Desenvolvimento Regional e Urbano

curso-de-letras-ead-na-unifacs

Histórico

Desde que foi criado, na segunda metade dos anos 1990, o PPDRU vem se empenhando para manter o compromisso de não desviar da direção que lhe permite alcançar a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro da UNIFACS. Como não poderia deixar de ser, o planejamento e a operacionalização de tais atividades são sempre pensados sob a ótica da compreensão dos desafios e possibilidades que as realidades baiana e regional oferecem em termos de desenvolvimento, nas diferentes concepções que se possa atribuir a essa categoria de análise.

Enfatize-se que tudo isso é feito, evidentemente, procurando-se não se descuidar de atentar para as alterações que surgem e se manifestam no contexto mais amplo de uma sociedade marcada pela influência do fenômeno da globalização, e que se fazem refletir naquelas duas escalas espaciais referidas anteriormente, alterando, por via de consequência, as relações que se estabelecem nos seus respectivos planos econômicos, sociais, culturais, políticos, religiosos, etc.

A partir de 2006, com a instalação da sua primeira turma de Doutorado e o aprofundamento dos estudos que daí decorreram, o PPDRU passou a assumir, definitivamente, um papel de destaque, em termos acadêmicos, nos planos estadual e regional, convertendo-se, por assim dizer, em um espaço de excelência para se identificar, pensar e propor questões/alternativas que viabilizem o desenvolvimento, em sentido lato, das referidas escalas espaciais. Prova maior dessa sua faceta é revelada, por exemplo, ao se constatar que têm afluído para o PPDRU alunos, seja do nível de doutorado ou mestrado, dos mais distantes rincões do interior do estado da Bahia, assim como aqueles que são estabelecidos residencial e/ou profissionalmente em outros estados da Federação.

Com efeito, temos tido, por exemplo, a oportunidade de acolher alunos dos seguintes municípios baianos: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Paulo Afonso, Juazeiro, Jequié, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Camaçari (esses dois últimos localizados na Região Metropolitana de Salvador), dentre outros. Dos outros estados da Federação, já recebemos alunos originários de Sergipe, Alagoas, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Para usar uma linguagem afeita à área do planejamento regional e urbano, nesses seus anos de labor acadêmico, o PPDRU tem expandido, sobremaneira, a sua área de influência, alcançado distâncias, desbravando territórios que, logo no começo de suas operações, pareciam pouco prováveis de serem atingidos, seja porque a questão da distância física jogava um peso deveras importante, dificultando o processo de atração de alunos cujos contextos de vida se davam em esferas muito afastadas espacialmente da sede do Programa, ou então porque àquela altura seria talvez precipitado, descabido e/ou pretencioso imaginar que os estudos, elaborados dentro das diferentes linhas de pesquisas que foram instaladas, pudessem despertar o interesse desse público oriundo de lugares tão afastados e diversificados.

Desse modo, em função de uma conjunção múltipla de fatores, motivada por elementos e circunstâncias de toda ordem, tal Programa passou a congregar, no seu corpo discente, indivíduos provenientes dos quatro cantos do território baiano, assim como de outras localidades do nordeste brasileiro.

Por certo, essa ocorrência tem ajudado, mesmo que de modo diminuto e circunscrito, a atenuar o déficit de indivíduos com melhores e mais elevadas credenciais educacionais na Bahia e no Nordeste, vis a vis aqueles que se observam em outros estados e regiões do país”.

Objetivo

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano – Mestrado e Doutorado – de natureza acadêmica, através das suas áreas de concentração e linhas de pesquisa, visa promover a formação de mestres e doutores em desenvolvimento regional e urbano com o objetivo de formar e capacitar profissionais para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão, assessoria e consultoria em instituições públicas e privadas e da sociedade civil.

Área de Concentração

Processos Urbanos e Regionais do Desenvolvimento

As transformações em curso na sociedade e na economia hoje, que se identificam com a substituição de formas modernas de produção e de consumo por modos internacionalizados de movimentos do capital e do trabalho, têm desdobramentos progressivos e cumulativos na concentração do capital, na mobilidade do trabalho, na territorialidade do sistema produtivo e na degradação ambiental.

Os aspectos econômicos, sociais, políticos, institucionais, culturais, ambientais e ideológicos desses movimentos, interagem nos planos internacionais, nacionais e regionais, tendo a urbanização como uma referência dos modos de vida, incerteza de renda, exclusão social e insegurança. Neste contexto, os estudos regionais e urbanos são revitalizados e ganham atualidade, enquanto oferecem ferramentas valiosas para análise das políticas econômicas, sociais, ambientais, culturais e do turismo. Surgem assim novas instâncias para as políticas públicas, nas escalas macro, meso e microeconômicas, onde a dimensão regional e a urbana se complementam.

Linhas de Pesquisa

1. Desenvolvimento e Políticas Regionais

Aborda o desenvolvimento e as políticas regionais através de um conjunto de matérias que ligam o ensino da teoria do desenvolvimento regional aos problemas práticos da atualidade a uma atividade de pesquisa voltada para o contexto regional atual do país. Trata da leitura crítica das teorias econômicas e sociais da dimensão regional, com análise de sua aplicação contrastando a problemática dos países e das regiões subdesenvolvidas com a dos países e regiões que sustentaram as formações dessas teorias. Abrange a territorialidade das políticas públicas em geral. Trata de políticas públicas dos serviços essenciais como saúde, educação, logística e segurança, tanto como compreende políticas específicas para a transformação de regiões baseadas em projetos agrícolas ou industriais. Contempla ainda a mecânica do turismo na região e as ligações entre a atividade do turismo, a valorização cultural, os impactos socioambientais, seu planejamento e implementação como vetor de desenvolvimento local.

2. Desenvolvimento Urbano, Políticas Urbanas e Redes de Cidades

Trata do estudo da história e teoria das cidades, do planejamento urbano e de seus serviços básicos, assim como do funcionamento e gestão dos serviços de fornecimento de água, de energia, de transporte, de saúde, de assistência social, da coleta de resíduos sólidos ou líquidos e o de segurança social. Visa o estudo de Cidades e Rede de Cidades, dos processos de transformação e crescimento urbano, suas causas e consequências. Envolve o estudo da violência urbana das diferentes formas de prevenção ou redução. Abarca também o estudo das tecnologias sociais para a redução das desigualdades socioeconômicas e culturais, além da problemática ambiental urbana e a preservação do meio ambiente.

Público Alvo

O público alvo do Programa é constituído por profissionais dos setores público e privado, lideranças políticas e de governos, gestores públicos e empresariais, membros de organizações não governamentais, professores, técnicos e pesquisadores que, no exercício de suas funções no âmbito macro e micro, lidam e/ou se interessam por questões relativas ao desenvolvimento socioeconômico, deparando-se, por via de consequência, com os desafios de compreender e intervir nas complexas realidades econômicas, sociais, políticas e ambientais.

Coordenação

Profa. Carolina de Andrade Spinola

Tel: 55 (71) 3271-8780

carolina.spinola@unifacs.br

Secretária Acadêmica

Francisca Gilsa Costa Silva Batista

Tel: 55 (71) 3273-8528

gilsa.batista@unifacs.br

Outras informações

Edifício Civil Empresarial, Rua Doutor José Peroba, n. 251, STIEP, CEP: 41.770-235, Salvador/Ba

ppdru@unifacs.br

Doutorado

Inaugurado em 2006. Foi o primeiro curso com essa designação a funcionar em uma universidade privada no Norte/Nordeste do país. Essa foi uma conquista que trouxe implicações no sentido de cobrir uma lacuna existente na área de Planejamento Urbano e RFegional, na região Nordeste do Brasil, carente de estudos que contribuíssem para o desenvolvimento equilibrado do seu território.

Mestrado

Desde 1999, o curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano vem se convertendo em um ponto de referência para obtenção de dados e informações sobre a dinâmica de desenvolvimento regional com ênfase na Região Nordeste, buscando: 1) construir um embasamento teórico para reconstrução crítica do processo histórico do desenvolvimento regional; 2) apontar novas propostas para o desenvolvimento sócio/econômico regional; 3) promover intervenções objetivas nas organizações e nas diversas esferas governamentais; e 4) definir novas formas de viabilização econômica, fornecendo ainda o suporte tecnológico indispensável à agilização do processo de desenvolvimento regional.

Lato Sensu Acadêmico

É uma Pós-Graduação especial, com possibilidade de ser continuada, na qual o aluno inicia seus estudos no nível “Lato Sensu” e é direcionado ao nível “Stricto Sensu”. Ou seja, todo o conteúdo programático cursado orienta os alunos para o processo seletivo específico do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano.

Pesquisa

No âmbito das suas linhas de pesquisa, o Programa tem especial interesse em temáticas que envolvam:

  • Economia Regional
  • Economia Urbana
  • Macroeconomia do Desenvolvimento
  • Eco-Urbanismo Participativo e Solidário (Urbanismo Sustentável);
  • História Econômica
  • Economia do Trabalho
  • Economia Solidária e Microcrédito
  • Turismo
  • Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
  • Economia Cultural e de Serviços
  • Economia do Meio-Ambiente
  • Semi-árido e Vale do São Francisco
  • Geografia Agrária
  • Educação e Desenvolvimento
  • Políticas para o Desenvolvimento de Serviços Públicos Essenciais

Ana Licks Almeida Silva

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2006)
Professora Adjunta da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação: Na área interdisciplinar, conjugando aspectos relativos a qualidade de vida, meio ambiente urbano, políticas públicas,controle social, responsabilização e risco.

Telefone: (71) 32738528

E-mail: aalmeida.ssa@gmail.com

Lattes/CNPq:    http://lattes.cnpq.br/0835021665181833

 

Carolina de Andrade Spinola

Doutorado em Geografia pelo Universitat de Barcelona, Espanha (2005)
Pró-Reitora da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação: Empreendedorismo, Desenvolvimento Local, Ecoturismo, Planejamento Turístico e Competitividade.

Telefone: (71) 32718780

E-mail: carolina.spinola@unifacs.br

Lattes/CNPq:    http://lattes.cnpq.br/768255426284232

 

Icaro Thiago Andrade Moreira

Doutorado em Geologia Ambiental e dos Recursos Hídricos (NEA/Departamento de Oceanografia/IGEO/UFBA)
Professor da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação: Ecourbanismo e tecnologias ambientais relacionadas

Telefone: (71) 32738528

E-mail: icaro.moreira@unifacs.br

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/9106175138631030

 

José Euclimar Xavier de Menezes 

Pós-Doutor em Filosofia Contemporânea pela Pontifícia Università Lateranensi/Roma (2006).
Professor Adjunto da Universidade Salvador.

Atuação: Filosofia, psicologia e direito, atuando principlamente com os seguintes temas: cidadania, direitos humanos, políticas públicas, subjetividade, sociabilidade, sujeição, epistemologia e saúde mental.

Telefone: (71) 32718780

E-mail: jose.menezes@unifacs.br

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/5194408237403794

 

Laumar Neves de Souza

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007)
Professor Titular da Universidade Salvador

Atuação: Em questões relativas ao desenvolvimento regional, notadamente aquelas que guardam intima correlação com o mundo do trabalho.

Telefone: (71) 32718780

E-mail: laumar.souza@unifacs.br

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/5346746386335834

 

Luiz Fernando Quintanilha de Mesquita

Doutorado em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil(2011)
Professor da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação:

Telefone: (71) 32738528

E-mail: luiz.mesquita@unifacs.br

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/1884172494532464

 

Márcia Maria Couto Mello

Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2001)
Professora Adjunto I da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação: Arquitetura e Urbanismo, Linguagem das Representações Iconográficas, Imagem das Cidades, Moda, Paisagens Culturais e Artes.

Telefone: (71) 32718780

E-mail: mellomarcia@uol.com.br

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/6676449118410506

 

Marília Moreira Cavalcante

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, Brasil(2012)
Professor da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação:

Telefone: (71) 32738528

E-mail: marília.cavalcante@unifacs.br

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/3930455827621342

 

Manoel Joaquim Fernandes de Barros

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia / Université Montréal (2003)
Professor titular da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação: Administração, com ênfase em Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão universitária e administração de sistemas de informação.

Telefone: (71) 32718780

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/1289764861155980

 

Noélio Dantaslé Spinola

Doutorado em Análise Geográfica Regional pelo Universitat de Barcelona, Espanha (2001)
Professor titular da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação: Economia Regional; Desenvolvimento Regional, Economia Baiana, Economia Cultural, Desenvolvimento Industrial e Estudos Organizacionais.

Telefone: (71) 32718780

E-mail: noelio.spinola@unifacs.br

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/4644643123613083

 

Paulo Sérgio Rodrigues de Araújo

Doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Brasil(2000)
Professor Titular da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação: Manejo e Tratos Culturais, Agricultura Familiar, Cooperativismo, Administração, Agronegócio e Metodologia de Pesquisa.

Telefone: (71) 32718780

E-mail: paulo.araujo@unifacs.br

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/2222338074646959

 

Renato Barbosa Reis

Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pelo Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz -Fundação Oswaldo Cruz (2014)
Professor da Universidade Salvador

Atuação: Sistema de Informações Geográficas, Análise Espacial e Saúde Pública.

Telefone: (71) 32718780

E-mail: georeis@gmail.com

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/8140072430479193

 

Sergio Hage Fialho

Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Brasil(2006)
Professor da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação:

Telefone: (71) 32738528

E-mail: sergio.fialho@unifacs.br

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/9788763418181047

 

Thiago Henrique Carneiro Rios Lopes

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Professor da Universidade Salvador – UNIFACS.

Atuação: Crescimento Econômico e Economia Regional.

Telefone: (71) 32718780

E-mail: thiago.lopes@unifacs.br

Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/3553154488970190

 

COORDENAÇÃO

Carolina de Andrade Spinola

Doutorado em Geografia pelo Universitat de Barcelona, Espanha (2005)
Pró-Reitora da Universidade Salvador – UNIFACS

Atuação: Empreendedorismo, Desenvolvimento Local, Ecoturismo, Planejamento Turístico e Competitividade.

Telefone: (71) 32718780

E-mail: carolina.spinola@unifacs.br

Lattes/CNPq:    http://lattes.cnpq.br/768255426284232

24 SET 2019 , PPDRU

 

UNIFACS no Jornal da Manhã – Reportagem na TV Bahia sobre a escassez de água na nascente do Rio Paraguaçu que tem preocupado pesquisadores e ambientalistas baianos

É no município de Barra da Estiva, na região conhecida como Morro do Ouro, que se encontra a primeira nascente do Gigante Paraguaçu. Localizada em uma propriedade particular, a área está sob tutoria da ONG Instituto Nascentes do Paraguaçu, que pretende transformá-la em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural. As águas do rio já foram fartas e chegaram a abastecer mais de dois milhões e meio de baianos. Mas hoje a situação é outra.

Imagens feitas por integrantes do Instituto Nascentes do Paraguaçu, há pouco mais de um mês, mostram parte da nascente praticamente sem água. Uma das principais suspeitas para essa seca é a abertura de poços clandestinos no entorno da nascente. “Muitos poços estão sendo abertos aqui na região, no alto do Paraguaçu. Estão sendo abertos na área de lençol freático, que interfere nas águas superficiais e impactam as nascentes, os rios. O que a gente espera que a abertura de poços, a perfuração seja baseada em estudos. Que o governo do estado disponibilize estudos para saber em que profundidade que pode acessar águas do artesiano e não do lençol freático”, enfatizou Danielle Vilar, bióloga e presidente do Instituto Nascentes do Paraguaçu.

Duas semanas depois do flagrante da nascente quase seca, uma nova visita foi feita. Dessa vez a situação era um pouco melhor, mas ainda longe do ideal. A expedição contou com a presença de estudantes e pesquisadores da Universidade Salvador (UNIFACS), que estiveram no local para avaliar as condições de preservação da área, que segundo a legislação ambiental, é de proteção permanente. “A mata está preservada, tem árvores de copas mais altas. Então, o homem ainda não conseguiu interferir aqui na área de preservação. Só que a gente tem problemas externos, como por exemplo, as pessoas estão abrindo poços. Porque a nascente nasce de águas subterrâneas e se não tem regulação desses poços, se estão abrindo poço desenfreadamente, sem autorização, sem um estudo técnico. Pode ser que não tenha mais água na nascente. Em muitos municípios aqui da região, a água que eles utilizam é água subterrânea. E se na nascente já não tem água é muito provável que mais para frente esses municípios tenham problema de abastecimento de água”, ressaltou a engenheira ambiental e sanitarista, Raissa da Matta.

Oitenta e seis municípios são beneficiados por suas águas, entre eles, Salvador. Com 614 km de extensão, o Paraguaçu, que nasce na Chapada Diamantina e desagua na Baía de Todos os Santos, é o maior rio genuinamente baiano. Diante da importância do rio para o meio ambiente, para a economia do estado e do risco iminente de degradação da primeira nascente, foi firmado um convênio entre a Universidade Salvador e o Instituto Nascentes do Paraguaçu em busca de soluções.

Desde a última quarta-feira, dia 18, foi solicitado um posicionamento ao INEMA, que é o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, sobre a abertura dos poços sem autorização, mostrada na reportagem da TV Bahia, mas até o momento não houve um posicionamento formal sobre esse problema.


link do vídeo no GloboPlay

Reportagem TV Bahia – Salvador.
*Com colaboração de Priscila N. Ladeia de Almeida.
24/09/2019


24 SET 2019 , PPDRU

UNIFACS na mídia: Tese de doutorado do PPDRU ganha destaque em Feira de Santana

A TV Subaé, afiliada da Rede Globo em Feira de Santana, no dia 19/09/2019, exibiu no programa Bahia Meio Dia, uma reportagem especial sobre o aniversário de Feira de Santana, contando a história da cidade e como as Feiras de rua, objeto de pesquisa de uma tese do PPDRU, moldou a estrutura urbana e econômica da cidade, um programa denso que deu destaque a entrevista feita com o Doutor recém formado na UNIFACS, Francisco Alves de Queiroz, sobre a atual realidade da cidade, que está através da prefeitura,  relocando os feirantes do centro comercial para um espaço novo, um shopping popular.

A pesquisa explicou a natureza e a dinâmica das atividades econômicas informais desenvolvidas pelos trabalhadores de rua nas vias públicas de Feira de Santana. Isto foi feito através de três pontos: a) analisou o perfil socioeconômico dos trabalhadores do comércio de rua em Feira de Santana; b) avaliou as experiências no trabalho, do comércio de rua; e c) analisou as relações econômicas entre o mercado informal e o desenvolvimento econômico em suas áreas de maior concentração de comércio de rua.

A pesquisa ganhou espaço nos noticiários, poder público e espaços acadêmicos, por se tratar de um assunto de grande relevância para a economia da cidade e pela prefeitura está promovendo um processo de relocação dos ambulantes para um outro espaço. Foram alguns momentos: A tese foi pauta de entrevista na Rádio Povo dia 07/09/2019, programa Radio Revista; Repasse dos dados a vereadores e a imprensa feirense; Audiência com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Junior, dia 16/09/2019; Realizou-se um seminário sobre a Tese na UEFS, Semana do Economista, dia 17/09/2019; E por fim, a entrevista na TV Subaé no dia 19/09/2019.

A tese do doutor recém-formado no PPDRU/UNIFCAS, Francisco Alves de Queiroz, defendida em 02/09/2019, contou com a orientação do Prof. Dr. Laumar Neves de Souza e coorientado pelo Prof. Dr. Renato Barbosa Reis. Ao incentivar a produção de trabalhos como estes, o Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano contribui de maneira efetiva para o exercício do Planejamento Urbano e Regional, na região do interior do Estado da Bahia, carente de estudos que contribuíssem para o desenvolvimento equilibrado do seu território.

link do vídeo no GloboPlay

Reportagem TV Subaé, dia 19/09/2019


12 SET 2019 , PPDRU

PROJETO EXPEDIÇÕES CHAPADA DIAMANTINA -2019

Ocorrido entre os dias 23 a 27 de Agosto de 2019, o PROJETO EXPEDIÇÕES realizou pesquisas região da Chapada Diamantina/BA, percorrendo os municípios de Andaraí, Barra da Estiva, Ibicoara e Mucugê. De forma interdisciplinar os docentes e discentes envolvidos no Projeto Expedições buscam analisar as dinâmicas ambiental e socioeconômica, com ênfase especial nas questões relacionadas a gestão das unidades de conservação, as atividades turísticas, saneamento básico, preservação dos recursos hídricos e externalidades decorrentes das atividades econômicas desenvolvidas na região.

expedição2019

Pesquisas como a do discente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano – PPDRU/UNIFACS, o mestrando Antônio Gabriel Lessa (Engenheiro Ambiental e Sanitária), membro do grupo de pesquisa GPTURIS, cujo tema “Avaliação dos impactos recreacionais no Parque Natural Municipal do Espalhado, Ibicoara/BA” tem como objetivo analisar os impactos decorrente da atividade turística nos meios físico e biótico através do método VIM (visitor impact manager) e o cálculo da capacidade de carga da Cachoeira do Buracão.

Outro exemplo é o “Estudo da Qualidade das Águas Superficiais do Rio Paraguaçu, Chapada Diamantina/BA”, pesquisa realizada pela mestranda Layla Carvalho (Gestora Ambiental) e Juliana Azevedo (graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária), que objetiva avaliar a atual qualidade das águas superficiais do Rio Paraguaçu em quatro pontos diferentes de monitoramento, distribuídos em Mucugê, Ibicoara e Barra da Estiva na Chapada Diamantina – BA.

Como também, as discentes do PPDRU Bruna de Souza Santos (Arquiteta e urbanista), Julia Dias Gomes (Arquiteta e urbanista), juntamente com a Priscila Nascimento Ladeia de Almeida (Bacharel em Comunicação Social: Rádio e TV e mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano PPDRU/UNIFACS) que realizam a pesquisa “Territórios quilombolas e Áreas de Preservação Ambiental: o caso da configuração socioespacial da comunidade de Remanso, Lençóis/BA” que busca abordar a configuração socioespacial desta comunidade quilombola enquanto território inserido em uma Área de Preservação Ambiental (APA).


12 SET 2019 , PPDRU

UNIFACS participa da roda de conversa “Subúrbio Ferroviário: Memória e Cultura”

A Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), aborda o tema Subúrbio Ferroviário: Memória e Cultura na roda de conversa “Patrimônio É…” na próxima terça-feira (17), às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha.

Subúrbio Ferroviário é a denominação dada a uma parte de Salvador que abrange 22 bairros onde moram 24,55% da população soteropolitana, cerca de 600 mil habitantes. Formada na década de 1970 por lugarejos, comunidades de pescadores que aproveitavam a pesca farta e as belezas das praias e águas calmas da Baía de Todos os Santos.  A região é conhecida pela linha ferroviária, inaugurada em 1860, que interliga o bairro da Calçada que fica na Cidade Baixa, ao bairro de Paripe, localizado na região noroeste de Salvador.

suburbio

O Subúrbio Ferroviário possui inúmeras belezas naturais além de um grande valor histórico-cultural para a cidade. Apesar de não estar dentro dos roteiros turísticos tradicionais, a região possui importantes construções e locais históricos como o parque São Bartolomeu, famoso pelas cachoeiras e pela área verde, que foi esconderijo de quilombos e palco de batalhas pela independência da Bahia .

20190917_183546

Para falar sobre o assunto, a Gerência de Promoção Cultural (GEPAC) conta com a participação do mestre em psicologia e curador do Acervo da Laje, que reúne obras artísticas e históricas do Subúrbio, José Eduardo Ferreira Santos, do geógrafo e Professor Titular do Programa de Pós-Gradução em Desenvolvimento Regional e Urbano PPDRU -UNIFACS, o Dr. Renato Barbosa Reis e Ana Vaneska Santos de Almeida, que coordenou o Projeto Experiência de Gestão Participativa do Centro Cultural Plataforma – Espaço Cultural da Diretoria de Espaços Culturais da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A mediação fica por conta de Edvard Passos.


11 SET 2019 , PPDRU

UNIFACS participa da Convenção Upgrade Digital

A Convenção Upgrade Digital – Bahia HUB de Inovação e Negócios, será realizada no dia 12 de setembro, a partir das 8h, no auditório Mário Cravo da Fecomércio-BA. O evento irá discutir a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A programação contará com palestras direcionadas para o que muda com a LGPD e como evitar prejuízos no fornecimento das informações digitalizadas.

O evento é voltado para jovens interessados em iniciar um negócio; profissionais maduros que estão fora do mercado e querem retornar;  executivos que já deixaram ou vão deixar o universo corporativo e querem fazer algo menos vasto; empresários, comerciantes, empreendedores  que ocupam funções de liderança como administradores, diretores e gestores.

convenção2

A UNIFACS compôs a mesa redonda, cujo tema: “A hora da verdade na recuperação da economia. Como manter a confiança do mercado de investimentos? – Os impactos nas vendas de varejo, serviços e turismo” contando com a participação do Prof. Manoel Joaquim Fernandes de Barros, PhD. Researcher at Management and Education Research Group Strategic Management Graduate Program

Saiba mais sobre o evento no site.


30 AGO 2019 , FUNED/PPDRU

UNIFACS marca presença no curso internacional de sequenciamento genético para investigação de surto de Dengue

Entre os dias 19 e 30 de agosto de 2019, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde / Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS) realizaram na Fundação Ezequiel Dias (Funed) o curso “Tecnologia de sequenciamento genético baseada em nanoporos para investigação temporal e epidemiológica de surto de Dengue: capacitação, pesquisa, vigilância e divulgação científica”.

O pesquisador da Fiocruz e coordenador do evento, Luiz Carlos Alcantara, explicou que o projeto é relevante para identificação e mapeamento do vírus da Dengue e as informações geradas pelos laboratórios permitem a prospecção de possíveis cenários epidemiológicos. Assim, os serviços de saúde (secretarias de saúde, vigilância epidemiológica, zoonoses) podem promover medidas de contenção para determinado surto e epidemia. “Uma das informações geradas a partir do mapeamento genético do vírus permite entender onde e quando o surto começou e se existe a possiblidade de novos surtos, esta informação é valiosa para a vigilância em saúde” explica Alcantara.

Durante as 96 horas de curso, entre conteúdo teórico prático, os participantes aprenderam a fazer o mapeamento e a análise do material genético do vírus da Dengue. As amostras do vírus de Minas Gerais, Bahia e Goiás foram sequenciadas no curso. Os técnicos aprenderam como trabalhar com os dados das amostras mapeados. Na primeira semana foram ensinadas como são feitas as análises a partir dos dados clínicos e epidemiológicos. Na segunda semana, o conteúdo abordou as análises evolutivas do sequenciamento e ao final do curso, foi  estruturado um artigo com todos os envolvidos das análises realizadas. “É a primeira vez no Brasil que resultados obtidos de um treinamento de vigilância genômica, irá gerar em tempo real, um artigo científico”, afirma o pesquisador.

A abertura do curso ocorreu na segunda-feira (19/8) às 16h30, no Auditório Central da Funed. O curso foi ministrado por pesquisadores da Universidade de Oxford (Inglaterra), Universidade de KwaZulu-Natal (África do Sul), Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz – RJ/BA/AM), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UNB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Salvador (UNIFACS) e Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana.

renato reis

O evento contou com a participação do Prof Renato Reis [Professor da Universidade Salvador – UNIFACS, Doutor em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pelo Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz -Fundação Oswaldo Cruz] ministrando o “Curso de tecnologia de sequenciamento genético baseada em nanoporos para investigação temporal e epidemiologia de surto de dengue: capacitação, pesquisa, vigilância e divulgação cientifica – O Uso de Sistemas de Informações Geográficas na Epidemiologia”

Saiba mais sobre o evento.


20 AGO 2019 , REDAÇÃO UNIFACS/PPDRU

Pesquisadores da UNIFACS participam da Climate Week em Salvador

climate week

Com o objetivo do criar uma rede de conhecimento sobre transformações climáticas, seus impactos e oportunidades na capital baiana, Salvador vai criar o Painel Salvador de Mudança do Clima, que será apresentado entre os dias 19 e 23 de agosto, durante a Semana do Clima da América Latina e Caribe (Climate Week), evento regional da ONU na capital baiana.

Inspirado no Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e organizado pela Prefeitura Municipal, o painel soteropolitano reúne pesquisadores e profissionais da área para criar uma agenda climática para a cidade, tornar os dados sobre o assunto mais acessíveis e estimular o desenvolvimento sustentável.

Nesse início, foram criadas dez câmaras temáticas distribuídas entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e a Universidade Salvador – UNIFACS. Cada câmara conta com um coordenador especialista, responsável por reunir outros pesquisadores e articular os estudos sobre o tema proposto.

Os temas são Mobilidade; Resíduos; Energias Renováveis e Eficiência Energética; Zona Costeira; Gestão da Água; Áreas Verdes; Eventos Climáticos Extremos (seca, inundação e deslizamento); Saúde; Inovação para Sustentabilidade e Resiliência Urbana.

Participação da UNIFACS

climate

Professora Carolina Spínola e Professor Ícaro Moreira

Para a coordenadora da Câmara Temática de Áreas Verdes e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Urbano da UNIFACS, Professora Carolina Spínola, todas as câmaras estão interconectadas e o trabalho será feito em parceria. “Na de Áreas Verdes, vamos focar na investigação dos impactos causados, em função da supressão vegetal, no clima de Salvador, na biodiversidade e formação de ilhas de calor”, explica.

Possíveis soluções que outros centros urbanos estão adotando para minimizar esses impactos também serão objeto da Câmara. “Áreas de conservação urbana como parques e jardins botânicos, corredores ecológicos que melhorem a sensação térmica, jardins verticais em construções e hortas urbanas são algumas dessas possibilidades”, exemplifica Carolina.

Outro assunto que chama atenção é o uso de energias renováveis como um dos pilares da sustentabilidade. “As perspectivas para um modelo de geração e consumo de energia mais sustentável – e como Salvador está se preparando nesse sentido – estão entre os pontos da nossa área temática”, destaca o coordenador da Câmara de Energias Renováveis e Eficiência Energética do Painel e professor do Mestrado em Energia da UNIFACS, Professor Victor Vieira.

Preservar os ecossistemas costeiros também está entre os objetivos do Painel do Clima de Salvador. “Na área de gestão costeira, serão abordados os impactos nos ambientes costeiros e na biodiversidade assim como a biogeoquímica como ferramenta de estudos da poluição”, afirma o coordenador da Câmara Temática de Zona Costeira, professor da UFBA e pesquisador colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Urbano da UNIFACS, Professor Ícaro Moreira.


12 AGO 2019 , REDAÇÃO PPDRU

UNIFACS integra o Congresso de Direito Empresarial da Bahia

Neste ano de 2019 terá a 8ª edição do Congresso de Direito Empresarial Bahia. O evento traz grandes nomes do Direito Empresarial brasileiro para apresentarem os temas ora em discussão neste campo profissional. Para mais informações acessem o site

Congresso


05 AGO 2019 , REDAÇÃO PPDRU

PPDRU desenvolve ação com atores que integram o sistema prisional baiano

minicurso

O professor do Laumar Neves de Souza, que integra o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU), da Universidade Salvador (UNIFACS), palestrou no âmbito do minicurso “Agente Penitenciário: Contexto Sócio-político e Luta por Direitos”. Esta foi uma atividade realizada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários da Bahia (SINSPEB), com apoio do Instituto Popular Cárcere e Direitos Humanos José Pereira da Conceição Júnior (IPCDH) e da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Nesta oportunidade, coube ao professor Laumar falar sobre o “Agente penitenciário e suas condições de trabalho: um necessário debate contra a precarização”.

A programação do evento também contou com as intervenções da professora Maslowa Freitas (da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS), que discutiu o tema “Estado e Segurança Pública: o papel do agente penitenciário no contexto moderno”; de Jorge Lima (ex-presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas – ABAT), abordando a questão do “Sindicato como braço de luta”, e de Maiana Santana (advogada trabalhista), que discorreu sobre “Luta por direitos: conhecer para resistir”.

As boas vindas aos participantes foram dadas, respectivamente, por Ramon Carvalho (coordenador jurídico do SINSPEB); por Jaíra Capistrano (presidente do IPCDH); e por Sirlene Assis, que é ouvidora da aludida Ouvidoria. O evento também foi abrilhantado, logo na sua abertura, pela poesia de Elisiário Xavier, que integra a base do SINSPEB.

Na avaliação de Jaíra, “compartilhamos, por um dia inteiro de sábado – com participação ativa dos Agentes e ouvintes nos diálogos com os tutores -, um capital de saber que já está acumulado para fortalecimento na resistência de uma categoria invisibilizada em suas demandas por um labor digno frente às nefastas condições de trabalho, a despeito da imposição legal que os coloca como uma das categorias responsáveis pela falaciosa segurança pública. Sem exageros, diante de um contexto político de desmonte de direitos secularmente conquistados e do mote violento que constrói a narrativa que visa destruir a ação sindical, foi um dia impecável!”.


15 JUL 2019 , REDAÇÃO PPDRU

XVI Semana de Análise Regional e Urbana – SARU 2019

Estão abertas as inscrições e chamada de trabalhos para a XVI Semana de Análise Regional e Urbana.

Nesta edição da SARU, mais uma vez, o espaço está aberto para as discussões da comunidade acadêmica das áreas afins às questões urbanas e regionais. O evento terá como tema central “Transformações Urbanas e Regionais no Século XXI — PPDRU 20 anos”, que será analisado a partir dos seguintes eixos de discussão: a) Saúde e Urbanização; b) Turismo e Desenvolvimento; c) Monitoramento e Qualidade Ambiental; d) Resiliência e seus desdobramentos no ambiente urbano; e) Desenvolvimento Regional e Urbano: velhos e novos debates; f) O papel de Educadores que ajudaram a transformar o contexto social de regiões brasileiras.

As inscrições e submissão de trabalhos são gratuitas e podem ser realizadas através do endereço https://bit.ly/2PuuIA3 até o dia 07 de outubro de 2019

Mais informações podem ser obtidas através do site:

http://saruunifacs.blogspot.com.br ou e-mail:  saru.unifacs.2019@gmail.com

3


10 JUL 2019 , REDAÇÃO PPDRU

UNIFACS participa do conselho gestor do Parque Marinho da Barra

Pioneira no país, Salvador ganhou em 2019 o Parque Municipal Marinho, uma área da Baía de Todos os Santos, localizado entre os fortes de Santo Antônio/Farol e Santa Maria, englobando três naufrágios que ocorreram na região da Barra nos séculos XIX e XX : o Bretagne (1903), Germânia (1876) e o Miraldi (1875). O objetivo é a preservação natural e dos resquícios históricos da área e promover atividades ligadas ao turismo ecológico, pesquisas científicas e práticas de educação ambiental, em uma iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência – SECIS (PMS, 2019).

A UNIFACS participou da eleição do conselho gestor do parque marinho da Barra. Entre as atribuições do conselho, estão: formular o seu próprio regimento interno; acompanhar e fiscalizar a elaboração do Diagnóstico Ambiental, do Zoneamento Ambiental e do Plano de Manejo da Unidade de Conservação; criar câmaras técnicas; e promover a realização de atividades de educação ambiental. Na ocasião, os professores Victor Vieira e Ícaro Moreira foram eleitos representando a UNIFACS.

conselho parque barra

Profa. Carolina Spínola, coordenadora do Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano – PPDRU participa da Comissão Eleitoral

Além da Unifacs, fazem parte do Conselho: UFBA, IFBaiano, Ong Fundo da Folia, Associação dos Moradores e Amigos da Barra – AMABARRA, Yacht Clube da Bahia, Centro de Pesquisas e Conservação dos Ecossistemas Aquáticos – Biota Aquático, Associação dos Mergulhadores Recreativos da Bahia, Bombeiros e representantes do poder público.

 


10 JUN 2019 , REDAÇÃO PPDRU

UNIFACS assina acordo de cooperação com universidade Argentina

No dia 7/06, A UNIFACS realizou a assinatura de um acordo de cooperação com a Universidad Nacional de Rosario (UNR), da Argentina. A cerimônia contou com a presença do professor de Daniel Diaz, da UNR; de Diana Faraon, coordenadora nacional de Internacionalização e do International Office da UNIFACS; além da profa. Carolina Spínola, coordenadora do Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano – PPDRU; e do prof. Joberto Martins, coordenador do Programa de Mestrado em Sistemas e Computação.

ARGENTINA

A Universidade do Rosário tem mais de 50 anos de atuação e conta com sete faculdades em todas as áreas. “A intenção é trabalhar conjuntamente em todas as modalidades de ensino. As pesquisas no stricto sensu já acontecem com o Mestrado de Sistemas de Informação”, explicou o prof. Daniel Diaz, que se dedica ao XBRL, liderado pelo prof. Paulo Caetano do Programa de Mestrado em Sistemas e Computação.


23 MAI 2019 , REDAÇÃO PPDRU

PROJETO EXPEDIÇÕES CHAPADA DIAMANTINA -2019

Aconteceu na noite de hoje (23/05) a reunião para apresentação da proposta do Projeto Expedições 2019. A atividade conjunta promovida pelos grupos de pesquisa em Turismo e Meio Ambiente (GPTURIS), em Análise Espacial para o Desenvolvimento (GPAED) e em Ciências e Tecnologias Ambientais (GTA) do PPDRU em parceria com a ONG Nascentes do Paraguaçu.

Na edição deste ano, o Projeto Expedições, realizará as etapas de pesquisas nos municípios de ANDARAÍ, BARRA DA ESTIVA, IBICOARA e MUCUGÊ, que integram a região da Chapada Diamantina/BA.

O Projeto Expedições: Chapada Diamantina – 2019 busca estudar, sob uma perspectiva interdisciplinar, as dinâmicas ambiental e socioeconômica,  com especial ênfase para questões relacionadas com a gestão das unidades de conservação, a dinâmica da atividade turística, saneamento básico, preservação dos recursos hídricos e externalidades decorrentes das atividades econômicas desenvolvidas na região.

expedições01


21 MAI 2019 , REDAÇÃO PPDRU

NOTA DE PESAR

Professores, Alunos e Egressos:

nota de pesarÉ com imenso pesar que informamos o falecimento do professor Ildes Ferreira de Oliveira, egresso do curso de doutorado do PPDRU, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 21/05/2019, em Feira de Santana.

Professor Ildes era professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana e desde 2013 ocupava a Secretaria de Desenvolvimento Social do mesmo município. Além disso, ocupou entre 2007 e 2009, o cargo de Secretário estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação da Bahia.

Natural de Valente, sociólogo de formação, no PPDRU ele defendeu a tese intitulada “Semiárido Baiano: a dinâmica contraditória do desenvolvimento”. Neste trabalho, orientado pelo Prof. Fernando Pedrão,  ele discutiu o processo de desenvolvimento da região semiárida do estado da Bahia, destacando os limites e condicionantes estabelecidos pelas circunstâncias históricas, bem como as potencialidades passíveis de indicar caminhos para um modelo de desenvolvimento fincando nos princípios da equidade social. Com este trabalho, professor Ildes concorreu ao prêmio de melhor tese na área de Planejamento Urbano e Regional, em 2014.

Seu sepultamento será realizado, em Feira de Santana, no Cemitério Jardim Celestial, às quinze horas de hoje.


23 ABR 2019 , REDAÇÃO PPDRU

11ª Edição do Concurso Green Talents

O prêmio, tem como objetivo o intercâmbio internacional de projetos de pesquisa inovadores nas áreas da sustentabilidade e meio ambiente.

Estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado estão aptos a participar do concurso. Além disso, jovens profissionais com até três anos de experiência, com forte foco em desenvolvimento sustentável, também podem se inscrever.

A 11ª edição do concurso Green Talents está com inscrições abertas até 22/05/2019. Saiba mais em: www.greentalents.de

GREEN TALENT


22 ABR 2019 , REDAÇÃO PPDRU

Seminário sobre Pobreza Multidimensional

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU), da Universidade Salvador (UNIFACS), por ocasião da realização do Projeto Cidades Internas, em 2019.1, convida a comunidade acadêmica para participar do Seminário sobre Pobreza Multidimensional.

Esta é uma atividade organizada pelo Grupo de Estudos da Economia Regional e Urbana (GERURB) e contará com palestras dos professores Jorge Antônio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e de Edgard Porto, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

  • Quando: 03 de maio de 2019
  • Horário: 14:30
  • Onde: auditório do Edifício Civil Empresarial, na rua Dr. José Peroba 251, Stiep.

Seminário sobre Pobreza Multidimensional

 

 


12 MAR 2019 , REDAÇÃO PPDRU

VII FÓRUM ACADÊMICO DOCENTE DISCENTE DE INTEGRAÇÃO – FADDI

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano – PPDRU, convida-os a participar no dia 14 de março de 2019 da integração do exercício letivo de 2019. A integração será realizada no prédio da Pós graduação 1º andar (auditório) – Stiep.

Confira a PROGRAMAÇÃO.

FADDI

 


25 FEV 2019 , REDAÇÃO PPDRU

Professor da UNIFACS/Salvador ministra palestra na PUC-PR em Curitiba 

O Prof. Dr. Renato Barbosa Reis, Doutor em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa e Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano PPDRU-UNIFACS, foi convidado pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da PUC- Paraná, para ministrar a palestra:

“Deficiências na infraestrutura associada a alterações ambientais aumentam o risco de emergência e re-emergência de doenças nas cidades”

  • Data: 25/02/2019 às 14h
  • Local: Auditório Sobral Pinto, PUC-PR/Curitiba

PALESTRA - PPGTU

 

Nesta mesma data, o Prof. Dr. Renato Barbosa Reis participou como membro externo, da banca de defesa pública de dissertação de mestrado de Edson Maia Villela Filho, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana – PPGTU.

Com o título “A GESTÃO URBANA E OS PADRÕES ESPACIAIS E TEMPORAIS DA DENGUE EM PARANAGUÁ/PR”, a defesa ocorreu no dia 25 de fevereiro de 2019, às 10 horas, no Auditório John Henry Newman (anexo Biblioteca), da PUCPR.

BANCA

A Banca composta por:

  • Prof. Dr. Fábio Teodoro de Souza (PPGTU/PUCPR – Orientador)
  • Prof. Dr. Adriano Akira Ferreira Hino (PPGTS/PUCPR – Membro Interno)
  • Prof. Dr. Harry Alberto Bollmann (PPGTU/PUCPR – Membro Interno)
  • Prof. Dr. Renato Barbosa Reis (UNIFACS – Membro Externo)

 


27 SET 2018 , REDAÇÃO PPDRU

SARU 2018: Direito à Cidade

XV SARU | Unifacs - Universidade Salvador

A XV Semana de Análise Regional e Urbana (SARU), evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU), da Universidade Salvador (UNIFACS), ocorrerá de 29 de outubro a 1º de novembro de 2018, nas dependências da Universidade Salvador – UNIFACS (Campus CTN, CPB, PA-6), bem como no Ministério Público do Estado da Bahia.

Esta edição tem como temática o Direito à Cidade, analisado a partir de diferentes olhares, e por isso mesmo despertando o interesse de alunos e professores das mais variadas áreas do conhecimento.

Participe deste evento científico, com inscrição gratuita e aberta ao público em geral. Visite o nosso blog para obter maiores informações: SARU 2018


25 SET 2018 , REDAÇÃO PPDRU

PPDRU convida para o lançamento do mais novo livro de Prof. Noelio Spinola:  “Raízes: a contribuição portuguesa na formação da cultura brasileira”

Sem título

A obra, que lançada no dia 25 de outubro, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, procura analisar elementos relevantes das raízes portuguesas que contribuíram para a formação da cultura de nosso país. São abordadas nesta obra as influências sobre as artes plásticas  convencionais (pintura, escultura, desenho e gravuras), sobre a atividade artística visual no campo simbólico (cerâmica e intervenção urbana), as artes e os espetáculos (dança, música, teatro  e outras manifestações folclóricas populares), a literatura e o idioma.

Baseado em extensa pesquisa bibliográfica e documental e em uma pesquisa de campo que envolveu vinte e cinco cidades portuguesas, o presente trabalho é fruto de projeto de pesquisa de mesmo nome que foi desenvolvido pelo Prof. Noelio Spinola no âmbito de seu estágio pós-doutoral no exterior, nomeadamente no Centro de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.

12 SET 2018 , REDAÇÃO PPDRU

Projeto “Expedições”, do Grupo de Pesquisa em Turismo e Meio Ambiente, inicia nova etapa de estudos

DSC_0597

Dando continuidade ao Projeto Expedições, que entre os anos de 2008 e 2017 investigou a realidade dos municípios banhados pelo rio São Francisco, através da série de estudos intitulada “Rio São Francisco: cultura, identidade e desenvolvimento”, coordenada pela Prof. Regina Celeste Souza, líder do Grupo de Pesquisa em Turismo e Meio Ambiente (GPTURIS),  os alunos e professores do PPDRU iniciaram, em 2018,  uma nova etapa de pesquisas, desta vez sobre os municípios que integram a Chapada Diamantina.

Além dos integrantes do GPTURIS, a nova série do Projeto Expedições, conta, também, com a participação de pesquisadores do Grupo de Pesquisas em Tecnologias Ambientais (GTA) e do Grupo de Pesquisas em Análise Espacial do Desenvolvimento (GPAED). Enfatize-se que a expedição também foi integrada por estudantes de graduação em Engenharia Ambiental e Enfermagem.

DSC_0484

A primeira fase do estudo, compreendeu os municípios de Mucugê,  Andaraí e Ibicoara, que foram visitados pela expedição entre os dias 5 e 8 de julho. Entre as atividades desenvolvidas, o grupo conheceu o  Projeto Sempre Viva, no Parque Municipal de Mucugê; a Fábrica da Igarashi, um dos maiores produtores de batata processada do Brasil, localizada no município de Ibicoara e a Vila histórica de Igatu, em Andaraí. Nestas oportunidades,  foram coletadas informações socioeconômicas, bem como amostras de sedimentos e de água de cursos de rios selecionados, para a realização de estudos de natureza ambiental.

Os resultados dos trabalhos serão apresentados na sessão especial “Expedição Chapada Diamantina” da XV Semana de Análise Regional e Urbana da Universidade Salvador – UNIFACS, promovida pelo Programa, que ocorrerá entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, no Campus Rio Vermelho.


30 AGO 2018 , REDAÇÃO PPDRU

PPDRU com muito pesar se despede o Professor Dr. Edivaldo Boaventura

Resultado de imagem para edivaldo boaventura

O estimado professor Boaventura atuava na UNIFACS há quase 20 anos como professor do Curso de Graduação em Direito e dos programas de Pós-Graduação em Direito e em Desenvolvimento Regional e Urbano.

Foi Secretário de Educação do Governo da Bahia por duas vezes e fundador de duas Universidades, a UNEB e UEFS. Foi também professor da UFBA e diretor do jornal A Tarde.

Com tudo isso, no entanto, sua maior contribuição para a Bahia foi como um Mestre na área de educar, encantando seus alunos, orientando os trabalhos de dezenas deles e participando ativamente de diversas bancas de Mestrado e Doutorado.

O PPDRU não abre mão de registrar seu pesar e manifestar o orgulho por ter comportado todos esses anos, em seu corpo docente, o grande mestre Boaventura.


25 JUN 2018 , REDAÇÃO PPDRU

Curso de Pedagogia em parceria com o PPDRU realizam 1ª Semana de Pedagogia

imagem_site_Semanapedagogica

Pela primeira vez na universidade, o curso de Pedagogia, em parceria com a Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e a Pós Graduação Stricto Sensu – através do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) – realizam a 1ª Semana de Pedagogia da UNIFACS. O evento acontece no auditório do Campus Lapa, de 18 a 21 de junho de 19h às 22h e reune professores e estudantes dos cursos, ofertando atividades de formação para todos os públicos como palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos, seminários de pesquisa, entre outros.

O objetivo do evento é integrar a Graduação e a Pós-Graduação em um evento de formação e abrir oportunidade para os estudantes se envolverem em projetos de pesquisa. “Entendemos que a formação de professores se consolida pelos caminhos da pesquisa acadêmica e a integração com a Pós-Graduação ratificará ainda mais esta compreensão.” explica o Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia e dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Antonio Gouveia.

A programação do evento é composta por atividades propostas por professores e estudantes dos três níveis de ensino, o que representará uma rica oportunidade de trocas de conteúdos e formação para todos.

“Para o PPDRU, a oportunidade de participar de eventos desta natureza transcende a mera relação entre os níveis de ensino, pois enriquece o próprio papel que o curso desenvolve perante a comunidade. A possibilidade de contribuir para a formação de professores, possibilitando a discussão de temas contemporâneos e a troca de experiência entre docentes e discentes está dentro das principais missões de um curso de Pós Graduação Stricto Sensu.” Reforça Carolina Spínola, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano.

Confira a programação a seguir:

18 DE JUNHO:

  • Abertura: Prof. Msc. Antonio Gouveia (Coordenador do curso de Pedagogia UNIFACS)
  • Palestra: “Educação Transgressora: uma outra escola é possível” – Prof. Msc. Ivandilson Miranda Silva (PPGEDUC – UNEB)

19 DE JUNHO:

  • Seminário de Pesquisa Acadêmica – Profa. Dra. Cláudia Regina Vaz Torres (UNIFACS)

20 DE JUNHO:

  • Apresentação dos Grupos de Trabalho em Educação e Contemporaneidade (Pedagogia UNIFACS)
  • Palestra: “A escola e o seu processo de construção de homens e mulheres de verdade: tecendo um olhar sob a perspectiva de gênero” – Almerson Passos (UFBA)

21 DE JUNHO:

Iº SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

  • Abertura:  Profa. Carolina Spinola (Coordenadora do Ppdru) – A Educação e o Desenvolvimento Regional e Urbano
  • Mesa Redonda: Educação, Ciência e Tecnologia – Roda de Debates com os Pesquisadores GPED. Coord.: Prof. Dr. Edivaldo Boaventura.
  • Pré-lançamento do Livro:  Paz em Ação –  Humanizando  a Humanidade (Ed. UNIFACS)

10 MAI 2018 , REDAÇÃO PPDRU

PPDRU promove duas oficinas intituladas, “Oficinas de Indicadores”

Trata-se de uma atividade na qual são fornecidos conteúdos teóricos e práticos que habilitam o manuseio de alguns indicadores sociais. De modo preciso, tais oficinas seguirão a seguinte estruturação:

1) domicílios e população (17 de maio): domicílios particulares permanentes; população e crescimento demográfico; taxa de natalidade; taxa de mortalidade infantil e taxa de cobertura dos serviços urbanos;

2) mercado de trabalho e desenvolvimento humano (07 de junho): taxa de participação, taxa de desemprego; rendimento médio e IDH.

Com efeito, a proposta dessas oficinas é a de construir os indicadores para a Região Metropolitana de Salvador, buscando os dados na internet e organizando-os no Excel, de maneira que se possa discutir os resultados. Cabe destacar que elas serão conduzidas pelo professor Helcio de Medeiros Junior (doutor pelo IPPUR e pós-doutorando no PPDRU), no Laborário de Informática, localizado no 4º andar, do prédio da Pós-Graduação, das 9 às 12h, nos dias indicados.

A referência básica que será utilizada por ele é o livro “Indicadores Sociais no Brasil: Conceitos, Fontes de Dados e Aplicações”, de Paulo de Martinho Jannuzzi e serão fornecidos certificados de participação.

Os interessados devem procurar Gilsa Batista, na secretaria do PPDRU, e realizar a inscrição, até o dia 15/04/2018. Lembrando que são apenas 20 vagas ofertadas.


10 MAI 2018 , REDAÇÃO PPDRU

No dia 14 de abril, alunos do PPDRU, acompanhados pelo Prof. Renato Reis, visitaram o Parque das Dunas, no âmbito da disciplina de Geoprocessamento e Análise Espacial

hsdbds

O Parque das Dunas é uma unidade de conservação que visa preservar o ecossistema de dunas, lagoas e restingas da APA  do Abaeté, em Salvador.

Temas relacionados com as categorias de unidades de conservação, ecossistemas litorâneos e os conflitos oriundos da expansão urbana nortearam a visita que foi acompanhada por um guia capacitado, em uma trilha interpretativa que possibilita a visualização de toda a biodiversidade do parque.

De acordo com Raiany Sandhy Souza Santos, estudante de Desenvolvimento Regional e Urbano, “durante a visita o guia nos possibilitou ampliar os nossos horizontes tanto para a importância da preservação do espaço como a nossa responsabilidade como ser humano perante a cidade”.

Saiba mais em: UNIDUNAS


04 MAI 2018 , REDAÇÃO PPDRU

O PPDRU está participando dos estudos iniciais, no âmbito do diagnóstico socioeconômico e deve compor a equipe que elaborará o plano de manejo do Parque Marinho da Barra

WhatsApp Image 2018-04-30 at 09.04.54

No dia 25 de abril foi realizada palestra sobre a proposta de criação do Parque Marinho da Barra, no Auditório do Campus Rio Vermelho. Esse projeto, realizado em parceria entre a Secretaria das Cidades Sustentáveis, da Prefeitura de Salvador, Unifacs, UFBA, Ifba e grupo ambiental Fundo da Folia, que milita há mais de dez anos pela preservação da área, tem por objetivo criar uma unidade de conservação urbana que proteja o ecossistema marinho compreendido entre o Farol da Barra e o Forte de Santa Maria.


06 MAR 2018 , REDAÇÃO PPDRU

Grupo de Pesquisa Políticas e Episteme da Cidadania convida todos para evento internacional

WhatsApp Image 2018-04-06 at 12.32.27

O Grupo de Pesquisa Políticas e Episteme da Cidadania, coordenado pelo Professor Dr. José Menezes, convida todos para a entrevista “A ONU e os direitos humanos: conquistas e desafios”, e a conferência “Relevância da investigación em direitos humanos em uma sociedade em imensa transformação”, no dia 16 de abril, tendo início às 14h.

Em parceria com os programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) e em Direito, Governança e Pólíticas Públicas, da UNIFACS,  o Núcleo de Práticas em Economia e Relações Internacionais (NERI), a Universidade de Salamanca (USAL) e a Faculdade de Direito da Universidade Portucalense (Portugal), o evento contará com a presença internacional da Professora Drª Maria Esther Quinteiro, via conferência.

Links para inscrição:

Entrevista “A ONU e os direitos humanos: conquistas e desafios”.

Conferência “Relevância da investigación em direitos humanos em uma sociedade em imensa transformação”.

28 FEV 2018 , REDAÇÃO PPDRU

PPDRU em parceria com o Mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas realizou o FADDI 2018

faddi

O Fórum Acadêmico Docente Discente de Integração – FADDI é uma tradição do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) que foi acolhida pela Coordenação do Mestrado Profissional em Direito, Governança e Políticas Públicas (MPDGPP). Nesse Fórum, o corpo docentes, alguns discentes veteranos e integrantes do corpo administrativo têm a oportunidade de apresentar a dinâmica dos referidos Programas de Pós-graduação e do funcionamento da Universidade. Ou seja, é um momento para se indagar dos direitos e obrigações relativos ao processo de ensino-aprendizagem e promover a integração com o meio acadêmico.

O FADDI possui o objetivo de apresentar, de forma geral, o funcionamento dos processos internos da Universidade e as regras de funcionamento de um curso Stricto Sensu, além de promover a integração dos docentes e discentes dos Programas; desenvolver o “espírito acadêmico” para produção de pesquisa; apresentar os recursos disponíveis para realização das tarefas acadêmicas; e expor os preceitos éticos da pesquisa.

 

PROGRAMAÇÃO

22 de fevereiro de 2018 – Auditório

17h00min – Abertura do Evento por Profª. Dra. Carolina Spínola (Coordenadora do PPDRU) e Prof. Dr. José Gileá de Souza (Coordenador do MPDGPP)

17h10min – Apresentação dos Professores

17h50min – O Sistema Nacional de Pós-Graduação por Prof. Dr. Edivaldo Boaventura

18h50min – Intervalo

19h00min – Stricto Sensu e Oportunidades de Publicação por Prof.ª Dr.ª Carolina de Andrade Spinola

19h20min – Conhecendo o Acervo Eletrônico da Unifacs por Roseli Andrade (Bibliotecária da UNIFACS)

21h00min –  Encerramento

23 de fevereiro de 2018 – Auditório

14h30min – Reunião Científica dos Professores com a professora: Cristina Costa Lobo – Pesquisadora da Universidade Portucalense. Diretora dos Cursos de Psicologia e Pedagogia das Universidades: Portucalense e Porto em Portugal. Tema: Alimentação de convênios internacionais: horizonte UNIFACS – PORTUCALENSE

16h50min – Intervalo

17h00min –   O Trabalho Intelectual Sistemático e a Produção Cientifica por Prof.ª Dr.ª Cristina Costa Lobo – Universidade Portucalense

18h50min – Intervalo

19h00min – A Originalidade e a Ética na Produção Acadêmica por Profª. Dra. Vanessa Brasil Campos Rodriguez

21h00min – Encerramento

 24 de fevereiro de 2018 – sala 503

08h00min – Conhecendo as Normas Acadêmicas do PPDRU por Prof. Dr. Laumar Neves de Souza

09h00min – Instalações e Procedimentos Administrativos/Acadêmicos por Gilsa Batista (Secretária do PPDRU)

09h20min – Intervalo

09h30min –   A Citação Como Recurso Acadêmico por Leonardo Moura (Mestrando pelo PPDRU)

10h00min – A Gestão do Lattes na Vida Acadêmica por Rosângela Oliveira (Mestra pelo PPDRU)

11h00min – Encerramento


12 DEZ 2017 , REDAÇÃO PPDRU

Professor da Universidade de Queensland (Austrália) ministra palestra no CTN e visita instalações da UNIFACS

20171109_141316

Foto: PPDRU/UNIFACS

Aconteceu no dia 09/11 no auditório do Campus Tancredo Neves (CTN) a palestra “Análises espaciais de doenças zoonóticas tropicais”, proferida pelo professor Dr. Ricardo J. Soares Magalhães.

O professor Ricardo é docente sênior em Saúde da População e Biossegurança na Universidade de Queensland (Austrália), cuja pesquisa atualmente apoia o desenvolvimento de novas abordagens de mapeamento de doenças para planejamento e avaliação do controle de doenças infecciosas em diferentes escalas espaciais na região subsaariana da Africa e na Ásia, além de colaborações com pesquisadores no Brasil e Colômbia.

Na ocasião o professor conheceu as instalações e infraestrutura dos cursos de Saúde da UNIFACS, visando o estabelecimento de parcerias para pesquisas científicas em conjunto com o PPDRU.

20171110_155311

20171110_154412

 

 

 

 


05 DEZ 2017 , REDAÇÃO PPDRU

CIDURB em parceria com o NEPAUR realizaram o 1º. Colóquio Modernismo Brasileiro: arquitetura + urbanismo + paisagismo + exposição +fotografia

CapturaAAr

Concebido e realizado pelo Grupo de Pesquisa Cidades, Urbanismo e Urbanidades (PPDRU-UNIFACS), em parceria com o NEPAUR – Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisado curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Salvador (EAETI– UNIFACS). O colóquio foi um projeto idealizado pelos professores pesquisadores do GP Luis Gustavo Gonçalves Costa, e Cristiane Sarno, em parceria com a professora Márcia Reis, como um evento aberto ao público acadêmico, alunos e professores, de universidades públicas e privadas.

Seu tema, o Modernismo Brasileiro, foi motivado pelos fatos recentes que evidenciam a sua atualidade, a exemplo do reconhecimento da Casa Modernista Brasileira, de Gregori Warchavchik, como a primeira casa modernista do mundo, trazendo para a América Latina no protagonismo do Movimento Moderno na Arquitetura. A atribuição foi dada por Keneth Framptom, um dos maiores teóricos e críticos da Arquitetura, no que ele chama de “correção histórica da arquitetura” a ser publicada na próxima edição do livro A História Crítica da Arquitetura Moderna.

Já na esfera regional, o tema de Arquitetura Moderna foi abordado no Colóquio do DOCOMOMO BAHIA 2017, com a participação de professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFACS, quando foi levantada a questão da necessidade de preservação da Igreja da Ascenção do Senhor, no Centro Administrativo da Bahia, projeto do arquiteto João Filgueiras Lima. Dessa forma, o IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) pediu nosso apoio para iniciar o processo de Tombamento desse monumento modernista.

O evento iniciou no dia 28.10.2017 com um Tour fotográfico na Igreja da Ascenção do nosso Senhor, no Centro Administrativo da Bahia, o que resultou em uma exposição no CTN, com premiação da melhor captura fotográfica. Em paralelo, o evento contou com a exposição da maquete da 1º. Casa Modernista Brasileira e com (produzida no MODELAB/UNIFACS) e outros trabalhos produzidos pelos alunos com a mesma temática.

No dia 30.10.2017, no Auditório do CTN – UNIFACS, o Colóquio foi dividido em 3 eixos temáticos: Paisagismo Moderno, Arquitetura Moderna e Urbanismo Moderno.

O evento atingiu um público ouvinte superior a 253 inscritos durante o dia, oriundos da UNIFACS e de outras IES. Contou com a participação de professores palestrantes da UNIFACS, da UFBA e da Faculdade DeVry Ruy Barbosa.

Galeria de fotos:

ewewewgfrwgsfddsdssewesw

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

21 NOV 2017 , REDAÇÃO PPDRU

PPDRU e GPTURIS realizam IX Workshop Rio São Francisco: cultura, identidade e desenvolvimento

workshop são francisco

PPDRU junto ao Grupo de Pesquisa em Turismo e Meio Ambiente (GPTURIS) realizam no dia 29/11, no auditório da Pós-graduação, no bairro do Stiep, em Salvador, o IX Workshop Rio São Francisco: Cultura, Identidade e Desenvolvimento, que esse ano traz como tema “Rio São Francisco 2030: água e uso sustentável”.

O evento se insere num contexto mais amplo de discussão sobre a problemática da água no mundo, a desigual distribuição dos recursos hídricos, o problema da escassez hídrica, a qualidade da água, a gestão integrada, dentre outros. Tendo como proponente inicial o Projeto Rio São Francisco: Cultura, Identidade e Desenvolvimento, elaborado em Convênio entre a UNIFACS, o Albright College (EUA) e o Programa Companheiros das Américas – Comitê Bahia/ Pennsylvania, igualmente uma pareceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e com o Worldwatch Institute no Brasil (WWI) para uma troca de conhecimentos acadêmicos entre várias instituições.

O evento contará com palestras, mesas redondas, exposição de fotos e exibição de documentários. Para participar é necessário se inscrever no local doando 1kg de alimento não perecível. As vagas são limitadas.

Confira a programação completa:

EmailMKT_PROGRAMAÇÃO_IXWorkshopRioSáoFrancisco-3


30 OUT 2017 , REDAÇÃO PPDRU

Professor da PUCPR visita a UNIFACS em Salvador para discutir parceria científica em doenças urbanas

WhatsApp Image 2017-10-19 at 16.15.30

O Prof. Dr. Fabio Teodoro de Souza, Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU), coordena dois projetos de pesquisa com ênfase ao entendimento da relação entre doenças urbanas e os padrões de ocupação das cidades. A visita do Professor Souza na Universidade Salvador (UNIFACS) tem como objetivo principal prospectar parceria científica e estudos comparativos entre cidades do Paraná e da Bahia.

A parceria científica, portanto, prospecta estudos comparativos entre fenômenos urbanos de interesse à saúde pública nas cidades do Paraná e Bahia. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU), Professor Laumar Souza, organizou as atividades científicas dessa semana, e o professor Renato Reis, que também é Professor do PPDRU, coordena as atividades de prospecção da parceria.

Uma das atividades desenvolvidas foi a palestra ministrada pelo Professor Souza na UNIFACS, Campus Rio Vermelho, Prédio de aula 7. Na palestra foram apresentados modelos de previsão de morbidade e também modelos de previsão de desastres naturais.

Leia mais em: Parceria PUCPR/UNIFACS


10 OUT 2017 , REDAÇÃO PPDRU

O PPDRU realiza a XIV Semana de Análise Regional e Urbana (SARU) em outubro

XIV SARU | Unifacs - Universidade Salvador

Na sua XIV edição, a Semana de Análise Regional e Urbana (SARU) da UNIFACS, abre seu espaço para o público e para a comunidade acadêmica das áreas afins às questões urbanas e regionais. Estudantes, professores e pesquisadores em geral se reúnem para debater questões relacionadas aos eixos temáticos: Empregabilidade e Novas Configurações do Mundo do Trabalho; Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; Infraestrutura e Desenvolvimento regional; Cidades e Processos Urbanos; Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico.

Realizado há 13 anos pelos doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano – PPDRU da UNIFACS, a SARU acontecerá de 23 à 27 de outubro, e tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento local, regional e nacional e, ao mesmo tempo, desenvolver atividades de pesquisa comprometidas com a solução de problemas globais.

Para mais informações e acesso à programação, acesse: XIV SARU UNIFACS


21 SET 2017 , REDAÇÃO PPDRU

I Seminário Interdisciplinar de Acessibilidade e Mobilidade acontecerá no dia 27 de setembro na UNIFACS

O Grupo de Pesquisa Cidades, Urbanismo e Urbanidades realiza o I Seminário Interdisciplinar de Acessibilidade e Mobilidade (SIAM), no dia 27 de setembro, auditório do Campus Tancredo Neves – CTN. O evento contará com a presença de professores pesquisadores da casa e convidados, além de integrantes do setor público, conforme programação a seguir:

WhatsApp Image 2017-09-19 at 16.07.36

Para os interessados em participar, as inscrições serão realizadas na entrada do evento e os certificados encaminhados por e-mail.


13 SET 2017 , REDAÇÃO PPDRU

V Expedição ao Rio São Francisco intitulada, “(Re) conhecendo a Foz”, percorre cidades do Baixo São Francisco

Foto: GPTURIS/UNIFACS

O Grupo de Pesquisa em Turismo e Meio Ambiente (GPTURIS), realizou a V Expedição ao Rio São Francisco no período de 03 à 09 de setembro. Intitulada “(Re) conhecendo a Foz”, a quinta expedição percorreu o baixo São Francisco, passando por cidades localizadas nos estados de Sergipe e Alagoas.

A realização de expedições ao rio São Francisco, foi uma estratégia de estudo utilizada pelo Projeto Rio São Francisco: Cultura, Identidade e Desenvolvimento (Convênio UNIFACS/Albright College (EUA)/ Companheiros das Américas – Comitê Bahia – Pennsylvania), com o objetivo de levantar informações e dados sobre o Vale do São Francisco, buscando com o trabalho de campo o preenchimento de lacunas e informações inéditas, além do vivenciamento de situações únicas para os pesquisadores.

Enfocou-se primeiramente a cultura regional, sobretudo a cultura popular, nos itens: religiosidade, gastronomia e artesanato, vendo-se ainda a educação, as energias alternativas, o potencial turístico e as questões ambientais, tendo como referencial a obra de Teodoro Sampaio (1905) e os conceitos da Geografia Cultural, numa proposta multidisciplinar.

P_20170904_082757_vHDR_Auto

Foto: GPTURIS/UNIFACS

Em 2017, a expedição percorreu as localidades, Canindé do São Francisco-SE, Xingó-SE/AL, Piranhas-AL, Propriá-SE, Porto Real do Colégio-AL, Ilha das Flores-SE, Ilha do Ferro-AL, Santana do São Francisco-SE, Penedo-AL e Piaçabuçú-AL, com o objetivo específico de analisar as mudanças verificadas no trecho do Baixo São Francisco e as repercussões socioambientais sobre a população ribeirinha.


11 AGO 2017 , REDAÇÃO PPDRU

Seminário Internacional “Criminalidade Comparada entre Brasil e México” ocorre no dia 14 de agosto, no auditório da Pós-graduação da UNIFACS

 

O Seminário “Criminalidade Comparada entre Brasil e México”,  será conduzido pelo pesquisador Michael Wolf, da Western Washington University – Department of Political Science, no dia 14/08/2017, das 17 às 19:20, no auditório da pós-graduação, Stiep.

A organização deste evento está a cargo dos professores doutores: João Apolinário, coordenador do Observatório de Segurança Pública da Bahia (OSPB), e José Menezes.

Essa é uma oportunidade para discussão de um tema de imensa relevância para os países propostos, a partir de uma perspectiva comparada.  O Seminário conferirá certificação de evento internacional de 3 horas aos participantes.

Para maiores informações e inscrever-se entre em contato com a secretaria do PPDRU, em: ppdru@unifacs.br.


26 JUL 2017 , REDAÇÃO PPDRU

XVII Curso Internacional “Epidemiologia Molecular em Doenças Infecciosas e Parasitárias Emergentes”  e o curso “Geografia Médica de Doenças Tropicais 2017″contará com participação de Professor do PPDRU

NOVO-Fiocruz-Bahia-LOGO-IGM

Foto: FIOCRUZ/Instituto Gonçalo Moniz

O Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz e a Comissão Organizadora do XVII Curso Internacional em Epidemiologia Molecular em Doenças Infecciosas e Parasitárias Emergentes (EPIMOL) recebem pesquisadores brasileiros e de outros países para tratar do tema “Epidemiologia Molecular em Doenças Infecciosas e Parasitárias Emergentes”, que associa ferramentas moleculares para a resolução de problemas epidemiológicos.

O XVII EPIMOL será composto de dois pré-cursos (Introdução ao R Studio/REDCap e Demonstração laboratorial de técnicas moleculares), vinte e nove aulas teóricas divididas em cinco grandes áreas (Conceitos Básicos em Epidemiologia, Princípios e Práticas em Epidemiologia Molecular, Investigações de Surtos, Vigilância, e Doenças Parasitárias), além de cinco módulos de exercícios. Ao todo serão 47 horas de atividades divididas nos seis dias de curso, e ocorrerá do dia 30 de julho a 4 de agosto de 2017.

Dentre os cursos ministrados destaca-se o “Basic Epidemiological Concepts Part 4: The use of GIS in epidemiology”  (Conceitos Básicos de Epidemiologia parte 4: O uso do GIS em epidemiologia), que terá a instrução do professor Renato Barbosa Reis, Ph.D.

Renato possui curso de aperfeiçoamento em Analise espacial e Geoprocessamento em Saúde (FIOCRUZ, 2005), Curso de Epidemiologia Molecular (Fiocruz, 2009), Harvard-Brazil Collaborative Public Health Field Course (HARVARD-FIOCRUZ, 2010), além de Professor titular do Programa de Pós-Gradução em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU/UNIFACS).


07 JUL 2017 , REDAÇÃO PPDRU

“Invasão Brasileira em Portugal”: Comitiva do PPDRU participa do 24th APDR Congress

IMG-20170707-WA0025

Foto: UNIFACS

Por iniciativa do professor Noelio Dantaslé Spinola e do seu orientando de doutorado, e professor da UESB,  Josias Alves de Jesus, bem como dos professores Carlos Alberto da Costa Gomes e João Apolinário da Silva, que propuseram, respectivamente, duas seções especiais (“Cultura e Desenvolvimento Regional: as Contribuições da Arte, do Folclore e de outras Manifestações Artísticas para o Progresso Regional”; e “Segurança e Desenvolvimento Regional: Correlações Econômicas, Culturais e Políticas com o Progresso Regional”) no 24th APDR Congress, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) realiza um esforço efetivo de internacionalização.

Nele estará nos representando uma comitiva composta por nossos professores e alunos de pós-doutorado, doutorado e mestrado. No total, esse grupo é formado por 17 pessoas, que apresentarão 28 artigos cientificos. Esta edição do evento explora o tema “Intellectual Capital and Regional Development: New Landscapes and Challenges for Space Planning) e acontece nos dias 6 e 7 de julho, em Covilhã/Portugal.

Além das duas seções que foram referidas, tivemos também trabalhos aprovados em duas outras seções desse evento, a saber: na que discute as questões relativas a “Educação, inovação e território” e na que trata da interação entre “Mercado de trabalho e desenvolvimento”.


26 JUN 2017 , REDAÇÃO PPDRU

Professores e alunos do PPDRU realizam viagem de campo ao recôncavo baiano

IMG-20170617-WA0043

Foto: UNIFACS

A professora Regina Souza e o professor Renato Reis propuseram aos alunos de mestrado e doutorado do PPDRU uma visita técnica à cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, a fim de estudar aspectos relacionado à paisagem, cultura e desenvolvimento. A inciativa partiu da necessidade de aplicar os conhecimentos teóricos da disciplina “Geografia do Desenvolvimento”, ministrada pelos professores. A atividade extraclasse, ocorrida no sábado (17 de junho) contou ainda com a participação da professora Ana Licks, que pode contribuir  trazendo a perspectiva antropológica ao estudo.


16 JUN 2017 , REDAÇÃO PPDRU

Professor da Universidade de Lisboa ministra palestra no PPDRU

IMG-20170616-WA0003

Foto: UNIFACS/Divulgação

O professor português Miguel Corrêa Monteiro, da Universidade de Lisboa, Portugal, ministra palestra no Programa  de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da UNIFACS, no dia 16 de junho, às 17h00. A convite do professor Edivaldo Boaventura, Monteiro traz discussões acerca das suas experiências em Portugal, com a palestra intitulada “O Ensino na Escola Multicultural”.


14 JUN 2017 , REDAÇÃO PPDRU

Professor Edivaldo Boaventura lança o livro “Exercícios de Metodologia da Pesquisa”

IMG-20170614-WA0001

Foto: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia/Divulgação

Professor Edivaldo Boaventura lança hoje, 14 de junho, seu livro “Exercícios de Metodologia da Pesquisa”. O evento ocorrerá no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia às 17h00, entrada gratuita.


12 JUN 2017 , REDAÇÃO PPDRU

Está aberta a submissão de trabalhos para a XIV SARU, tendo como tema central:Cultura, Criatividade e Desafios Contemporâneos”

XIV SARU | Unifacs - Universidade Salvador

Na sua XIV edição, a Semana de Análise Regional e Urbana (SARU) da UNIFACS, abre seu espaço para o público e para a comunidade acadêmica das áreas afins às questões urbanas e regionais. Estudantes, professores e pesquisadores em geral têm a oportunidade de submeter artigos e resumos expandidos para apresentação e discussão. O período para submissão de trabalhos, cuja abordagem deverá se enquadrar no eixo temático do evento: “Cultura, Criatividade e Desafios Contemporâneos”, será do dia 12 de junho a 31 de julho de 2017.

A SARU é um evento acadêmico reconhecido pela CAPES realizado há 13 anos pelo corpo discente/docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU),  com a finalidade de divulgar e registrar trabalhos dos alunos e professores e pesquisadores no transcurso da elaboração de suas atividades acadêmicas.

Para mais informações: XIV SARU UNIFACS


09 JUN 2017 , REDAÇÃO PPDRU

Professores do PPDRU propuseram duas seções especiais no Congresso Internacional “24th APDR Congress – Intellectual Capital and Regional Development”

http://www.apdr.pt/congresso/2017/uploads/1/7/2/5/17254170/published/630_3.png?1486725102

O professor Noelio Spinola junto com o doutorando Josias Alves, e o professor Carlos Costa Gomes associado ao professor João Apolinário propuseram duas seções especiais no “24th APDR Congress – Intellectual Capital and Regional Development: New landscapes and challenges for space planning”, que ocorrerá no mês de julho em Covilhã/Portugal.

As linhas foram “Cultura e Desenvolvimento Regional: As contribuições da arte, do folclore, e de outras manifestações artísticas para o progresso regional”, a proposta desta seção é abordar aspectos relacionados com as contribuições da cultura em suas diversas manifestações com o desenvolvimento regional e urbano,  e “Segurança e Desenvolvimento Regional: Correlações econômicas, culturais e políticas com progresso regional”, cuja intenção é examinar os diferentes aspectos relacionados com a questão da segurança pública em suas diversas abordagens, reflexos ou correlações com a formação do capital humano e do desenvolvimento regional e urbano.

Os autores interessados em submeter seus trabalhos deverão entrar em contato com a coordenação do PPDRU através do E-mail: ppdru@unifacs.br

Para mais informações: 24th APDR Congress


08 JUN 2017 , REDAÇÃO PPDRU

PPDRU realiza o II “Colóquio Internacional: Desafios aos Direitos Humanos hoje na perspectiva da ONU”

v2_coloquio_news

Foto: UNIFACS/Divulgação

A UNIFACS, em parceria com a Universidade Portucalense (UPT), realizou, no dia 30 de maio, o II Colóquio Internacional, cujo tema foi “Desafios aos Direitos Humanos hoje na perspectiva da ONU”. O evento aconteceu no auditório do Ministério Público, localizado no Centro Administrativo da Bahia, às 15h30.

Organizado pelo PPDRU e pelo Programa de Pós-graduação em Direito, Governança e Políticas Públicas, o Colóquio contou com a participação da conferencista professora doutora Esther Quinteiro (UPT), que abordou o tema proposto pelo evento.

Saiba mais em: II Colóquio Internacional UNIFACS/UPT


08 JUN 2017 , REDAÇÃO PPDRU

OSPB realiza Seminário “Direito à Informação versus Direito à Imagem”

O Observatório de Segurança Pública da Bahia (OSPB) realizou o Seminário intitulado “Direito à Informação versus Direito à Imagem”, no dia 24 de maio. O evento aconteceu no auditório do campus de Pós-graduação da UNIFACS, onde promoveu uma discussão sobre os limites da prestação dos serviços de informação transmitidos pelos veículos de comunicação – por meio das reportagens policiais – retratando as ocorrências criminais, e os limites da legislação que regula o direito da imagem dos atores sociais envolvidos nas situações quotidianas de crime.

O Observatório é vinculado aos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano e em Direito, Governança e Políticas Públicas da UNIFACS.

Saiba mais em: Observatório de Segurança Pública da Bahia


07 JUN 2017 , REDAÇÃO PPDRU

PPDRU recebe visita do Secretário Municipal da Cidade Sustentável e Inovação da Prefeitura Municipal de Salvador, André Fraga.

SEI - Card para Whatsapp - André Fraga

Foto: UNIFACS/Divulgação

O Secretário André Fraga participou da IV Semana de Empreendedorismo e Inovação  da UNIFACS (SEI), evento este que contou com o apoio do PPDRU, ocorrido no auditório do prédio da pós-graduação no dia 26 de maio. Na ocasião, Fraga se apresentou com a palestra “Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade: Demandas Urbanas”, cuja abordagem transcorreu sobre as medidas adotadas pela Secretaria em prol do desenvolvimento sustentável da cidade do Salvador, bem como suas conquistas.

A SEI é uma oportunidade para debates e troca de experiências sobre empreendedorismo, inovação e cultura de negócios. O evento é organizado pelo Centro de Empreendedorismo e Inovação UNIFACS e aconteceu entre os dias 22 e 26 de maio – nos turnos manhã, tarde e noite – em todos os campi da Universidade. Durante a semana foram realizadas palestras, oficinas e mesas redondas com participação de professores e especialistas nos temas.

Saiba mais em: Semana de Empreendedorismo e Inovação UNIFACS


20 MAI 2017 , REDAÇÃO PPDRU

CIDURB realiza Seminários, “Urbanização no Brasil” e “Tendências Urbanas”, com participação de professores e alunos do PPDRU

Capturar

Ocorrido nos dias 02 e 05 de maio, o Seminário “Urbanização no Brasil” foi a primeira reunião científica concebida e realizada pelo Grupo de Pesquisa Cidades, Urbanismo e Urbanidades (PPDRU/UNIFACS) junto ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Salvador.

O evento foi dedicado aos alunos do curso a partir da disciplina Teoria e História do Urbanismo, ministrada pela Prof. Dra. Márcia Couto Mello. Nesta ocasião foi explicitado e discutido, pela Professora e as mestres Raissa da Matta e Lays Britto, o processo de transformação das cidades brasileiras, destacando as reformas urbanas e os planos urbanísticos marcantes ao longo do século XX, além de fatos históricos relevantes ao contexto, com um enfoque especial sobre a cidade de Salvador.

tendenciasurbanas - grande

Foto: UNIFACS/Divulgação

O Seminário “Tendências Urbanas foi a segunda reunião científica concebida e realizada pelo Grupo. Este evento foi pensado pelas integrantes Profa. Dra Márcia Couto Mello, Profa. Dra Ana Licks, MSc. Raissa da Mata, MSc. Lays Brito, MSc. Lígia Moreira e a mestranda Joanna Milanez, especificamente para os alunos do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, buscando demonstrar que a compreensão de questões urbanas é fundamental no processo de planejamento urbano. Em paralelo, teve por objetivo fortalecer a ideia de que a atividade do arquiteto e do urbanista é multidisciplinar, e exige que os profissionais da área tenham uma visão ampliada sobre a cidade, sem desprezar os fatores econômicos, sociais e ambientais.

Na oportunidade, foi ressaltada a importância da pesquisa científica como uma ferramenta de investigação e fomentado o engajamento dos alunos da graduação no projeto de Iniciação Científica da IES, além de conscientizá-los sobre a possibilidade de dar continuidade à formação acadêmica dos futuros arquitetos e urbanistas no PPDRU.


26 ABR 2017 , REDAÇÃO PPDRU

Alunos do PPDRU marcam presença no Seminário “felizCIDADE”, com apresentação do Projeto “Cidades Internas”

fdvdO PPDRU marcou presença no Projeto Integrado de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, intitulado “felizCIDADE”, no evento os alunos do Programa apresentaram as conclusões do Projeto Interdisciplinar Cidades Internas.

DSC_0871

Foto: UNIFACS

O felizCIDADE  foi desenvolvido a partir  do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFACS em parceria com profissionais e órgãos da administração municipal e estadual em comemoração ao aniversário da cidade. Ocorreu no auditório do CTN e espaços de convivência, no dia 29 de março às 08h, na ocasião foram apresentados os resultados do Projeto “Cidades Internas” por alunos do PPDRU.

Para mais informações: Projeto felizCIDADE e Programação


25 ABR 2017 , REDAÇÃO PPDRU

UNIFACS e a UNIVERSIDADE PORTUCALENSE convidam a todos para o “COLÓQUIO: Direitos humanos e subjetividade”

O evento contará com a participação da Profª. Dra Ana Campina da Universidade Portucalense/UPT/Porto, através de videoconferência, e do Prof. Dr. José Menezes da Universidade Salvador/UNIFACS/Salvador. Para mais informações vide convite abaixo:

Sem título

01 MAR 2017 , REDAÇÃO UNIFACS

UNIFACS convida a todos para o V Fórum Acadêmico Docente Discente de Integração (FADDI)

V FADDI_2017=PROGRAMAÇÃO
SARU XII ampliada
18 OUT 2016 , REDAÇÃO UNIFACS

UNIFACS realiza XIII Semana de Análise Regional e Urbana – SARU

Estudantes, professores e pesquisadores da área de Desenvolvimento Regional e Urbano tem um encontro marcado de 24/10 a 28/10 na 13ª edição da Semana de Análise Regional e Urbana (SARU), promovida pela UNIFACS, no Campus Tancredo Neves, em Salvador. Esse ano, o evento abordará o tema “Dinâmicas Urbanas e Qualidade de Vida” e discutirá assuntos eixos: Questões Urbanas no Brasil Contemporâneo, Dimensões e Impactos do Desenvolvimento e Qualidade de Vida nas Cidades.

A palestra Magna de abertura contará com a presença do Chanceler da UNIFACS, Prof. Manoel Joaquim Fernandes de Barros Sobrinho, a Reitora Prof.ª Marcia Barros, Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Prof.ª Dra. Carolina de Andrade Spinola e do Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano Prof. Dr. Laumar Neves de Souza.

Realizado há 12 anos pelos doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano – PPDRU da UNIFACS, a Semana de Análise Regional e Urbana é aberta a toda comunidade acadêmica das áreas afins às questões urbanas e regionais. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento local, regional e nacional e, ao mesmo tempo, desenvolver atividades de pesquisa comprometidas com a solução de problemas globais.

A programação completa da Semana já está disponível no endereço saruunifacs.blogspot.com.br.

Cláudio-Silva
01 SET 2016 , REDAÇÃO UNIFACS

Candidato Cláudio Silva participa do Encontro com Prefeituráveis de Salvador no CTN

O candidato Cláudio Silva (PP) é o terceiro convidado do Encontro com os Prefeituráveis na UNIFACS 2016, evento promovido pela instituição que tem auxiliado os alunos na escolha do voto. O encontro acontece amanhã (2/09), a partir das 19h, no auditório do Campus Tancredo Neves. Na oportunidade, os alunos poderão bater um papo com o candidato e conhecer suas intensões e propostas.

O encontro já recebeu a vice-prefeita da cidade e candidata à prefeitura de Salvador, Celia Sacramento (PPL) e, na última quarta-feira, o candidato Rogério Tadeu da Luz (PRTB). Organizado pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU), receberá ainda os candidatos: Fábio Nogueira, do PSOL (12/09); Alice Portugal, do PC do B (14/09); Pastor Sargento Isidório, do PDT (20/09) e ACM Neto, do DEM, além do candidato (data a confirmar).

*As datas podem sofrer alterações de acordo com a agenda de cada candidato.

ppdru-e-gpturis-marcam-presenca-no-i-simposio-da-bacia-hidrografica-do-rio-sao-francisco1
14 JUN 2016 , REDAÇÃO UNIFACS ,

PPDRU e GPTURIS marcam presença no I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

A Prof.ª Dr.ª Regina Souza, titular do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da UNIFACS e Líder do Grupo de Pesquisa em Turismo e Meio Ambiente (GPTURIS), esteve presente no I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realizado no dia 06/06 na Sede da UNIVASF em Juazeiro/Petrolina.

O Encontro de grande importância congregou professores pesquisadores de toda a Bacia do São Francisco, onde foram apresentados os trabalhos de pesquisas que estão sendo realizados sobre a região. Além da UNIFACS, estiveram presentes representantes de outras Instituições tais como a COOPE, o INPE, a EMBRAPA, o Ministério do Interior.

A Profa. Dra. Regina Souza foi especialmente convidada pelo Fórum de Pesquisadores da Bacia Hidrográfica do São Francisco, que juntamente com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e a UNIVASF realizaram o evento. Na ocasião a Prof.ª palestrou sobre a “Dimensão Social e Saúde” juntamente com os professores Lúcia Marisy Oliveira (UNIVASF) e Juracy Marques (UNEB).

Foram apresentados cerca de 90 títulos de trabalhos publicados através de artigos, livros, resumos, resumos expandidos e banners apresentados em eventos pelo grupo durante estes nove anos, bem como dissertações de mestrado concluídas neste programa, que versaram sobre a problemática do Rio São Francisco.

UNIFACS realiza primeira edição do Seminário Interinstitucional Diálogos em Turismo e Desenvolvimento

Dialogos em Turismo e Desenvolvimento

A UNIFACS em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus Arapiraca (Polo Penedo), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Valença, realiza no dia 4 de maio, de 8h às 18h a primeira edição do Seminário Interinstitucional “Diálogos em Turismo e Desenvolvimento”.

“É um evento interinstitucional e um momento importante para reunir instituições que trabalham com turismo, consolidar parcerias e ampliar a participação dos estudantes em atividades de pesquisa e extensão”, afirmou a professora Regina Celeste, que também é coordenadora geral do evento e líder do Grupo de Pesquisa em Turismo e Meio ambiente (GPTURIS/UNIFACS).

O seminário tem como objetivo promover debates sobre temas ligados ao Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento, com mesas-redondas, apresentações de trabalhos, exibição de documentário e exposição de fotos, banners e publicações. “No dia 04 de maio, todos os envolvidos terão oportunidade de mostrar suas produções e assim socializarmos conhecimento”, destacou o professor do curso de eventos, Paulo Henrique, e também membro da comissão organizadora do evento/GPTURIS).

O evento conta com o apoio do Grupo de Pesquisa em Turismo e Meio Ambiente (GPTURIS), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU), Curso de Gestão de Eventos da UNIFACS, EDUNEB, BAHIATURSA, Salvador Destination, Mídiadez e Ima X Empreendimenttos.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Comunitária, Carolina Spínola, destaca a importância do encontro. “Eventos como esse concretizam parcerias entre as instituições ao aproximar pesquisadores de áreas afins, promove publicações conjuntas e fomenta a pesquisa em rede”.

O evento será realizado no auditório do Prédio de Pós-Graduação, no Stiep, em Salvador. A inscrição é gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível no dia do evento, que será destinado à instituição beneficente Lar Vida.

Foto posse Pedrâo

19 ABR 2016 , REDAÇÃO UNIFACS ,

Professor Fernando Pedrão tomará posse nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (20), o Professor Doutor Fernando Pedrão, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da UNIFACS, tomará posse na Academia de Ciências da Bahia (ACB). A cerimônia será às 9h e ocorrerá no Salão Lazareto, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O evento é gratuito e aberto ao público.

Para marcar a posse, o Prof. e economista Pedrão ministrará a palestra “Teoria social e método: uma abordagem histórica”. Além de professor da UNIFACS, Fernando Pedrão possui vasta experiência internacional, tendo atuado em organismos como as Organizações das Nações Unidas (ONU) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

No evento, estarão presentes também o coordenador do PPDRU, Laumar Neves de Souza, e o presidente da ACB, Professor Roberto Santos.

http://www.unifacs.br/professor-fernando-pedrao-toma-posse-nesta-quarta-feira/
Dialogando com Salvador

01 ABR 2016 , REDAÇÃO UNIFACS ,

UNIFACS realiza ‘Dialogando com Salvador’

A UNIFACS realizará no dia 05/05, no auditório da Pós-graduação, no Stiep, em Salvador, das 18h às 21h, o evento “Dialogando com Salvador”, uma inciativa do Projeto de Pesquisa “Cidades Internas”, que está levando os mestrandos e doutorandos do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) ao estudo “in loco” da problemática de seis bairros de Salvador (Mata Escura, Cajazeiras VIII e XI, Liberdade, Curuzu e Ribeira) – e visa promover uma discussão sobre a cidade  de Salvador com especialistas no campo do urbanismo.

O evento contará com a presença Francisco Senna, Arquiteto e Urbanista, membro da Academia de Letras da Bahia e do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da Cidade do Salvador; e de Carl von Hauenschild, arquiteto e consultor municipal de meio ambiente de Salvador.

O Dialogando com Salvador é coordenado pelo Professor Noelio Spinola e contará com a participação dos professores Ana Licks, Regina Celeste Souza e Renato Reis. O acesso é gratuito para toda a comunidade acadêmica da UNIFACS.

http://www.unifacs.br/unifacs-realiza-dialogando-com-salvador/

Foto Projeto feliz CIDADE31 MAR 2016 , REDAÇÃO UNIFACS ,

Projeto felizCIDADE promove debate entre estudantes de Arquitetura e Urbanismo na UNIFACS

Em comemoração ao aniversário de Salvador, foi realizado na terça-feira 29/03, no auditório do Campus Caminho das Árvores, o projeto felizCIDADE, do curso de Arquitetura e Urbanismo em parceria com profissionais e órgãos da administração municipal e estadual.

O objetivo do projeto é desenvolver no aluno a percepção sobre a pluralidade de atores e seus interesses na esfera da cidade, despertando nele a paixão e compromisso como cidadão e futuro profissional da arquitetura e do urbanismo com a cidade.

O evento contou com uma vasta programação e ao final do dia os estudantes participaram de um debate sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador e o projeto Salvador 500, com a participação do Professor Fernando Pedrão do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da UNIFACS, além da Professora Ana Licks.

Para o estudante do sexto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFACS, Tomás Sampaio, o evento é uma oportunidade de ampliar referências e mudar conceitos dentro da profissão.

“Muitos professores colocam em sala que falta aos alunos referenciais reais. Vivemos em um tempo de muito discurso formado e esse tipo de evento serve para que o aluno forme sua opinião através de pessoas que possuem conhecimento de causa, e a partir daí, buscarem mais. O que mais grita em Salvador é a discrepância social. Eu não quero ser um arquiteto de escritório, trabalhando atrás da minha mesa numa sala com ar-condicionado. Arquitetura é uma profissão de campo. É preciso ir trabalhar, conversar com as pessoas e vivenciar a cidade.”

Do ponto de vista acadêmico, para a professora Ana Licks, programações como a do felizCIDADE são fundamentais na formação dos profissionais do futuro.

Foto Projeto feliz CIDADE_Pedrão_Ana Links

“No curso de Arquitetura, sempre estamos trazendo esse tipo de informação, justamente porque são profissionais que vão cuidar da cidade. É preciso que eles entendam como a cidade funciona e quais são os problemas que enfrentamos, principalmente nos dias de hoje. O principal problema das grandes cidades é a mobilidade.  Cerca de 90% da população brasileira e 60% da população mundial, está concentrada em cidades então as cidades concentram a grande massa populacional no mundo inteiro, então é preciso pensar sobre isso” conta a professora.

Para o Professor do PPDRU, Fernando Pedrão, a Bahia em geral e especialmente Salvador, merece um planejamento sistemático, mas ainda considerando que existe uma situação de agravamento das desigualdades da cidade “É preciso repensar um planejamento de uma noção mais realista do que é a cidade de Salvador. Estamos trabalhando com dificuldade porque faltam pesquisas suficientes para que se saiba o que é a Salvador de hoje” disse.

http://www.unifacs.br/projeto-felizcidade-promove-debate-entre-estudantes-de-arquitetura-e-urbanismo-na-unifacs/

capa original

Especialistas baianos da UNIFACS e UFBA analisaram a COP21 em debate aberto ao público

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Urbano (PPDRU) da UNIFACS, em parceria com o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da UFBA, realizou no dia 16/03, das 19h às 22h, no auditório do PAF-3, na UFBA em Ondina, o evento “Especialistas baianos analisam a COP21”.

A COP21 (Conferência do Clima realizada em Paris, dezembro/2015) discutiu um dos assuntos mais importantes para a humanidade hoje: o aquecimento global, suas consequências e medidas para amenizar e tentar evitar catástrofes climáticas. A análise dos resultados do evento tem suscitado controvérsias entre especialistas. Nesse debate, diversos pontos de vista foram contrastados a partir de análises de especialistas que estiveram presentes no evento.

O debate contou com a presença do Prof. Dr. Emerson Sales, Profa. Dra. Débora Nunes, Prof. Dr. Asher Kiperstok, Prof. Dr. Osvaldo Soliano e o Sr. Eduardo Athayde.

IV FORUM ACADÊMICO DOCENTE DISCENTE DE INTEGRAÇÃO – FADDI

Na quinta próxima passada, 9 de março de 2016, o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da UNIFACS (PPDRU) promoveu o Fórum Acadêmico Docente Discente de Integração (FADDI) para receber os novos alunos dos cursos de mestrado e doutorado. O evento aconteceu no auditório do prédio da Pós-graduação da UNIFACS (1° andar – Rua Dr. José Peroba, nº 251, Edf. Civil Empresarial – Stiep), iniciando-se às 17h. Segundo o coordenador do PPDRU, professor Dr. Laumar Neves “Trata-se de uma oportunidade para integrar novos mestrandos e doutorandos ao corpo docente e aos demais colegas que fazem parte do programa”. Outro objetivo deste evento foi expor as normas e diretrizes do Stricto Sensu e apresentar os professores do Programa. Neste Fórum foram proferidas diversas palestras, além da divulgação e lançamentos de livros, conforme a seguinte programação:

Programação2

PPDRUconviteSARU XII ampliada

27 MAI 2019, REDAÇÃO PPDRU

A inserção social do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano  se manifesta através de seis pilares básicos:  (1) construção participativa de projetos de natureza pública, junto com o poder público; (2) participação, articulação e realização de seminários, cursos, palestras, visando a disseminação e apropriação social da produção tecnocientifica do programa; (3) apresentação pública de projetos a diferentes grupos sociais, como contribuição ao desenvolvimento regional e urbano; (4) articulação de parcerias com outras instituições, inclusive internacionais, buscando qualificar a intervenção no contexto das diretrizes centrais do programa; (5) desenvolvimento de estratégias de visibilidade às atividades do Programa: página na Net, palestras, conferências, utilização de outras mídias, dentre outros; e (6) participação em comitês, grupos, redes, associações científicas e consultorias ad hoc.

Todas essas ações podem ser acompanhadas na aba Noticias desse site.

Publicações

homepageImage_pt_BR

Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE: Publicada semestralmente pelo PPDRU, a RDE possui avaliação QUALIS B2 pela CAPES em Planejamento Urbano e Regional/Demografia e Arquitetura e Urbanismo.

INSCRIÇÕES ABERTAS (Vagas Remanescentes)

Período de inscrição:  23 de setembro de 2019 e 29 de novembro 2019

Área de concentração: Processos Urbanos e Regionais do Desenvolvimento.

Linhas de Pesquisa: Serão aceitos anteprojetos de dissertações que se enquadrem nas linhas de pesquisa do PPDRU, conforme especificadas em: www.unifacs.br/cursos/mestrado-e-doutorado/. No âmbito das linhas de pesquisa estabelecidas, o Programa tem especial interesse em temáticas que envolvam:

  • Economia Regional e Urbana
  • Dinâmica Econômica e Trabalho
  • Economia Cultural e de Serviços
  • Turismo, Inovação e Competitividade
  • Análise Territorial do Turismo
  • Empreendedorismo Regional, Aglomerações Produtivas e Tecnologia
  • Meio-Ambiente e Desenvolvimento
  • Educação e Desenvolvimento
  • Qualidade Socioambiental Urbana e Sustentabilidade
  • Cidade, Território e Urbanismo
  • Planejamento e Gestão de Cidades

Etapas da Seleção:
a. Prova escrita de conhecimentos;
b. Prova escrita de conhecimentos em língua estrangeira;
c. Análise do histórico–escolar e do currículo Lattes;
d. Anteprojeto de dissertação (mestrado);
e. Entrevista.

 

Informações:
Programa em Desenvolvimento Regional e Urbano – PPDRU (Prédio da Reitoria, 6º andar, telefones 3273-8528; ou pelo e-mail: ppdru@unifacs.br.

EDITAL PPDRU 2020 – MESTRADO DOUTORADO Ficha de Inscrição

Modelo do Anteprojeto de Dissertação (Para candidatos ao Mestrado)

Modelo do Projeto de Tese (Para candidatos ao Doutorado)