Curso de Pedagogia da UNIFACS ganha sua primeira Liga Acadêmica

Curso de Pedagogia da UNIFACS ganha sua primeira Liga Acadêmica

O curso de Pedagogia da UNIFACS acaba de ganhar sua primeira Liga Acadêmica. A iniciativa contou com grande engajamento dos estudantes de Pedagogia que, com o lançamento da LAEN – Liga Acadêmica de Educação Inclusiva e Neurodiversidade, mostraram-se inovadores.

“Eu decidi fundar a Liga porque sou autista e educadora. Como autista, eu vivi e testemunhei dezenas de colegas que, como eu, sentiam um desconforto intermitente dentro da sala de aula. Como educadora, eu compreendi que engajar a comunidade acadêmica em prol da Educação Inclusiva e da neurodiversidade na educação é uma oportunidade única de fazer algo pelas crianças e adolescentes do futuro”, explica Daniela Sampaio, estudante do 5º semestre de Pedagogia e presidente da LAEN.

O Prof. Antonio Gouveia, Coordenador do Curso, ressalta o grande valor desta conquista: “Fico muito feliz com a iniciativa da Liga Acadêmica. Temos estimulado nossos alunos para o envolvimento com a pesquisa, pois sabemos que este é o lastro para a formação do pedagogo e da pedagoga. Ver nossos estudantes engajados em iniciativas como esta, empolga a mim e aos professores do curso, de forma ímpar”.

Aluno do 5º semestre de Pedagogia e vice-presidente da Liga, Emerson Souza destaca a importância de iniciativas como a LAEN: “A educação inclusiva foi uma das minhas principais escolhas em fazer Pedagogia. Eu acredito no outro e sempre quis fazer parte de alguma forma. Afinal, eu sou da inclusão. Ser aluno LGBTQIA+ me enquadra; ser estudante de Libras também me enquadra. A LAEN é um dos motivos que levarei como forma de persistência e luta”.

O evento de lançamento da LAEN, chamado de Bate-papo Inaugural, acontecerá no dia 28 de abril, às 19h, em formato remoto, pelo Blackboard. O tema da discussão será “Conhecendo a disciplina Educação Inclusiva e respondendo perguntas sobre autismo” e contará com a participação da estudante e Presidente da Liga, Daniela Sampaio, e da pedagoga e psicóloga Profa. Dra. Cláudia Vaz.

SOBRE A LAEN:

A Liga baseia os seus princípios na crença de que, dedicar uma maior parcela da formação dos educadores ao estudo e compreensão dessa área, formará profissionais da educação mais competentes e mais capacitados para se conectarem com seus alunos e desenvolverem estratégias de ensino e aprendizagem efetivamente inclusivas. Nessa perspectiva, a LAEN nasceu com o objetivo de levar informação especializada à Comunidade Acadêmica, para promover o desenvolvimento acadêmico e profissional de discentes e docentes a respeito das múltiplas áreas da educação inclusiva e da neurodiversidade na Educação.

SOBRE O EVENTO:

O QUE: Bate-papo Inaugural – “Conhecendo a Disciplina Educação Inclusiva e Respondendo Perguntas sobre Autismo”

QUANDO: 28/04 | Às 19h

ONDE: Plataforma Blackboard