XV SARU debaterá estrutura da cidade em seus diversos âmbitos

XV SARU debaterá estrutura da cidade em seus diversos âmbitos

Direito à Cidade é o tema da XV Semana de Análise Regional e Urbana (SARU), que ocorrerá de 29 de outubro a 1º de novembro, em Salvador. O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU), da UNIFACS, vai debater assuntos como estruturas e culturas de bairros de Salvador, reflexões sobre como estão as cidades nos dias atuais, além de palestrantes de outros estados que também falarão sobre experiências em suas respectivas cidades.

Nos quatro dias, a SARU conta com uma programação que reúne profissionais das áreas de Administração, Economia, Arquitetura Turismo, Direito, Geografia, entre outros em atividades como palestras, mesas-redondas e lançamento de livros. As atividades acontecem no Campus Tancredo Neves, Rio Vermelho, Professor Barrso (Paralela) e Ministério Público do Estado da Bahia (CAB).

“Esse é um tema amplo, que abre espaço para todas as áreas do conhecimento. Não vamos falar somente da Arquitetura, mas também do Direito, com políticas públicas; da Medicina, referente à qualidade de vida à saúde, entre outros”, destacou a profª Márcia Maria Couto Mello, que atua como professora pesquisadora e coordena o Grupo de Pesquisa Cidades, Urbanismo e Urbanidades (PPDRU / UNIFACS).

Homenagem
Na ocasião do lançamento do livro dos professores José Gileá e Helio Ponce, haverá uma homenagem póstuma ao prof. Edivaldo Boaventura, que foi nosso professor e orientador de pesquisas no PPDRU, de 2000 até 2018. A atividade será no auditório do CTN, a partir das 16h30.

Participação internacional
O evento contará ainda com a participação da Profª Dra. Aurenice Oliveira, da Michigan Tech (EUA), Ph.D em Engenharia Elétrica. Por meio de uma videoconferência, que será realizada na Sala Harvard, no Campus Tancredo Neves, dia 29, às 16h30, Aurenice vai falar sobre “Mobilidade como acessibilidade: uma aplicação das smarts cities”. Esta atividade será ministrada em inglês e contará com tradução simultânea.

A SARU é aberta ao público e as inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas no blog oficial do evento: http://saruunifacs.blogspot.com/, onde consta a programação completa.

 


maira.cortes