NUPAC UNIFACS fecha primeiro semestre com mais de 6 mil atendimentos gratuitos

NUPAC UNIFACS fecha primeiro semestre com mais de 6 mil atendimentos gratuitos

Atividades ocorreram ao longo do semestre letivo em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, da Receita Federal

O primeiro semestre de 2021 foi bem movimentado para o Núcleo de Práticas em Administração e Contabilidade da UNIFACS (NUPAC), mesmo com os atendimentos e eventos acontecendo de forma remota em função da pandemia pelo coronavírus. No total, foram realizadas cerca de 100 ações que beneficiaram aproximadamente 6 mil pessoas em Salvador e Feira de Santana. Somente em Salvador, o Núcleo contou com 60 estudantes voluntários e 20 professores envolvidos.

As ações possibilitam aos estudantes colocarem em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula. Somente na ação de declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), da Receita Federal, além de os alunos prestarem orientações e tirarem dúvidas de contribuintes, os integrantes do NUPAC conseguiram finalizar a entrega de 48 declarações de pessoa física. “Estou há 3 anos sendo atendida por vocês e sou muito grata pela oportunidade. Ao jovem Yuri (aluno), agradeço a dedicação e empenho por doar seu tempo para realizar o atendimento. Agradeço e desejo muitas alegrias em sua vida acadêmica, e muito sucesso em sua carreira”, elogia a contribuinte Fabrícia Coelho.

Com as mudanças na forma de declarar em função das medidas adotadas pelo governo em 2020 para conter o desemprego, a contribuinte Maíra Paraíso também recorreu aos serviços do NAF NUPAC da universidade. “Eu sempre fiz minha declaração, mas como tiveram essas mudanças para a declaração desse ano, preferi contar com o apoio dos alunos da UNIFACS. Fiquei muito mais tranquila e muito satisfeita com o atendimento. Sem falar na atenção e cuidado que eles têm com cada contribuinte”, conta.

“O NAF NUPAC UNIFACS se preocupa em auxiliar tanto seus voluntários quanto os contribuintes, tornando uma honra ter participado desse lindo projeto, que ajudou tantas pessoas. Eu entrei na extensão com o intuito de aprender, mas saí rica não só de aprendizado, como de consciência social, network e imenso interesse pelo mundo da contabilidade. Por tudo isso, sou extremamente grata e considero uma experiência inesquecível e essencial para todos que tem interesse na área”, reflete a estudante de Administração e voluntária do Núcleo, Renata Miguez de Carvalho.

Além do curso de Administração, o Núcleo também conta com a participação dos cursos de Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Logística, Marketing, Direito, Economia, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos e Engenharia. Para a coordenadora do NUPAC Salvador, professora Tatiane Feijó, “é gratificante auxiliar aqueles que precisam ter sua cidadania fiscal e melhorar a administração dos seus pequenos negócios e, ao mesmo tempo, proporcionar aos estudantes, das mais diversas áreas, qualificação profissional e o desenvolvimento de habilidades, como: pensamento crítico, colaboração, criatividade, inovação, gerenciamento e trabalho em equipe”.

O NUPAC, que também realiza orientações tributárias, palestras e oficinas, tem o objetivo de prestar assistência e apoiar contribuintes de baixa renda, Microempreendedor Individual e sociedades civis sem fins lucrativos com orientações contábeis e fiscais básicas para auxiliar na sua cidadania fiscal. Para Pessoa Jurídica, o Núcleo auxilia contribuintes MEI e sociedades civis sem fins lucrativos com orientações de negócios básicas (administrativas, contábeis, financeiras, econômicas, marketing e similares) para impulsionar seu crescimento, organizar suas atividades e contribuir para a continuidade das suas operações.