Jornalismo de viagem: É possível ganhar a vida viajando para contar boas histórias?

Nesta quarta-feira (03), o Curso de Jornalismo e o International Office da UNIFACS promovem a palestra “Jornalismo de Viagem”, às 10h, na sala 218 do Campus Tancredo Neves. O evento será ministrado por Daniel Nunes Gonçalves, jornalista, mestre em comunicação contemporânea e professor de Jornalismo de Viagem da Faculdade Cásper Líbero (São Paulo)

Com entrada gratuita e possibilitando a computação de horas complementares a palestra é uma oportunidade para “qualquer pessoa interessada em contar histórias de viagem – embora os estudantes de jornalismo/comunicação sejam os que vão poder tirar melhor proveito da experiência.”, afirma Daniel.

Há 25 anos contando histórias de suas experiências com viagens em 50 países para publicações como National Geographic e O Estado de São Paulo, além de produzir conteúdo sobre turismo para marcas desse segmento, como hotéis e companhias aéreas, o palestrante oferece um conteúdo inovador e atrativo, que exige, porém, preparo e dedicação.

A multiplicação de plataformas de comunicação criou possibilidades para que qualquer pessoa possa se tornar um nômade digital e trabalhar remotamente contando histórias de viagem. Mas para desenvolver uma carreira sustentável nessa área é preciso técnicas para se destacar profissionalmente, criando pautas relevantes, fazendo reportagens aprofundadas e escrevendo narrativas que inspirem outros viajantes a viajar melhor.

A palestra atende, assim, aos interessados em escrever sobre viagens de modo geral. Estudantes de comunicação e de turismo, blogueiros, youtubers e viajantes com outras formações dispostos a desenvolver técnicas para contar histórias de viagem nas mais variadas plataformas, como blogs, revistas, jornais, vídeos e livros-reportagem.

Por: Henrique Trindade – estudante de Jornalismo e repórter da Avera – Agência de Notícias UNIFACS

maira.cortes