Psiquiatra alemão fala sobre Psicologia Junguiana para estudantes da UNIFACS

No dia 19 de fevereiro, estudantes de psicologia da UNIFACS lotaram o auditório do Campus Professor Barros para a palestra do psiquiatra alemão Manfred Adam Krapp, que falou sobre “A Interpretação Junguiana das Expressões Simbólicas na Arte e no Processo Terapêutico”. Esta foi a primeira apresentação do psiquiatra na Bahia, que usou músicas do cantor e compositor Tom Jobim para contextualizar o tema da sua palestra.

Com microfone e um teclado, Manfred fez uma apresentação com acompanhamento musical. “Estreei este formato em comemoração pelos 50 anos de gravação da música Garota de Ipanema, em Berlim e no Instituto Junguiano de Brasília, e nele eu mesmo toco o piano para entoar canções que auxiliam o entendimento da abordagem”, afirma o autor do livro “A Garota de Ipanema como imagem da alma”, lançado na Alemanha em 2016.

O evento foi promovido pela coordenação do curso de Psicologia, com apoio da coordenadora do Núcleo de Estudos e Práticas Psicológicas da UNIFACS (Neppsi), Profª Leonor Guimarães e de alunos do grupo Coexistir, formado por estudantes de Psicologia. “A palestra do Dr. Manfred foi um momento de agradável contato com a Psicologia Junguiana. Sua análise sobre Tom Jobim e a música Garota de Ipanema pelo olhar da Psicologia trouxe um momento especial de união das artes com a ciência”, refletiu a professora Leonor.

maira.cortes