Professores e alunos da UNIFACS recebem homenagem pelo melhor trabalho no III CONEPETRO

Alunos e professores da UNIFACS receberam menção honrosa durante no III Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis com o trabalho “Craqueamento do tiofeno utilizando zeólita beta modificada com magnésio”. O trabalho dos professores Ronaldo Costa Santos e Luiz Antonio Magalhães Pontes, do mestrando Daniel Freire Almeida e dos alunos de Iniciação Científica Fernanda Silva Costa Fonseca e Diego Santana da Silva foi apresentado no dia 10 de agosto e recebeu o primeiro lugar na modalidade apresentação oral.

O objetivo do projeto foi reduzir o teor de enxofre da gasolina. Um decréscimo na quantidade de enxofre na gasolina proporciona uma diminuição significativa na concentração deste poluente na atmosfera. Devido ao crescimento da frota de automóveis mundial, a gasolina é uma grande responsável pela emissão de poluentes atmosféricos e fator de preocupação para ambientalistas. As emissões dos veículos movidos à combustão diminuem a qualidade do ar urbano, provocando danos ao meio ambiente e à saúde humana.

O projeto é único no Norte/Nordeste e está sendo feito pelo CATAM – Grupo de Catálise e meio Ambiente da UNIFACS/UFBA.

ane.milena