Global Days of Service: outubro foi o mês de reunir projetos em ações sociais na UNIFACS

Ao longo do ano, estudantes de diversos cursos da UNIFACS realizam ações sociais para a comunidade. No mês de outubro, os alunos se juntam para intensificar essas ações reforçando o Global Days of Service, da Rede Laureate, com o objetivo de expressar seu compromisso com as comunidades, empregando o conhecimento obtido na sala de aula.

Este ano foram realizadas dezenas de atividades que envolveram cerca de 300 voluntários e beneficiaram quase três mil pessoas em vários pontos da cidade. Dentre os projetos envolvidos estiveram: programas de extensão nos eixos cultural (FUSCA), social (Engajamento Cidadão), ambiental (UNIR) e esportivo (Primeiro Tempo), que contemplaram serviços de atenção básica à saúde da comunidade, em especial, a comunidade da Canore e Arena Fonte Nova, através de uma Feira de Saúde e ações ligadas ao empreendedorismo social no Bairro da Paz.

A programação foi aberta no dia 11 com uma oficina de cupcake, reaproveitamento de alimentos e atividades esportivas no Projeto AVANÇAR, da Santa Casa, localizado no Bairro da Paz.  No dia 20 aconteceu a  Feira de Saúde na Arena Fonte Nova, onde foram realizadas ações como: aferição de pressão; teste de glicemia; orientação nutricional; apoio fisioterapêutico; escuta psicológica para identificação de demandas para encaminhamentos ao Núcleo de Estudos e Práticas Psicológicas (NEPPSI); orientação e encaminhamentos realizados pelo serviço social para as comunidades atendidas e práticas de atividade física.

Ainda no dia 20 foram realizadas também ações de promoção da saúde com ênfase em atividades ligadas à prevenção ao câncer de mamas e colo uterino. O evento foi batizado como Outubro Rosa na Penitenciária Feminina.

No dia 24/10 houve atendimento a refugiados por meio de capacitações e legalização de refugiados em Salvador, e no dia 25, na Canore, aconteceram ações de coleta seletiva, palestra sobre segurança no trabalho e assessoria contábil.

ane.milena