UNIFACS promove Rodas de Conversa sobre “Questões Étnico-Raciais na Contemporaneidade”

Um encontro acadêmico para discutir Negritudes e seus aspectos culturais na atualidade

Em dezembro de 2020, um grupo de professores declaradamente negro, foi convidado para participar de um grupo focal sobre Consciência Negra – uma oportunidade para troca de ideias e experiências pedagógicas. Um canal aberto para se pensar contribuições para o programa sistemático da Rede Laureate Brasil, sobre o tema, que vem sendo arquitetado desde então.

Para a continuação deste diálogo e ampliação do debate, o Rodas de Conversa – Questões Étnico Raciais na Contemporaneidade – através da articulação do referido grupo de professores – convida toda a Comunidade Acadêmica, e todos aqueles que se interessarem pelo tema, a se juntarem em três encontros virtuais para reflexão sobre as questões raciais no Brasil e no mundo, a partir de seus aspectos políticos, econômicos e culturais. Não por acaso, foi escolhida a data de 13 de maio para dar início a esta jornada: neste dia, em 1888, foi promulgada a lei Áurea, que dava a abolição para todas as pessoas em situação de escravidão jurídica, que existia no Brasil desde o século XVI.

Com o objetivo de levantar essas e outras reflexões, a primeira Roda de Conversa, às 10h, na plataforma Youtube, conecta a história às tendências do mercado atual: “Diversidade étnica como discurso institucional: Quais futuros possíveis?” Como convidados, Suellen Rodrigues, farmacêutica e diretora associada em Valor da Saúde, da indústria farmacêutica MSD, com mais de 16 anos de experiência em estratégias corporativas, e Omero Galdino, pós-graduado em Comunicação e Marketing, dono da Agência Nômade e professor universitário. Para conduzir essa conversa, os professores da Rede: Marcus Bonfim (Anhembi Morumbi- SP) e Luciana Mello (IBMR-RJ).

Às 19h, também do dia 13 de maio, vai ser a vez de receber Ellen Rocha, profissional de Marketing, atualmente mentora na Miami Ad School e com passagens por empresas como 99 e Oracle. Ellen participa da Roda: “Estéticas negras e nordestinas: Do local para o global” com mediação da professora Camila Farias (UNIFACS-BA). O papo promete uma reflexão sobre as linguagens artísticas e culturais do Nordeste e da cultura negra como ponte para a uma interlocução com a cultura pop global.

E, por fim, mas ainda no ensejo da arte e suas múltiplas linguagens, no dia 27 de maio, às 19h, também pelo Youtube, a conversa será sobre “O corpo negro no cinema: Estéticas e outras políticas”, com o professor e cineasta Renato Candido – doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela USP e, até 2020, Vice-Presidente da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro. A mediação fica por conta do professor Iran Pontes (UNIFG-PE).

Importante destacar que a participação dos alunos valerá como Atividade Complementar.

Professores Articuladores:

Camila Farias (UNIFACS-BA)

David Fé (UNP-RN)

Iran Pontes (UNIFG-PE)

Luciana Mello (IBMR-RJ)

Marcus Bonfim (Anhembi Morumbi- SP)

Serviço:

O que: Rodas de Conversa: Questões Étnico-Raciais na Contemporaneidade

Quando: às Quintas-Feiras, 13 de Maio (10h e 19h) e 27 de Maio (19h)

Onde: Plataforma Youtube

Link Mesa 13/05/21, 10h: https://bit.ly/3thTB4Z

Link Mesa 13/05/21, 19h: https://bit.ly/3uoMjO8

Link Mesa 27/05/21, 19h: https://bit.ly/3nNCvuC

Mais informações:

Priscila Carvalho – [email protected]

Camila Farias – [email protected]

Produção Executiva: Alunos extensionistas do FUSCA – Festival UNIFACS de Sustentabilidade, Cultura e Arte – Instagram: @sigafusca

Notícia elaborada pela Profa. Camila Farias (UNIFACS), Coordenadora do FUSCA.