadora geral do evento e líder do Grupo de Pesquisa em Turismo e Meio ambiente (GPTURIS/UNIFACS).

O seminário tem como objetivo promover debates sobre temas ligados ao Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento, com mesas-redondas, apresentações de trabalhos, exibição de documentário e exposição de fotos, banners e publicações. “No dia 04 de maio, todos os envolvidos terão oportunidade de mostrar suas produções e assim socializarmos conhecimento”, destacou o professor do curso de eventos, Paulo Henrique, e também membro da comissão organizadora do evento/GPTURIS).

O evento conta com o apoio do Grupo de Pesquisa em Turismo e Meio Ambiente (GPTURIS), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU), Curso de Gestão de Eventos da UNIFACS, EDUNEB, BAHIATURSA, Salvador Destination, Mídiadez e Ima X Empreendimenttos.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Comunitária, Carolina Spínola, destaca a importância do encontro. “Eventos como esse concretizam parcerias entre as instituições ao aproximar pesquisadores de áreas afins, promove publicações conjuntas e fomenta a pesquisa em rede”.

O evento será realizado no auditório do Prédio de Pós-Graduação, no Stiep, em Salvador. A inscrição é gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível no dia do evento, que será destinado à instituição beneficente Lar Vida.

Foto posse Pedrâo

19 ABR 2016 , REDAÇÃO UNIFACS ,

Professor Fernando Pedrão tomará posse nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (20), o Professor Doutor Fernando Pedrão, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da UNIFACS, tomará posse na Academia de Ciências da Bahia (ACB). A cerimônia será às 9h e ocorrerá no Salão Lazareto, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O evento é gratuito e aberto ao público.

Para marcar a posse, o Prof. e economista Pedrão ministrará a palestra “Teoria social e método: uma abordagem histórica”. Além de professor da UNIFACS, Fernando Pedrão possui vasta experiência internacional, tendo atuado em organismos como as Organizações das Nações Unidas (ONU) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

No evento, estarão presentes também o coordenador do PPDRU, Laumar Neves de Souza, e o presidente da ACB, Professor Roberto Santos.

http://www.unifacs.br/professor-fernando-pedrao-toma-posse-nesta-quarta-feira/
Dialogando com Salvador

01 ABR 2016 , REDAÇÃO UNIFACS ,

UNIFACS realiza ‘Dialogando com Salvador’

A UNIFACS realizará no dia 05/05, no auditório da Pós-graduação, no Stiep, em Salvador, das 18h às 21h, o evento “Dialogando com Salvador”, uma inciativa do Projeto de Pesquisa “Cidades Internas”, que está levando os mestrandos e doutorandos do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) ao estudo “in loco” da problemática de seis bairros de Salvador (Mata Escura, Cajazeiras VIII e XI, Liberdade, Curuzu e Ribeira) – e visa promover uma discussão sobre a cidade  de Salvador com especialistas no campo do urbanismo.

O evento contará com a presença Francisco Senna, Arquiteto e Urbanista, membro da Academia de Letras da Bahia e do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da Cidade do Salvador; e de Carl von Hauenschild, arquiteto e consultor municipal de meio ambiente de Salvador.

O Dialogando com Salvador é coordenado pelo Professor Noelio Spinola e contará com a participação dos professores Ana Licks, Regina Celeste Souza e Renato Reis. O acesso é gratuito para toda a comunidade acadêmica da UNIFACS.

http://www.unifacs.br/unifacs-realiza-dialogando-com-salvador/

Foto Projeto feliz CIDADE31 MAR 2016 , REDAÇÃO UNIFACS ,

Projeto felizCIDADE promove debate entre estudantes de Arquitetura e Urbanismo na UNIFACS

Em comemoração ao aniversário de Salvador, foi realizado na terça-feira 29/03, no auditório do Campus Caminho das Árvores, o projeto felizCIDADE, do curso de Arquitetura e Urbanismo em parceria com profissionais e órgãos da administração municipal e estadual.

O objetivo do projeto é desenvolver no aluno a percepção sobre a pluralidade de atores e seus interesses na esfera da cidade, despertando nele a paixão e compromisso como cidadão e futuro profissional da arquitetura e do urbanismo com a cidade.

O evento contou com uma vasta programação e ao final do dia os estudantes participaram de um debate sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador e o projeto Salvador 500, com a participação do Professor Fernando Pedrão do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da UNIFACS, além da Professora Ana Licks.

Para o estudante do sexto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFACS, Tomás Sampaio, o evento é uma oportunidade de ampliar referências e mudar conceitos dentro da profissão.

“Muitos professores colocam em sala que falta aos alunos referenciais reais. Vivemos em um tempo de muito discurso formado e esse tipo de evento serve para que o aluno forme sua opinião através de pessoas que possuem conhecimento de causa, e a partir daí, buscarem mais. O que mais grita em Salvador é a discrepância social. Eu não quero ser um arquiteto de escritório, trabalhando atrás da minha mesa numa sala com ar-condicionado. Arquitetura é uma profissão de campo. É preciso ir trabalhar, conversar com as pessoas e vivenciar a cidade.”

Do ponto de vista acadêmico, para a professora Ana Licks, programações como a do felizCIDADE são fundamentais na formação dos profissionais do futuro.

Foto Projeto feliz CIDADE_Pedrão_Ana Links

“No curso de Arquitetura, sempre estamos trazendo esse tipo de informação, justamente porque são profissionais que vão cuidar da cidade. É preciso que eles entendam como a cidade funciona e quais são os problemas que enfrentamos, principalmente nos dias de hoje. O principal problema das grandes cidades é a mobilidade.  Cerca de 90% da população brasileira e 60% da população mundial, está concentrada em cidades então as cidades concentram a grande massa populacional no mundo inteiro, então é preciso pensar sobre isso” conta a professora.

Para o Professor do PPDRU, Fernando Pedrão, a Bahia em geral e especialmente Salvador, merece um planejamento sistemático, mas ainda considerando que existe uma situação de agravamento das desigualdades da cidade “É preciso repensar um planejamento de uma noção mais realista do que é a cidade de Salvador. Estamos trabalhando com dificuldade porque faltam pesquisas suficientes para que se saiba o que é a Salvador de hoje” disse.

http://www.unifacs.br/projeto-felizcidade-promove-debate-entre-estudantes-de-arquitetura-e-urbanismo-na-unifacs/

capa original

Especialistas baianos da UNIFACS e UFBA analisaram a COP21 em debate aberto ao público

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Urbano (PPDRU) da UNIFACS, em parceria com o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da UFBA, realizou no dia 16/03, das 19h às 22h, no auditório do PAF-3, na UFBA em Ondina, o evento “Especialistas baianos analisam a COP21”.

A COP21 (Conferência do Clima realizada em Paris, dezembro/2015) discutiu um dos assuntos mais importantes para a humanidade hoje: o aquecimento global, suas consequências e medidas para amenizar e tentar evitar catástrofes climáticas. A análise dos resultados do evento tem suscitado controvérsias entre especialistas. Nesse debate, diversos pontos de vista foram contrastados a partir de análises de especialistas que estiveram presentes no evento.

O debate contou com a presença do Prof. Dr. Emerson Sales, Profa. Dra. Débora Nunes, Prof. Dr. Asher Kiperstok, Prof. Dr. Osvaldo Soliano e o Sr. Eduardo Athayde.

IV FORUM ACADÊMICO DOCENTE DISCENTE DE INTEGRAÇÃO – FADDI

Na quinta próxima passada, 9 de março de 2016, o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da UNIFACS (PPDRU) promoveu o Fórum Acadêmico Docente Discente de Integração (FADDI) para receber os novos alunos dos cursos de mestrado e doutorado. O evento aconteceu no auditório do prédio da Pós-graduação da UNIFACS (1° andar – Rua Dr. José Peroba, nº 251, Edf. Civil Empresarial – Stiep), iniciando-se às 17h. Segundo o coordenador do PPDRU, professor Dr. Laumar Neves “Trata-se de uma oportunidade para integrar novos mestrandos e doutorandos ao corpo docente e aos demais colegas que fazem parte do programa”. Outro objetivo deste evento foi expor as normas e diretrizes do Stricto Sensu e apresentar os professores do Programa. Neste Fórum foram proferidas diversas palestras, além da divulgação e lançamentos de livros, conforme a seguinte programação:

Programação2

PPDRUconviteSARU XII ampliada

14 JUN 2017, REDAÇÃO PPDRU

Em um Estado plenamente democrático, se espera o império da Lei, da Justiça Social e dos Direitos Humanos. Não cabe e nunca caberá o extermínio puro e simples de quem quer que seja, por qualquer que tenha sido o crime ou desobediência à uma ordem.

O Observatório através do trabalho puramente voluntário, sem que nenhum de seus membros possa auferir qualquer benefício pessoal, busca democratizar o conhecimento sobre o resultado do serviço de segurança pública prestado pelo Estado à sociedade para permitir o empoderamento e controle social sobre as ações e órgãos de segurança pública. Procurando evoluir sempre buscando manter a inovação e a sinergia com todos na busca de informar e avaliar o serviço de segurança pública prestado pelo Estado à sociedade. Na busca de continuar formando uma rede de pesquisadores forte e dinâmica que contribuiu e continuará contribuindo com estudos sólidos e profundos sobre a segurança pública na Bahia e no Brasil. (Texto: OSPB)

Saiba mais em: Observatório de Segurança Pública da Bahia (OSPB)

Publicações

homepageImage_pt_BR

Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE: Publicada semestralmente pelo PPDRU, a RDE possui avaliação QUALIS B2 pela CAPES em Planejamento Urbano e Regional/Demografia e Arquitetura e Urbanismo.

Período de inscrição:  02 de outubro de 2017 a 01 de dezembro de 2017

Número de vagas: Mestrado 23 (vinte e três) vagas. Área de concentração em processos urbanos e regionais do desenvolvimento.

Linhas de Pesquisa: Desenvolvimento e políticas regionais / Desenvolvimento, políticas urbanas e redes de cidades.

Àrea de concentração em turismo e desenvolvimento.

Linha de Pesquisa: Circuitos Internacionais e Locais do Turismo.

Seleção:
a. Prova escrita de conhecimentos
b. Prova escrita de conhecimentos em língua estrangeira
c. Análise do histórico–escolar e do currículo lattes
d. Anteprojeto de dissertação (mestrado)
e. Entrevista

Valor atual do Investimento: 

1) 30 (trinta) parcelas mensais de R$ 1.634,94 (hum mil, seiscentos e trinta e quatro reais e noventa e quatro centavos) reajustáveis no mês de fevereiro, com base no IGPM. Com pagamento efetuado até o dia 30, é concedido desconto de 5%.

2) Taxa de Banca de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

Informações:
Programa em Desenvolvimento Regional e Urbano – PPDRU (Prédio da Reitoria, 7º andar, telefones 3273-8528; 3273-8595; ou pelo e-mail: mailto:ppdru@unifacs.br”.

Acesse o EditalFicha de Inscrição

Bibliografia

Modelo do Anteprojeto de Dissertação (Para candidatos ao Mestrado)

Modelo do Anteprojeto de Tese (Para candidatos ao Doutorado)

DETALHES

    Valor atual do investimento

    Mestrado

    1) 30 (trinta) parcelas mensais de R$ 1.634,94
    Os valores correspondentes ao ano de 2018 serão corrigidos/alterados e informados em conformidade com a legislação específica em vigor.

    2) Taxa de Banca de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais).

     

    Doutorado

    1) 48 (quarenta e oito) parcelas mensais de R$ 2.537,83
    Os valores correspondentes ao ano de 2018 serão corrigidos/alterados e informados em conformidade com a legislação específica em vigor.

    2) Taxa de Banca de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais).