Fisioterapia

Para muitas pessoas, o fisioterapeuta é aquele especialista que só entra em cena após o diagnóstico médico, para auxiliar na recuperação de pacientes com danos nas funções motoras. Esta, no entanto, é apenas uma das muitas facetas de um profissional que vem se revelando essencial à saúde da população. Hoje, o fisioterapeuta está nas empresas, nas clínicas e hospitais que reabilitam pacientes, mas também nos serviços de Saúde Coletiva, identificando riscos, auxiliando na prevenção e na promoção da saúde.

O objeto de estudo do Fisioterapeuta é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções. Na sua atividade, o Fisioterapeuta elabora o diagnóstico físico e funcional, elege e executa os procedimentos fisioterapêuticos.

O Curso de Fisioterapia da UNIFACS tem como objetivo formar profissionais habilitados a exercer suas atividades na área de saúde, nos diferentes níveis de atuação: promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, através de agentes físicos (cinesioterapia, termoeletroterapia e fototerapia, massoterapia, mecanoterapia e hidroterapia) que possibilitem a reorganização e reestruturação do corpo, bem como prepará-los para uma ação contextualizada e integrada com os demais profissionais da área de saúde.
ais

A garantia de saúde para todos, preconizada na Constituição Federal de 1988, está diretamente relacionada à implantação e implementação do SUS e ao cumprimento de seus princípios e diretrizes por todos profissionais e órgãos envolvidos. A conquista deste objetivo depende do trabalho de profissionais capacitados, que conheçam os condicionantes e determinantes do processo saúde/doença e que tenham a compreensão que a promoção de saúde é resultante de um trabalho articulado, envolvendo órgão Federal, Estadual, Municipal, Institucional e a comunidade, ou seja, depende de profissionais conhecedores da realidade do sistema de saúde vigente e suas necessidades.

Diante dos desafios que o século XXI apresenta, a UNIFACS abraça a missão de formar profissionais empreendedores e capacitados para o mundo do trabalho, com condições de exercer o seu papel social com competência, mas, sobretudo, sensíveis às demandas da sociedade e capazes de atuar como agentes de transformação e construir o mundo que queremos.

O perfil humanístico, um dos eixos referenciais dos cursos na UNIFACS, direciona para a aquisição de uma visão ampliada das questões sociais e da saúde, favorecendo a compreensão do homem na sua integralidade como um ser biopsicossocial. A concepção do curso de Fisioterapia da UNIFACS apresenta uma proposta curricular inovadora que antecipa esta demanda e se propõe formar profissionais com o perfil dirigido à atenção básica, comprometido com as necessidades da comunidade e com a consolidação do SUS. O ensino contempla a diversidade do conhecimento e ao mesmo tempo as habilidades, atitudes e valores que construirão a competência do Fisioterapeuta. A aquisição do conhecimento é provocada através da investigação direta da realidade, num esforço de construção de uma efetiva compreensão dessa mesma realidade, valorizando as dimensões sociais e humanas.

Para a conquista destes objetivos, desde o segundo semestre o estudante é inserido nas atividades de atenção à saúde do SUS através de ações desenvolvidas no Programa de Integração Saúde Comunidade (PISCO), tendo a oportunidade de exercitar a integralidade, a universalidade e a equidade da atenção à saúde, no lugar onde as pessoas que necessitam cuidados de promoção e assistência habitam, trabalham, estudam, e, sobretudo, vivem.

Desta forma, o curso de Fisioterapia da UNIFACS, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, propõe a capacitação de profissionais críticos, reflexivos e transformadores que possam exercer suas atividades na área de saúde, nos diferentes níveis de atuação: promoção, prevenção, tratamento e reabilitação.

Fisioterapia em Foco
Evento mensal destinado a estudantes e profissionais de fisioterapia, no qual fisioterapeutas especialistas convidados realizam uma exposição teórica e prática de um tema na área de interesse da fisioterapia.

Atividade Interdisciplinar
Apresentação pública dos trabalhos interdisciplinares desenvolvidos pelos estudantes do 1º semestre mediados pelas disciplinas Comunicação e Introdução ao Trabalho Científico

Programa de Integração Saúde e Comunidade (PISCO)
Ações de atenção e promoção de saúde desenvolvidas pelos alunos a partir do segundo semestre, junto à comunidade.

Mostra do PISCO
Apresentação para a comunidade das atividades desenvolvidas no PISCO durante o semestre.

SALVADOR

FEIRA DE SANTANA

Corpo Docente

O curso de Fisioterapia da UNIFACS reúne um corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores, todos inseridos no mercado de trabalho e com grande experiência profissional e acadêmica.

Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem

Simulação Clínica: ferramenta que simula situações reais da profissão, permitindo que o aluno atinja níveis mais elevados de expertise clínica, demonstrando que sabe fazer na prática e não domina apenas a teoria a respeito da situação.

No Brasil, a Fisioterapia é uma profissão instituída, com status bem identificado e representação clara, fundamentada no caráter único e nacional do diploma obrigatoriamente inscrito no conselho profissional (CREFITO). A demanda pelo Fisioterapeuta tem aumentado consideravelmente ao longo das últimas décadas. Essas demandas estão relacionadas a vários eventos como o aumento da violência urbana e dos acidentes de trânsito; hábitos pouco saudáveis (tabagismo, sedentarismo e má alimentação) e aumento da expectativa de vida com o “envelhecimento” da população.

O Fisioterapeuta é o profissional de saúde responsável por estabelecer os diagnósticos e alterações de movimento e função. Desempenha ações de prevenção, promoção e intervenção e atua em diversos ambientes: comunidades, postos de saúde, domicílios, centros especializados, hospitais, clínicas, clubes esportivos, empresas, indústrias. Trabalha tanto na assistência à saúde, quanto na pesquisa e ensino. Atualmente, o fisioterapeuta também atua na gestão das políticas públicas de saúde e, como gestor de serviços, em articulação com outros profissionais da saúde e trabalha no planejamento e implementação de ações em saúde.

As Especialidades da fisioterapia reconhecidas pelo conselho Federal de Fisioterapia (COFFITO) são:

  • Acupuntura
  • Fisioterapia Aquática
  • Fisioterapia Dermatofuncional
  • Fisioterapia Esportiva
  • Fisioterapia do Trabalho
  • Fisioterapia Neurofuncional
  • Fisioterapia em Oncologia
  • Fisioterapia Respiratória
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica
  • Fisioterapia em Osteopatia
  • Fisioterapia em Quiropraxia
  • Fisioterapia em Saúde da Mulher
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva



Links interessantes:

Departamento de Informática do SUS – DATASUS  
http://www.datasus.gov.br
Consulte Indicadores e Dados Básicos do Brasil. Depois vá para o link Informações de Saúde e consulte dados sobre morbidade e mortalidade. Descubra por que causas adoecem e morrem os brasileiros.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE
http://www.ibge.gov.br
Consulte dados sobre a sua cidade de origem – mesmo que ela seja bem pequena – e seu estado. Para atuar bem é preciso conhecer muito melhor. Vá para o link [email protected] ou [email protected] e consulte população e domicílios, atividades econômicas, renda per capta, serviços de saúde, mapa de pobreza e desigualdade, etc.

Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
http://www.coffito.org.br
Consulte os comunicados oficiais, notícias do Ministério da Saúde relacionado com a nossa área, projetos de lei e informações sobre sindicatos, associações e legislação.

Biblioteca científica eletrônica online – SCIELOhttp://www.scielo.br
Busque por artigos científicos interessantes consultando por autor, palavras chave ou por assunto. Trata-se de uma importante ferramenta de consulta, obrigatória para todos estudante da área da saúde.

Biblioteca Virtual em Saúde – Bireme
http://www.bireme.br
Busque também por artigos científicos, mas não deixe de consultar o Decs – Terminologia em saúde, o Catálogo de Revistas Científicas e o Portal de Evidências.

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – 7ª Região Bahia e Sergipe
http://www.crefito7.org.br
Site que apresenta informações importantes sobre a profissão, notícias, agenda de eventos e legislação.

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia
http://www.saude.ba.gov.br
Neste site, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia apresenta as últimas notícias sobre a saúde no estado, os destaques, link e downloads. Entre na Revista Baiana de Saúde Pública que tem ótimos artigos.

Portal Fisioterapia
http://www.portalfisioterapia.com.br/fisioterapia/principal/principal.asp
Aqui você encontra destaques na área, informações sobre cursos, livros, palestras on-line.


Profa. Fabiane Costa Santos Fontoura (Salvador)  

  • Bacharel em Fisioterapia;
  • Especialista em Auditoria de Sistemas e Serviços de Saúde pela UFBA;
  • Mestre e Doutoranda em Saúde Coletiva pela UFBA (eixo de Gestão e Planejamento em Saúde);
  • Fisioterapeuta da SESAB (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) desde 2007;
  • Coordenadora do Serviço de Fisioterapia do Hospital Especializado Octávio Mangabeira);
  • Membro do corpo docente do curso de Fisioterapia da UNIFACS desde 2014;
  • Atuação no Ensino Superior desde 2006.

Email: [email protected] 

 

Profa. Suzana Coelho Conceição (Campus Lapa e Campus Comércio – Salvador)  

  • Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL;
  • MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela FACCEBA;
  • Defensora dos Direitos Humanos e Articuladora Social;
  • Experiência acadêmica em Instituições de Ensino Superior no âmbito nacional e Internacional, tendo atuado com Assistente Social e Docente em Luanda-Angola, de 2011 a 2012;
  • Atualmente é gestora acadêmica e docente universitária;
  • Implantou e coordena o curso de Serviço Social presencial da UNIFACS desde sua implementação em 2013;
  • Consultora em Projetos Sociais e Educacionais, coordena cursos de Extensão e Pós-Graduação na área de Serviço Social, Saúde, Direitos Humanos e Gestão de Projetos, em Salvador e interior da Bahia;
  • É atual Presidenta do CRDCD – Conselho de Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos da UNIFACS;
  • Coordena o CECI – Centro de Cidadania da UNIFACS em parceria com o curso de Direito;
  • É mentora da Rede AFETO – Rede de Apoio, Fortalecimento, Escuta e Troca de Orientações para Meninas e do Núcleo REPRESENTA – Núcleo de Representatividade Negra do Curso de Medicina da UNIFACS;
  • Desempenha a função de Assessora Técnica da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude da cidade de Salvador.

Email: [email protected]

 

Prof. Saulo Santos Menezes de Almeida (Feira de Santana)  

  • Graduado em Psicoterapia e Hipnoterapia Ericksoniana;
  • Especialista em Psicologia Humanista, Fenomenológica e Existencial;
  • MBA em Liderança e Coaching;
  • Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe;
  • Doutor em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia.

Email: [email protected]

Em breve…

Inscreva-se

Duração: 4 anos

Turnos e Valores:

Salvador – Campus Professor Barros
Av. Luiz Viana Filho 3146 – Paralela.
E-mail: [email protected]

  • (71) 3273-8557
  • (71) 3273-8536
  • (71) 3273-9546
  • (71) 3273-8554
  • (71) 3273-2745
  • (71) 3273-6521
+ Ver todos

Matutino – R$ 1.609,00
(PRESENCIAL)

Noturno – R$ 1.609,00
(PRESENCIAL)

Feira de Santana – Campus Getúlio Vargas

Matutino – R$ 1.309,00
(PRESENCIAL)

Noturno – R$ 1.309,00
(PRESENCIAL)

Feira de Santana – Campus Santa Mônica

Matutino – R$ 899,00
(SEMIPRESENCIAL)

Noturno – R$ 899,00
(SEMIPRESENCIAL)

Falar via WhatsApp Fale via WhatsApp
Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Consulte mais informações no Aviso Externo de Privacidade..
Prosseguir