Professor da UNIFACS lança livro sobre relação cultural Portugal x Brasil

Com uma extensa pesquisa bibliográfica e documental e em uma pesquisa de campo que envolveu 25 cidades portuguesas, o Prof. Dr. Noélio Spinola lançou o livro “Raízes: a contribuição portuguesa na formação da cultura brasileira”, no dia 25 de outubro, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. A publicação é fruto do projeto de pesquisa durante estágio pós-doutoral no Centro de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, e foi editado pela Editora UNIFACS.

Lançamento livro prof. Noelio

A obra procura analisar elementos relevantes das raízes portuguesas que contribuíram para a formação da cultura de nosso país. Para isso, são abordadas as influências sobre as artes plásticas convencionais (pintura, escultura, desenho e gravuras), sobre a atividade artística visual no campo simbólico (cerâmica e intervenção urbana), as artes e os espetáculos (dança, música, teatro e outras manifestações folclóricas populares), a literatura e o idioma.

XV SARU

O prof. Noélio também fará o lançamento na próxima terça-feira (30), às 19h, no auditório do Campus Tancredo Neves, durante a XV Semana de Análise Regional e Urbana (SARU). O evento vai reunir profissionais e atividades de diversas áreas. Além de palestras, seminários e mesas-redondas, haverá também o lançamento de livro como o do Prof. José Gileá com “Direito, Governança e Políticas Públicas” e “Gestão da Governança e Políticas Públicas”; e do Prof. Hélio Ponde, com “Desenvolvimento Regional em Perspectiva: Uma Análise a partir de Fatores Locacionais, Capital Humano e Ambiência para Inovação”.

A SARU será realizada de 29 de outubro a 1º de dezembro em diferentes campi e conta com uma programação diversificada. As inscrições são gratuitas. Para mais informações, acesse o site do evento.

maira.cortes