Estudos Interdisciplinares Sobre Políticas Públicas Promotoras de Igualdades

A UNIFACS, através do Programa de Stricto Sensu Direito, Governança e Políticas Públicas e a Universidade Portucalense de Portugal, por intermédio do Instituto Jurídico Portucalense promovem o Curso de Pós-Doutoramento, de caráter internacional e interinstitucional intitulado Estudos Interdisciplinares Sobre Políticas Públicas Promotoras de Igualdades.

O objetivo do Curso é estimular a execução de projetos de pesquisa de alto nível elaborados pelos candidatos-doutores que já se dedicam à temática, com forte estímulo a ancoragem conceitual e metodológica em perspectiva internacional, cuja garantia é conferida pelo corpo docente convocado pelas duas instituições implicadas. O Curso de Pós-Doutorado tem como escopo a ampliação da rede internacional de pesquisadores que tem se consolidado pelo acordo de Cooperação Internacional firmado entre UNIFACS e PORTUCALENSE.

O curso propõe um período presencial intenso de duas semanas na cidade do Porto, em Portugal, para a realização de seminário de instalação e vinculação dos projetos ao perfil de membros do corpo docente que acompanhará a execução.

O Curso pretende fomentar a integração dos Pós Doutorandos à rede de pesquisadores já existente, cujo escopo é de uma continua produtividade internacional no tema das Políticas Públicas promotoras das Igualdades, tema candente ao mundo contemporâneo, indispensável às Ciências Sociais Aplicadas, bem como às Ciências Humanas.

O curso é dirigido pela Profa. Dra. Esther Quinteiro/UPT e pelo Prof. Dr. José Menezes/UNIFACS. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de Novembro de 2018 no formulário: https://form.jotformz.com/81754004810651

ETAPAS:

Comunicação dos resultados: Analisado o Curriculum Vitae enviado pelo Candidato (a), os selecionados serão informados da sua aceitação por e-mail dos Diretores do Curso.

Matrícula:

O pagamento deverá ser feito até 15 de Dezembro de 2018. Uma vez efetivada a inscrição, o candidato receberá toda a orientação técnica para proceder a matrícula.

Investimento:

1) Uma parcela à vista de € 3.000,00: com 5% de desconto até 15/12/2018.;

2) Ou duas parcelas de € 1.500,00: a primeira paga no ato da matrícula e a segunda até o dia 04 de janeiro de 2019.

Logística:

O Programa de Pós-Doutoramento se beneficiará de Protocolos e Serviços que a Universidade Salvador e a Universidade Portucalense dispõem para os matriculados no Programa, como bibliotecas físicas e digitais, dispositivos informacionais, atendimento personalizado para os matriculados, suporte técnico para o encaminhamento de demandas dos matriculados, descontos em Hotéis e Restaurantes frequentados pelos seus profissionais.

EDITAL – PÓS-DOUTORADO UNIFACS-UPT – 2019

ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA:

O curso de Pós-Doutoramento terá duração de 12 (doze) meses, e pressupõe atividades presenciais e à distância. As atividades presenciais ocorrerão através do Seminário de Formação, de participação obrigatória em ambiente internacional, que se realizará entre os dias 07 a 18 de janeiro de 2019 (das 9.30 às 13.30h); e a atividade à distância consistirá na supervisão da investigação, com reuniões online entre o pós doutorando e o supervisor (designado por ambas instituições a partir dos seus respectivos quadros docentes).

1) 07 de Janeiro de 2019: Políticas Públicas. Conceito e Teoria, Prof ª Catedrática, Doutora Mª.  Esther Martínez Quinteiro (IJP/Universidade Portucalense, Porto, Portugal)

2) 08 de Janeiro de 2019: Atores das Políticas Públicas. Poderes Públicos e Sociedade Civil, Prof. Doutor André Pereira Matos (IJP/Universidade Portucalense, Porto, Portugal)

3) 09 de Janeiro de 2019: Metodologias de análise e avaliação das Políticas Públicas, Prof.  Doutor Rodrigo Rodríguez Silveira (Universidad de Salamanca, España) – (A CONFIRMAR)

4) 10 de Janeiro de 2019: Fundamentos Nacionais das Políticas Públicas: Direitos Fundamentais dos Cidadãos, Profª Doutora Mª Manuela Dias Marques Magalhães Silva (IJP/Universidade Portucalense, Porto, Portugal)

5) 11 de Janeiro de 2019: Fundamentos Internacionais das Políticas Públicas: os Direitos Humanos, Prof. Doutor Pedro Garrido Rodríguez (IJP/Universidade Portucalense, Porto, Portugal)

FINAL DE SEMANA LIVRE

6) 14 de Janeiro de 2019: Justiciabilidade dos Direitos Humanos de Segunda Geração e o Estado Social de Direito, Prof. Titular Doutor Enrique Cabero Morán (Universidad de Salamanca, España)  -(A CONFIRMAR)

7) 15 de Janeiro de 2019: Dimensões de Segurança nos Direitos Humanos na América Latina, Prof. Doutor André Portella (UNIFACS, Salvador da Bahia, Brasil)

8) 16 de Janeiro de 2019: Políticas educativas. Educação e Desenvolvimento, Prof. Doutor Manoel Barros (UNIFACS, Salvador – Bahia, Brasil)

9) 17 de Janeiro de 2019: Desafios da Desigualdade. Epistemes Modernas, Prof. Doutor José Euclimar Xavier de Menezes (UNIFACS, Salvador – Bahia, Brasil)

10) 18 de Janeiro de 2019: Especificidades da Igualdade de Género e Políticas de Género, Prof.ª Doutora Mª de la Paz Pando Ballesteros (Universidad de Salamanca, España)

Caso haja mudanças na formação do corpo docente do curso por motivos de força maior, as temáticas do curso serão plenamente preservadas e será providenciada a substituição por um docente de semelhante competência acadêmica para o qual as Instituições promotoras conferem chancela.

Adicionalmente, os participantes do pós doutorado são estimulados a participarem do Congresso Internacional em Direitos Humanos a se realizar na Universidad de Salamanca entre20 a 23 de janeiro de 2019, iclusive apresentando trabalho submetido (os detalhes serão fornecidos com a matrícula do pós doutorando)