Agência de Inovação

A Agência de Inovação da UNIFACS (AGIUN) representa o espaço físico e institucional responsável pela gestão da política de inovação e dos processos relativos à proteção de direitos da propriedade intelectual na Universidade Salvador. Criada em 2011, a agência tem como objetivo potencializar os relacionamentos da Universidade com a sociedade, através das atividades de pesquisa, ensino e extensão, tendo como base a produção, proteção, disseminação, negociação, transferência e comercialização de conhecimento, por meio do fortalecimento das ações desenvolvidas no Sistema Integrado de Inovação Tecnológica, contemplando todos os atores internos e os componentes da organização envolvidos com o tema

Serviços

  • Orientação sobre a Propriedade Intelectual: consultoria nos procedimentos para o registro de marcas, pedidos de patente, contratos de tecnologia e direitos autorais.
  • Apoio à busca e registro de patentes: ajuda na proteção dos direitos de propriedade intelectual, através do preenchimento de formulários e encaminhamento dos pedidos de marcas e patentes junto ao INPI.
  • Acompanhamento de registro de propriedade intelectual: auxílio no envio dos pedidos de propriedade intelectual e aprovação pelo INPI.
  • Intermediação de contratos de tecnologia: prestação de consultorias e serviços tecnológicos de co-titularidade e de licenciamento de tecnologias inovadoras; consultoria e assessoria técnica e tecnológica.
  • Estabelecimento de parcerias: organização de parcerias com empresas, universidades e órgãos do governo que fomentam a inovação.
  • Relacionamento com empresários e investidores: intercâmbio com empresas, investidor-anjo e instituições de pesquisa que apoiam startups e ideias inovadoras.
  • Disseminação de inovações: divulgação de conceitos, práticas e ferramentas através de cursos, palestras, eventos, produção de conteúdo web sobre inovação e empreendedorismo inovador.

agenciadeinovacao@unifacs.br | (71) 3342 - 6911

Patentes depositadas

Filtro de Combustível à base de fibras de materiais bioadsorventes
X

Filtro Combustivel, 2016

Prof. Selmo Queiroz Almeida

Produzido a partir de simples etapas de execução utilizando como matéria-prima o mesocarpo do coco e o bagaço de cana-de-açúcar, cujo produto obtido será utilizado em filtros de combustível veicular capaz de fazer remoção principal de enxofre, evitando a liberação de gases SOx, e de metais, diminuindo a emissão de particulados e depósitos no motor.

Protótipo de reator semiautomatizado e contínuo para pré-tratamento de mater ( ... )
X

Protótipo de reator semiautomatizado e contínuo

Profª. Leila Maria Aguilera

Reator de pressão semi-automatizado que opera continuamente para realizar o pré-tratamento de materiais lignocelulósicos para produção de etanol de segunda geração.

Disposição Aplicada em Poltrona Modular (Poltrona Foca)
X

Poltrona FOCA

Simone Sampaio, João Pedro Garcia, Marcos Grave, Luana Portugal e Vitória Gomes

Processo de Transformação do OGR em Tensoativo
X

Filtro Combustivel

Prof. Júlio César Rosa Assis
Prof. Selmo Queiroz Almeida
Profª. Viviana Oliveira Mateu

Você será direcionado para o site do EAD Laureate, a educação a distância da UNIFACS