Relações Internacionais

Em um mundo cada vez mais globalizado, torna-se fundamental a existência de profissionais que estejam aptos a analisar o cenário mundial, investigar mercados, avaliar as possibilidades de negócios e aconselhar investimentos no exterior, além de construir e promover estratégias de cooperação que proporcionem relações de mutualidade entre as instituições de diferentes países. A partir do entendimento da operação de recursos financeiros, humanos, econômicos e sociais, o aluno deste curso aprenderá como coordenar e supervisionar equipes de trabalho, bem como elaborar pareceres e projetos sobre assuntos internacionais de cunho político, econômico e comercial.

O Bacharelado em Relações Internacionais da UNIFACS tem como objetivo desenvolver internacionalistas capazes de analisar, planejar, gerir e avaliar estratégias e ações relativas ao intercâmbio e cooperação entre Estados e Instituições situadas em espaços nacionais distintos ou em ambientes transnacionais. Por meio de disciplinas teórico-práticas, o aluno poderá vivenciar o ambiente internacional e desenvolver as competências necessárias para sua atuação neste fascinante mercado. Convênios com instituições nacionais e internacionais fazem com que este desenvolvimento seja ainda mais rico.

Aliado a isso, o estudante do curso de Relações Internacionais da UNIFACS terá a possibilidade de estudar em uma universidade internacional que é parte da maior rede de ensino superior do mundo, a Laureate International Universities.

Na UNIFACS o estudante tem a possibilidade de estender a sua sala de aula pelos quatro cantos do mundo. Por meio do Programa Acadêmico de Mobilidade Internacional, o estudante pode cursar um semestre ou um ano em uma das universidades parceiras no exterior e na maioria delas sem custo adicional nas mensalidades do curso. Isto é um grande diferencial na formação de um internacionalista.

Curso disponível em:

SALVADOR

Resolução CONSUNI nº 13/2015, de 30 de outubro de 2015.

O graduado em Relações Internacionais (internacionalista) estará habilitado a trabalhar em instituições internacionais, empresas públicas e privadas, empresas de comunicação (imprensa), empresas de consultoria, instituições financeiras nacionais e internacionais, que aumentam sua demanda por profissionais capazes de analisar as relações econômicas, políticas e jurídicas entre os Estados.

Além destes mercados, tem crescido a oferta de trabalhos de assessoria sobre questões internacionais a ministérios, partidos políticos, governos estaduais e locais, sindicatos e outras entidades. A área privada exige cada vez mais a presença de profissionais com o perfil do internacionalista. O curso oferece uma qualificação excelente para candidatos ao concurso público de ingresso na carreira diplomática, considerado extremamente competitivo.

Poderão atuar ainda em agências de cooperação estrangeiras que atuam no Brasil, como a JICA, IICA, organizações internacionais intergovernamentais, como o sistema ONU (PNUD, UNESCO, UNICEF, OMS), OEA, Banco Interamericano, Banco Mundial, FMI, OMC e em organizações não-governamentais brasileiras (que tenham programas de cooperação internacional) e estrangeiras que atuem no país.

No curso de Relações Internacionais da Unifacs, o aluno tem oportunidade de vivenciar a teoria na prática com o NERI (Núcleo de Práticas em Economia e Relações Internacionais.

https://pt-br.facebook.com/NERIUNIFACS/

https://www.youtube.com/channel/UCizkLB_LZ0iiF5bA85jTbTQ

Atualmente há dois projeto acontecendo no núcleo:

  1. O Refúgio em Salvador. Os alunos de Relações Internacionais membros do NERI, sob coordenação da Profa. Rafaela Ludolf, estão dando apoio a refugiados da Venezuela, Síria, Moçambique:

http://www.aldeianago.com.br/noticias-da-cidadania/17407-projeto-pioneiro-presta-assistencia-a-refugiados-em-salvador

http://metro1.com.br/noticias/cidade/40885,curso-de-portugues-e-oferecido-gratuitamente-a-refugiados-em-salvador.html

2. Apoio à Bahia Cacau (Primeira fábrica de chocolates de cooperativa de agricultura familiar do Brasil). Os alunos o curso de Relações Internacionais também estão inseridos nesse projeto de apoio à exportação do chocolata produzido pela fábrica no sul da Bahia. Inclusive, os alunos acabaram de regressar da expedição acadêmica realizada ao local para levantar dados e informações sobre o processo de fabricação do chocolate, desde a colheita do fruto até o produto final.

http://www.bahiaextra.com.br/2017/12/fenagro-recebe-nucleo-de-praticas-em.html

No dia 26 de setembro, foi Realizada a I Semana do Internacionalista para comemorar o dia do internacionalista. Foram cinco dias de evento com palestras dos mais diversos temas; wokshops sobre para diplomacia municipal, ministrado pela Profa. Soraya Pessino; Workshop Visual Storytelling, com fotografias do Oriente Médio em momentos de conflitos de Márcio Pimenta; curso de extensão sobre Técnicas e simulação de Negociações Internacionais, ministrado por Profa. Flávia Ávila. Foram nossos parceiros nesse evento: Escritório Regional de Representação do Ministério da Relações Exteriores da Bahia; Governo do Estado da Bahia; Prefeitura Municipal de Salvador; Instituto Surear; APRI; Usuport.

Além disso, várias palestras são realizadas no curso nas suas mais diversas áreas:

  1. Internacionalização do Ensino Superior: Um desafio possível

No dia 03 de abril, as 14:00h tivemos uma palestra com Diana Faraon (coordenadora do International Office da UNIFACS) que falou sobre a importância da internacionalização do ensino superior e deu dicas de bolsas de intercambio estudantil.

2. Bate papo com Maria Elisa Pessina

O Papo de Internacionalista aconteceu numa quarta-feira, dia 12 de abril as 10:00h e foi explanado o tema de Cooperação Internacional mais o lançamento do livro “O não governamental na cooperação Internacional para o desenvolvimento após 1990”, da palestrante Maria Elisa

3. Papo de Internacionalista com a APRI

Danilo Sampaio e Jamile Calheiros, representantes da APRI (Associação de Profissionais de Relações Internacionais) estiveram na Quarta-feira, 19 de abril às 10:00, ministrando uma palestra sobre o mercado de trabalho para o internacionalista, as competências dessa profissão e dicas de como planejar sua carreira.

4. Papo de Internacionalista com Monique Matos

Dia 19 de maio, no CTN, tivemos uma bate-papo com Monique Matos. Ela é formada em Negócios Internacionais pela UNIFACS e nos últimos anos fez uma missão da rota inversa de refugiados (fronteiras e campos) entre a África do Norte, Balkans e Oriente Médio.

5. Papo de Internacionalista com Diplomata André Misi

A Última edição do Papo de Internacionalista do semestre aconteceu no dia 13/06. Foi uma honra de receber o diplomata André Misi, onde foi feita uma palestra sobre o concurso do Itamaraty, sobre a carreira de um diplomata, os setores da diplomacia, locais de trabalho, dentre outros assuntos.  O evento aconteceu em parceria com a Associação de Profissionais de Relações Internacionais – APRI.

6.  Aula Inaugural – Inserção da China no capitalismo internacional

Aula inaugural do NERI-2017.2 na quarta – dia 09/08 – às 19 horas, sala Harvard. A palestra foi sobre “A INSERÇÃO DA CHINA NO CAPITALISMO INTERNACIONAL: EFEITOS SOBRE O CENTRO E A PERIFERIA” com Prof. Eduardo Costa Pinto, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7. Papo de Internacionalista com Mariana Serra

O Papo de Internacionalista aconteceu dia 16/08 – às 10 horas no auditório da Unifacs. Mariana Serra, é empreendedora social e idealizadora e co-fundadora da “Volunteer Vacations”, formada em Relações Internacionais pela ESPM-RJ, foi assistente do Ministro das Relações Exteriores Luiz Felipe Lampreia contribuindo para o desenvolvimento de papers focados em geopolítica e comércio exterior. É também palestrante e especialista em logística e gestão de ação humanitária. É apaixonada por viagens, já morou na Nova Zelândia e Taiti onde começou o seu envolvimento com ações humanitárias. Recentemente foi voluntária em projetos no Haiti, Índia, Tailândia, Costa Rica, EUA, Brasil, Tanzânia, Quênia e atuou em campo de refugiados no Oriente Médio, no Líbano e Jordânia. Mariana entrou na lista de 30 ABAIXO DE 30, da renomada revista Forbes como uma das jovens mais promissoras do Brasil até 30 anos. Mariana foi bastante carismática e incentivadora, a historia dela inspirou muitos alunos.

8.  Aulas Internacionais

No dia 01 de setembro, palestra instabilidades globais: desafios políticos e econômicos do mundo pós-Trump, proferida por Prof. Luiz Sannar Pinto Professor visitante na Bookings Doha Center e Qatar University

No dia 05 de setembro, debate sobre a atual crise política e institucional do Brasil com os professores Felippe Ramos e Eduardo Platon, e o professor Henrique Campos como mediador. O evento ocorreu na sala Harvard com direito a transmissão ao vivo e telespectadores de uma Universidade do Perú.

9. Papo de Internacionalista sobre Terrorismo

Dia 04 de outubro, no auditório do CTN ocorreu a palestra sobre A Ameaça do Terrorismo Internacional sobre a Amazônia Setentrional Brasileira com os internacionalistas Tiago Luedy e Milton.

10.  Papo de Internacionalista com Daniel Taddone

Ocorreu dia 08/11 – Na Sala 230 do CTN onde foi discutido sobre Cidadania italiana e genealogia.

Prof. Henrique Oliveira

E-mail: henrique.oliveira@unifacs.br

Telefones: 3206-6509/988907325

Doutorando e Mestre (2011) em Ciências Sociais pela da Universidade Federal da Bahia-UFBA. Graduado em Negócios Internacionais pela Unifacs – Laureate (2008), nesta Universidade foi coordenador do Núcleo de Economia e Relações Internacionais (NERI), é professor de cursos de graduação presencial e Pós Graduação Lato Sensu,  também é membro do Grupo de Estudos da Economia Regional e Urbana (GERURB). Atua na área de Relações Internacionais nos seguintes temas: Comércio Internacional, Política Internacional, Políticas públicas, Economia Política Internacional e Integração Física.

Atendimento ao aluno:

Campus Tancredo Neves (CTN):

Quarta-feira  das 10h15 às 11h30

Quinta-feira das 17h30 às 18h30

DISCIPLINA Carga Horária
1º semestre 352 horas
DIREITO 66 horas
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS 66 horas
HISTÓRIA DO MUNDO MODERNO 66 horas
SOCIOLOGIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS 66 horas
COMUNICAÇÃO 88 horas
2º semestre 352 horas
INTEGRAÇÃO REGIONAL 66 horas
HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS 66 horas
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO 66 horas
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO 66 horas
METODOLOGIA CIENTÍFICA 88 horas
3º semestre 352 horas
DIREITO INTERNACIONAL 66 horas
SISTEMAS POLÍTICOS 66 horas
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA 66 horas
TEORIA CLÁSSICA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS 66 horas
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA 88 horas
4º semestre 352 horas
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL 66 horas
ECONOMIA E POLÍTICA INTERNACIONAL 66 horas
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS 88 horas
FINANÇAS INTERNACIONAIS 66 horas
ORGANIZAÇÕES E INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS 66 horas
5º semestre 352 horas
PARADIPLOMACIA E ATORES NÃO GOVERNAMENTAIS 66 horas
GEOPOLÍTICA E GEOESTRATÉGIA 66 horas
FORMAÇÃO DA POLÍTICA EXTERNA DO BRASIL 66 horas
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL 88 horas
TEORIA CONTEMPORÂNEA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS 66 horas
6º semestre 330 horas
SIMULAÇÃO DE NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS 66 horas
TÓPICOS AVANÇADOS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS 66 horas
OPTATIVA I 66 horas
POLÍTICA EXTERNA DO BRASIL E O DESENVOLVIMENTISMO 66 horas
TEMAS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA AMÉRICA LATINA 66 horas
7º semestre 330 horas
REGIMES INTERNACIONAIS 66 horas
SEGURANÇA E CONFLITOS INTERNACIONAIS 66 horas
ANÁLISE DE CONJUNTURA INTERNACIONAL 66 horas
POLÍTICA EXTERNA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL 66 horas
OPTATIVA II 66 horas
8º semestre 412 horas
ANÁLISE DA POLÍTICA EXTERNA DAS GRANDES POTÊNCIAS 66 horas
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 33 horas
ESTUDOS AVANÇADOS DAS TEORIAS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS 66 horas
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 181 horas
OPTATIVA 66 horas
Resumo
Carga horária total do curso 0 horas

Clique aqui e confira o Corpo Docente

Vestibular 14/01Use seu ENEMAgende sua prova

DETALHES

Duração: 4 anos

Turnos e Valores:

Salvador – Campus Tancredo Neves
Av. Tancredo Neves, 2131, Caminho das Árvores
CEP: 41820-021
E-mail: relinter@unifacs.br

  • (71) 3206-6509
  • (71) 98890-7325

Matutino – R$ 1.111,50 **
Noturno – R$ 1.198,00 **

Feira de Santana – Campus Santa Mônica
Rua Rio Tinto, 152, Santa Mônica,
Feira de Santana – BA

Matutino – R$ 565,00 **
Noturno – R$ 635,00 **