MBA ou especialização: saiba qual a melhor opção para o plano de carreira

MBA ou especialização: saiba qual a melhor opção para o plano de carreira

Independente da escolha, professora da UNIFACS explica que ter um dos dois no currículo torna o profissional mais preparado para as oportunidades

Investir em educação de qualidade, sem dúvidas, é uma excelente estratégia para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. E, certamente, a pós-graduação se torna um diferencial em relação a outros candidatos. Mas, entre tantas opções de formação, qual a melhor opção a se fazer: MBA ou especialização? Qual das modalidades é mais vantajosa?

Conforme Adriana D’Almeida, coordenadora de Cursos de Pós-graduação Lato Sensu na Área de Negócios e Comunicação da Unifacs, é preciso considerar as necessidades e expectativas ao optar por uma das modalidades.

Isso porque, segundo a professora, cada um tem um foco específico e dependerá muito do plano de carreira individual. “É preciso considerar que MBA’s e Especializações são opções válidas para quem se preocupa com seu aperfeiçoamento contínuo. O que vai influenciar na escolha do estudante é o seu plano de carreira. É preciso responder à seguinte questão: qual curso me instrumentaliza melhor para que eu cumpra meus objetivos profissionais?”, explicou Adriana.

Entenda cada um

MBA: a sigla significa “Master in Business Administration“. Deste modo, os MBA’s são cursos voltados para a formação de gestores em alguma área (pessoas, finanças, controladoria, marketing, etc). Tratam-se de cursos orientados para a formação de competências demandadas pelo mercado, com disciplinas de cunho mais prático. O período estimado de duração é de 18 meses.

Especializações: os cursos dessa modalidade visam o aprofundamento em alguma área de formação e/ou atuação. Ao longo do processo, os estudantes obterão conhecimentos que não puderam ser aprofundados durante a graduação ou poderão realizar um maior estudo em uma nova área de atuação (em casos de transição de carreira). O período estimado de duração também é de 18 meses.

Independente da escolha, a coordenadora explicou que ter um dos cursos no currículo é importante e faz com que o profissional esteja mais preparado para as oportunidades.

“Ter um MBA ou Especialização no currículo consiste em ter evidências do desenvolvimento de competências (técnicas e comportamentais), de estar atualizado com a dinâmica e tendências de mercado, estando melhor preparado para desafios profissionais e para o mercado, disse.

Como ingressar?

As duas modalidades são oferecidas pela Unifacs nas seguintes áreas: Gestão & Negócios, Comunicação, Tecnologia da Informação, Arquitetura e design, Direito, Engenharia, Educação, Saúde e Bem-Estar.

Os interessados nos cursos de Especialização e MBA (lato sensu) podem acessar o site https://www.unifacs.br/cursos/pos-graduacao/ ou entrar em contato pelo WhatsApp: 0800 284 0212.