Estudante Unifacs recebe bolsa da Fapesp para pesquisa sobre reaproveitamento integral dos alimentos

7 / Julho / 2023

Gabriella Carolinne Costa de Carvalho, aluna do 6° semestre do curso de Nutrição da Unifacs, localizada na unidade de Feira de Santana, foi agraciada com uma bolsa de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para o período de 2023-2024. A bolsa faz parte do programa de incentivo à iniciação científica e será supervisionada e orientada pela Professora Mestra Andressa Barreto.

A pesquisa, intitulada “Ciência na Cozinha: Reaproveitamento integral dos alimentos”, busca desmistificar o uso completo dos alimentos, promovendo a educação nutricional entre crianças de escolas básicas. O objetivo principal é auxiliar na redução da insegurança alimentar e nutricional enfrentada por crianças.

Gabriella e sua equipe irão desenvolver estratégias e materiais educativos para conscientizar as crianças sobre a importância de aproveitar integralmente os alimentos, evitando desperdícios e promovendo uma alimentação saudável e sustentável. A pesquisa também visa incentivar práticas de reaproveitamento de alimentos em suas diversas formas, explorando receitas nutritivas e saborosas que utilizem partes dos alimentos que geralmente são descartadas.

A bolsa de pesquisa da Fapesp proporcionará recursos e suporte para a realização do estudo, incluindo a coleta de dados, análises laboratoriais e a produção de materiais educativos. Além disso, a orientação da Professora Andressa Barreto, com sua expertise na área de nutrição, será fundamental para o desenvolvimento do projeto.

Gabriella expressou sua gratidão pela oportunidade e destacou a importância de promover a conscientização sobre o reaproveitamento integral dos alimentos desde a infância. Ela acredita que essa pesquisa contribuirá para o fortalecimento da educação nutricional e para a melhoria da qualidade de vida das crianças, além de fomentar práticas sustentáveis na sociedade.

A Unifacs parabeniza a aluna pela conquista da bolsa de pesquisa e ressalta o compromisso da instituição em apoiar e incentivar os estudantes na realização de projetos científicos relevantes para a comunidade. A expectativa é que os resultados da pesquisa tenham um impacto positivo tanto na área da nutrição quanto na promoção da segurança alimentar e nutricional das crianças brasileiras.