Alunos da UNIFACS ganham 2º lugar em competição internacional de robótica no México

A equipe de estudantes de Engenharia Mecatrônica da UNIFACS que estava representando a América Latina no Prêmio Laureate de Excelência em Engenharia e Robótica ganhou em 2º lugar. A competição aconteceu no México e teve mais de 70 instituições de 29 países inscritos. Nessa última etapa, apenas seis robôs foram selecionados e o Brasil ficou com a medalha de prata.

Heimdall_no UVM

O desafio dos estudantes Lucas Leite, Ramon Valeriano, Brunno Araujo e Luan Passos, sob a orientação do coordenador e Professor Murilo Ribeiro, era desenvolver um robô capaz de localizar vítimas, determinar sua situação, localização e reportar as informações para um teleoperador. “Ele entra primeiro no cenário e já começa imediatamente a compor um mapa do local. Ao mesmo tempo ele passa a obter leituras de gases como CO, gás natural, gases nocivos em geral e O2”, explica o líder de equipe, Lucas Leite. “Mas, o Heimdall (como é chamado o robô) não realiza o resgate, o objetivo dele é auxiliar as equipes de socorro”, lembra o estudante.

Robô heimdall    Equipe Heimdall_na arena com o robô

Os alunos da UNIFACS competiram com participantes da Coreia, Malásia, Espanha, México e Turquia. Além de interagir com estudantes de outros países, a equipe brasileira também conheceu um pouco da cultura local.

competidores_Competição internacional de Robótica    Equipe Heimdall_Interação cultural

A competição aconteceu na Universidade do Vale do México nos dias 4 e 5 de maio, e testou as habilidades do robô em uma série de desafios de mobilidade como corredores estreitos, blocos simulando destroços e escadas. Para o estudante Lucas, participar da competição trouxe inúmeras vantagens para todos da equipe. “É um diferencial não só no currículo, mas para nossa experiência e maturidade como engenheiros”, disse o líder.

robôs_México

Fale via WhatsApp