Projeto ParaPraia inicia temporada 2024 com banho de mar assistido em Ondina
 

Matéria

Projeto ParaPraia inicia temporada 2024 com banho de mar assistido em Ondina

24 / Janeiro / 2024

Projeto acontece nos meses de fevereiro e março 

O verão deste ano está sendo um dos mais quentes, em Salvador, deixando as praias cheias de banhistas que buscam se refrescar ou para momentos de lazer. Para tornar o banho de mar acessível para Pessoas com Deficiência (PCD) e mobilidade reduzida, o projeto ParaPraia vai realizar sua temporada 2024 nos dias 24 e 25 de fevereiro e 02, 03, 09 e 10 de março, das 8h às 12h, na Praia de Ondina.  

Professora e Coordenadora do curso de Fisioterapia da Universidade Salvador (UNIFACS), Fabiane Fontoura conta que serão disponibilizados para os banhistas pista de acesso ao mar, cadeiras anfíbias e flutuadores. Os banhos serão realizados com o auxílio de um grupo de voluntários, dentre eles professores e estudantes dos cursos de Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Educação física e Psicologia da UNIFACS, que apoia a ação. 

“Já iniciamos o treinamento dos voluntários, para que eles estejam preparados para realizar a recepção dos usuários e atuar em toda a cadeia da ação, desde a triagem até o banho assistido”, diz Fabiane Fontoura. Após o treinamento, os voluntários serão subdivididos em grupos baseados nas tarefas que irão realizar: recepção das pessoas com deficiência e seus acompanhantes, cadastro e direcionamento para triagem, triagem, banho assistido, atividades recreativas, práticas integrativas e acolhimento pós banho. “Tudo para promover um banho assistido e seguro”, finaliza a docente da UNIFACS, integrante do Ecossistema Ânima. 

Além da UNIFACS, apoiam o Projeto ParaPraia 2024, a Rádio Band News FM e o Salvador Shopping. A iniciativa acontece com patrocínio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer – Sempre. 

Projeto ParaPraia 2024 

Local: Praia de Ondina, em Salvador. 

Quando: 24 e 25 de fevereiro; 02, 03, 09, 10 e março 

Horário: das 8h às 12h.