UNIFACS oferece serviço gratuito de Declaração de Imposto de Renda em Salvador

UNIFACS oferece serviço gratuito de Declaração de Imposto de Renda em Salvador

Durante a ação, nos Shoppings da Bahia e Piedade, também serão arrecadados alimentos

Quem precisa fazer a Declaração de Imposto de Renda vai poder contar com a consultoria gratuita da UNIFACS. A ação da universidade, em Salvador, acontece até o dia 20 de abril, sempre das 13h às 17h, no Shopping da Bahia, em um balcão localizado na Praça Divaldo Franco, no 2º Piso, e no Shopping Piedade. Os interessados devem enviar a documentação para o e-mail [email protected] ou levar os documentos diretamente nos balcões.

A expectativa é a de que 200 pessoas sejam atendidas em cada local durante a ação, voltada não apenas para as pessoas físicas, mas aos que precisam fazer a declaração como Microempreendedor Individual (MEI).

Coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UNIFACS, professora Tatiane Feijó avalia que “esse tipo de iniciativa é uma forma de levar cidadania fiscal àqueles que precisam e, ao mesmo tempo, proporcionar aos estudantes qualificação profissional prática.

Solidariedade

Durante a ação, cada participante é convidado a fazer uma doação. No Shopping da Bahia, são 2kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Hospital Martagão Gesteira, instituição filantrópica que há mais de 50 anos atende crianças e adolescentes de todo o estado. Já no Shopping Piedade, a arrecadação é de pacotes de leite (800g), que serão repassados à Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo, que acolhe pessoas com HIV, oferecendo-lhes assistência integral.

Documentos necessários:

– Declaração do ano anterior (se tiver) em PDF ou arquivo de cópia de segurança;

– Dados de identificação do contribuinte (CPF, título de eleitor, endereço residencial com CEP, dados profissionais);

– CPF, nome completo e data de nascimento dos dependentes (se tiver);

– Informe de rendimentos de todas as fontes (onde trabalhou ou prestou serviços em 2021 e de aposentadoria, se tiver);

– Informe para IR de instituições financeiras (Bancos);

– Notas de despesas médicas, planos de saúde e de educação, seu e de seus dependentes (se tiver);

– Documentação referentes aos seus bens adquiridos em 2021 e de anos anteriores, caso não tenha a declaração do ano passado;

– Comprovantes de rendimentos com aluguéis (se tiver).

Quem deve declarar

De acordo com as regras estabelecidas, são obrigados a declarar os cidadãos que tiveram, em 2021, rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 28.559,70. No caso de rendimentos considerados isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, é obrigado a declarar quem recebeu valor superior a R$ 40 mil.

Também estão obrigadas a apresentar a declaração pessoas físicas residentes no Brasil que no ano-calendário de 2021 obtiveram, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.

Aqueles que tiveram, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil também devem declarar.

O que: Serviço gratuito de realização da Declaração do Imposto de Renda

Quando: 21 de março a 20 de abril (Shopping da Bahia) | 30 de março a 20 de abril (Shopping Piedade)

E-mail para envio de documentos: [email protected]