Psicologia: livros refletem sobre profissão e desigualdade social

Psicologia: livros refletem sobre profissão e desigualdade social

Livros reúnem reflexões de mais de 100 autoras e autores de todo o Brasil sobre o bem fazer da Psicologia 

Como parte das comemorações pelo Dia do Psicólogo, celebrado em agosto, os dois volumes do livro “Psicologia, Sociedade e Desigualdade Social” discutem o fazer profissional da área com foco nas questões do século XXI. A iniciativa foi idealizada por Renan Rocha, Diego Toloy e Wilson Sampaio, professores da graduação em Psicologia da UNIFACS.

Renan explica que o livro-coletânea, publicado em dois volumes, surgiu de inquietações dos organizadores em viabilizar o entendimento sobre a população e seus sofrimentos, buscando fazer da psicologia uma profissão posicionada e atenta às necessidades que derivam das mais distintas desigualdades sociais.

“É fruto de um esforço coletivo, em que mobilizamos mais de 100 autoras e autores de todo o Brasil, professoras/es, pesquisadoras/es e estudantes de psicologia e áreas afins, que, em seu fazer cotidiano, produzem conhecimento teórico-técnico-metodológico-crítico para pensarmos no bem fazer de nossa ciência-profissão”, conta Rocha.

Ele complementa: “E é um posicionamento sobre como a nossa psicologia deve ser pensada também a partir das muitas e diferentes práticas que se produzem nas graduações em Psicologia, não só na Bahia, mas em todo o nosso país”.

Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), existem, na Bahia, cerca de 19 mil profissionais habilitados desenvolvendo essa atividade. Em agosto, além de ser comemorado o Dia do Psicólogo, também este é o mês em que a categoria completa 58 anos de existência no Brasil.

Além dos organizadores, os livros contam com a contribuição de alunos, ex-alunos, professores e ex-professores da graduação em Psicologia da UNIFACS. Entre eles estão Amanda Gabriella Cruz Guedes, Jersica Assis Lozado, Juliana Ribeiro Marques, Maria Thereza Ávila Dantas Coelho, Myllena Curvelo Santos, Silier Andrade Cardoso Borges, Thaís Melo do Desterro Passos, e outros.

 

Serviço

O que: Livro-coletânea – Psicologia, Sociedade e Desigualdade Social Boas Práticas na Formação em Psicologia: V1 e V2

Quanto: R$ 89,00

Onde comprar: Queer Livros (https://www.queerlivros.com.br/psicologia-sociedade-e-desigualdade-social-boas-praticas-na-formacao-em-psicologia-v1v2). Em breve, eles também poderão ser adquiridos no site da Amazon (https://www.amazon.com.br/livros/).

 

Compartilhar

Falar via WhatsApp Fale via WhatsApp
Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Consulte mais informações no Aviso Externo de Privacidade..
Prosseguir