Regulamento dos Serviços do Sistema de Bibliotecas
Regulamento que normatiza os serviços do Sistema de Bibliotecas da Universidade Salvador – UNIFACS, define o tipo de material disponível para empréstimo, os direitos e deveres dos usuários, as competências da Biblioteca e dá outras providências, [ Acesse aqui ]
Infraestrutura Física do Sistema de Bibliotecas UNIFACS
O Sistema de Bibliotecas da Universidade Salvador – UNIFACS é formado por cinco Bibliotecas em Salvador localizadas no Campus Prof. Barros, Campus Tancredo Neves, Campus Rio Vermelho, Campus Lapa, Campus Costa Azul e uma Biblioteca no Campus Santa Mônica, em Feira de Santana.
A área física do Sistema de Bibliotecas totaliza 2.368 m² incluindo acervo, espaços para estudo coletivo, 47 salas de estudo em grupo e 83 boxes para estudo individual.
Política de atualização do acervo
A formação do acervo Sistema de Bibliotecas é determinada pela Política de Aquisição, Expansão e Atualização do Acervo e está registrada em documento com este mesmo título, no qual são estabelecidos os critérios para aquisição dos materiais bibliográficos bem como os procedimentos para doações.
A seleção dos títulos de livros para os cursos de graduação contempla, prioritariamente, aquisição da bibliografia básica e complementar de cada uma das disciplinas de formação humanística, básica e profissional dos cursos. Desta forma, procura-se assegurar uma evidente relação entre o acervo do Sistema de Bibliotecas com os Projetos Pedagógicos dos Cursos, assim como manter uma constante atualização das indicações bibliográficas das disciplinas que compõem a estrutura curricular de cada curso. A seleção de livros para os Programas de Pós-Graduação busca atender as linhas de pesquisa institucionais.
Em relação a métrica para definição da quantidade de exemplares a serem adquiridos, a UNIFACS adota critérios de acordo com o disposto no Instrumento do MEC de Avaliação de Cursos de Graduação para aquisição da bibliografia básica e complementar de livros impressos e eletrônicos.
Além de livros impressos, o acervo do Sistema de Bibliotecas é ampliado por meio de livros eletrônicos que são assinados pela UNIFACS, disponíveis para toda comunidade acadêmica 24 horas por dia por 7 dias da semana.
A seleção de outros recursos do acervo como periódicos, multimeios, TCC, dissertações e teses também é orientada Política de Aquisição, Expansão e Atualização do Acervo.
Os recursos para ampliação e manutenção do acervo e da Biblioteca são previstos no planejamento de longo prazo. No início de cada ano, a coordenação do Sistema de Biblioteca é informada quanto a aprovação do orçamento a ser utilizado.
Acervo Físico do Sistema de Bibliotecas Unifacs
Áreas do Conhecimento | Livros | Periódicos Impressos | Vídeos | CD-ROM | ||||
Títulos | Exemplares | Nacionais | Estrangeiros | Títulos | Exemplares | Títulos | Exemplares | |
Sem área de conhecimento | 10 | 16 | 0 | 0 | 4 | 4 | 2 | 3 |
1 – Ciências Exatas e da Terra | 2.806 | 23.882 | 17 | 10 | 12 | 22 | 84 | 213 |
2 – Ciências Biológicas | 141 | 1.635 | 3 | 0 | 2 | 2 | 7 | 11 |
3 – Engenharias | 2.234 | 15.218 | 26 | 11 | 7 | 15 | 235 | 245 |
4 – Ciências da Saúde | 1.772 | 16.749 | 16 | 4 | 35 | 39 | 56 | 60 |
5 – Ciências Agrárias | 188 | 939 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
6 – Ciências Sociais Aplicadas | 16.648 | 82.976 | 23 | 14 | 451 | 729 | 849 | 932 |
7 – Ciências Humanas | 5.762 | 24.456 | 18 | 5 | 55 | 112 | 32 | 62 |
8 – Linguística, Letras e Artes | 3.714 | 15.088 | 19 | 10 | 177 | 227 | 603 | 639 |
TOTAL | 33.239 | 180.959 | 123 | 54 | 743 | 1.150 | 1.868 | 2.165 |
Os livros eletrônicos (e-books) das plataformas Biblioteca Virtual Universitária e Minha Biblioteca estão integrados ao catálogo do Pergamum e podem ser acessados remotamente mediante identificação dos usuários da UNIFACS.
O acesso ao Portal Periódicos da CAPES está disponível para toda comunidade através dos computadores que utilizam as faixas de IP da UNIFACS. O Sistema de Biblioteca disponibiliza, prioritariamente, computadores para acesso à Internet e ao Portal Periódicos da CAPES.
A UNIFACS possui assinatura das bases de dados Academic Search Premier, Vlex e Ged Web que podem ser acessadas remotamente através dos Portais do Estudante e do Professor.
Informatização do Acervo
Para a informatização do acervo, a UNIFACS dispõe do Software Pergamum que gerencia todas as seguintes funções da Biblioteca:
- Aquisição – processo de aquisição de qualquer tipo de material bibliográfico;
- Catalogação – importação e exportação de registros no formato MARC;
- Controle de recebimento de periódicos;
- Circulação – empréstimo e os serviços de renovação e de material bibliográfico que podem ser realizados na Internet;
- Pesquisa Pública – consulta ao catálogo na rede interna e via Internet;
- Relatórios e Estatísticas – permite controlar a qualidade da alimentação do sistema, acompanhar e quantificar as atividades desenvolvidas e serviços prestados pela biblioteca como: processamento técnico, aquisição de materiais, empréstimos, devoluções, multas, etc.
Para capacitar a equipe de colaboradores na utilização dos recursos do Pergamum, a UNIFACS assina a coleção de vídeos produzida pela Rede Pergamum.
Consulta no Acervo
Empréstimo Domiciliar – É permitido a professores, alunos e funcionários da UNIFACS. Para efetuar o empréstimo é necessário a apresentação de identificação. [Catálogo Online]
O limite de volumes emprestado e os prazos de devolução variam de acordo com a categoria do usuário e tipo de material:
LIVRO
|
||
Categoria
|
Quantidade
|
Tempo de Empréstimo
|
Alunos de Graduação |
3 itens
|
7 dias corridos
|
Alunos em conclusão de curso |
5 itens
|
15 dias corridos
|
Alunos de Pós-Graduação |
5 itens
|
15 dias corridos
|
Professores |
5 itens
|
15 dias corridos
|
Funcionários e Tutores |
1 item
|
7 dias corridos
|
MULTIMEIOS
|
|
Categoria
|
Tempo de Empréstimo
|
Alunos de Graduação |
3 dias corridos para todas as categorias
|
Alunos de Pós-Graduação | |
Professores | |
Funcionários e Tutores |
PERIÓDICOS
|
Os periódicos estão disponíveis apenas para consulta local e fotocópia de artigos.
|
Renovação
Os livros poderão ser renovados via Internet, desde que o usuário esteja com a situação regular na Biblioteca e não tenha nenhuma reserva cadastrada para o material. Só serão permitidas duas renovações consecutivas; [Renovação]
Reserva
As reservas, também, poderão ser efetuadas pela Internet, desde que todos os exemplares da obra estejam emprestados. Quando a publicação for devolvida o sistema enviará um e-mail para o primeiro usuário da fila de reserva, avisando que o material já se encontra na Biblioteca e que ficará disponível para empréstimo por 48 horas, caso o solicitante não procure no prazo será, automaticamente, desligado da lista e outro usuário receberá a mesma mensagem; [Reserva]
Para usufruir dos serviços de renovação e reserva via Internet, ele deverá acessar no Sistema Pergamum a opção Acesso Usuário. É indispensável que os usuários registrem uma senha de acesso na Biblioteca e mantenha em seu cadastro, e-mail atualizado.
Pesquisa Bibliográfica
Levantamento realizado em base de dados nacionais e estrangeiras nas diversas áreas do conhecimento. Pode ser solicitado por qualquer usuário da biblioteca através de preenchimento de formulário próprio, à disposição na Seção de Referência.
Novas Aquisições
A Biblioteca Central dispõe de um stand para divulgação das novas publicações incorporadas ao acervo das bibliotecas.
As Bibliotecas dispõe de um stand para divulgação das novas publicações incorporadas ao acervo.