Estrutura curricular

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DA NOVA MATRIZ CURRICULAR DO PPDRU

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

HISTORIA E TEORIA DAS CIDADES (45 h)

Professor(es): Márcia Mello

EMENTA: Compreender os diversos aportes teóricos e conceituais que tratam da produção e estruturação da cidade como objeto do conhecimento histórico; a modernização urbana como problemática da história da cidade; a dinâmica urbana e os modos de funcionamento dos processos de transformação das cidades contemporâneas.

METODOLOGIA DAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS (45 h)

Professor(es): Manoel Joaquim/Sergio Fialho

EMENTA: Epistemologia e ciência; principais correntes da epistemologia. O método científico: o método indutivo, o dedutivo, o hipotético-dedutivo, o método dialético. Estudo de caso. O método e a lógica, a construção do objeto, métodos específicos das ciências sociais aplicáveis ao Planejamento Regional e Urbano. (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano – Mestrado e Doutorado).

TEORIA SOCIAL E CONTEMPORÂNEA (45 h)

Professor(es): Ana Licks/José Menezes

EMENTA: Perspectiva panorâmica, múltipla e sistemática do quadro teórico das ciências sociais a partir da sua constituição. Projeto de modernidade; indivíduo e sociedade; objetividade e subjetividade; relações de poder. O debate da pós-modernidade. Confronto, Diferença e Desigualdade Social. Globalização; teoria da sociedade global de risco. Sociedades hibridas e liquidas.

MEIO AMBIENTE GEOGRAFIA E DESENVOLVIMENTO (45 h)

Professor(es): Carolina Spinola/Ícaro Moreira

EMENTA: Evolução dos conceitos sobre desenvolvimento e suas interfaces com a geografia e o meio ambiente, nas escalas regional, nacional e global. Impactos socioambientais do desenvolvimento nos espaços rural e urbano e os instrumentos do Planejamento Ambiental. Sustentabilidade e limites do  capitalismo. As mudanças Climáticas Globais e a construção de agendas políticas e científicas. Tecnologias Limpas e Ideias inovadoras para cidades sustentáveis.

ECONOMIA REGIONAL E URBANA (45 h)

Professor(es): Noelio Spinola / Thiago Lopes

EMENTA: As políticas macroeconômicas e seus rebatimentos sobre o nível de produto e emprego. Desenvolvimento: concepções diversas e necessidade de delimitação. Traços fundamentais do mercado de trabalho nas sociedades capitalistas. As principais fontes de informação sobre trabalho no Sistema Estatístico Nacional (SEN). Indicadores tradicionais e não tradicionais do mercado de trabalho: como entendê-los e construí-los a partir da realização de oficinas práticas. O Modelo de Substituição de Importações (MSI) e o processo de estruturação do mercado de trabalho nacional. As sucessivas conjunturas macroeconômicas a partir dos anos 1980 e o trabalho que salta aos olhos no Brasil no século XXI. As novas tecnologias da 4ª Revolução Industrial e os seus rebatimentos sobre o mundo do trabalho. Reforma trabalhista no país e suas marcas.

INDICADORES ECONOMICOS E GEOPROCESSAMENTO (45 h)

Professor(es): Renato Reis /Laumar Souza

EMENTA: Definição de indicador social. Sistemas de indicadores sociais. Critérios de classificação e propriedades desejáveis. O processo de produção e disseminação das estatísticas públicas (Censos, pesquisas amostrais e registros administrativos). Principais indicadores sociais: significados e usos. O que são indicadores econômicos e como eles auxiliam a tomada de decisão. Introdução ao geoprocessamento. Fundamentos de sistema de informações geográficas (SIG). Noções básicas de cartografia digital. Softwares de SIG. Sistema de posicionamento por satélite. Conceitos básicos de sensoriamento remoto. Fundamentos de bancos de dados geográficos. Noções de modelagem de dados geográficos. Interpretação de dados espaciais. Aplicações do geoprocessamento à análise regional e urbana.


QUADRO DE EMENTAS – DISCIPLINAS PPDRU 2019.2

DISCIPLINAS OPTATIVAS INSTRUMENTAIS EMENTA DIA/HORA
ANALISE QUALITATIVA

(Profa. Ana Licks Silva)

30h – 3h /dia aula = 10 aulas

Características gerais da pesquisa qualitativa.  Métodos e técnicas de pesquisa: Etnografia, Observação, entrevista, grupos focais. Compilação e análise de dados: abordagens interpretativas e histórico-sociais. Critérios éticos de validade e de qualidade em pesquisa qualitativa.

 

FUNDAMENTOS DE AMOSTRAGENS QUANTITATIVAS, PRODUÇÃO E USO DE INDICADORES

(Profs. Renato Reis e Thiago Reis)

30h – 3h /dia aula = 10 aulas

Quantidade e qualidade. Fatos numéricos e fenômenos qualitativos: diferenças e aplicabilidade à pesquisa em desenvolvimento regional e urbano. Números e séries numéricas tabelas e gráficos. Probabilidade: distribuição de probabilidades Binomial, de Poisson e Geométrica, aplicabilidade e finalidade. Técnica de amostragem: descrição e exploração de dados quantitativos e qualitativos, medidas descritivas. Índices: bases conceituais, composição, finalidade e aplicação. Índices disponíveis. Abordagem qualitativa: paradigmas e abordagens: pesquisa participante; pesquisa etnográfica, pesquisa-ação, comparativa, bibliográficas, biográficas, trajetórias e jornadas. Instrumentos auxiliares na pesquisa de campo. Interpretação de dados. Critérios de rigor: credibilidade, transferibilidade, confiabilidade. Cuidados éticos na análise de dados e elaboração de relatórios.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS EMENTA DIA/HORA
ORGANIZAÇÕES E TERRITORIO

(Profa. Carolina Spinola)

30h – 3h /dia aula = 10 aulas

O campo dos estudos organizacionais. Papel das organizações no processo de desenvolvimento regional e urbano. A cultura organizacional e o advento da inovação. Organizações e Aprendizado Formas recentes de arranjos empresariais e alianças estratégicas.  A mesoanálise da competitividade.

 

DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E GESTAO AMBIENTAL

(Prof. Icaro Thiago Moreria)

30h – 3h /dia aula = 10 aulas

Introdução ao desenvolvimento sustentável e o histórico da sustentabilidade. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Indicadores e Índices do desenvolvimento sustentável (IDH, ISE, IBES, ABE, IPV, IDC, IPP). Pegada Ecológica. Unidades de Conservação e Desenvolvimento Sustentável. Indicadores da Dimensão Ambiental, Social, Econômica e Institucional. Sustentabilidade e Sociedade. Políticas Públicas e Sustentabilidade. Iniciativas Internacionais de Agregação de indicadores de desenvolvimento sustentável.  Indicadores e Índices: Índice de Desenvolvimento Humano (HDI: Human Development Index); Pegada Ecológica (Ecological Footprint); Índice de Sustentabilidade Ambiental (ESI – Environmental Sustainability Index), Indicador de Progresso Genuíno (GPI: Genuine Progress Indicator), Índice de Bem-estar Econômico Sustentável (ISEW: Index of Sustainable Economic Welfare), Avaliação de Bem-estar (Well-being Assessment); Índice do Planeta Vivo (Living Planet Index); Índice de Desenvolvimento das Cidades (CDI: City Development Index); Índices de Performance de Políticas Públicas (Policy Performance Indices)

 

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

(Prof. José Menezes)

30h – 3h /dia aula = 10 aulas

Coletivos, políticas públicas, ciências sociais aplicadas e humanas convocam frequentemente em seus debates o tema dos Direitos Humanos. Via de regra, com o escopo de transformar a letra da lei, bem como subsidiar a formulação de políticas públicas. No adensamento do debate, aqui se propõe um recuo à Filosofia dos Direitos Humanos e da Cidadania com a indagação: qual é o seu núcleo mais elementar, em termos de filosofia política? Quais fundamentos a literatura filosófica especializada nos oferece para conferir consistência a estes conceitos dos Direitos Humanos e da Cidadania? Como estas questões se projetam nas investigações empíricas e torna visível a sua exigência na produção científica sobre a matéria?  São os vetores que conduzem a execução desta disciplina.

 

DINÂMICA ECONÔMICA E MERCADO DE TRABALHO

(Prof. Laumar Souza)

30h – 3h /dia aula = 10 aulas

As políticas macroeconômicas e seus rebatimentos sobre o nível de produto e emprego. Desenvolvimento: concepções diversas e necessidade de delimitação. Traços fundamentais do mercado de trabalho nas sociedades capitalistas. As principais fontes de informação sobre trabalho no Sistema Estatístico Nacional (SEN). Indicadores tradicionais e não tradicionais do mercado de trabalho: como entendê-los e construí-los a partir da realização de oficinas práticas. O Modelo de Substituição de Importações (MSI) e o processo de estruturação do mercado de trabalho nacional. As sucessivas conjunturas macroeconômicas a partir dos anos 1980 e o trabalho que salta aos olhos no Brasil no século XXI. As novas tecnologias da 4ª Revolução Industrial e os seus rebatimentos sobre o mundo do trabalho. Reforma trabalhista no país e suas marcas.

 

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

(Profs. Manoel Barros e Luiz Quintanilha)

30h – 3h /dia aula = 10 aulas

Desenvolvimento dos sistemas de educação. Políticas educacionais. Instituições públicas e privadas de ensino. Organizações de ensino. Planejamento e gestão educacional. Responsabilidade social.

 

PLANEJAMENTO URBANO

(Profa. Marcia Mello)

30h – 3h /dia aula = 10 aulas

Estudar a Trajetória do Planejamento Territorial Urbano no Brasil, as matrizes teóricas que influenciaram nas políticas e planos urbanos, as experiências de planejamento nas principais cidades brasileiras. A Reforma Urbana, o Estatuto da Cidade e os Planos Diretores.

 

ECONOMIA BAIANA

(Prof. Noelio Spinola)

30h – 3h /dia aula = 10 aulas

Bases da formação da economia baiana. A economia baiana antes da industrialização. O enigma baiano e as estratégias de industrialização dos estados do Nordeste. A industrialização a partir da década de 50: etapas de crescimento da economia baiana. O modelo de produção de bens intermediários complementares à indústria do Sudeste. A oligarquia mercantil e rural e os obstáculos ao processo de modernização. As políticas de fomento. Novos setores dinâmicos. Verticalização e produção de bens finais. Especialização da economia baiana. Desafios e perspectivas da economia baiana

 

ECONOMIA DOS SERVIÇOS

(Prof. Noelio Spinola)

30h – 3h /dia aula = 10 aulas

A natureza epistemológica e ontológica da atividade de serviços e suas interfaces polinucleares na relação com os demais segmentos da economia moderna. Morfologia social dos serviços: da economia informal e popular aos serviços intensivos de capital e conhecimento. Os desafios da sociedade pós-industrial. Serviços e desenvolvimento regional e urbano. Efeitos gravitacionais e centrípetos dos serviços. Salvador cidade de serviços.

 

QUALIDADE SOCIOAMBIENTAL URBANA E SUSTENTABILIDADE

(Prof. Ícaro Moreira/Luiz Fernando Quintanilha)

30h – 3h /dia aula = 10 aulas

 

 

 

Ampliar a percepção dos discentes sobre a abordagem conceitual e práxis, a partir da expertise do grupo, nas interfaces ecológica, sociocultural, econômica, político-institucional e territorial, os sistemas naturais e urbanos com suas implicações ao desenvolvimento de cidades, enquanto espaço comum de convivência e bem-estar, perpassando por questões de recursos naturais, bens públicos, desequilíbrios ecossistêmicos; ações de sustentabilidade; experiências regionais; concentração demográfica e identidade; preservação da biodiversidade; processos interativos; contemporaneidade e ressignificação transdisciplinar do meio ambiente e suas repercussões nas estratégias de planejamento e configurações de zoneamento, governança e desenvolvimento

 

ANALISE TERRITORIAL DO TURISMO

(Prof. Carolina Spinola)

30h – 3h /dia aula = 10 aulas

 

O turismo como fenômeno geográfico, analisado a partir das categorias pertinentes: Espaço – Território – Região – Lugar – Paisagem. As áreas emissoras e as áreas receptoras. A organização territorial do espaço turístico apoiada nos valores locais, com o envolvimento das populações locais no planejamento e gestão da atividade. Municipalização e regionalização do Turismo. As políticas públicas voltadas para a atividade turística, com reflexo sobre o território. Novas formas de gestão empregadas pelo turismo como associativismo ou “clusters”. Destinos Inteligentes e Criativos.

 

EPIDEMIOLOGIA ESPACIAL

(Prof. Renato Reis)

30h – 3h /dia aula = 10 aulas

 

Fundamentos de epidemiologia. Desenhos de estudos epidemiológicos. Informação espacial e não-espacial. Tipos de dados em Sistemas de Informações Geográficas. Natureza da Epidemiologia Espacial. Incidência, Odds ratio e Prevalência. Análise exploratória e Variabilidade Espacial de dados. Análise de mapas cadastrais. Matriz de Proximidade e Correlação espacial. Agrupamento de agravos. Indicadores Globais e Locais de Auto-correlação Espacial. Análise de dados pontuais.  Elaboração de artigo.

 

PLANEJAMENTO REGIONAL

(Prof. Thiago Rios)

30h – 3h /dia aula = 10 aulas

 

Estudar a Trajetória do Planejamento Territorial e Regional no Brasil; as matrizes teóricas que influenciaram nas políticas e planos regionais; as experiências de planejamento no Brasil. Origem e evolução das desigualdades regionais no Brasil.

 

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