Calouros recebem uniforme oficial em cerimônia do curso de Gastronomia

Com direito a juramento da profissão, estudantes do primeiro semestre do curso de Gastronomia da UNIFACS receberam o Dólmã, uniforme oficial usado por profissionais da área, diretamente das mãos de chefs renomados de Salvador. Os convidados falaram sobre o mercado para os alunos, como os Chefs Dudu Prado (Restaurante Lafayette), Ricardo Galvão (Restaurante Carvão), Richard James (Padaria Belo Rústico) e Rafael Zacarias (Bravo Burger).

O evento foi realizado no dia 21 de março, no Centro do Curso de Gastronomia e Nutrição da Universidade. Cada Chef compartilhou suas experiências profissionais com uma turma. Na ocasião, foi inaugurada oficialmente a nova cozinha que agora passa a ter capacidade para 40 alunos. O espaço conta com 5 bancadas e equipamentos modernos como forno combinado, forno com lastro e seladora a vácuo, além de outros utensílios indispensáveis para as aulas práticas na cozinha e, consequentemente, para o desempenho dos alunos.

A coordenadora do curso e Profª. Luisa Talento, comemora o novo ambiente e a presença dos chefs. “É muito importante para que possamos trabalhar em um contexto prático, ampliando a experiência dos alunos e dando mais oportunidade de networking e vivências práticas como um todo”.

O Dólmã
O Dólmã possui origem militar e, apesar da origem de guerra, também é tradicionalmente utilizada por Chefs Cozinheiros, graças a Auguste Escoffier, chef francês responsável por popularizar os métodos tradicionais da culinária francesa.

A peça é geralmente branca, sendo reconhecida imediatamente por aqueles que a observam. Apesar de ser caracterizada como uniforme, ela é muito mais que isso: protege os cozinheiros de possíveis queimaduras, mantém a temperatura corporal, é facilmente lavável e, claro, é a marca registrada do chef.

IMG_3353                    IMG_3350

maira.cortes