melhor instituição para sua graduação

Dicas de como escolher a melhor instituição para fazer a sua graduação

Fique atento aos índices de reputação das escolas e dos cursos

Uma das coisas mais importantes na hora de decidir a sua graduação é a instituição que vai escolher para realizar o seu curso, afinal, o mercado de trabalho prioriza candidatos com boa formação na hora de preencher uma vaga. Por isso, ter um diploma de uma instituição de ensino superior bem conceituada é um diferencial que coloca um candidato à frente no momento que participa de uma seleção.

 Dicas para escolher uma instituição bem conceituada

A primeira dica é fazer uma listagem das instituições onde o curso que pretende fazer é oferecido. Com esta lista em mãos, comece a fazer uma pesquisa mais detalhada sobre os diferenciais dessas instituições e do curso de sua escolha em cada uma delas.

Você sabia que as instituições de nível superior são classificadas como Universidade, Centro Universitário e Faculdade? As universidades são as instituições de ensino mais robustas do nosso sistema educacional. Além do alto nível de qualidade acadêmica que oferecem, refletido pela presença de professores mais qualificados, estudar em uma universidade proporciona ao aluno muito mais chances de participar de projetos de extensão comunitária e iniciação científica do que em outras modalidades de ensino superior.

Depois de fazer uma seleção das Universidades disponíveis na sua região, compare a reputação delas. A nota do MEC e o Índice Geral de Cursos (IGC) avaliam a qualidade das instituições de educação superior através de notas de 0 a 5. Quanto mais próxima a nota for de 5, melhor é a qualidade da instituição. Além do conceito do MEC, existem outras entidades avaliadoras como o Ranking das Universidades do Brasil (RUF), da Folha de São Paulo, e o Guia do Estudante, da Editora Abril. Esses rankings conceituam não apenas as instituições de um modo geral, como também oferecem os desempenhos dos cursos individualmente, o que pode ser muito útil na hora de escolher onde estudar.

Dicas para escolher os melhores cursos entre as instituições

Os cursos de graduação são avaliados individualmente através de indicadores como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes  (Enade) e outras avaliações feitas por especialistas diretamente nas instituições como: verificação das condições de ensino (relacionadas aos professores), às instalações físicas e à organização didático-pedagógica. Esses indicadores juntos compõem o Conceito Preliminar do Curso (CPC), para os cursos que ainda não formaram a primeira turma, e o Conceito do Curso (CC), para os cursos com alunos diplomados. Ambos os indicadores são rankeados por notas de 1 a 5, o que torna mais fácil distinguir os cursos com os melhores conceitos.


ane.milena