Fórum Interseccional discute violência contra a mulher em Salvador

Fórum Interseccional discute violência contra a mulher em Salvador

A violência contra a mulher é um dos maiores indicadores da desigualdade de gênero no Brasil: cerca de 20 mulheres morrem, todos os dias, vítimas de feminicídio. Os números alarmantes inspiraram o curso de Serviço Social da UNIFACS a realizar o Fórum “Quanto vale a nossa vida? Reflexões Interseccionais e Serviço Social”, que acontece entre os dias 13 e 18 de maio, nos Campus Lapa e Paralela.

O evento faz parte da programação anual da universidade para comemorar o Dia do/da Assistente Social, celebrado no dia 15 de maio. Serão cinco rodas de conversa, realizadas por professores e alunos do curso, que discutirão estratégias de enfrentamento da atual situação de machismo e violência através das múltiplas disciplinas do curso de Serviço Social e também das diferentes categorias da sociedade, como sexo, gênero, classe, etnicidade, idade, deficiência e sexualidade.

Pesquisadores, professores de graduação e pós-graduação da universidade, além de profissionais e representantes de órgãos públicos, participarão da iniciativa durante toda a semana.

O dia 13 de maio, primeiro dia do Fórum, também foi escolhido por representar o dia da Abolição da Escravatura, que completa 131 anos em 2019 e é um importante ponto de discussão da situação atual do país. Para Suzana Coelho, coordenadora de Serviço Social da UNIFACS, o evento é uma oportunidade para “discutir a questão da mulher na sociedade e o aumento da violência. Queremos criar um espaço de reflexão e ampliar os espaços de luta e resistência, a partir da educação e do fortalecimento dos coletivos”.

Além das palestras, mulheres empreendedoras participam da Feira de Economia Criativa, na área de convivência do Campus Paralela, comercializando roupas, acessórios e artesanato.

Confira a programação:

Segunda, 13/05

“Vidas Negras importam” – Mulheres privadas de liberdade
Auditório do Campus Lapa, às 19h

Terça, 14/05

Mulheres de santo – “Eu não quero que me tolerem, quero que me respeitem”
Auditório do Campus Paralela, às 19h

Quarta. 15/05

Mulheres negras – “Marielle Franco, presente!”
Auditório do Campus Paralela, às 19h

Quinta, 16/05

Mulheres e envelhecimento – “EnvelheSER”

Sexta, 17/05

Pessoas Trans – “Parem de nos matar!”

SERVIÇO:

O quê: Fórum “Quanto vale a nossa vida? Reflexões Interseccionais e Serviço Social”
Quando: 13/05, durante todo o dia
Local: UNIFACS – Campus Lapa – Nazaré
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/2GUfiTQ


maira.cortes