Semana de Enfermagem: Palestra discute ansiedade e depressão em universitários em Salvador

Durante os dias 16 e 17 de maio, a coordenação do curso, docentes e estudantes promovem a VI Semana de Enfermagem na UNIFACS, em Salvador. O tema geral desse ano é “Os desafios da enfermagem para garantia de equidade” e dentre os subtemas das palestras, “Sociedade adoecida: ansiedade e depressão em estudantes” pretende discutir a saúde mental dos estudantes universitários.

“Essa temática será compartilhada com o curso de psicologia, que é a questão da saúde mental. Os números de estudantes e universitários que estão depressivos e/ou ansiosos são crescentes em todo mundo, e por isso o corpo docente, não só de enfermagem, mas de todos os outros cursos, devem ficar atentos aos sinais dados pelos alunos”, explica Edilene Oliveira, Coordenadora do Curso de Enfermagem da UNIFACS.

Enfermagem forense

Além disso, temas como Enfermagem Forense também serão discutidos ao longo desses dois dias de palestras: “Os subtemas foram escolhidos porque são problemáticas vivenciadas na equipe de enfermagem. A enfermagem forense é uma especialização nova na área de enfermagem, por isso muitos profissionais da área ainda desconhecem o tema, sendo que o tema surgiu para dar subsídio à classe, veio somar com tudo o que a gente já tem”, pontua.

O trabalho de um enfermeiro forense é prestar assistência especializada a vítimas dos diversos tipos de violência e aos agressores, por isso, precisam estar dispostos para lidar com os traumas psicológicos, físicos e sociais de cada situação a ser enfrentada.

No dia 16, quinta-feira, a programação será das 7h às 20h30. Já no dia 17, sexta-feira, o evento vai das 07h às 12h. Cada palestra valerá como 03 horas complementares para os alunos que participarem.

Semana da Enfermagem

No dia 12 de maio é comemorado mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, modelo para a enfermagem moderna no mundo, nascida em 12 de maio de 1820. No Brasil, as homenagens são estendidas a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. Por isso, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem.

O que: Semana de Enfermagem UNIFACS
Onde: UNIFACS Campus Prof. Barros – Paralela