Carta à Comunidade Acadêmica

Carta à Comunidade Acadêmica

É fato que estamos vivendo um momento que nenhum de nós escolheu, e com ele vieram adversidades e desafios, os quais precisamos enfrentar. Comprometida com o seu propósito, desde o início desse processo, a UNIFACS tem empenhado todos os esforços para garantir a manutenção das aulas, pois temos consciência dos efeitos indesejados que a postergação do calendário acadêmico pode acarretar à vida de nossos alunos.

Tudo isso exigiu um esforço enorme da nossa Universidade, que dispõe da melhor plataforma de acesso ao ensino remoto utilizada no mundo (Blackboard) e conta com toda expertise da Rede Laureate no ambiente educacional digital, permitindo uma rápida resposta quando do estabelecimento da quarentena.

Nossas equipes acadêmica e da área digital, em um curto espaço de tempo, conseguiram viabilizar as aulas remotas para nossos estudantes, que contam com o apoio e a dedicação dos nossos docentes, comprometidos com seu ofício e que não pouparam esforços para garantir que a mesma qualidade das suas aulas no ambiente físico acontecesse no ambiente remoto.

Todo esse aparato exigiu esforço de nossa equipe, reforço da infraestrutura digital, ampliação dos links de comunicação para garantir mais velocidade, além de infraestrutura de teletrabalho, para que nossa equipe administrativa mantivesse os serviços da Universidade em pleno funcionamento. Esses serviços incluem: a nossa Biblioteca Virtual, com acervo eletrônico de 25 mil e-books à disposição para empréstimo, além de mais de 100 bases de dados que conta com milhares de periódicos eletrônicos, Núcleo de Apoio Psicopedagógico, Núcleo de Estágio, Central de Atendimento ao Estudante, entre outros.

Nesse cenário, é importante destacar que continuamos honrando nossos compromissos financeiros perante os mais de 1.600 colaboradores e docentes, bem como os prestadores de serviços, além dos custos para manutenção dos nossos Campi, impostos e todas as demais despesas que uma Universidade do nosso porte possui, e que existem independente de estarmos operando fisicamente ou não.

Vale lembrar também que, ao longo dos seus 48 anos de história, a UNIFACS sempre apoiou seus estudantes na concessão de bolsas de estudos integrais ou parciais e, no ano de 2020 já destinamos recursos significativos para esse fim, que beneficiam grande parte do nosso alunado, o que demonstra nosso empenho em ampliar o acesso ao ensino superior de qualidade.

Mesmo com todo esse apoio financeiro, não estamos insensíveis à realidade que muitos de vocês e suas famílias estão enfrentando, com as quais nos solidarizamos. Por isso, estamos adotando algumas medidas para esse público em específico, e assim, possibilitar que todos nossos alunos possam dar continuidade aos estudos.

O que virá pela frente ainda é incerto, mas temos uma certeza: preservaremos a qualidade acadêmica do ensino que oferecemos para você. Estamos confiantes de que em um futuro próximo voltaremos ao convívio social, com bons aprendizados colhidos nesse período, com a esperança de uma sociedade mais responsável, solidária e resiliente. Enquanto isso, deixamos também um pedido: cuide-se, de si mesmo e de seus familiares, e estejam atentos às recomendações dos órgãos competentes.

Atenciosamente,
Universidade Salvador – UNIFACS


maira.cortes

Fale via WhatsApp