Projeto felizCIDADE promove debate entre estudantes de Arquitetura e Urbanismo na UNIFACS

Projeto felizCIDADE promove debate entre estudantes de Arquitetura e Urbanismo n UNIFACS

Em comemoração ao aniversário de Salvador, foi realizado na terça-feira 29/03, no auditório do Campus Caminho das Árvores, o projeto felizCIDADE, do curso de Arquitetura e Urbanismo em parceria com profissionais e órgãos da administração municipal e estadual.

O objetivo do projeto é desenvolver no aluno a percepção sobre a pluralidade de atores e seus interesses na esfera da cidade, despertando nele a paixão e compromisso como cidadão e futuro profissional da arquitetura e do urbanismo com a cidade.

O evento contou com uma vasta programação e ao final do dia os estudantes participaram de um debate sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador e o projeto Salvador 500, com a participação do Professor Fernando Pedrão do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da UNIFACS, além da Professora Ana Licks.

Para o estudante do sexto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFACS, Tomás Sampaio, o evento é uma oportunidade de ampliar referências e mudar conceitos dentro da profissão.

“Muitos professores colocam em sala que falta aos alunos referenciais reais. Vivemos em um tempo de muito discurso formado e esse tipo de evento serve para que o aluno forme sua opinião através de pessoas que possuem conhecimento de causa, e a partir daí, buscarem mais. O que mais grita em Salvador é a discrepância social. Eu não quero ser um arquiteto de escritório, trabalhando atrás da minha mesa numa sala com ar-condicionado. Arquitetura é uma profissão de campo. É preciso ir trabalhar, conversar com as pessoas e vivenciar a cidade. ”

Do ponto de vista acadêmico, para a professora Ana Licks, programações como a do felizCIDADE são fundamentais na formação dos profissionais do futuro.

DSC_0152

“No curso de Arquitetura, sempre estamos trazendo esse tipo de informação, justamente porque são profissionais que vão cuidar da cidade. É preciso que eles entendam como a cidade funciona e quais são os problemas que enfrentamos, principalmente nos dias de hoje. O principal problema das grandes cidades é a mobilidade.  Cerca de 90% da população brasileira e 60% da população mundial, está concentrada em cidades então as cidades concentram a grande massa populacional no mundo inteiro, então é preciso pensar sobre isso” conta a professora.

Para o Professor do PPDRU, Fernando Pedrão, a Bahia em geral e especialmente Salvador, merece um planejamento sistemático, mas ainda considerando que existe uma situação de agravamento das desigualdades da cidade “É preciso repensar um planejamento de uma noção mais realista do que é a cidade de Salvador. Estamos trabalhando com dificuldade porque faltam pesquisas suficientes para que se saiba o que é a Salvador de hoje” disse.

Falar via WhatsApp Fale via WhatsApp
Prosseguir