fdSiteBiblioteca

Sistema de Bibliotecas da UNIFACS

Encontre conteúdo usando o campo abaixo

Regulamento dos Serviços do Sistema de Bibliotecas
Regulamento que normatiza os serviços do Sistema de Bibliotecas da Universidade Salvador – UNIFACS, define o tipo de material disponível para empréstimo, os direitos e deveres dos usuários, as competências da Biblioteca e dá outras providências, [ Acesse aqui ]

 

Infraestrutura Física do Sistema de Bibliotecas UNIFACS

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Salvador – UNIFACS é formado por cinco Bibliotecas em Salvador localizadas no Campus Prof. Barros, Campus Tancredo Neves, Campus Rio Vermelho, Campus Lapa, Campus Costa Azul e uma Biblioteca no Campus Santa Mônica, em Feira de Santana.

A área física do Sistema de Bibliotecas totaliza 2.368 m² incluindo acervo, espaços para estudo coletivo, 47 salas de estudo em grupo e 83 boxes para estudo individual.

 

Política de atualização do acervo

A formação do acervo Sistema de Bibliotecas é determinada pela Política de Aquisição, Expansão e Atualização do Acervo e está registrada em documento com este mesmo título, no qual são estabelecidos os critérios para aquisição dos materiais bibliográficos bem como os procedimentos para doações.

A seleção dos títulos de livros para os cursos de graduação contempla, prioritariamente, aquisição da bibliografia básica e complementar de cada uma das disciplinas de formação humanística, básica e profissional dos cursos. Desta forma, procura-se assegurar uma evidente relação entre o acervo do Sistema de Bibliotecas com os Projetos Pedagógicos dos Cursos, assim como manter uma constante atualização das indicações bibliográficas das disciplinas que compõem a estrutura curricular de cada curso. A seleção de livros para os Programas de Pós-Graduação busca atender as linhas de pesquisa institucionais.

Em relação a métrica para definição da quantidade de exemplares a serem adquiridos, a UNIFACS adota critérios de acordo com o disposto no Instrumento do MEC de Avaliação de Cursos de Graduação para aquisição da bibliografia básica e complementar de livros impressos e eletrônicos.

Além de livros impressos, o acervo do Sistema de Bibliotecas é ampliado por meio de livros eletrônicos que são assinados pela UNIFACS, disponíveis para toda comunidade acadêmica 24 horas por dia por 7 dias da semana.

A seleção de outros recursos do acervo como periódicos, multimeios, TCC, dissertações e teses também é orientada Política de Aquisição, Expansão e Atualização do Acervo.

Os recursos para ampliação e manutenção do acervo e da Biblioteca são previstos no planejamento de longo prazo. No início de cada ano, a coordenação do Sistema de Biblioteca é informada quanto a aprovação do orçamento a ser utilizado.

 

Acervo Físico do Sistema de Bibliotecas Unifacs

Áreas do Conhecimento Livros Periódicos Impressos Vídeos CD-ROM
Títulos Exemplares Nacionais Estrangeiros Títulos Exemplares Títulos Exemplares
Sem área de conhecimento 10 16 0 0 4 4 2 3
1 – Ciências Exatas e da Terra 2.806 23.882 17 10 12 22 84 213
2 – Ciências Biológicas 141 1.635 3 0 2 2 7 11
3 – Engenharias 2.234 15.218 26 11 7 15 235 245
4 – Ciências da Saúde 1.772 16.749 16 4 35 39 56 60
5 – Ciências Agrárias 188 939 1 0 0 0 0 0
6 – Ciências Sociais Aplicadas 16.648 82.976 23 14 451 729 849 932
7 – Ciências Humanas 5.762 24.456 18 5 55 112 32 62
8 – Linguística, Letras e Artes 3.714 15.088 19 10 177 227 603 639
TOTAL 33.239 180.959 123 54 743 1.150 1.868 2.165

 

Os livros eletrônicos (e-books) das plataformas Biblioteca Virtual Universitária e Minha Biblioteca estão integrados ao catálogo do Pergamum e podem ser acessados remotamente mediante identificação dos usuários da UNIFACS.

O acesso ao Portal Periódicos da CAPES está disponível para toda comunidade através dos computadores que utilizam as faixas de IP da UNIFACS. O Sistema de Biblioteca disponibiliza, prioritariamente, computadores para acesso à Internet e ao Portal Periódicos da CAPES.

A UNIFACS possui assinatura das bases de dados Academic Search Premier, Vlex e Ged Web que podem ser acessadas remotamente através dos Portais do Estudante e do Professor.

 

Informatização do Acervo

Para a informatização do acervo, a UNIFACS dispõe do Software Pergamum que gerencia todas as seguintes funções da Biblioteca:

  • Aquisição – processo de aquisição de qualquer tipo de material bibliográfico;
  • Catalogação – importação e exportação de registros no formato MARC;
  • Controle de recebimento de periódicos;
  • Circulação – empréstimo e os serviços de renovação e de material bibliográfico que podem ser realizados na Internet;
  • Pesquisa Pública – consulta ao catálogo na rede interna e via Internet;
  • Relatórios e Estatísticas – permite controlar a qualidade da alimentação do sistema, acompanhar e quantificar as atividades desenvolvidas e serviços prestados pela biblioteca como: processamento técnico, aquisição de materiais, empréstimos, devoluções, multas, etc.

Para capacitar a equipe de colaboradores na utilização dos recursos do Pergamum, a UNIFACS assina a coleção de vídeos produzida pela Rede Pergamum.

Consulta no Acervo

Empréstimo Domiciliar – É permitido a professores, alunos e funcionários da UNIFACS. Para efetuar o empréstimo é necessário a apresentação de identificação. [Catálogo Online]

O limite de volumes emprestado e os prazos de devolução variam de acordo com a categoria do usuário e tipo de material:

 

LIVRO
Categoria
Quantidade
Tempo de Empréstimo
Alunos de Graduação
3 itens
7 dias corridos
Alunos em conclusão de curso
5 itens
15 dias corridos
Alunos de Pós-Graduação
5 itens
15 dias corridos
Professores
5 itens
15 dias corridos
Funcionários e Tutores
1 item
7 dias corridos

 

MULTIMEIOS
Categoria
Tempo de Empréstimo
Alunos de Graduação
3 dias corridos para todas as categorias
Alunos de Pós-Graduação
Professores
Funcionários e Tutores

 

PERIÓDICOS
Os periódicos estão disponíveis apenas para consulta local e fotocópia de artigos.

Renovação

Os livros poderão ser renovados via Internet, desde que o usuário esteja com a situação regular na Biblioteca e não tenha nenhuma reserva cadastrada para o material. Só serão permitidas duas renovações consecutivas; [Renovação]

Reserva

As reservas, também, poderão ser efetuadas pela Internet, desde que todos os exemplares da obra estejam emprestados. Quando a publicação for devolvida o sistema enviará um e-mail para o primeiro usuário da fila de reserva, avisando que o material já se encontra na Biblioteca e que ficará disponível para empréstimo por 48 horas, caso o solicitante não procure no prazo será, automaticamente, desligado da lista e outro usuário receberá a mesma mensagem; [Reserva]

Para usufruir dos serviços de renovação e reserva via Internet, ele deverá acessar no Sistema Pergamum a opção Acesso Usuário. É indispensável que os usuários registrem uma senha de acesso na Biblioteca e mantenha em seu cadastro, e-mail atualizado.

Pesquisa Bibliográfica

Levantamento realizado em base de dados nacionais e estrangeiras nas diversas áreas do conhecimento. Pode ser solicitado por qualquer usuário da biblioteca através de preenchimento de formulário próprio, à disposição na Seção de Referência.

Novas Aquisições

A Biblioteca Central dispõe de um stand para divulgação das novas publicações incorporadas ao acervo das bibliotecas.

As Bibliotecas dispõe de um stand para divulgação das novas publicações incorporadas ao acervo.