Fundador da UNIFACS, Prof. Barros, completa 82 anos de dedicação à educação e ao desenvolvimento da Bahia

Membro de uma família de educadores no nível superior, Professor Manoel Joaquim Fernandes de Barros Sobrinho, se formou sob a influência de seu  pai, Professor Mário Barros, que foi Professor Emérito de Direito Comercial da Faculdade de Direito da UFBA, além de Professor de História Contemporânea, da Faculdade de Filosofia da mesma Universidade.

O Professor Barros, como é conhecido no meio acadêmico, nasceu em Salvador em 15 de junho de 1938 e se formou em Química Industrial pela Escola Superior de Química de Sergipe, em 1961. Depois de formado ingressou na Escola Politécnica da UFBA, em 1962, como Assistente do Professor Archimedes Guimarães na disciplina de Química Geral dos cursos de Engenharia.

Professor Barros integrou o grupo de professores selecionados pela UFBA para fazer o Mestrado em Administração de Empresas na Michigan State University, nos Estados Unidos. Ao retornar com o Master of Business Administration se transferiu da Politécnica para a Escola de Administração por indicação do professor Hilton José Marques Rodrigues. Passou, então, a ensinar diversas disciplinas do Departamento de Administração da Produção.

Querendo aliar a prática acadêmica à gestão administrativa, cria e coordena o Programa de Fomento à Industrialização no Interior, na Secretaria da Indústria e Comércio. Logo mais é nomeado Secretário Substituto, e, depois, titular daquela Secretaria em 1969, no governo Luiz Viana Filho.

Com base na experiência empresarial e pública e com o saber fazer acadêmico, elabora com outros colegas da Universidade Federal, em 1972, o projeto da Escola de Administração de Empresas da Bahia. Em 4 de agosto de 1972, a Escola foi autorizada a funcionar, dando início à trajetória de sucesso da Instituição, que se tornaria, anos depois, na maior Universidade Privada da Bahia e uma das melhores do Norte e Nordeste, formando milhares de profissionais em várias áreas, que hoje se destacam por sua atuação em diversos setores em todo o estado e no Brasil.

• Membro da Academia Baiana de Educação, desde 2005;
  • Membro do Conselho Superior da Associação Comercial da Bahia;
  • Membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira dos Mantenedores de Ensino Superior – ABMES;
  • Membro do Conselho de Administração da Fundação Luís Eduardo Magalhães – FLEM;
  • Membro do Conselho Regional do IEL;
  • Membro do Conselho Consultivo da UNIFACS, desde 2012;
  • Presidente do Conselho do Instituto de Ação Social pela Música – NEOGIBA.

Fabiana Araújo

Fale via WhatsApp