Núcleo de Acessibilidade

nau

O Núcleo de Acessibilidade da UNIFACS (NAU) visa desenvolver um ambiente universitário inclusivo, com ações efetivas, que possibilitem a progressão acadêmica de estudantes com deficiência e/ou dificuldade de aprendizagem matriculados na Universidade Salvador (UNIFACS).

Em consonância ao Projeto Político Institucional, ao Código de Conduta e Ética da Rede Laureate, a Legislação Brasileira (Lei n°10.098/2000 – Decreto nº 5.296/2004 – Lei 12674 e Lei 13.146/2015) visa oferecer uma educação inclusiva de qualidade, o Núcleo de Acessibilidade da UNIFACS (NAU) busca aprimorar e monitorar as Diretrizes, Normas e Ações Institucionais no atendimento as necessidades das Pessoas com Deficiências – PcD, seja ela física, auditiva, visual, cognitiva ou de aprendizagem.

Desta forma, o NAU busca acompanhar e desenvolver ações para contribuir com a adaptação acadêmica dos estudantes, que declaram algum tipo de deficiência. Essas ações ocorrem de maneira individualizada, através da integração estabelecida com os coordenadores, docentes e demais setores da instituição.

1. Adaptar e adequar o ambiente universitário para o acesso da pessoa com deficiência;
  2. Proporcionar ambiente físico adequado as PcD (software leitor de tela na biblioteca, rampa de acesso, elevador, sinalização braile, disponibilização de cadeiras de rodas e vagas exclusivas);
  3. Intensificar e assegurar a cooperação entre estudantes, funcionários e professores nas ações relativas a adaptação da pessoa com deficiência;
  4. Conhecer, acompanhar e planejar estratégias de inclusão para os alunos com deficiência;
  5. Ofertar oficina de Libras para os alunos interessados e curso para os colaboradores;
  6. Atendimento em libras e acompanhamento de intérprete para atividades extraclasse para os alunos surdos;

Comitê de Acessibilidade

O NAU tem um Comitê de Acessibilidade permanente que conta com representantes de diversos setores da Instituição, visando garantir uma visão global e permanente do tema bem como a inserção das ações em todas as áreas e processos da Instituição.

As ações realizadas pelo NAU perpassam desde a sensibilização da comunidade interna a adaptações individuais, que possibilitam o desenvolvimento de PcD no ambiente universitário, contribuindo também para sua inserção no mercado de trabalho.

Nossos atendimentos são disponibilizados através de agendamento. Nos procure pessoalmente para maiores informações ou entre em contato!

Salvador (71) 3273-8582 | nau@unifacs.br | Campus CTN

Feira de Santana (75) 2102-3217 | nau@unifacs.br | Campus Santa Mônica