Curso de Gastronomia da UNIFACS: Forjando excelência Gastronômica e sucesso profissional

19 / Junho / 2023

O curso de Gastronomia da Universidade Salvador (UNIFACS) é amplamente reconhecido por sua contribuição significativa na preparação dos estudantes para a indústria gastronômica em constante evolução. O curso ocupa uma posição de destaque nas recomendações do Ministério da Educação (MEC). Com uma pontuação de 4 no índice geral de cursos e 5 no recredenciamento, este curso é considerado o melhor entre as nove principais faculdades de Gastronomia do Brasil para estudar em 2023.

Com um foco especial na aprendizagem prática, instalações de ponta e colaborações extensas com profissionais do setor, o curso se destaca como um exemplo de excelência no campo da educação gastronômica. A UNIFACS se destaca ao oferecer um programa que capacita os alunos com habilidades práticas e conhecimentos fundamentais necessários para sobressair em um mercado gastronômico altamente competitivo

A Gastronomia tem testemunhado um aumento notável nos últimos anos, com uma crescente valorização das artes culinárias, culinária fusion e experiências gastronômicas inovadoras. A demanda por profissionais qualificados em gastronomia nunca foi tão alta, abrindo um leque de oportunidades para entusiasta gastrônomos aspirantes. Reconhecendo essa tendência, o curso de Gastronomia da UNIFACS possui unidades curriculares (UCs) abrangentes, que capacitam os alunos com o conhecimento teórico, habilidades e experiências práticas necessárias para se destacarem nesse campo dinâmico.

Sob a orientação de renomados profissionais e pela coordenadora do curso, Luisa Maria Peixoto Talento, os alunos mergulham em uma variedade de disciplinas que abrangem técnicas culinárias, ciência dos alimentos, nutrição, planejamento de cardápios, estratégias de gestão e muito mais. O curso combina insights teóricos com experiências práticas, garantindo que os alunos não apenas compreendam os princípios da gastronomia, mas também desenvolvam a confiança para aplicá-los em cenários do mundo real.

Um dos destaques do curso de Gastronomia da UNIFACS é seu amplo Centro de Práticas, um centro de exploração culinária equipado com instalações de ponta. O centro possui uma impressionante variedade de cozinhas especializadas, incluindo uma cozinha aquário, uma cozinha show, espaços para eventos, aulas de bebidas, confeitaria e panificação. Nos espaços, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos teóricos, aprimorar suas técnicas culinárias, experimentar sabores e aperfeiçoar suas habilidades de apresentação.

Para proporcionar uma compreensão holística, o curso de Gastronomia da UNIFACS incentiva experiências imersivas, além da sala de aula. Os alunos podem participar de visitas técnicas a empresas parceiras e estabelecimentos do mercado gastronômico, obtendo insights sobre os aspectos operacionais do campo. Além disso, eles têm o privilégio de participar de palestras esclarecedoras ministradas por profissionais do setor, oficinas temáticas e do projeto de extensão “Nada se perde, tudo se cozinha”. Nesse projeto, os alunos atuam como monitores, realizando uma série de atividades ao longo do semestre.

“Nosso curso de Gastronomia na UNIFACS adota uma abordagem holística para a educação culinária. Ao combinar teoria e prática em nossas instalações de ponta, os alunos se formam não apenas com uma base sólida em gastronomia, mas também com valiosa experiência prática. Acreditamos em alimentar sua paixão pelas artes culinárias, ao mesmo tempo em que lhes proporcionamos as habilidades necessárias para prosperar em um mercado de trabalho competitivo”, ressaltou, a coordenadora Luisa Maria Peixoto Talento.