Gestão Ambiental

curso-de-gestao-ambiental-na-unifacs

O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNIFACS promove o embasamento necessário para que o futuro possa atender a grande demanda do mercado atual. O curso forma gestores com ampla percepção da área e com alta qualificação técnica-operacional, incorporando os novos paradigmas da gestão ambiental sustentável, balizados no equilíbrio entre meio ambiente, economia e contexto social.

Diante das novas exigências do mercado, o profissional egresso do curso deverá ter como perfil a capacidade pessoal e profissional de saber gerenciar situações e conflitos relacionados à gestão ambiental, planejar e executar tecnologias ambientais, além de atuar multi e interdisciplinarmente na gestão dos recursos naturais. Para tanto, deverá desenvolver as seguintes habilidades.

Curso disponível em:

SALVADOR

Ato Regulatório do Curso:

Renovação de Reconhecimento, Portaria Ministerial nº 824 DE 30.12.2014 – D.O.U de 02.01.2015.

Estudante na Rio+20 – Em junho, o aluno do segundo semestre de Gestão Ambiental, Tiago Araújo, participou, a convite da Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, do Ciclo de Debates para a Rio +20 e dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, ambos os eventos vinculados à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. “Trata-se de uma oportunidade para construir conhecimentos e contribuir com a criação de soluções para alcançar o desenvolvimento sustentável”, afirmou o professor Nilton Pinto, coordenador do curso.

Visita técnica ao PEA Odebrecht – junho/2012 – Motivados pelo Dia Internacional do Meio Ambiente, estudantes do curso de Gestão Ambiental fizeram uma visita técnica ao Projeto de Educação Ambiental (PEA) da Odebrecht no dia 2 de junho. A visita multidisciplinar fez parte das atividades das disciplinas de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição e Educação Ambiental, ministradas pelos professores Nilton Pinto e Regina Celeste, respectivamente. “Foi uma atividade de grande importância para o aprimoramento dos conhecimentos técnicos e práticos dos alunos”, destacou professor Nilton. Além de assistirem a uma palestra sobre a Mata Atlântica, os alunos tiveram a oportunidade de percorrer a trilha de um dos fragmentos desse bioma em processo de estudo e recuperação em Salvador, no qual muitos projetos de Monitoramento Ambiental, Educação Ambiental, Ecologia Aplicada, Biologia da Conservação e Gerenciamento de Resíduos Sólidos estão sendo aplicados. “Experiências assim proporcionam aos nossos futuros Gestores Ambientais ampliarem seus conhecimentos acadêmicos e das suas áreas de atuação profissional”, completou.

Circuito UNIFACS discute Meio Ambiente e Sustentabilidade
Tema permeou grande parte da programação de eventos do Dia do Circuito UNIFACS 2013

No último dia 25 de setembro, a UNIFACS realizou a terceira edição do Dia do Circuito UNIFACS, com a intensificação na programação de eventos extraclasse que, ao longo de todo o ano letivo, compõem o Circuito UNIFACS. Com o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade, a edição 2013 teve como evento principal uma palestra magna que discutiu o tema no contexto do município de Salvador e contou com a presença dos secretários municipais da Educação e da Cidade Sustentável, Jorge Khoury e Ivanilson Gomes, respectivamente.

Na abertura da palestra, a reitora da UNIFACS, professora Marcia Barros, destacou que a motivação do Dia do Circuito UNIFACS é sempre tratar de temas atuais com grande relevância para a cidade e que se relacionem com as áreas trabalhadas no Eixo de Formação Humanística da universidade. “Em 2011 discutimos Arte e Cultura e em 2012 o tema foi Empreendedorismo. Agora, discutimos Meio Ambiente e Sustentabilidade. Por trás de cada tema, existe sempre a proposta de educação completa da UNIFACS, que envolve trazer para a formação do futuro profissional o entendimento e a consciência a respeito de assuntos importantes para a região onde vivem e atuam, pois só assim poderão contribuir de forma eficaz para o seu desenvolvimento.

Em sua fala, o secretário da Educação Jorge Khoury destacou a importância da discussão sobre a sustentabilidade estar dentro das universidades. “Quando se trata de assuntos fundamentais para o desenvolvimento da cidade, é importante que toda a sociedade se informe e participe. E a universidade, enquanto centro de educação e conhecimento, tem muito a contribuir”. Na sequência da discussão, o secretário da Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes, falou de projetos que vêm sendo implementados para melhorar questões ambientais na cidade, como o projeto Verde Perto, que prevê a valorização de áreas verdes dacidade.
Também marcou presença na palestra magna o Chanceler da UNIFACS, professor Manoel Barros. Confira abaixo outros eventos que movimentaram o Dia do Circuito UNIFACS.

O profissional graduado no curso tecnológico de Gestão Ambiental atua no planejamento, desenvolvimento e execução de projetos que visam a preservação do meio ambiente, a exemplo de programas de reciclagem e de educação ambiental. Ele analisa a poluição do solo, da água e do ar e a exploração de recursos naturais e, com base nos dados coletados, elabora estratégias para minimizar o impacto causado pelas atividades humanas. Pode trabalhar no setor público ou privado e nas áreas urbanas, rurais ou industriais. É também habilitado para atuar no planejamento ambiental, na exploração de recursos naturais de maneira sustentável e na recuperação e manejo de áreas degradadas.

O graduado no curso de Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pode atuar em empresas públicas, privadas e ONGs que desenvolvam atividades de Gestão Ambiental, sobretudo pelo caráter multidisciplinar, dentre as quais destacamos:

  • Gestor ambiental de empresas privadas e ONGs.
  • Órgãos governamentais de Licenciamento Ambiental (IMA, IBAMA, Instituto Chico Mendes, etc).
  • Empresas de fomento ambiental (INGA, CERB, DERBA, CONDER, CODEBA, etc).
  • Empresas de recolhimento e tratamento lixo, entulhos e resíduos, bem como em Prefeituras Municipais.
  • Gerenciar programas de educação ambiental em comunidades, cooperativas, e em Unidades de Conservação (UCs).

O currículo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental possui 24 (vinte e quatro) disciplinas, tendo como foco principal uma formação acadêmica atualizada e multidisciplinar, embasada pelos princípios éticos e do desenvolvimento sustentável, fornecendo ao alunado uma certificação parcial em analista ambiental, além da diplomação em tecnólogo em gestão ambiental.



Portal Profissões Unifacs
http://www.profissoes.unifacs.br

Links interessantes:

Ministério do Meio Ambiente
www.mma.gov.br

IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
www.ibama.gov.br

IMA – Instituto do Meio Ambiente da Bahia
www.cra.ba.gov.br

Greenpeace – Brasil
www.greenpeace.org/brasil

WWF – World Wide Fund for Nature – Brasil
www.wwf.org.br

Portal S.O.S Mata Atlântica
www.sosmatatlantica.org.br

Conservação Internacional – Brasil
www.conservation.org.br

Prof. Nilton César Tosta Pinto


  • Biólogo, Bacharel em Organismos Aquáticos (UFBA);
  • Mestre em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia;
  • Atua profissionalmente como professor na UNIFACS (Universidade Salvador) nos cursos de Graduação Tecnológica em Gestão Ambiental, no qual ministra as seguintes disciplinas: Ecologia, Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição; e na Graduação em Engenharia Ambiental, Lecionando Biologia e Ecologia da Poluição;
  • Também desempenha a função de professor da Pós- Graduação da UNIFACS (MBA) – Sistemas de Gestão da Qualidade em Saúde e Meio Ambiente, ministrando a Disciplina de Biodiversidade e Biossegurança;
  • Foi pesquisador na área de Ecologia, Sistemática e Biodiversidade do Macrozooplâncton, no Laboratório de Plâncton do Instituto de Biologia (UFBA), no qual já exerceu a função de pesquisador Bolsista CNPq/DTI (Desenvolvimento Tecnológico e Industrial) do programa Nacional REVIZEE (Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva);
  • Além disto, exerce a função de consultor ad-hoc na área de Zooplâncton da BMA (Biomonitoramento e Meio Ambiente) em estudos de Avaliação de Impactos Ambientais (EIA/RIMA).

    Para conhecer melhor o curso, agende uma visita com o Coordenador(a) pelo 3232 4000.

    Será um prazer recebê-lo!



1º semestre

  • Educação Ambiental
  • Sistema de Gestão Ambiental
  • Gestão das Organizações
  • Geotecnologias
  • Antropologia e Cultura 


2º semestre

  • Ecologia
  • Avaliação de Impactos Ambientais e Licenciamento Ambiental
  • Geoquímica
  • Optativa (Empreendedorismo ou Libras)
  • Gestão de Resíduos Sólidos
  • Planejamento Urbano e Ambiental


3º semestre

  • Sistemas de Gestão Integrada
  • Gestão de Bacias Hidrográficas e Saneamento Ambiental
  • Planos de Recuperação de Áreas Degradadas
  • Desenvolvimento Humano e Social
  • Climatologia


4º semestre

  • Mecanismos de Produção mais Limpa
  • Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão da Biodiversidade
  • Desafios Contemporâneos  


O campus de aulas conta com todo o suporte e estrutura de serviços para as aulas e atividades práticas do curso, incluindo laboratórios de informática para aulas

Matriz-Tec-GestaoAmbiental

DETALHES

Duração: 2 anos

Turnos e Valores:

Salvador – Campus Tancredo Neves
Matutino – R$ 449,00 **
Noturno – R$ 449,00 **

ONDE ESTUDAR

Salvador

Campus Tancredo Neves
Av. Tancredo Neves, 2131, Caminho das Árvores
CEP: 41820-021

VEJA TAMBÉM