Em parceria com o Sebrae, UNIFACS abre inscrições para programa de empreendedorismo feminino

Em parceria com o Sebrae, UNIFACS abre inscrições para programa de empreendedorismo feminino

Ação vai selecionar até 30 mulheres para participar, gratuitamente, do programa, que oferece capacitações e mentorias individuais

Fruto de parceria entre o Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) da UNIFACS e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), será lançado, na próxima segunda-feira (29), o projeto Trilha Efeito Furacão. A iniciativa faz parte do Programa de Pré-Incubação de Negócios Liderados por Mulheres, que envolve capacitações e mentorias individuais e gratuitas para projetos em fases de ideação e operação.

O projeto vai selecionar até 30 empreendedoras baianas que atuam em projetos assistidos pela UNIFACS, sendo 10 delas em Feira de Santana e as outras 20 nas cidades de Jacobina, Paripiranga e Guanambi. O objetivo é estimular o empreendedorismo e oferecer suporte para quem está querendo começar o próprio negócio. Para participar é necessário possuir, pelo menos, uma ideia de negócio.

“Esse tipo de ação oferece know how em como lidar com o mercado, montar seu próprio negócio e tomar as melhores decisões. Entendemos que tanto a comunidade acaba sendo beneficiada, com a geração de novos negócios e oportunidades, como as estudantes e demais selecionadas, que podem ser donas de seu próprio negócio e geri-lo”, avalia a professora Leidiene Queiroz, coordenadora do CEI/UNIFACS, sobre o projeto de extensão comunitária aberto à comunidade acadêmica das instituições de ensino superior do Grupo Ânima de Educação.

Inscrições e cronograma

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas do dia 29 de novembro até 23h59 do dia 28 de janeiro de 2022 (horário local). Para participar da seleção, as interessadas deverão submeter a inscrição através do seguinte endereço: https://forms.office.com/r/n7B08B6sjp.

Para validar a inscrição, é preciso: ser maior de 18 anos e residir na Bahia; ter uma ideia ou negócio em fase de ideação ou operação; ser atendida por ação promovida pela UNIFACS na região de Feira de Santana ou estar matriculada em uma instituição de ensino superior do Ecossistema Ânima de Educação na UNIFACS Feira de Santana, AGES Jacobina, AGES Paripiranga e UNIFG Guanambi.

A divulgação das participantes selecionadas será feita até o dia 18 de fevereiro de 2022. Já a assinatura do Termo de Compromisso e Participação, entre os dias 29 de fevereiro e 04 de março de 2022. A capacitação vai acontecer entre os dias 09 de março e 11 de maio. Dúvidas ou informações adicionais poderão ser esclarecidas pelo e-mail [email protected].

Benefícios

As empreendedoras selecionadas para participar do Trilha Efeito Furacão terão acesso gratuito a 10 semanas de capacitação com um total de 18 horas de aulas ao vivo (online) e mentorias individuas com carga horária de duas ou quatro horas. Para receber o certificado é obrigatória a frequência de 80% nas aulas e 100% nas mentorias do programa.

Sobre o projeto

A Trilha Efeito Furacão é uma formação feita em configuração de jornada, através de metodologias do Design alinhadas à vivência sueca, em turmas exclusivas para mulheres. Além de desenvolver negócios liderados por mulheres, o programa visa à mudança de mentalidade, alinhada às tendências atuais e às perspectivas futuras de acordo com o Fórum Econômico Mundial.

Essa é a primeira edição do Trilha Efeito Furação.  A ideia é que ela seja realizada semestralmente, sempre em parceria com o Sebrae, e que passe a fazer parte do calendário anual de ações da UNIFACS.

Empreendedorismo no Brasil

De acordo com dados do Global Entrepreneurship Monitor, no Brasil, há 30 milhões de mulheres empreendedoras. O número equivalente a quase metade do mercado empreendedor (48,7%), e, só em 2020, durante a pandemia, cresceu 40%, conforme dados da Rede Mulher Empreendedora, reforçando o importante papel das mulheres na economia, inclusive como protagonistas. Na Bahia, conforme dados do Sebrae-BA, a porcentagem de mulheres donas de negócios é de 31%.

 

Serviço

O que? Lançamento do Projeto Trilha Efeito Furacão

Quando? A partir do dia 29 de novembro de 2021

Inscrições: São gratuitas e podem ser feitas de 29/11/2021 até 23h59 do dia 28/01/2022 (horário local) através do link https://forms.office.com/r/n7B08B6sjp.

Compartilhar

Falar via WhatsApp Fale via WhatsApp
Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Consulte mais informações no Aviso Externo de Privacidade..
Prosseguir