O que é ser Universidade?

As Universidades são as instituições de ensino superior mais robustas do nosso sistema educacional. Uma Universidade deve atender a requisitos mínimos como corpo docente mais qualificado, programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), além de oferecer obrigatoriamente atividades de ensino, de pesquisa e de extensão comunitária, agregando mais conhecimento ao estudante e reconhecimento diferenciado pelo mercado de trabalho.

Para obter o credenciamento de Universidade pelo MEC uma instituição de ensino precisa atender a diversos requisitos:

icone1
icone2
icone3
icone4
icone5
icone6

*com exceção para os cursos de Psicologia, Direito, Odontologia, Enfermagem e Medicina, que precisam ser avaliados pelo MEC e seus conselhos profissionais.

Após credenciada como Universidade, periodicamente, a instituição passa por avaliação do MEC, a fim de garantir o título. A UNIFACS é a única instituição privada da Bahia com título de Universidade. E na última avaliação do MEC, em 2017, foi recredenciada com Nota Máxima, e em 2018 alcançamos nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), melhor do Norte/Nordeste. Isso significa que a UNIFACS pertence ao seleto grupo de melhores universidades brasileiras, entre elas UFRJ, UFMG, UNIFESP, Mackenzie, PUC-PR e PUC-Rio.

selos_igc
selos_mec