A Mecatrônica é o ramo da Engenharia que utiliza a mecânica e a eletrônica, com auxílio de sistemas computacionais, para fabricação de produtos e controle de processos industriais e comerciais.
O curso de Engenharia Mecatrônica da UNIFACS tem como objetivo geral formar profissionais com sólida formação acadêmica, com competências e habilidades para atuar, isoladamente ou em equipe, em atividades relacionadas ao projeto, construção, operação e manutenção de máquinas e produtos de operação autônoma, processos computacionais para planejamento, programação, gerenciamento e controle da produção, desenvolvimento de produtos da engenharia mecatrônica e sistemas de controle automático de equipamentos, de microcontrole e microprocessamento, bem como no planejamento, definição e gestão de sistemas e métodos de produção, integração do processo de projeto e manufatura e processos industriais de produção mecânica.
Este profissional estará, ainda, habilitado para exercer funções em diferentes setores profissionais e para participar ativamente no desenvolvimento socioeconômico regional.
Com uma proposta pedagógica moderna, o curso promove o programa de trabalhos interdisciplinares ARHTE (Arquimedes, Robert Hooke & Thomas Edison). Desde o primeiro semestre, o ARHTE (http://www.arhte.unifacs.br) tem como objetivo incentivar a aplicação prática dos conceitos teóricos abordados em sala e a pesquisa autodidata para a concepção e construção de protótipos, tornando o curso mais divertido e desafiador para o aluno, que desde cedo pode realizar atividades nas áreas de robótica, automação e tecnologia em geral.
Os estudantes são estimulados a participar de competições, como o sumô e o futebol de robôs, promovidas por diversas instituições do País e do mundo. Competições deste tipo são o ponto de partida para a criação de projetos comercialmente viáveis, proporcionando aos futuros engenheiros se desenvolverem não somente em termos técnicos, mas também como empreendedores.
A UNIFACS possui 38 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, sendo que 19 deles fazem parte da grande área de Engenharias & Ciência da Computação. A Engenharia Mecatrônica atua fortemente com o Grupo de Mecatrônica e Robótica (GMR – www.gmr.unifacs.br), no qual os alunos têm a oportunidade de desenvolver projetos de iniciação científica.
Outra vantagem do curso é a possibilidade de migração entre os cursos de Engenharia da UNIFACS até o 4º semestre.
Atenção: Os egressos do curso de Engenharia Mecatrônica ofertado pela Universidade Salvador – UNIFACS são diplomados como Engenheiros Mecatrônicos, todavia, não são registrados no CONFEA/Crea como Engenheiros Mecatrônicos. O registro que CONFEA/Crea fornece ao egresso do curso de Engenharia Mecatrônica ofertado pela Universidade Salvador – UNIFACS é o de Engenheiro de Controle e Automação, com todas atribuições profissionais desta titulação.
Cumpre destacar que, conforme decisão CEEE/BA nº 0294 (Processo n. 2011.17469), proferida pela Câmara Especializada do CREA/BA, o curso de Engenharia Mecatrônica ofertado pela Universidade Salvador – UNIFACS encontra-se devidamente cadastrado, por atender todos os requisitos necessários.
Por fim, o curso de Engenharia Mecatrônica ofertado pela Universidade Salvador – UNIFACS encontra-se regular perante ao Ministério da Educação – MEC, como pode ser constatado no site http://emec.mec.gov.br.