Gestão Ambiental

curso-de-gestao-ambiental-na-unifacs

O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNIFACS promove o embasamento necessário para que o futuro possa atender a grande demanda do mercado atual. O curso forma gestores com ampla percepção da área e com alta qualificação técnica-operacional, incorporando os novos paradigmas da gestão ambiental sustentável, balizados no equilíbrio entre meio ambiente, economia e contexto social.

Diante das novas exigências do mercado, o profissional egresso do curso deverá ter como perfil a capacidade pessoal e profissional de saber gerenciar situações e conflitos relacionados à gestão ambiental, planejar e executar tecnologias ambientais, além de atuar multi e interdisciplinarmente na gestão dos recursos naturais. Para tanto, deverá desenvolver as seguintes habilidades.

Curso disponível em:

SALVADOR

Ato Regulatório do Curso:

Renovação de Reconhecimento, Portaria Ministerial nº 824 DE 30.12.2014 – D.O.U de 02.01.2015.

Estudante na Rio+20 – Em junho, o aluno do segundo semestre de Gestão Ambiental, Tiago Araújo, participou, a convite da Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, do Ciclo de Debates para a Rio +20 e dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, ambos os eventos vinculados à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. “Trata-se de uma oportunidade para construir conhecimentos e contribuir com a criação de soluções para alcançar o desenvolvimento sustentável”, afirmou o professor Nilton Pinto, coordenador do curso.

Visita técnica ao PEA Odebrecht – junho/2012 – Motivados pelo Dia Internacional do Meio Ambiente, estudantes do curso de Gestão Ambiental fizeram uma visita técnica ao Projeto de Educação Ambiental (PEA) da Odebrecht no dia 2 de junho. A visita multidisciplinar fez parte das atividades das disciplinas de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição e Educação Ambiental, ministradas pelos professores Nilton Pinto e Regina Celeste, respectivamente. “Foi uma atividade de grande importância para o aprimoramento dos conhecimentos técnicos e práticos dos alunos”, destacou professor Nilton. Além de assistirem a uma palestra sobre a Mata Atlântica, os alunos tiveram a oportunidade de percorrer a trilha de um dos fragmentos desse bioma em processo de estudo e recuperação em Salvador, no qual muitos projetos de Monitoramento Ambiental, Educação Ambiental, Ecologia Aplicada, Biologia da Conservação e Gerenciamento de Resíduos Sólidos estão sendo aplicados. “Experiências assim proporcionam aos nossos futuros Gestores Ambientais ampliarem seus conhecimentos acadêmicos e das suas áreas de atuação profissional”, completou.

Circuito UNIFACS discute Meio Ambiente e Sustentabilidade
Tema permeou grande parte da programação de eventos do Dia do Circuito UNIFACS 2013

No último dia 25 de setembro, a UNIFACS realizou a terceira edição do Dia do Circuito UNIFACS, com a intensificação na programação de eventos extraclasse que, ao longo de todo o ano letivo, compõem o Circuito UNIFACS. Com o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade, a edição 2013 teve como evento principal uma palestra magna que discutiu o tema no contexto do município de Salvador e contou com a presença dos secretários municipais da Educação e da Cidade Sustentável, Jorge Khoury e Ivanilson Gomes, respectivamente.

Na abertura da palestra, a reitora da UNIFACS, professora Marcia Barros, destacou que a motivação do Dia do Circuito UNIFACS é sempre tratar de temas atuais com grande relevância para a cidade e que se relacionem com as áreas trabalhadas no Eixo de Formação Humanística da universidade. “Em 2011 discutimos Arte e Cultura e em 2012 o tema foi Empreendedorismo. Agora, discutimos Meio Ambiente e Sustentabilidade. Por trás de cada tema, existe sempre a proposta de educação completa da UNIFACS, que envolve trazer para a formação do futuro profissional o entendimento e a consciência a respeito de assuntos importantes para a região onde vivem e atuam, pois só assim poderão contribuir de forma eficaz para o seu desenvolvimento.

Em sua fala, o secretário da Educação Jorge Khoury destacou a importância da discussão sobre a sustentabilidade estar dentro das universidades. “Quando se trata de assuntos fundamentais para o desenvolvimento da cidade, é importante que toda a sociedade se informe e participe. E a universidade, enquanto centro de educação e conhecimento, tem muito a contribuir”. Na sequência da discussão, o secretário da Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes, falou de projetos que vêm sendo implementados para melhorar questões ambientais na cidade, como o projeto Verde Perto, que prevê a valorização de áreas verdes dacidade.
Também marcou presença na palestra magna o Chanceler da UNIFACS, professor Manoel Barros. Confira abaixo outros eventos que movimentaram o Dia do Circuito UNIFACS.

DISCIPLINA Carga Horária
1º semestre 418 horas
Educação Ambiental 33 horas
Legislação Ambiental 33 horas
Sistema de Gestão Ambiental 66 horas
Geociências e Geologia Ambiental 66 horas
Ecologia 66 horas
Gestão das Organizações Ambientais 66 horas
Desenvolvimento Humano e Social 88 horas
2º semestre 418 horas
Geotecnologias 66 horas
Gestão da Biodiversidade 66 horas
Poluição e Degradação Ambiental 66 horas
Avaliação de Impacto Ambiental 66 horas
Química Geral 66 horas
Antropologia e Cultura 88 horas
3º semestre 385 horas
Climatologia e Meteorologia 66 horas
Recursos Energéticos e Energias Limpas 66 horas
Gestão Integrada de Resíduos 33 horas
Monitoramento Ambiental 66 horas
Gerenciamento de Bacias Hidrográficas 66 horas
Desafios Contemporâneos 88 horas
4º semestre 496 horas
Gestão de Projetos 66 horas
Microbiologia e Biotecnologia Ambiental 66 horas
Conservação, Recuperação e Gestão de Riscos Ambientais 66 horas
Metodologia de Custos e Formação de Preços 66 horas
Auditoria Ambiental 66 horas
Atividades Complementares 100 horas
Optativa 66 horas
Resumo
Carga horária total do curso 1717 horas
Clique aqui e confira o Corpo Docente

O profissional graduado no curso tecnológico de Gestão Ambiental atua no planejamento, desenvolvimento e execução de projetos que visam a preservação do meio ambiente, a exemplo de programas de reciclagem e de educação ambiental. Ele analisa a poluição do solo, da água e do ar e a exploração de recursos naturais e, com base nos dados coletados, elabora estratégias para minimizar o impacto causado pelas atividades humanas. Pode trabalhar no setor público ou privado e nas áreas urbanas, rurais ou industriais. É também habilitado para atuar no planejamento ambiental, na exploração de recursos naturais de maneira sustentável e na recuperação e manejo de áreas degradadas.

O graduado no curso de Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pode atuar em empresas públicas, privadas e ONGs que desenvolvam atividades de Gestão Ambiental, sobretudo pelo caráter multidisciplinar, dentre as quais destacamos:

  • Gestor ambiental de empresas privadas e ONGs.
  • Órgãos governamentais de Licenciamento Ambiental (IMA, IBAMA, Instituto Chico Mendes, etc).
  • Empresas de fomento ambiental (INGA, CERB, DERBA, CONDER, CODEBA, etc).
  • Empresas de recolhimento e tratamento lixo, entulhos e resíduos, bem como em Prefeituras Municipais.
  • Gerenciar programas de educação ambiental em comunidades, cooperativas, e em Unidades de Conservação (UCs).

O currículo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental possui 24 (vinte e quatro) disciplinas, tendo como foco principal uma formação acadêmica atualizada e multidisciplinar, embasada pelos princípios éticos e do desenvolvimento sustentável, fornecendo ao alunado uma certificação parcial em analista ambiental, além da diplomação em tecnólogo em gestão ambiental.



Portal Profissões Unifacs
http://www.profissoes.unifacs.br

Links interessantes:

Ministério do Meio Ambiente
www.mma.gov.br

IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
www.ibama.gov.br

IMA – Instituto do Meio Ambiente da Bahia
www.cra.ba.gov.br

Greenpeace – Brasil
www.greenpeace.org/brasil

WWF – World Wide Fund for Nature – Brasil
www.wwf.org.br

Portal S.O.S Mata Atlântica
www.sosmatatlantica.org.br

Conservação Internacional – Brasil
www.conservation.org.br

Prof. Nilton César Tosta Pinto


  • Biólogo, Bacharel em Organismos Aquáticos (UFBA);
  • Mestre em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia;
  • Atua profissionalmente como professor na UNIFACS (Universidade Salvador) nos cursos de Graduação Tecnológica em Gestão Ambiental, no qual ministra as seguintes disciplinas: Ecologia, Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição; e na Graduação em Engenharia Ambiental, Lecionando Biologia e Ecologia da Poluição;
  • Também desempenha a função de professor da Pós- Graduação da UNIFACS (MBA) – Sistemas de Gestão da Qualidade em Saúde e Meio Ambiente, ministrando a Disciplina de Biodiversidade e Biossegurança;
  • Foi pesquisador na área de Ecologia, Sistemática e Biodiversidade do Macrozooplâncton, no Laboratório de Plâncton do Instituto de Biologia (UFBA), no qual já exerceu a função de pesquisador Bolsista CNPq/DTI (Desenvolvimento Tecnológico e Industrial) do programa Nacional REVIZEE (Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva);
  • Além disto, exerce a função de consultor ad-hoc na área de Zooplâncton da BMA (Biomonitoramento e Meio Ambiente) em estudos de Avaliação de Impactos Ambientais (EIA/RIMA).

    Para conhecer melhor o curso, agende uma visita com o Coordenador(a) pelo 3232 4000.

    Será um prazer recebê-lo!



O campus de aulas conta com todo o suporte e estrutura de serviços para as aulas e atividades práticas do curso, incluindo laboratórios de informática para aulas

PROVA 20.01Use seu ENEMAgende sua provaTransfira seu curso

DETALHES

Duração: 2 anos

Turnos e Valores:

Salvador – Campus Tancredo Neves
Noturno – R$ 533,50 **
(PRESENCIAL)

ONDE ESTUDAR

Salvador

Campus Rio Vermelho – Prédio de Aulas 6
Av. Juracy Magalhães Junior, nº 209 – Rio Vermelho.
Salvador/Bahia CEP: 41.940-060.

Prédio de Aulas 7
Rua Vieira Lopes, nº. 2 – Rio Vermelho
Salvador – Bahia – CEP: 41.940-560.
Tel.: (71) 3330-4361 / FAX: 3330-4660

Gestão Ambiental – EAD – Saiba Mais!

VEJA TAMBÉM