Ação do Núcleo de Apoio Fiscal da UNIFACS ajuda ambulantes a se tornarem empreendedores

Ação do Núcleo de Apoio Fiscal da UNIFACS ajuda ambulantes a se tornarem empreendedores

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UNIFACS, Campus Salvador, ampliou suas ações itinerantes junto a ambulantes que atuam no bairro do Rio Vermelho. A ação, chamada de “Ambulante Empreendedor”, nasceu como um projeto de apoio contábil, fiscal e administrativo a microempreendedores, efetivos ou em potencial, após um convite para uma palestra.

Com o sucesso do projeto, o apoio da Polícia Militar, disponibilizando a infraestrutura para palestras, e da Prefeitura Bairro Barra/Pituba, que cede espaço para palestras, reuniões e consultorias, e ainda com a colaboração e a articulação do Conselho Comunitário e Social dos bairros do Rio Vermelho e Ondina, o projeto começou a se estruturar como um programa de ação continuada.

Como resultados do projeto inicial, a equipe do NAF regularizou débitos fiscais de empreendedores e passou a acompanhar mais de uma dezena de ambulantes, em mentorias que envolvem:

  • Orientação e apoio para a regularização do comerciante ambulante;
  • Orientação, apoio e mentoria, que oferecem uma remodelagem dos seus negócios através do Business Model Canvas para orientar o plano de negócio, envolvendo reavaliação de custos, precificações de produtos, compreensão e cálculo de receitas efetivas do negócio e a orientação em uso de mídias e redes sociais;
  • Apoio e orientação em parcerias e cooperações, inclusive como lojistas, para o fortalecimento das atividades operacionais dos negócios dos ambulantes.

“A receptividade dos ambulantes foi total e a adesão à mentoria foi irrestrita. Inegável a transformação ocorrida”, avalia a professora e coordenadora do NAF UNIFACS Salvador, Tatiane Feijó.  “Os alunos da UNIFACS estão tendo uma oportunidade única de aplicarem seus conhecimentos e sentirem o quanto estes podem transformar vidas”, complementa. O Conselho Comunitário Social e de Segurança do Rio Vermelho e Ondina, formado por moradores desses dois bairros, é a ponte entre o NAF e os ambulantes.

Pelos resultados já alcançados, e pela grande contribuição que o trabalho do NAF UNIFACS Salvador trouxe aos ambulantes que passam pelas mentorias, o Conselho Comunitário Social e de Segurança dos Bairros Rio Vermelho e Ondina e, a Polícia Militar entregaram à professora Tatiane Feijó certificado com uma “Moção de Agradecimento”.

Compartilhar

Falar via WhatsApp Fale via WhatsApp
Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Consulte mais informações no Aviso Externo de Privacidade..
Prosseguir