Mandacaru Baja  fica entre as melhores equipes em campeonato regional realizado em Salvador

Mandacaru Baja fica entre as melhores equipes em campeonato regional realizado em Salvador

A Equipe Mandacaru Baja, da UNIFACS, obteve ótimas colocações no campeonato internacional Baja SAE. A etapa regional, que foi realizado em Salvador nos dias 02 e 03 de novembro, em sedes do SENAI e AABB, contou com a participação de 22 equipes.

A equipe Baja é composta por 45 alunos de 6 cursos de Engenharia. Para a competição, participaram 20 estudantes, além de 14 trainees e 11 colaboradores, orientados pelo Prof. João Loureiro, com a colaboração da Profa. Evelyn Esteves e do Prof. Jardel Jesus, orientador nos anos anteriores.

Sobre o Projeto

O Projeto Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia, que oferece a chance de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Viver a experiência da competição é algo incrível! Nós aprendemos maneiras diferentes de fazer um negócio dar certo e descobrimos que na Engenharia podemos sempre encontrar uma solução”, ressalta Rafaela Sousa, aluna do 8º semestre de Engenharia de Produção, vice capitã da equipe.

Ao participar do projeto Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde a sua concepção, projeto detalhado e construção, desenvolvendo habilidades de liderança, financeiras e administrativas, competências bastante valorizadas no mercado de trabalho. No Brasil o projeto recebe o nome de Baja SAE Brasil.

Foto Baja 2

Resultados

A Equipe Mandacaru Baja obteve os seguintes resultados, nos dois dias de competição:

Sábado:
Aceleração: 6º lugar
Retomada: 5º lugar
Tração: 1º lugar
Manobrabilidade: 8º lugar
Suspensão: 6º lugar
Super prime: 2º lugar
Pontuação Geral do Sábado: 3º lugar
Domingo:
Enduro: 4º lugar

Resultado Geral: 6° lugar

A equipe foi a melhor da Bahia no campeonato. Além disso, na maioria das provas, o grupo obteve os melhores resultados já conquistados, além da melhor colocação geral desde a sua fundação. A aluna do 7º semestre de Engenharia Mecânica da UNIFACS, Joyce Suzart, coordenadora de eletrônica da equipe, descreve a experiência como única e indescritível. “Só quem vivenciou sabe dos momentos de aflição, que vieram acompanhados com os gritos de felicidade logo em seguida. Se alguém quiser um pouco de aventura, emoção, e além de tudo conhecimento, faça parte desse projeto!”