Workshop Rio São Francisco

APRESENTAÇÃO

O Workshop Rio São Francisco: Cultura, Identidade e Desenvolvimento é um evento de natureza científica de âmbito regional realizado a partir da convergência de vários interesses temáticos equivalentes. O evento tem como proponente inicial o Projeto Rio São Francisco: Cultura, Identidade e Desenvolvimento, elaborado em Convênio entre a UNIFACS o Albright College (EUA) e o Programa Companheiros das Américas – Comitê Bahia/ Pennsylvania, tendo igualmente uma parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

OBJETIVOS

Os eventos têm como objetivo:

  1. Promover o aprofundamento do debate ambiental, envolvendo temas sobre cultura, identidade, desenvolvimento e direito ambiental;
  2. Discutir com meio acadêmico, gestores públicos, sociedade civil e empresários locais as possibilidades de desenvolvimento para a região, tendo em vista a valorização de determinados atributos físicos locais, do resgate de aspectos marcantes da cultura regional, da introdução de novas atividades econômicas, dentre elas o turismo; bem como destacar a grave situação em que se encontra esta região a partir dos diversos usos verificados na bacia Sanfranciscana;
  3. Divulgar resultados de pesquisas científicas realizadas em diversas áreas, no Vale do rio São Francisco, possibilitando intercâmbio entre pesquisadores e entre alunos da graduação e pós-graduação;
  4. Promover a difusão do conhecimento através de minicursos e oficinas pertinentes às áreas já mencionadas.

HISTÓRICO

I WORKSHOP RIO SÃO FRANCISCO: Cultura, Identidade e Desenvolvimento

Data: Junho de 2009
Local: Associação Comercial da Bahia, Salvador – BA.

Produtos: No evento ocorreram apresentações, resultados de pesquisas do Grupo de Pesquisa em Turismo e Meio Ambiente (GPTURIS) inseridas no projeto Rio São Francisco – cultura, identidade e desenvolvimento, e o lançamento do Livro “Viagem ao São Francisco – Série Expedições 1”. O Evento contou com representantes de várias instituições, dentre elas o Presidente da Associação Comercial da Bahia, a Vice-Reitora para Desenvolvimento Interno da Universidade Salvador, Presidente e Vice-Presidente dos Companheiros das Américas, Comitê Bahia/Pennsylvania, Professores do Albright College e do Elizabethtown College (membros do Comitê Pennsylvania/Bahia), Professores do ACBEU, Empresários, representantes da sociedade civil, estudantes universitários e pesquisadores.


CapturarSYMPOSIUM HISTORY AND CULTURE, NATURE AND POLITICS: Watersheds in Brazil and Eastern Pennsylvania 
Data: Outubro de 2009
Local: Albright College, Pennsylvania – EUA.

Produtos: O Simpósio contou com um circuito de palestras cuja proposta teve como objetivo a discussão entre acadêmicos e especialistas sobre a questão da água, rios e seus desdobramentos. Foram ministradas pelos professores: Charles Hardy III da West Chester University; Adam Levine da Philadelpfia Water Department; Elizabeth Kiddy, Barton Thompson e David Osgood, do Albright College; Eve Buckley da University of Delaware; Regina Celeste da Universidade Salvador (UNIFACS); Jessica Sanchez da Delaware River Basin Commission; Marcio Santos, Universidade Federal do Maranhão; Lori Kumler, Youngstown State University; e Solange Filoso, University of Maryland. O Evento contou ainda com a exibição do  “Old Francisco: A Documentary Photo Exhibition”, elaborado com as fotografias dos professores do Albright College que participaram da Expedição ao Rio São Francisco – Cultura, Identidade e Desenvolvimento, colaboração entre Albright, UNIFACS e Companheiro das Américas, ocorrida no ano de 2008.


Imagem6

II WORKSHOP RIO SÃO FRANCISCO: Cultura, Identidade e Desenvolvimento
Data: Agosto de 2010
Local: UNIVASF – Campus Juazeiro, Juazeiro – BA.

Produtos: Foram divulgados os resumos apresentados em mídia digital, exposição de Banners produzidos pela Petrobras, oficinas e mesas redondas.


Imagem1

III WORKSHOP RIO SÃO FRANCISCO: Cultura, Identidade e Desenvolvimento

Eixo Temático: Impactos Socioambientais e suas implicações no desenvolvimento da Bacia do Rio São Francisco.
Data: Novembro 2011
Local: Associação Comercial da Bahia, Salvador – BA.

Produtos: Mesas redondas, apresentações de trabalhos dos alunos de mestrado e doutorado do PPDRU, e lançamento do livro “Série Expedições 2 – Xique-Xique e Barra: Um encontro com o Rio São Francisco”, organizado pelas professoras Regina Celeste Souza (UNIFACS) e Maria Cândida Mousinho (IFBA – Valença)


Imagem2

IV WORKSHOP RIO SÃO FRANCISCO: Cultura, Identidade e Desenvolvimento

Eixo Temático: Ocupação Territorial do Vale Sanfanciscano – problemas sociambientais.
Data: Julho, 2012
Local: UNEB – Campus XVII, Bom Jesus da Lapa – BA.

Produtos: Carta redigida por diversas lideranças locais e participantes do Evento, oficinas, paletras, mesas redondas, Visitas Técnicas: ao “lixão”, acompanhado pela Engenheira Sanitarista Ilana de Carvalho, da Conder; ao SAAE (Serviço de Autônomo de Água e Esgoto) de Bom Jesus da Lapa; e Projeto de Irrigação Formoso A, administrado pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco). Além disso, outros desdobramentos como análise da qualidade da água do rio, realizadas sob a supervisão do Professor Doutor Bryce Brylawski, do Albright College – USA. Produziu-se igualmente um livro intitulado “Rio São Francisco Ocupação Territorial – Problemas Socioambientais: Desafios e possibilidades”, com temas que foram apresentados e debatidos durante o Evento.


Imagem3

V WORKSHOP RIO SÃO FRANCISCO: Cultura, Identidade e Desenvolvimento

Eixo Temático: Novos Olhares sobre o Seemiárido.
Data: Novembro, 2013
Local: Auditório Hotel Belvedere, Paulo Afonso – BA.

Produtos: Mesas redondas, em homenagem à Professora Elizabeth Kiddy do Albright College – USA, e visita técnica à Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), plantio de mudas nativas da Caatinga no jardim do Hotel Belvedere em Paulo Afonso. Além disso, ocorreu o lançamento do livro “Rio São Francisco Ocupação Territorial – Problemas Socioambientais: Desafios e possibilidades”, organizado pelas professoras Regina Celeste de Almeida Souza, Carolina de Andrade Spinola, da UNIFACS, e Elvina Perpétua Almeida da UNEB (Campus XVII, Bom Jesus da Lapa).


Imagem4

VI WORKSHOP RIO SÃO FRANCISCO: Cultura, Identidade e Desenvolvimento

Eixo Temático: Turismo e Alternativas Energéticas para o Vale Sanfranciscano.
Data: Setembro, 2014
Local: UNIVASF, Petrolina – PE.

Produtos: Mesas redondas, oficinas, Exposição Fotográfica intitulada “Velho Chico: Cores e Dores”, e visitas técnicas: ao CRAD (Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas), da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco); e à Vinícola Ouro Verde. Na ocasião alunos de engenharia ambiental e sanitária da UNIFACS, bolsistas de Iniciação Científica FAPESB E CNPq, coletaram amostras de água para avaliação da qualidade da água do Rio São Francisco, na Ilha do Rodeadouro – BA.


Imagem5

VII WORKSHOP RIO SÃO FRANCISCO: Cultura, Identidade e Desenvolvimento

Eixo Temático: Múltiplos usos na Bacia e efeitos sobre o Baixo Curso.
Data: Agosto e Setembro, 2015
Local: Auditório Faculdade Raimundo Marinho, Penedo – AL.

Produtos: Mesas redondas, diversas oficinas, palestras e lançamento do Livro “Série Expedições 3 – Caminhos da Fé: Bom Jesus da Lapa”. No evento também ocorreram: o plantio de mudas nativas nas instalações da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); exposição de fotos produzidas por alunos do curso de turismo da UFAL; e a Carta de Penedo, redigida por diversos professores presentes ao Evento, e encaminhada através da Chancelaria da UNIFACS aos governadores dos Estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Minas Gerais.


Capturart

VIII WORKSHOP RIO SÃO FRANCISCO: Cultura, Identidade e Desenvolvimento

Eixo Temático: A problemática da água e sua relação com as comunidades ribeirinhas.
Data: Novembro, 2016
Local: Associação Comercial da Bahia, Salvador – BA.

Produtos: Mesas redondas, palestras e exibição do documentário “Velho Chico: no caminho das águas”. No VIII Workshop, o Grupo de Pesquisa em Turismo e Meio Ambiente (GPTURIS) – realizador do evento – contou com a presença do Senador da República Otto Alencar, que proferiu a palestra de abertura intitulada “Salve o Velho Chico”. Além deste convidado, o evento contou ainda com o diretor do WWI-Worldwatch Institute (WWI), Dr. Eduardo Athayde, professores pesquisadores da UNIFACS: Nilton Pinto, Élvia Fadul, Carolina Spinola e Regina Souza; o professor Luiz Roberto Moraes da UFBA; o engenheiro agrônomo Joselito Menezes de Souza da CODEVASF/UNIVASF; o professor Juracy Marques da UNEB – Juazeiro; e a advogada Larissa Cayres de Souza da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA). Foram também apresentados resultados de pesquisa dos alunos do PPDRU, dentre eles, os doutorandos Tiago Cordeiro e Gisele Costa, e os mestres Demétrios Rocha e Josemeire Silva.

Destacamos ainda as presenças do Chanceler da UNIFACS, o professor Manoel Barros, da Reitora professora Márcia Barros, bem como do coordenador do PPDRU, professor Laumar Neves de Souza. Contamos também com as presenças do Presidente da Associação Comercial da Bahia, Dr. Luiz Fernando Ramos de Queiroz, do Presidente e da Diretora Executiva do Programa Companheiros das Américas – Comitê Bahia/Pennsylvania, respectivamente, Dr. Joaquim Fonseca e Dra. Mirian Souza.


23795355_1266795000102372_6358030859387945381_n

IX WORKSHOP RIO SÃO FRANCISCO: Cultura, Identidade e Desenvolvimento

Eixo Temático: Rio São Francisco 2030 – água e uso sustentável.
Data: Novembro, 2017
Local: Auditório Pós-graduação UNIFACS, Salvador – BA.

Produtos: Mesas redondas, palestras, oficina, apresentação de banner, além da Exposição Fotográfica: Reconhecendo a foz.

Trabalhos apresentados:

A IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA PARA O VALE

OFICINA PERDAS DE ÁGUA NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE SALVADOR/BA

O ARTESANATO DA REGIÃO DO BAIXO SÃO FRANCISCO: SUAS CARACTERÍSTICAS, NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO E GERAÇÃO DE RENDA

A INFLUÊNCIA DA CULTURA REGIONAL NOS SERVIÇOS TURÍSTICOS NO BAIXO SÃO FRANCISCO

CONSIDERAÇÕES SOBRE EMPREENDEDORISMO COMO ELEMENTO PROPULSOR DO TURISMO NO BAIXO SÃO FRANCISCO

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BAIXO SÃO FRANCISCO: A INICIATIVA DO ESTADO ALAGOANO

QUAL O VALOR DA REGIÃO DE INFLUENCIA ECONÔMICA DO SÃO FRANCISCO?

THE IMPACT OF CLIMATE CHANGE ON HYDROELETRIC GENERATION IN THE NE

O IMPACTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA GERAÇÃO DE HIDROELETRICIDADE NA BACIA DO SÃO FRANCISCO

QUALIDADE DAS ÁGUAS E NOVAS TECNOLOGIAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS SUPERFICIAIS

O EMPODERAMENTO FEMININO EM COMUNIDADES INDÍGENAS DO RIO SÃO FRANCISCO


GALERIA DE FOTOS

IMG_2217IMG_2203Imagem5Imagem4Imagem2Imagem1Erick (32)Erick (37)

Falar via WhatsApp Fale via WhatsApp
Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Consulte mais informações no Aviso Externo de Privacidade..
Prosseguir