
O profissional de Educação Física é agente fundamental para implementar a assistência de atividades Físicas ao cidadão. Para isso, este profissional deve ser conhecedor da realidade de saúde e de atividades físicas do país e da sua região, sabendo articular as necessidades com o planejamento do cuidado tanto individual quanto coletivo.
Neste sentido, a UNIFACS entende o processo de formação acadêmica dos profissionais da área de saúde como um trabalho integrado e interdisciplinar, pautado por uma formação de alta qualidade para membros de uma equipe multidisciplinar (entre eles médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e outros), desenvolvendo profissionais críticos, com pensamento sistêmico e habilidade para refletir sobre o processo saúde-doença em sua integralidade. Seguindo sua vocação, a UNIFACS planeja oferecer o curso de graduação em Educação Física, para agregar ao seu portfólio de cursos que compõe a Escola de Ciências de Saúde (ECS), o educador físico.
O profissional de Educação Física que a UNIFACS pretende formar deverá possuir competências e habilidades não apenas relacionadas à assistência técnica, mas também de caráter educativo, administrativo, político e ético e terá uma formação que possa responder às rápidas mudanças do setor de saúde e com capacidade de inserção por meio de uma atuação criativa, e capazes de aprender a aprender, trabalhar em equipe, e considerar a realidade social para prestar um cuidado humanizado e de qualidade.
Com isso, o curso proposto se constituirá numa estratégia de fundamental importância para a formação de futuros profissionais de Educação Física, sendo oportuno e necessário lembrar, tendo em vista que a constituição de seu saber, embora seja sólida, está em permanente reconstrução, e sempre estará, por tratar-se de uma prática que atende necessidades de saúde que são sociais, históricas e culturais.
A Unifacs escolheu a cidade de Feira de Santana como local para a implantação do curso de Educação Física. Trata-se do segundo maior município da Bahia, com população estimada em 2012 de 568.099 habitantes (IBGE, s/d), o que a coloca como a 11ª maior cidade do Nordeste e a 34ª do Brasil. Populacionalmente, ultrapassa as capitais estaduais: Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Vitória (ES). Situada a 108 km da capital Salvador, a qual se acessa pela BR 324, está no maior entroncamento rodoviário do Nordeste, onde se encontram as BR 101, 116 e 324, entre outras rodovias estaduais. Assim, Feira de Santana é uma importante passagem para os viajantes oriundos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, cujos destinos sejam a Capital Salvador e outras cidades nordestinas.
SALVADOR
A indústria do esporte, que cresce de forma impressionante em todo mundo, também se revela da mesma forma no Brasil, passando por um processo de transformação e desenvolvimento. O esporte nacional empregou cerca de 300 mil pessoas, movimentando R$ 25 bilhões no Brasil (BRASIL, 2005). Além destes indicadores, foram estimados R$ 18 bilhões pautados à prática em escolas, universidades, ginástica laboral, subsídios e convênios com clubes e academias de ginástica até a economia alcançada por elas e pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) com a redução de dias não trabalhados por funcionários doentes. Segundo o Núcleo de Estudos da Saúde, da Previdência e da Assistência Social da Fundação Getúlio Vargas, para cada real investido em esporte no Brasil, existe um retorno de RS$ 8,59 em melhorias sociais como saúde, educação, luta contra o crime e geração de empregos, entre outros indicadores. Isso aponta, concretamente, a importância do investimento no setor.
O mundo que gira pelo esporte é grande, De acordo com estudos da Fundação Getúlio Vargas-FGV, são aproximadamente 10,8 milhões de atletas regulares (profissionais ou não) e mais de 74 milhões de praticantes eventuais. Negócios são gerados o tempo todo: os Jogos Pan-americanos 2007, por exemplo, geraram mais de US$ 1 bilhão.
O esporte por ser um fenômeno internacional é capaz de atingir diferentes populações, de níveis distintos de renda e tradição esportiva. Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) nacional cresceu à taxa média de 2,25% de 1996 a 2000, esse segmento registrou aumento médio anual de 12,34% no período (PORTAL MARKETING ESPORTIVO, 2002).
No que diz respeito à qualidade de vida e bem estar, o brasileiro tem compreendido a importância da prática esportiva e os impactos positivos sobre o indivíduo. Em todo o mundo, identifica-se uma série de doenças associadas à falta de exercícios como a obesidade, dislipidemia, osteoporose e glicemia alterada. Desta forma, a atividade física é indiscutivelmente um elemento admirável para que os seres humanos tenham saúde e consigam obter melhoria na qualidade de vida. Além disso, outros benefícios podem ser atribuídos a uma prática regular de esportes, como o emagrecimento e maior bem estar psicológico.
A Educação Física é uma profissão essencial no campo da saúde, pois articula saberes de diversas áreas para gerenciar o cuidado com a saúde do cidadão. Como uma profissão histórica e que busca a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, contribui para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde em todos os ciclos da vida. Assim, esta preocupação cada vez maior com a prática de atividades está abrindo um amplo campo de oportunidades para Profissionais de Educação Física.
Confirmando este pressuposto, a International Health Racquet and Sportsclub Association (IHRSA, 2007), em pesquisa realizada, já coloca o Brasil na sétima colocação no que diz respeito a número de academias, ficando à frente de países como França, Japão e Holanda. Verifica-se que há mais brasileiros fazendo exercícios com orientação adequada em estabelecimentos como academias e clubes. De acordo com a Fitness Brasil (2007), em 2005 o faturamento das academias foi de 1,6 bilhões de reais e de todo o setor, que inclui ainda a indústria de equipamentos, atingiu a ordem de R$2,06 bilhões. Ainda afirma que, em número de academias, o Brasil só perde para os Estados Unidos.
Além disso, as especificidades e transformações que o mercado da saúde vem sofrendo demandam uma agilidade cada vez maior do profissional, um constante aperfeiçoamento, uma capacidade de tomar decisões e de gerenciar pessoas além de uma aproximação e incorporação contínua com as novas tecnologias. Diante dessa perspectiva, a demanda por um serviço de qualidade, acessível à população, exige dos profissionais da área de Educação Física uma diversidade de conhecimentos que fundamentem suas ações.
Prof. Diego Passos Diogo (Campus Feira de Santana)
Prof. Igor Conterato (Campus Salvador)
DISCIPLINA | Carga Horária |
---|---|
1º semestre | 418 horas |
Desenvolvimento Humano e Social | 88 horas |
Estrutura e Função Humana | 132 horas |
Processos Biológicos Básicos | 66 horas |
Introdução à Educação Física | 66 horas |
Lazer e Recreação | 66 horas |
2º semestre | 385 horas |
Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente | 88 horas |
Aparelho Locomotor | 66 horas |
Motricidade Humana | 66 horas |
Handebol | 66 horas |
Primeiros Socorros | 33 horas |
Atletismo | 66 horas |
3º semestre | 418 horas |
Antropologia e Cultura Brasileira | 88 horas |
Sistema Cardiorrespiratório | 99 horas |
Fisiologia do Exercício | 66 horas |
Atividades de Dança | 33 horas |
Basquetebol | 66 horas |
Natação | 66 horas |
4º semestre | 418 horas |
Metodologia Científica | 88 horas |
Aspectos Comportamentais e Psicológicos da Atividade Física e Esportiva | 33 horas |
Biomecânica e Cinesiologia | 99 horas |
Avaliação Física | 66 horas |
Voleibol | 66 horas |
Futebol e Futsal | 66 horas |
5º semestre | 319 horas |
Saúde Coletiva | 88 horas |
Programa de Integração Saúde Comunidade | 66 horas |
Atividade Física e Esportiva Adaptada | 66 horas |
Atividade Esportiva para Crianças e Adolescente | 33 horas |
Bem-Estar e Condicionamento Físico | 33 horas |
Atividade Física no Envelhecimento | 33 horas |
6º semestre | 451 horas |
Educação e Comunicação em Saúde | 88 horas |
Atividades de Academia e ao Ar Livre | 66 horas |
Atividade Física e Esportiva para Grupos Especiais | 66 horas |
Treinamento Resistido | 66 horas |
Estágio Supervisionado de Bacharelado em Educação Física I | 165 horas |
7º semestre | 407 horas |
Optativa | 66 horas |
Treinamento Esportivo | 66 horas |
Empreendedorismo em Atividade Física e Esportiva | 33 horas |
Estágio Supervisionado de Bacharelado em Educação Física II | 242 horas |
8º semestre | 530 horas |
Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências da Saúde | 66 horas |
Estágio Supervisionado de Bacharelado em Educação Física III | 264 horas |
Atividades Complementares | 200 horas |
Resumo | |
Carga horária total do curso | 3346 horas |
DISCIPLINA | Carga Horária |
---|---|
1º semestre | 418 horas |
Desenvolvimento Humano e Social | 88 horas |
Estrutura e Função Humana | 132 horas |
Processos Biológicos Básicos | 66 horas |
Introdução à Educação Física | 66 horas |
Lazer e Recreação | 66 horas |
2º semestre | 385 horas |
Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente | 88 horas |
Aparelho Locomotor | 66 horas |
Motricidade Humana | 66 horas |
Handebol | 66 horas |
Primeiros Socorros | 33 horas |
Atletismo | 66 horas |
3º semestre | 418 horas |
Antropologia e Cultura Brasileira | 88 horas |
Sistema Cardiorrespiratório | 99 horas |
Fisiologia do Exercício | 66 horas |
Atividades de Dança | 33 horas |
Basquetebol | 66 horas |
Natação | 66 horas |
4º semestre | 418 horas |
Metodologia Científica | 88 horas |
Aspectos Comportamentais e Psicológicos da Atividade Física e Esportiva | 33 horas |
Biomecânica e Cinesiologia | 99 horas |
Avaliação Física | 66 horas |
Voleibol | 66 horas |
Futebol e Futsal | 66 horas |
5º semestre | 319 horas |
Saúde Coletiva | 88 horas |
Programa de Integração Saúde Comunidade | 66 horas |
Atividade Física e Esportiva Adaptada | 66 horas |
Atividade Esportiva para Crianças e Adolescente | 33 horas |
Bem-Estar e Condicionamento Físico | 33 horas |
Atividade Física no Envelhecimento | 33 horas |
6º semestre | 451 horas |
Educação e Comunicação em Saúde | 88 horas |
Atividades de Academia e ao Ar Livre | 66 horas |
Atividade Física e Esportiva para Grupos Especiais | 66 horas |
Treinamento Resistido | 66 horas |
Estágio Supervisionado de Bacharelado em Educação Física I | 165 horas |
7º semestre | 407 horas |
Optativa | 66 horas |
Treinamento Esportivo | 66 horas |
Empreendedorismo em Atividade Física e Esportiva | 33 horas |
Estágio Supervisionado de Bacharelado em Educação Física II | 242 horas |
8º semestre | 530 horas |
Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências da Saúde | 66 horas |
Estágio Supervisionado de Bacharelado em Educação Física III | 264 horas |
Atividades Complementares | 200 horas |
Resumo | |
Carga horária total do curso | 3346 horas |
Duração: 4 anos
Turnos e Valores:
Salvador – Campus Professor Barros
Av. Luiz Viana Filho 3146 – Paralela.
Matutino – R$ 1.100,00
(PRESENCIAL)
Feira de Santana – Campus Getúlio Vargas
Av. Getúlio Vargas, 2.734, Parque Getúlio Vargas,
Feira de Santana – BA. CEP 44075-525
(75) 4009-9121
Feira de Santana
Matutino – R$ 940,00
Noturno – R$ 940,00
(PRESENCIAL)
PROJETO PEDAGÓGICO
- Graduação Tecnológica
- Graduação Semipresencial
- EAD
- Pós-Graduação
- Cursos Técnicos