Hands of elderly man and baby holding a young plant against a green natural background in spring. Ecology concept

Meio Ambiente: Professora chama atenção para gerenciamento do consumo de energia

Nessa semana, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data chama atenção para a importância de se reduzir o consumo de energia e evitar os desperdícios, o que não somente é ecologicamente correto como também pesa menos no bolso.
Essa economia pode começar já na hora de comprar eletrodomésticos para a sua casa, por exemplo. A professora Antonia Cruz, do curso de Engenharia Elétrica da UNIFACS, explica que é necessário observar as etiquetas de eficiência energética que acompanham os produtos.

As etiquetas fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem, coordenado pelo INMETRO, e fornecem informações sobre o desempenho dos produtos. “Elas mostram a avaliação energética dos aparelhos, com letras que geralmente vão de A a E, onde A significa que o eletrodoméstico é mais eficiente e E, menos. Essas letras estão relacionadas à quantidade de energia que o eletrodoméstico consome”, informa.

Por exemplo, quanto a geladeira gasta para gelar ou o micro-ondas para aquecer? Os mais eficientes utilizam melhor a energia, têm menor impacto ambiental e custam menos para funcionar. Atentos a isso, os consumidores podem tomar decisões de compras mais conscientes.

Em casa – A professora chama atenção também para a importância de um uso racional dos eletrodomésticos dentro de casa. “Alguns aparelhos, por exemplo, ficam ligados ou são usados sem uma real necessidade. Precisamos desenvolver o gerenciamento do consumo revendo hábitos”, alerta.

Confira algumas dicas da especialista para poupar energia:
1. Aproveitar a luz natural dos ambientes antes de acender as lâmpadas
2. Dar preferência ao uso de lâmpadas LED nos cômodos
3. Reduzir a carga de refrigeração da geladeira nos períodos em que ela estiver mais vazia
4. Desligar os eletrodomésticos da tomada. Mesmo em standby, eles consomem energia
5. Programar a utilização da máquina de lavar para 2 ou 3x na semana
6. Reunir todas as roupas para passar no mesmo dia e avaliar se todas as peças precisam ser passadas


maira.cortes